Uncategorized

STF manda soltar o último réu preso da Satiagraha

De Josias de Souza, na Folha Online

Ganhou o meio-fio o último preso da Operação Satiagraha: Hugo Chicaroni. Mandou a polícia soltá-lo, ontem, o ministro Eros Grau (foto), do STF. Eros estendeu a Chicaroni o habeas corpus que concedera na véspera a Humberto Braz.

Chicaroni é réu, junto com Braz e Daniel Dantas, no processo que apura a tentativa de suborno de um delegado. Agora, a exemplo de seus companheiros de infortúnio, vai responder ao processo em liberdade.

O ministro entendeu que a situação de Chicaroni é análoga à de Braz. Por conseqüência, já que liberara um, libertou também o outro. Baseou-se no artigo 580 do Código de Processo Penal. Reza o seguinte:
“…No caso de concurso de agentes, a decisão do recurso interposto por um dos réus,…” “…Se fundado em motivos que não sejam de caráter exclusivamente pessoal, aproveitará aos outros”.

A advogada de Chicaroni, Maria Fernanda Carbonelli Muniz, levará aos autos a tese de que seu cliente foi vítima de uma armação da PF. Segundo Maria Fernanda, Chicaroni seria amigo do delegado Protógenes Queiroz. Teria sido chamado pelo próprio delegado ao restaurante onde foi pilhado pelas câmeras da PF negociando a propina.

Serviu, no dizer da advogada, de isca. “É obvio que foi uma provocação, induzindo à prática de um crime.” “Foi um flagrante preparado. Não estamos falando de armadilha. Mas foi uma provocação de um agente estatal.” O diabo é que a “isca” mantinha em seu apartamento uma montanha de dinheiro, apreendida pela PF. Dinheiro que a própria “isca” já admitiu, em depoimentos, que veio do Opportunity de Daniel Dantas, por meio do preposto Humberto Braz.

3 Comentários

  1. Porque será que o Protógenes contratou o advogado curitibano para protege-lo??? Se conheciam antes??? Em que situação????
    To louquinha para saber…pela que essa imprensa pelega não questione nada.
    Eu hem!!!!

  2. Apenas um esclarecimento, com referência ao brilhante artigo, Hugo Chicaroni e seu interrogatório não afirmou que o dinheiro era de Daniel Dantas, posso lhe fornecer cópia do interrogatório para tirar a dúvida.
    Saudações,
    att
    Maria Fernanda

  3. Estão certos os errados e loucos os que pensam em estar certos e desvairados, é o povo que ouve e não faz nada , é roubado e não grita” pega ladrão” senão leva bala do segurança ou vai em cana por ofender tão bom cidadão, então como faz , continuamos a ter vergonha de sermos honestos?????Porque os errados estão sendo tratados como certos então o que somos????Como somos errados,por pensarmos que agimos certo,pagando os nossos impostos ,pedágios, contribuições sociais,etc,etc… quero que a nobre côrte da justiça, os deuses da sabedoria e da prepotência tratem muito bem os homens certos deste Brasil….
    LIBERDADE AO POVO BRASILEIRO

Comente