Uncategorized

Incêndio na Tuiuti

Incêndio destruiu o conjunto de prédios da Universidade Tuiuti, no Champagnat. Ali funcionavam os vinte cursos da área de saúde, incluídos os laboratórios, onde estudavam quatro mil alunos. Os bombeiros enfrentaram dificuldades porque a construção era antiga e suas estruturas internas eram de madeira. A causa provável foi uma pane no sistema elétrico, também antigo.

As aulas que recomeçariam na segunda-feira estão prejudicadas. O pró-Reitor, Afonso Rangel, disse que o prédio tem seguro e que os cursos serão remanejados para os outros cinco campi. Rangel garante que o sistema elétrico passara por revisão recente. Apenas três seguranças estavam no prédio. Não houve feridos.

58 Comentários

  1. Ele tbem informou que o aluguel estava atrasado e o proprietario do terreno queria a devolução do mesmo a mais de 3 anos…Fabio tem grilo nessa grama,hehehehe

  2. olha, do jeito que a tuiuti tá quebrada e não paga os encargos aos funcionários à anos, isso tá cheirando a queima de arquivo hein !

  3. Sobre os comentários deixados neste site, parece que pessoas nao sabem muitas informações a respeito, primeiramente, o prédio infelizmente foi queimado, muitos cursos estão sem suas clinicas, e o curso de odontologia nao foi prejudicado, por seu prédio nao estar localizado no prédio incendiado. No começo houve informações que foi pane elétrico, mas revendo informações sobre o incêndio, este foi causado por um balão que foi solto nas redondezas do bairro (Informação ainda nao concreta, afirmada por um porteiro próximo e por moradores da região que viram um balão perto da universidade).

    Amanha teremos mais informacoes certas sobre o incendio, e as aulas nao serao prejudicadas. Apenas havera transferencia dos alunos para um outro campus. Obrigada!

  4. jeniffer Francine Pe Responder

    E como fica para os alunos na compo do champagnat pra onde a gente vai acho, que cabe ao corpo doscente da faculdade mandar algum comunicado nos informando.

  5. O inicio das aulas não será prejudicado.
    no site da UTP, estão explicando que por enquanto os cursos serãoremanejados para outros campi.Eles lamentam.Claro.
    só ir no http://www.utp.br.
    Infelizmente acontece isso, o que vale é nós como alunos entender e ajudar nesse dificil inicio de ano.

  6. jaqueline daniel Responder

    este acontecimento foi lamentavel,alem de perdermos um patrimonio historico,sera um transtorno para nos alunos e para os funcionarios .Apenas acho que as pessoas naum deveriam ficar usando esta tragedia para ficar reclamando do emprego e dizendo q a UTP esta falida,amigo se naum esta satisfeito sai fora e de lugar para outro………

  7. olha, do jeito que professores e alunos da tuiuti escrevem, o incêndio foi providencial… ê, qualidade de ensino pai d’égua sô…

  8. Tudo que se sabe até agora é pura especulação. Vi numa entrevista que a polícia técnica está investigando as causas do incêndio. Nessas horas o melhor é esperar o parecer deles, que são os especialistas nesse assunto. Rebatendo as declarações dos colegas acima eu acho pouco provável a hipótese de maracutaia, qual a vantagem fazer uma loucura dessas poucos dias antes das aulas? E os alunos? Isso foi uma fatalidade. Já sobre as declarações sobre as finanças da Tuiuti e o pagamento do aluguel a minha dúvida é por que o dono do terreno ainda não apareceu? será que se tivesse alguma pendência ele não seria o primeiro a cobrar uma posição? Sei lá, cada um tem a sua opinião. A minha é que é só vivendo o que o pessoal de lá está vivendo para falar algo. Nós que vemos de longe temos que lamentar e enviar nossos sentimentos à universidade.

