Uncategorized

Só Gleisi e Gomyde com os catadores de lixo

Dos oito candidatos convidados, só Gleisi Hoffmann, do PT, e Ricardo Gomyde, do PCdoB, compareceram ao Fórum Lixo e Cidadania, que reuniu os catadores, que são os grandes responsáveis pela coleta do lixo reciclável nessa cidade.

A prefeitura recolhe só 8% do lixo e pelo serviço remunera a Cavo. Nada paga aos catadores, responsáveis por recolher 92% do lixo reciclável da cidade.

14 Comentários

  1. A ex-presidente da Asocicar (Associação de Coletores de Material Reciclável de Curitiba), Marli Terezinha Florentino, é candidata a vereadora pelo PMDB – número 15.915. Sua campanha está baseada nas reivindicações das cerca de seis mil famílias que vivem da coleta e reciclagem de lixo na capital paranaense.

    “Grande parte dos coletores não tem documentos, não tem cidadania, enfim, vivem na exclusão. Mas o que acho mais importante é a questão do INSS. Os coletores não contribuem e não tem qualquer tipo de segurança previdenciária. As mulheres coletoras ficam grávidas, sofrem na gestação, não tem auxilio maternidade, licença maternidade”, diz Marli Terezinha.

  2. Os coletores de Curitiba querem na verdade educação, saúde, cidadania, creche e previdência. E todos tenham certeza!!! Eles merecem.

  3. Parabéns a Dra. Margarete Mattos e sua equipe, que não se cansa de lutar e buscar os direitos destas pessoas esquecidas pela sociedade, a presença dos candidatos a prefeito deveriam ser obrigatória em agendas como esta, pois estariam tratando de assuntos muito importante em relação a vida do dia a dia destas pessoas. principalmente em relação a inclusão e assistencia a todas elas.
    não podemos de parabenizar tambem a GLEISI e GOMYDE pelo comparecimento, isto só vem a demostra quem realmente está interessado nas questões desta gente sofrida.

  4. Pra dizer o mínimo, a ausência dos demais candidatos mostra exatamente como eles tratam estes trabalhadores tão importantes para o equilíbrio do meio ambiente. Nota zero pra Beto Richa, Carlos Moreira, Maurício Furtado, Fábio Camargo e Lauro Rodrigues, e parabéns a Gomyde e Gleisi.

  5. Olha aí moçada quem realmente se importa. Na realidade os catadores (carrinheiros) prestam um inestimável serviço à nossa cidade e no entanto são tratados como pessoas de segunda categoria. O material que recolhem e dão destino (reciclagem) não interessa à empresa contratada para tal e que recebe algo em torno de R$ 350.000.000,00 por ano para realizar a coleta de lixo. Isso mesmo, trezentos e cinquenta milhões de reais” Ou estou enganado? Portanto nossos parabéns aos dois candidatos (Gleise e Gomyde) que tiveram a sensibilidade de comparecer ao encontro demonstrando, assim, suas preocupações com todos os segmentos de nossa querida cidade. Sim, nossa, pois aqui vivemos, pagamos nossos impostos e gostaríamos de um retorno mais satisfatório.

  6. Beto não se mistura, não teria o que falar e não vai a evento que não tem holofote.
    Afinal o que ele diria aos catadores?
    – A Cavo e a Prefeitura agradecem o trabalho gratuito de vocês…(???)

  7. Os catadores só convidaram quem eles poderiam recolher em suas carrocinhas…onde estava o Moreira??? Perderam de ganahar mais dinheiro

  8. É impressionante o descaso dos nossos políticos com as causas dos catadores. Ele ajudam a deixar a nossa cidade mais limpa.
    Parabéns a Gleise e ao Gomide pela iniciativa de estarem presentes ao evento.

  9. Parabenizo a iniciativa do encontro, mas, principalmente ao Sr.Gomyde,quero deixar claro que não sou seu eleitor ,mas,vamos ao que interessa, se há falta de assistência aos catadores de papel poderemos buscar na mente dos que aqui até agora escreveram elogiando a Sra.Gleise,mas, apenas lembrando de algumas coisas , o partido dela é o responsável pelo o que está acontecendo não somente aos catadores de papel e sim a todo o povo brasileiro, basta ver nos jornais quantas pessoas morrem nas filas de hospitais públicos , estes sobrevivem dos recursos federais que repassam,quando repassam,aos estados e estes aos municípios,quando chegam. Hospitais estes quando existem ou funcionam e assim por diante.Se os catadores de papel são injustiçados porque a sra. Gleise não viabilizou ainda o vale gás,vale fome,vale,vale,vale,bolsa,bolsa,etc… , ah! já,já, vai chegar o carrinho elétrico da Itaipu,vai ser bem melhor para vocês que sofrem com tanto peso, então pergunto,porque a sra. Gleise que era diretora da Itaipu ainda não viabilizou estes carrimhos antes para vocês, os catadores de papel aqui de Curitiba????
    Se vocês não abrirem os olhos vão ser enganados também por esta sra.do PT.
    Vejam bem, os catadores com seu serviço de respeito,noite , dia e de madrugada correndo atrás do pão de cada dia são representados por suas Associações e estas por sua vez deveriam cobrar da sra. Gleise, do Beto como prefeito , do Moreira como candidato do governador do Estado a melhora para o povo brasileiro,paranaense e curitibano. Também quero lembrá-los que vocês esqueceram do marido da sra.Gleise o Sr.Paulo Bernardo,que é o Ministro do Planejamento do governo LULA, é ele quem prevê o orçamento de recursos para a saúde(que é a principal reclamação),para os vales e bolsas, etc…se vocês cobrarem efetivamente dela talvez a vida de vocês melhore e a de muitos brasileiros que estão em condições idênticas ou até piores do que a de vocês também melhorem.Mais uma vez , parabéns pela iniciativa,mas, vamos aprender a fazer a coisa certa primeiro, para depois, vir a cobrar dos outros o que é de direito.

  10. A PETEZADA TÁ SE ESBALDANDO NESSE BLOG. SÓ TEM COMENTÁRIO EM HORÁRIO DE EXPEDIENTE: VÃO TRABALHAR TRALHARADA. PENSAM QUE SEM TRABALHAR CHEGAM EM ALGUM LUGAR. BASTA UM LULA. CHEGA!

  11. Jussarinha Kalina Responder

    Lindsley – HAHAHAHAHAHA Só os tucanos podem escrever…mas aí eles não são vagabundo não é mesmo??? Agora porque os petistas escrevem …ah é porque não trabalham! Faça me o favor!

Comente