Uncategorized

Moreira tenta mudar o debate em jogo cênico

O candidato do PMDB, Carlos Moreira, tentou mudar o quadro do debate. Levou algumas caixas pretas, vazias, objetos cênicos, para chamar a atenção para as suas denúncias contra a administração de Beto Richa.

Sem mais que as caixas vazias e sua insistência para expô-las, no que foi impedido pelo regulamento, Moreira passou a evitar as perguntas que lhe foram feitas ou a respondê-las parcialmente para bater na tecla das caixas pretas da prefeitura. Ou seja, das questões que, segundo ele, não têm transparência. Citou a URBS, o aluguel de veículos, o transporte coletivo.

Nos bastidores, seu marqueteiro, Hiram Pessoa de Mello (nas fotos, segurando a caixa e discutindo com o diretor da Band, Aderbal Fortes) protestava contra a proibição de exibição das caixas, reclamando liberdade de expressão.

Em 1985, Requião, quando candidato a prefeito, levou ao debate da época uma pilha de pastas que ostentava ameaçadoramente como se contivessem documentos denunciadores contra os adversários. Funcionou.

A repetição, como se sabe, costuma funcionar como farsa. Hoje funcionou como caricatura.

Fotos: Denis Ferreira Netto

25 Comentários

  1. O Moreira mostrou desequilíbrio igual ao seu criador, e ignorância identica ao seu capataz Dom Ático! Êta pessoal pobre de espírito!

  2. Campana, conheço muito de política, nunca vi um debate tão interessante. O Beto tá muito mau hein?

  3. Se cita Hengel, o jornalista está equivocado.
    Ele diz que os acontecimentos, historicamente, se repetem… a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa.

    Está lá. Em O 18 brumário de Luís Bonarparte. Citado por Marx.

    No mais, o debate está divertido. Não seja tão mal humorado.

  4. essa do comentarista acima foi demais. veio dar aulinha. meu amigo, a frase é tão famosa que todo mundo sabe de onde ela veio. não precisa vir você explicar. ainda mais explicar errado.

    antes de tudo, não é hengel, é HEGEL que você queria dizer.

  5. Tem razão, meu caro.
    Me perdoe pelo erro brusco que cometi.
    Obrigado por sua observação.

    Abraço.

  6. MOREIRA DEVIA TRAZER TAMBE´M AS CAIXAS PRETAS DA REITORIA, COMO AQUELA DO CARTÃO CORPORATIVO DE DESPESAS EM PARIS OU DA FUNDAR COM PAGAMENTO DE SALÁRIOS AO MST.
    MOREIRAM MOSTRA AS TUAS CAIXAS PRETAS PRIMEIRO PRA TER MORAL DE COBRAR A DOS OUTROS. DAI VC PODE PEDIR INCLUSIVE A CAIXA PRETA DOS 47 MILHOES DE DOLARES QUE A GLEISE GASTOU COM PROPAGANDA EM ITAIPU.

  7. “Hengel” foi ótimo. No mais, é uma das mais célebres frases de Marx. Gostaria de saber onde está o equívoco do jornalista.

  8. Eh Humberto tá duplamente errado é Engels, amigo, e portanto, contemporãneo de de Karl Marx.
    Hegel é anterior a Marx, embora referência filosófica deste último, em especial na noção da dialética.

  9. Valéria Prochmann Responder

    Eu tbm iria fazer a correção de Hengel p/ Hegel, o filósofo alemão. Gosteide ver temas que parecem secundários mas estão no dia a dia das aflições na cidade, tais como o abortamento legal, os cachorros latindo e não deixando a população dormir, além de andarem sem focinheira c/ seus donos pernósticos, descumprindo a lei c/ alto risco de ataques a pessoas, bastando um dia num pronto-socorro p/ ver os horrores causados por eles. Os donos tbm ñ recolhem as fezes dos animais nas calçadas e canteiros, deixando a cidade nojenta. Faltou abordar a proibição do fumo passivo nos bares, restaurantes e casas noturnas, grave questão de saúde pública.

  10. Léo, por favor, você tem internet, portanto pode usar o Google. Não custa você pesquisar antes de vir com outra IDIOTICE.

    ENGELS foi amigo de MARX. mas nesse caso MARX não citava seu amigo. ele citava, sim, um outro filósofo alemão anterior que o influenciou muito. esse filósofo era HEGEL.

    um filósofo pode citar um antepassado, e não necessariamente um amigo conteporâneo, mas acho que é complicado pra você entender isso.