  9. Olá amiga, como vai?
    Infelismente, caso vc ainda não saiba, o Campus de ciencias biológicas e da saúde, nas Merces pegou fogo na terça-feira, 5 de fevereiro de 2008 ás 19:00 aproximadamente.
    As perdas materiais foram enormes, principalmente nas clínicas e nos laboratórios.
    Graças a Deus nenhuma vida se perdeu, mais os pacientes não poderão ser atendidos pois as clinicas foram destruidas.
    Para os ex alunos, uma palavra amiga aos professores seria muito conveniente. Imagine derepente saber que o local onde vc trabalha a anos foi consumido pelas chamas.
    Um grande abraço e peço muitas orações pelos professores e funcionários da UTP para que tenham calma e presença de espírito durante esta hora tão difícil.
    Com relação ao aluguel, para as pessoas que não sabem, o dono do prédio, é a congregação Marista. Acho meio dificil padres colocarem fogo em algum lugar não é mesmo?
    Com relação aos professores, conheço vários do serviço de fisioterapia e com certeza todos estão sofrendo muito com o ocorrido e inclusive fazendo reuniões para tentar reconstruir o predio, se possivel. Acho que se eles tivessem descontentes com a instituição não fariam isso não é mesmo.

  10. Penalizamo-nos imensamente pela situacao em que vivem funcionarios, professores e alunos, considerando, especialmente o prejuizo para alguns alunos e tambem o transtorno para a Administracao da Faculdade, em remanejar todo o sistema ja configurado para o inicio das aulas.
    Creio que cada um antes de dar sua opiniao deve colocar-se no lugar de um empreendimento desse porte, e reconsiderar muitos pontos e criticas.
    Uma ajuda coerente pode incluir comentarios coerentes e sensatos.
    Desejo que as novas instalacoes sejam reconstruidas o mais breve possivel, para que possam atender as expectativas de todos os alunos, especialmente, dos calouros 2008.
    SUCESSO PARA TODOS, independente do que esta acontecendo. Tudo vai dar certo. A fe remove montanhas.

  11. Fábio Rasmusen Responder

    Trata-se de uma tragédia para todos que fazem parte da história da Tuiuti, trata-se de uma instituição séria que zela por seus alunos.
    Não devemos escrever comentários hipócritas numa hora tão díficil!!
    Com certeza naquele incêndio, foi queimado um pouco da história de todos os funcionários e de nós alunos também.
    Lamento muito o ocorrido e estou muito triste.
    Sou aluno de Enfermagem na Universidade

  12. Estou preocupada : p/ onde irão remanejar os alunos?Já tenho dificuldade de ir até o Campus de Ciências, imagine se me mandam p/ o Barigui?Moro no Boqueirão e vou de bus…Vai ser horrível….não sei se terei pique p/ continuar…

  13. Estive presente na hora do incêndio, quando cheguei a filmar imagens interessantes, declarações dos bombeiros, entrevistas, opiniões de pessoas na rua, etc. Muita gente comentou por lá que os bombeiros demoraram vinte minutos a chegar e que quando chegaram, os dois carros não deram conta do recado e o fogo então se espalhou dramaticamente. Muitos revelaram que possivelmente o prédio onde estava a capela poderia ter sido salvo, se os bombeiros tivessem conseguido isolá-lo a tempo (o fogo começou em outro prédio paralelo, ligado por um terceiro que fazia uma espécie de ponte). O argumento dos bombeiros de que, dada a natureza do material (madeira, inflamáveis dos laboratórios) foi impossível controlar o fogo, eu acho um pouco frágil, pois pelo que pude observar dos vários testemunhos, eles chegaram tarde, com carros inapropriados e insuficientes (apenas 2) e além do mais não havia água suficiente para as mangueiras. Com tanta fiscalização que se diz que se faz, gostaria de saber como um enorme prédio histórico, construído boa parte em madeira, não tinha alarmes para fogo, instalações para combate ao fogo, ou pelo menos hidrantes ? Fico abismado com a possibilidade de qualquer prédio em Curitiba pegar fogo eos bombeiros comparecerem com dois carrinhos insuficientes e deixarem o fogo comer tudo, para daí declarar que “conseguiram isolar” este ou aquele prédio, ou seja no caso, salvaram 20% do patrimônio…. Essas questões eu julgo vitais que sejam respondidas.

