Uncategorized

Seis parentes de Requião devem ser demitidos de imediato, segundo STF

Saiu a tal súmula vinculante do STF aguardada pela família Requião com as regras à respeito da proibição do nepotismo. Na súmula aparece a proibição de contratação de parentes até 3° grau para cargos de confiança e de comissão no serviço público. Também proíbe o chamado nepotismo cruzado, que é quando familiares de um agente público são empregados por outro, como uma espécie de negociação. No entanto, ficam de fora os parentes contratados para cargos de titulares, como secretários municipais, estaduais e ministros.

De imediato, a medida atinge seis parentes de Requião: Heitor de Mello e Silva (primo), diretor de investimentos da Sanepar; Daniele de Mello e Silva (sobrinha), diretora de secretaria de Saúde; João Arruda (sobrinho), diretor da Companhia de Habitação do Paraná; Maristela Requião (mulher), diretora do Museu Oscar Niemayer; Paikan de Mello e Silva (sobrinho) da Paraná Educativa; e Wallace de Mello e Silva, também com cargo no governo.

A assessoria da Casa Civil disse que o governo só vai se pronunciar depois de analisar todos os pontos da súmula. A súmula entra em vigor imediatamente após a publicação, que deve ocorrer em até 10 dias.

10 Comentários

  1. Dúvida Jurídica Responder

    Súmula vinculante não retroage, só vale a partir da publicação.

    Segundo a súmula, atentatório contra a Constituição é o ATO DE NOMEAR. Assim, aqueles que já foram nomeados ANTES DA PUBLICAÇÃO DA SÚMULA não estariam atingidos, não é mesmo?

    Senão a súmula diria CONTRATAR OU MANTER NO CARGO.

  2. PMDB do interior Responder

    O prefeito do PMDB de Prado Ferreira vive a mesma situação de Requión:

    – a Pessoa é concunhado do Prefeito, ou seja casado com a irmã da 1ª dama, encaixa no nepotismo ou não como cargo de comissão (chefe de Gabinete) ?

  3. estão se esquecendo de Carlos Alberto Richa!!! popularmente chamado de BETO!!! ele não precisa mandar a parentada dele que ”mama” na teta da PMC?

  4. O Prefeito e Vice de Almirante Tamandare, ambos do PMDB são os campiões do Nepotismo, de um Orçamento de 60 milhões Reais ele gasta só com parentes dele e a Vice 1 mulhão de Reais dinheiro suficiente para construir duas creches, ele tenta até imitar o Requião no nepotismo, não pra menos todos são do PMDB.

  5. Alguém poderia fazer uma lista dos parentes do Beto Richa na PMC? Sei que o irmão e a esposa são comissionados. Tem mais?

  6. Gostaria que alguém ou um jurista esclarecesse a seguinte questão:
    A Administração do Porto é uma Autarquia vinculada à Secretaria dos Transportes, portanto não é Secretaria, senão seria Secretaria vinculada à Secretaria.
    Nesse caso, porquê o Sr. Eduardo Requião está fora do alcance da Súmula Vinculante?

  7. Só acredito no dia que isso for concretizado, e que a parentada cair fora do Governo Requião!

  8. O NEPOTISMO CRUZADO PODE??? O Executivo manda pro Legislativo, o Legislativo manda pro Judiciário e o Judiciário manda pro Executivo ou vice-versa, Existem pessoas dinâmicas e competentes, mas não podem exercer Cargo Comissionado, pois não rouba e não deixa roubar. Um Estado para o outro Estado. Não é? CIDADÃOS, FIQUEM ATENTOS E DENUNCIEM QUALQUER FALCATRUA! DIGA NÃO À CORRUPÇÃO NESTA ELEIÇÃO. As “Seleções” perderam e o BRASILEIRO está pondo o pé no chão. O VOTO É A MELHOR ARMA CONTRA A MÃO DE VIA DUPLA. HONESTIDADE JÁ!!!

  9. O nepotismo de requião é pequeno, frente ao tamanho dos desvios realizados no seu governo e não apurados, passam do 12 e o valor ultrapassa os 100 milhões de Reais. Quando o Ministério Público e a justiça vão apurar tal falcatrua de um governo malandro e cheio de conversa.

Comente