  11. É festival de ignorância agora? Primeiro um cara dar uma de sabido e vem e cita “Hengel”.

    Depois o Moreira quer dar uma de sabido no debate e cita Goebbels.

    Agora vem outro sabido querer corrigir e confunde Engels com Hegel.

    Por favor, meninos. Abram um livro. Só uma vez na vida. Não vai doer nada.

  12. Mais uma vez, não assisti e não gostei. Conheço cada um e, tirando Beto Richa, são zero à esquerda todos.

  13. Vigilante do Portão Responder

    Levou caixas vazias É.
    Devem representar as propostas concretas do candidato para ser prefeito KKK
    Ele acha que há falta de transparência na prefeitura? Por acaso ele sabe quantas ações foram impetradas na justiça para que o Patrão dele forneça dados sobre o governo do estado?
    Caixa preta do Porto, da Cohapar, dos cartões corporativos, da Paranaprevidência. Até balanço frio o Napoleão apresentou no ano passado.
    Cobrar do Beto o que o Requião não faz é pura patifaria.
    Assim não vai passar do 1%

  14. Essa ALICE K. lei e não entendeu nada. Fala em leitura do Marx. Talvez ela tenha lido “Marxismo em Quadrinhos” da Editora Hora do Povo.
    Que triste, além de requianista é confusa, com o perdão da redundância!

  15. Para humberto:
    O que o Fred escreveu para a Alice cabe perfeitamente em você. Você e Alice têm o mesmo tamanho e vigor de massa encefálica.
    Além de serem fãs do Requião e terem uma “tetinha” no governo, têm mais isso em comum. Só estão na dúvida entre Moreira e Gleisi, né?

  16. Funcionário do HC Responder

    Moreira, to esperando tu abrir a caixa-preta da UFPR, 104 emendas reprovadas no TCU, a tua grande administração levou a UFPR ao caos, que o diga o HC que em 2010 vai fechar as portas. Depois vc vem falar no debate sobre saúde pública, quanta hipocresia hein. Tu és tão hipócrita quanto o seu chefe.

  17. Estudante da UFPR Responder

    Moreira, vc ja não engana mais ninguem, vc foi um péssimo reitor, não quero que minha cidade vire um caos o que infelizmente aconteceu com a UFPR nos últimos 6 anos.
    Nessas eleições estou com Beto Richa.

  18. Caixa Preta é de uma ignorância e de um ridículo tão grande, que só um candidato despreparado e seguidor das orientações do Rei do Nepotismo, poderia fazer esse papel de palhaço! Estamos em 2008 o mundo evoluiu, e vocês pararam no tempo!
    Não tem para ninguém, Beto Richa vai levar no primeiro turno com quilômetros de vantagens dos demais candidatos somados!

  19. Para Léo e Fred:

    Antes de mais nada, não seja rídiculo. Você envia dois comentários com 4 minutos de diferença (8:58 e 9:02), um citando o outro e fazendo panelinha. Não seja burro. É obvio que os dois comentários foram escritos pela mesma pessoa. Seja menos patético da próxima vez. Entenda que qualquer pessoa que ler os dois comentários vai sentir pena da burrice.

    Segundo, não envergonhe eu, eleitor do Beto Richa, com uma acusão tão estúpida, como se todo leitor de Marx fosse votar em Requião. Você fica parecendo ainda mais um imbecil do que já demonstrou. Que papo é esse de “tetinha” no governo? Quem deve ter tetinha é você, coitado. Sou professor universitário no setor privado e empresário, não preciso de tetas.

    Terceiro: saber que você é assessor patético da comunicação da prefeitura me faz questionar como o meu candidato está fazendo sua campanha. Perco um pouco da fé em Beto Richa através de um funcionário ridículo dele como você, mas vou dar ao Beto o benefício da dúvida e acreditar que você é apenas um imbecil isolado.

  20. O MOREIRA QUE BATER O SEU PRÓPRIO RECORDE, OU SEJA, FICAR ABAIXO DE ZERO POR CENTO.
    É UM CARA DE PAU …

  21. Esquerda funcionária Responder

    Os cães ladram enquanto a caravana vitoriosa passa……….. em breve vai acabar a a boquinha da esquerda funcionária!

Comente