  14. Infelizmente essa tragédia marca um fim de carnaval com gostinho amargo, com sentimento de tristeza. Sou do curso de fisioterapia e hoje, ao visitar o campus com mais colegas, só conseguimos lamentar. Afinal, estamos no último ano, grande parte de nossas vidas são memórias naquelas clínicas que o fogo devorou com tanta rapidez…anos de alegrias, amizades, lágrimas, estudo.. destruídos em poucas horas. As vezes passávamos mais tempo lá, na nossa universidade, do que em nossas próprias casas. Imagino então o que os preofessores devem estão sentindo….
    Espero que tudo se resolva da melhor forma possível, que isso sirva para formar uma universidade mais forte, mais unida, mais nossa! Como já foi dito: ” A fé move montanhas.”

  15. Realmente, esse incêndio foi uma grande perda para a comunidade paranaense. Uma Universidade tradicional, com uma qualidade de ensino excelente. Eu me formei pela Tuiuti e tenho total respeito e agradecimento por tudo o que aprendi. Acho um absurdo esses comentários inapropriados e agressivos com acusações sem fundamento. Um pouco de maturidade nessa hora é o que se espera de todos, cidadãos conscientes. Fica registrado o meu sentimento de tristeza pelo acontecimento. Daniele (ex-aluna da UTP)

  16. Sou formado em jornalismo pela Universidade Tuiuti, em especial no meu curso, contei com muitos mestres e doutores no decorrer do curso. A Universidade é hoje em Curitiba, uma das poucas que investem em pesquisa e extenção.

    Comentarios que questionam a qualidade de ensino de uma instituição que tem 50 anos, e a mais de 10 é uma Universidade, só podem ser de seres externos a instituição.

    Sugiro a qualquer pessoa que antes de falar mal de algo, tenha certeza do que fala, para não correr o risco de cair na levianidade.

    No mais meus mais sinceros votos de força para essa instituição que já ajudou a escrever a historia desse estado por diversas vezes.

  17. Realmente tudo foi muito triste…Pois foi nesta sede que passei minha infância, juventude, adolecência. Foi lá que dei meus primeiros passos, que falei minhas primeiras palavras… A maior parte da história da minha vida estava resumida ali e foi destruida como se fosse um livro, um livro que queimou rapidamente sobrando poucas páginas que jamais dará pra ler, ou melhor entender!

  18. Sou estudante da Tuiuti e sinto profundamente pelo ocorrido.

    Acredito que independentemente das causas do incendio, alunos e professores que vivem o cotidiano da universidade, sabem o quanto fazem e produzem. Não é meia duzia de internautas, que se utilizam da anonimato da internet, para tecer criticas infundadas, ainda mais num momento como esse.

    A qualidade da Universidade está nas ruas, faça o teste, olhe em sua volta no mercado de trabalho e veja quantos profissionais, aprenderam sua profissão nos bancos da UTP.

    Os fatos são claros, o resto é lenda da internet.

  19. Continuo afirmando que, considerando como escrevem seus professores, alunos e ex-alunos, esta utp é de doer…. “extenção” é demais, seu moço… volta p’ra aula…

  20. Não estamos aqui para julgar a capacidade de cada profissional pelo jeito que este escreve ou fala. Conheci pessoas fantásticas e com conhecimento extraordinário que nem sempre escreviam seus pensamentos de forma gramatical correta…….estamos defendendo a nossa universidade, estamos lamentado…o que se ganha criticando o local de estudos dos outros profissionais? O que se deseja atingir com esse tipo de comentário?
    Em nome de todos que estão ou que já passaram pela UTP, meus sentimentos. Só nós, que estamos lá todo dia, que vivemos para fazer daquela uma instituição melhor é que sabemos o real valor. Obrigada a todos que estão nessa luta para apurar todos os fatos!

