Uncategorized

Vantagens da democracia

A democracia não pretende garantir a escolha invariável de bons governantes. Ela apenas torna os maus menos desastrosos e fornece à sociedade os meios para defender-se eficazmente deles. Eis aí, num Paraná como o de nossos dias, o que devia bastar para fazer burgueses, operários, intelectuais, padres, estudantes e políticos pensarem duas vezes, em vez de não pensarem nenhuma.

Outra vantagem da democracia é a sua capacidade de proteger o governo de si próprio e dos seus amigos mais chegados. Maus conselhos, pressões indevidas, impulsos cesaristas e, até, eventuais instabilidades emocionais do chefe, tudo isso esbarra no anteparo das instituições, prende-se nas suas malhas e acaba suscitando forças contrárias que tendem a devolver algum equilibrio à nau do Estado.

29 Comentários

  1. A democracia falha até porque não existe, a rigor, a separação e independência dos poderes executivo, legislativo e judiciário. O que vemos, seguidas vezes, é a parceria detrimentosa ao interesse público. E as chamadas autoridades de controle público, cheias de prerrogativas, régios salários e calhamaços de leis e normas para fazer valer o Estado de Direito Democrático são lépidas em buscar o “democrático direito do Estado”, vale dizer, a socialização dos prejuízos dos governos e a privatização das benesses do ocupantes dos poderes. É a democracia ao inverso. Com algumas exceções, é claro.

  2. não entendi muito.. estava aprocura de algo que feixasse o meu trabalho com chave de ouro. pois amanha tera um seminario , onde eu irei ser a promotora, o meu grupo ficou com a democracia, portanto, queria algo mais convencente de que a democracia é melhor do qu a monaquia.

  3. Adeljamar Reis Responder

    Não tenho muito a dizer sobre o que foi publicado, por isto peco que argumentassem da proxima, pois a gente carente de matéria, e isto não ajuda nada no desenvolvimento ou nos conhecimento do pesquisador. obrigado por nada.

  4. no texto falta algo mais exato do que é a democracia , as sua vantagens e de como ela pode ser melhor do que as outras .

  5. Antonio Jeronimo Responder

    Oi pessoal, meu nome e Antonio Jeronimo, xtou aqui em Mozambique e xtou a pedir uma ajuda acerca das vantagens da democracia. aquela k tiver uma opiniao,pode colocar nos comentantario.por favor ajudem me pork este trabalho sera um seminario

Comente