Uncategorized

Ibope: 90% acreditam na vitória de Beto Richa

Há uma dado ainda não analisado desta pesquisa Ibope que tem importância decisiva nesta etapa da disputa eleitoral. Subiu de 81% para 90% a porcentagem de curitibanos que acreditam na vitória de Beto Richa.

Independente de em quem irão votar, nove de cada dez cidadãos de Curitiba apostam na vitória de Richa, o que significa que está criado um clima de forte favoritismo do prefeito, o que só o ajuda a manter a enorme dianteira sobre os demais.

A avaliação fria dos dados da pesquisa Ibope/RPC divulgada hoje mostra que pouco ou quase nada mudou o quadro eleitoral. Beto Richa permaneceu com 70% das intenções de voto. A soma das intenções de voto de todos os sete candidatos adversários é de apenas 21%.

Sua adversária mais forte continua a ser Gleisi Hoffmann, que subiu 3% e agora tem 16% das intenções de voto. A diferença entre ela e Beto Richa diminuiu 5%. Estimulante, mas ainda muito pouco para as pretensões das oposições de levar o pleito para o segundo turno.

Se Gleisi subiu 3% e Carlos Moreira apareceu com 2%, Fábio Camargo perdeu 2%, descendo de 4% para 2%, o que levou o candidato do PTB a afirmar que a pesquisa é irrelevante, quase uma enquete, pelo número tão pequeno de entrevistas, 602, e a margem de erro de 4% para cima ou para baixo.

Ao lado de Fábio Camargo apareceu Carlos moreira, do PMDB, de quem se espera mais que os 2%, índice considerado vexaminoso para um partido hegemônico no Paraná e que sempre teve forte base eleitoral em Curitiba. Sem dizer que Moreira é o candidato apoiado pelo governador Requião.

O quadro desalentador deve estimular campanhas mais agressivas a partir de agora. Moreira mostrou que vai partir para a ofensiva com suas caixas pretas e denúncias de irregularidades. É o esforço para mudar outro índice de Beto Richa, o de rejeição. O prefeito tem a menor rejeição de todos os candidatos e ela caiu de 7% para 6%, enquanto a rejeição de Gleisi subiu para 20%, o de Moreira é de 19% e o de Fábio Camargo alcançou 26%.

Como se vê, a situação pouco mudou, a não ser o tempo. Agora, as oposições têm apenas o mês de setembro para mudar um quadro que se mostra estável e resistente desde abril. Sem dúvida, Gleisi Hoffmann, Carlos Moreira, Fábio Camargo e os menos votados da oposição precisarão de doses industriais de otimismo e obstinação para continbuar a acreditar que esta disputa vai para o segundo turno.

14 Comentários

  1. franca - a nextel Responder

    Duas verdades inegáveis:
    A FAVORITA, na Rede Globo,
    e o FAVORITO, em Curitiba(Beto Richa)!
    Não sobra pra ninguem!!!

  2. Para Gleisi,Moreira,Fabio Camargo…

    Pior que perder a eleição é ser rejeitado e ridicularizado por seu povo.Tenham honra e desistam.Tenham certeza; daqui para frente
    qualquer um de vocês três precisará do apôio
    da maior liderança política do Paraná, se quizerem ser alguma coisa na política.Falcão,o mais sábio de todos os bregas já dizia: ” É preferível escapar fedendo do que morrer cheiroso!”KKKKKKKKKKKKKK

  3. Os números não mentem, não adianta o “heitor” moreira, o rei do nepotismo, a “greize” e o “galizé” espernearem, É Beto no primeiro turno! Fora requião e família! Os números não mentenm!

  4. Vão sonhando Henrique e Márcia – blogueiros do Beto de plantão. 90% dizem de entrevistados dizem queo Beto ganha a eleição, mas assim mesmo votam em Gleisi para Prefeita. Se eu fosse vocês começava a tomar cuidado e já ia colocando a barba de molho. Preferência não significa decisão final.
    A Gleisi vai para o segundo turno e ganha essa eleição.
    Vocês aguardem o exercito de “invisiveis” a favor dela estão a toda. Aguardem e verão………

  5. blogueiros do Beto de plantão. 90% dizem de entrevistados dizem queo Beto ganha a eleição, mas assim mesmo votam em Gleisi para Prefeita. Se eu fosse vocês começava a tomar cuidado e já ia colocando a barba de molho. Preferência não significa decisão final.
    A Gleisi vai para o segundo turno e ganha essa eleição.
    Vocês aguardem o exercito de “invisiveis” a favor dela estão a toda. Aguardem e verão………

  6. Bom trabalho continua é assim que tem que ser!!! Curitiba quer mais quatro anos com você!!!

    Fica Beto!!!

    Fora PMDB, PT!!!! Tenham vergonha na cara e vejam que vcs são odiados pelos curitibanos!!!!! Trablho sério é competente é reconhecido pelo povo!!!!!!

  7. A Santina deve estar escrevendo do Comitê do PT, onde deve ter muitos na folha, poucos aparecendo e ainda acredita que vão trabalhar.
    Deve estar pensando em Brasília.

  8. SANTINA, quem tem que tomar cuidado é usted se tiene la disposicion de continuar a defenser tu candidata que no sabe nada. Mira, tua candidata loirita só habla asneiras como aquela de dizer que fureram 20 milhoenes de reales em viajes, quando en verdad nõ passaram de 3 mijones. Entonces avisa tua chefe que la verdad es fundamental, senão passaram como mentirosos e desprovidos de inteligencia para analizar balanços e orçamientos e como tal el pueblo sabra votar e sentenciar: NO A LOS MENTIROSOS E DESPREPARADOS.

  9. Que baita infelicidade mostrar que o atual prefeito tem 90% de intenções com o eleitor de Curitiba e mostrar essas crianças em cima dessas manilhas provando que está faltando prefeito para trabalhar por Curitiba.
    É prova de que está faltando ainda muita coisa a se fazer pela nossa cidade.

  10. Tem gente ainda sonhando que Gleisi chega a 20% nas pesquisas até o dia 15/09 e vai subir para 30% até o início de outubro. A garantia de levar a disputa em Curitiba para o segundo turno está baseada num patamar de 40% até o dia 04 de outubro, enquanto os demais candidatos vão ajudá-la com mais 12 ou 13% na soma geral das manifestações que serão posteriormente confirmadas nas urnas. Um sonho que só falta vender com aquele carro que percorre as ruas de Curitiba anunciado “Olha o carro do Sonho Freguesia”, temos de nata, creme, docê de leite ou goiabada!

  11. VÂO PRÁ CASA … PENSAR EM 2010 … E VOCÊ TAMBÉM MOREIRA …
    SAIA POR AÍ ENTREGANDO SEU CURRÍCULO … VAIS PRECISAR DE EMPREGO A PARTIR DE 1° DE JANEIRO DE 2011 … HI … HI … HI …

  12. Vigilante do Portão Responder

    Essa turma do PT não sabe nada sobre o orçamento da cidade.
    Do mesmo modo que a turma do Requião apresentou 3 (treis) balanços do Estado em 2007, isso mesmo, os dois primeiros estavam errados.
    Quanta incopetência ou será má fé mesmo?
    São ruins de conta, os dois,

  13. É mesmo o tal do Beto subiu! Olhem a foto todos subiram nas manilhas esperando o Prefeito colocar nas valetas, mas…rapaziada! só depois da eleição…

Comente