  21. Prezado El Kabong.

    Coitado do verdadeiro personagem El Kabong dos desenhos – O “CAVALO HERÓI” (qualquer semelhança é mera coincidência), defensor dos pobres e oprimidos. Quem você defende? A si próprio? Diga quem você é! O que está ganhando com esses ataques? Se for tão corajoso quanto é impertinente escreva um novo comentário dizendo quem você é e o que deseja. Pelo menos, respeite a dor e o sentimento daqueles que viram seus sonhos consumidos, professores e funcionários que diariamente se empenham, assim como qualquer outra pessoa faria. Com certeza você tem um motivo para estar tão feliz com o incêndio. Será um prazer compartilhar contigo. Caso contrario, pare com as zombarias e procure outro blog.

  22. Prezado Luiz,

    Quem é você para dar ordens?? Falo o quiser e você fala o que você quiser, não vou dar-lhe qualquer satisfação. Se o dono do blog quiser poderá cancelar meus comentários. Agora você, na minha opinião, compõe o rol dos burros: quem é burro pede a Deus que o mate, e ao diabo que o carregue… Que o diabo o tenha entre os cornos…

  23. Leonardo Araujo Responder

    Eu sinto muito pelo ocorrido. Me formei em Psicologia pela UTP em 2004. Como muitos já disseram, é como se parte de nós tivesse simplesmente sido consumida no incêndio.
    Algumas coisas eu gostaria de saber:

    – É verdade que alguns moradores relataram que o início do incêndio ocorreu por volta das 18:00?

    – Uns dizem que os bombeiros levaram 20 minutos para chegar. Mas se o fogo começou às 18:00, na verdade levaram 1:30 pra CHEGAR!

    – Se foi realmente um balão, será que ninguém tirou uma foto? Ou se alguém viu, por que não se pronunciou ainda?

    Algumas perguntas ainda estão sem respostas. Como disse um amigo acima, se é dessa maneira que o Corpo de Bombeiros combate um incêndio, algo está PROFUNDAMENTE errado. Até onde eu sei, numa hora dessas, TODO o contingente necessário deve ser dirigido ao ocorrido. E não apenas dois carros pequenos.

    Lamento muito por tudo, espero que a UTP saia dessa. Força pra todo mundo, é que o mais vai se precisar!

  24. Respeito a opinião de todos: mas a verdade vai aparecer com o tempo…Os maristas estão repassando via ABEC o terreno pra família RAAD que vai produzir uma obra de engenharia no local, possivelmente um shopping…

    PS. padre bota fogo sim,hahahaha e viva Lucrecia Borgia.

  25. Marc Emannuel, que surpresa, um comunista, lider estudantil, defendendo esta instituição que tinha no seu lider maior um dos maiores financiadores da TFP no Brasil…Camarada Marc, estou decepcionado com o senhorzinho,hehehehe

  26. Bem El Kabong, seu cavalo introvertido. Você me deu o direito de falar o que quero, porém, não tenho razões para continuar trocando farpas contigo. Espero que continue gozando esta sua felicidade que parece não ter fim e pulverizando sua imbecilidade pueril e inapropriada neste momento. PS. Que Deus o abençoe.

  27. Poderiamos dizer tambem que foi um disco voador o causador do incendio??? balão? alguem filmou o mesmo? Onde esta o porteiro que viu o balao caindo, o que o porteiro fez quando viu o mesmo caindo proximo a faculdade? se omitiu? é facil por a culpa em algo sem defesa, até porque no Brasil, infelismente essa é a melhor maneira de justificar os erros, jogar a culpa sempre em quem nao consegue se denfender. Vamos esperar o final das investigações, os verdadeiros culpados, se é que existem serao descobertos, nao adianta, nao podemos é aceitar esse tipo de comentario.

  28. bom falar sobre isso não é nada agradavel, pasei alguns anos da minha vida dentro da universidade e só tenho saudades que agora só resta isso, pois acho uma falta de educação e de etica ficar falando que a facul esta falida e não pagas os fincionario nada mais acho melhor quando não esta satisfeito com as coisa se retirar do local e dar oportunidades para quem precisa ta fazendo o que ai sem receber hein?….. e não devemos ficar comentando em cima de uma tragedia as coisa ruim …lamento muito fiquei muito triste…….saudades deste lugar maravilhoso que passei 4 anos da minha vida com amigos e professores……

  29. Felizmente, de acordo com algumas informações relatadas no jornal Gazeta do Povo, o incêncio ocorreu devido um curto-circuíto em uma das salas do ultimo piso da 3 ala do 1º bloco, onde só haviam salas de aula. O que torna quase impossível a probabilidade de um incêndio.

    Por sorte o Hospital Veterinário não sofreu danos, como o Laboratório de Anatomia Animal. Não sei como viveria sabendo que os lugares em que convivo quase diariamente foram destruidos tão brutalmente pelo fogo.

    Nós alunos sentimos muito pela Sociedade Educacional Tuiuti e sua perda, dói imaginar a destruição das nossas salas de aula.

  30. ERRATA sobre o comentário acima.

    *O que torna quase impossível a probabilidade de um incêndio “criminoso”.

  31. A Tuiuti é uma picaretagem só. Faz o mínimo necessário para ter o reconhecimento do MEC. Paga atrasado os professores e funcionários. Tem laboratórios sucateados. Dá diploma para quem não foi nas aulas, caso do Osmar Bertholdi, que é “formado” em pedagogia. Além disso, desmatou uma enorme área de proteção ambiental atrás do Parque Barigüi. Os prédios foram construídos sem licença ambiental, sem engenheiro responsável, sem projeto. São uns caixões que envergonham os alunos que lá estudam. Enquanto isso, os donos têm coleção de automóveis e andam em carrões BMW, Audi… E tem ingênuos que defendem a instituição.

  32. Ao autor cruzcredo tenho a dizer.
    Identifique-se para que a instituição possa se defender das suas acusações, já que elas não procedem. Acho que seria mais justo não é mesmo? Incrivel como as pessoas que estão falando mal da UTP não estão se identificando!!
    Não tem problema, pois pelo provedor poderá se identificar
    até logo

  33. A policia civíl vai ter muito trabalho para apurar esse caso,pois ,como tem pessoas querendo o bem tambem tem o outro lado.O MAUUUU?????

  34. tá tudo muito comovente, mas em nome daqueles que pretendem algum dia gastar seu suado dinheirinho com educação e com conhecimento de só quem passou por lá que sabe a piraretagem que é aquilo, Ainda por cima administrado por três patetas.
    Quem viveu, viu

  35. Desejo do fundo do meu coração que Deus abençoe todas essas pessoas, tão íntegras que não podem se identificar ao atacarem a UTP. Atualmente sou professora nessa instituição e faço um trabalho sério, como tantos outros professores. Quem está fazendo os ataques e “sabe” tanto (ou nada, e joga verde?) sobre o que lá acontece, provavelmente deve ter trabalhado ou estudado na instituição. Se a instituição serviu para vocês trabalharem algum tempo ou se formarem em algum curso ou mesmo passarem no vestibular e depois pedirem transferência e chegarem, imagino, a cinco pós doutorados no exterior (inclusive letras) só estão provando que são muito piores do que os comentários que estão fazendo, pois em algum momento da sua vida a UTP lhes foi útil e se ela fosse como escrevem pergunto: Quem são vocês? Sejam muito felizes e continuem a contribuir para a decadência da espécie humana (o que aliás não deve lhes importar nada, uma vez que são perfeitos e auto-suficientes, no que, não sei). Acho que terapia talvez fosse interessante para superarem seus traumas………
    Espero também que consigam empregar e pagar um número tão grande de pessoas que podem ter uma melhor qualidade de vida com o que lá recebem e aprendem.

  36. Aliás, quem vê os comentários do El Kabong percebe sua cultura e erudição perfeitamente…

  37. Concordo com a Sandra.
    Eu também gostaria de saber quem são os responsáveis pelas acusações.
    Vou repassar este site para a instituição pois eles tem o direito de se defenderem e de punirem os responsaveis pelas falsas acusações.
    Com relação ao curso de Fisioterapia, conheço alguns professores e sei que eles estão sofrendo.
    Vamos lá pessoal, identifiquem-se.

  38. somente aqueles que estudam e trabalham na UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ, sabem o que se passa. Foi uma tragedia, todos os alunos, funcionarios e professores lamentam o ocorrido.
    Para aqueles que criticam a instituição, provavelmente não estão la dentro pra saber verdades sobre a mesma.
    Para estes que se acham os donos da verdade vai um recadinho: “O MAIS INTEGIGENTE É AQUELE QUE SABE QUE NÃO SABE” se não entendeu procura ler mais sobre Sócrates…
    La as pessoas se tratam de igual para igual, desde o professor de mais alto gabarito ao seguraça. definitivamente estes que so fazem criticas não sabem o que é isso!

  39. so pra avisar o cruzcredo que a universidade tem coiceito A na maioria de seus cursos e que Psicologia é um dos melhores de curitiba, ja que os outros não gostaram de estudar lá porque não se transferiram!!!! Afinal um curso de graduação tem no minimo 4 anos

  40. Atenção,
    Hoje eu entrei no site da UTP e eles colocaram lá um espaço para quem deseja escrever depoimentos sobre essa fatalidade.

  41. É fato. A Tuiuti tem muito coiceito. De coice, mesmo. Coice nos professores que reclamam atrasos nos salários, coice nos funcionários e coice nos alunos com uma estrutura capenga. Mas há as viúvas, que também não se identificam. Chorosas, reclamam quando falam mal daquilo que não viveram. Ou viveram de forma covarde, porque aceitaram a situação e não ousaram contestar. Não vi solidariedade aos professores que foram demitidos porque reclamaram dos atrasos de salário. Não ouvi ninguém dizer nada dos cursos que foram bons, exemplares, e hoje não passam de linha de produção de diplomas. Isso a Graziela não diz nada, os puxa-sacos não dizem nada. É preciso dizer. O incêndio foi lamentável. Mas mais lamentável é a situação da universidade como um todo. E isso é provado pela quantidade absurda de ações trabalhistas. Contra fatos, os argumentos soam vazios, bajulatórios.

  42. É tao facil criticar e julgar problemas alheios… pena que certas pessoas preferem passar o tempo aqui, arranjando confusao com quem vive ou trabalha na nossa faculdade do que resolvendo sua propria vida. Se alguns consideram a UTP tao ruim assim, porque apenas nao ficam fora do assunto? Por que humiliar a instituicao que tantos outros amam? Pra que esse tipo de comentario degradante….qual o objetivo? Honestamente espero que Deus continue ajudando a todos aqui….inclusive os que nao deveriam ter aberto a boca desde o comeco.

  43. Samia, cai fora você! Seus comentários não ajudam em nada a UTP. Muito pelo contrário. Mostram que pessoas vazias tentam defender o indefensável. A instituição deve ter uma assessoria de imprensa para fazer uma defesa à altura dos ataques. Esse lamento choroso não leva a nada. Você, a Graziele e a Sandra precisam respeitar a opinião dos outros.

  44. Honestamente, acho que quanto mais escrevem pior fica… “coiceito”, “humiliar”, por ai vai… Vejam bem quem deve ficar calado, para não piorar mais…

  45. Até o que eu sei, o que deveria ser debatido aqui é o fato do incêndio, não o conceito da falcudade.

  46. REALMENTE TEM PESSOAS E PESSOAS E NESSE MUNDO EXISTE DE TUDO… ESSAS PESSOAS QUE FALAM MAU NÃO TEM UM PINGO DE VERGONHA NA CARA DE SE IDENTIFICAR……. A UNICA COISA QUE PEDIMOS É MUITA MISERICÓRDIA A DEUS A ESSAS PESSOINHAS BAIXAS……

  47. É CRUZCREDO REALMENTE VC ACHOU UM APELIDO ÓTIMO PARA SUA PESSOA HAHAHAHA….SÓ DE PENSAR COMO VC DVE SER CRUZCREDO…E OLHA VE SE VAI ACHAR O QUE FAZER DO QUE FICAR CRITICANDO OS OUTROS

  48. BALÃO???

    ASHUhuahuahua!!

    coitado do Sr. Balão

    Se não acham a causa é sempre ele que leva a culpa!
    “ele tem boca mas não fala!”

    isso ta mais pra sujeira mesmo!!

    muita conhecidência por ser

    *carnaval
    *por não ter nehum bicho no local incendiado
    *pelo fato dos 3 seguranças tar do outro lado no inicio do incendio
    *pela faculdade não estar com boas condiçoes financeiras

    ai me vem a gazeta do povo e me diz que “UM PORTEIRO AVISTOU UM BALÃO”

    mesmo que tenha caido um balão
    nunca que iria começar um incindio tão brutalmente como começou!

    EI GAZETA DO POVO
    TENHA ÉTICA nas suas informaçoes!
    ISSO É UMA VERGONHA!

    Que Deus Abençoe a UTPR

  49. Vivem falando da situação financeira da Universidade! É para rir. Além dos diversos descontos que a UTP têm por resguardar vagas ao ProUni, as mensalidades dos cursos da saúde são caríssimos! Medicina Veterinária e Odontologia estão quase 1500 reais! Imagine, 10 períodos de cada curso, cada período com 40 alunos, aproximadamente. Só com esses alunos a renda adquirida apróximada é de 1.200,000! E ainda existem muitos outros cursos! Ou seja, a Universidade não está falida. Nem perto disso. Pode ter sido um incêndio criminoso? Pode sim! Mas isso não quer dizer que a UTP está em condições finânceiras precárias.
    Assim sendo, antes de falar coisas sem coerência, prestem atenção no que ocorre ao redor.
    Eu por exemplo, sou bolsista de medicina veterinária do primeiro período, e até agora só se ouvem lamentações, afinal, alguns materiais existentes lá eram únicos, como as lentes permanentes de histologia, e foram perdidos, não há maneira de recuperação, era uma material didático, de uso frequênte. Pelo que sei, não se prestariam a “tocar” fogo em materiais tão caros e de nova aquisição impossível.

  50. Essa historia de balao é uma idiotice, eles fazem as cagadas e jogam a culpa encima de outros. O incendio foi provavelmente um curto circuito, mais falar que foi balao é a coisa mais idiota que eu ja ouvi. Primeiro eles falam que foi um balao para ganhar o seguro, pois esse tipo de acidente o seguro cobre, e depois eh facil colocar a culpa nos outros, como foi feito no incendio que ocorreu no shopping curitiba, so que eles fizeram a bestera de colocar a boca de um balao com o papel envolta, ou seja, quando pegasse fogo iria queimar o papel. Alem de mentirosos sao burros.
    Fica aqui a minha indignaçao sob esse fato absurdo.

  51. ISTO E UMA POUCA VERGONHA PARA O MUNDO ,A LEI MPODIA EXISTIR BANDO DE INPOGRERTOS SUBEMETIDOS A MACHAO E PODIA PARA COM ISSO INPOGRETOS TENHAM VERGONHA NESSA CARA MAO LAVADA

Comente