Uncategorized

Constrangimento ou abuso de autoridade?

Um vigilante e o gerente do Banco Santander do Calçadão de Londrina foram parar na delegacia. O policial civil aposentado Roberto Almeida foi barrado na porta da agência que travou porque ele portava uma arma.

O policial se anunciou como tal e exigiu passagem. O vigilante pediu sua credencial, que estava rasurada. O policial aposentado se irritou, perdeu as estribeiras, chamou reforços, tomou a arma do vigilante, o algemou e deu voz de prisão ao vigilante e ao gerente.

Na delegacia, o vigilante foi autuado por desobediência e o gerente por resistência. O delegado-chefe da Polícia Civil, Sérgio Barroso, defendeu o comportamento do policial aposentado. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública condenou o vigilante por ter “exposto o policial civil aposentado a uma situação constrangedora”.

46 Comentários

  1. Esta é a polícia do Requião. Fazer segurança pra população, nada, mas para prender inocentes é rapidnho. Uma vergonha a Secretaria de Segurança dizer que a polícia está certa. Quem errou foi o policial, que ainda por cima está aposentado. O que ele fazia com uma arma na cintura em uma agência bancária. Onde está escrito que ele está acima da Lei.

  2. Sabem onde termina essa história? Em precatório a ser pago pelo Estado em 2027. Podem anotar.

  3. O Estado do Paraná talvés por desmandos contínuos de seu Governador, está sofrendo de inversão de valores e de crise de “otoridade”!

  4. Pois é este e o exeseplo do seu comandante Requião e o secretario que é conhecido em Cascavel de roberto carlos, que é um papagaio que so sabe repeti tudo que o governador manda ele falar. que vergonha para os policiais onestos que honras a sua o seu trabalho que pena da policia civil, e este delegado se tivesse alguem que mandase era para ser exonerado deste cargo que feio para nós paranaense ………

  5. Nas pesquisas, o maior problema detectado é na Segurança. Mas estou começando a achar que as pesquisas queriam dizer Secretaria de Segurança.

  6. Na ótica do reino do nepotismo é claro que vai prevalecer o absurdo, prender o vigilante e o gerente. O que é que um ex policial tem que andar armado no centro de Londrina? Depois vai no boteco, enche a cara e daí todo mundo sabe no que dá! Fora requião e cia… abaixo o nepotismo!

  7. O Banco Santander deveria é processar essa cambada toda, por colocar em risco a segurança de seus clientes de forma desnecessária. O cara aposentado, entra armado, com idenficação irregular, tira o segurança do posto de vigilância, tira o gerente que comanda a segurança da agência, se enche de moral ou de outras coisas talvez, pra quê?
    Vamos ver se o Delarazzi e o Requião vão tomar alguma providência a respeito de se notório caso de abuso de autoridade e de burrice, pois afinal, a porta giratória é para impedira a entrada de pessoas armadas.

    Impeachment de Requão Chaves já!

    Salvem a Segurança no Paraná!

  8. Em tempo, se o Santader se intimidar com isso vou retirar a minha conta corrente deste banco por considerar inseguro.

  9. Boa noite. Já que esse assunto esta rendendo resolvi postar meu comentario.
    Gostando da situação ou não, fato eh que o policial agiu de forma correta. Isso mesmo, de forma correta. Ele não está acima da lei, eh ela, a lei que prevê que o policial, entre em qualquer estabelecimento armado, inclusive na agência bancária. Uma vez identificado com a carteira funcional, o vigilante deve permitir o seu ingresso. Não fazendo isso, incorre no crime de desobediência. Essa eh a lei.

  10. Esta lei não se aplica a policial aposentado, pois o mesmo não está no exercício da função. Além do mais é imoral e truculento, pois colocou os clientes em risco de vida. Ele não é a lei e sim, foi um agente da lei quando na ativa. Não se justifica.

  11. Cadeia para o policial aposentado. Abuso de uma autoridade da qual ele não está mais investido. Ponto final.

  12. Na verdade , vemos inversão de valores. O segurança do banco e o gerente, estavam no cumprimento das regras de segurança para com o clientes e o banco , quando nao permitiu que o policial aposentado armado com documento rasurado , entrasse no banco com sua arma. Houve foi abuso de “autoridade” (policial aposentado) , que se confirmou com confirmou com a atitude o delegado.
    Que autoridade é essa, sem etica ou moral?????

  13. caro amigo geraldo segundo o estatuto do desarmamento a policial mesmo que aposentado pode porta arma de fogo, pois seria uma tamanha inresponsabilidade o estado retirar este direito do mesmo,tendo em vista que ao se aponsantar os bandidos cujo o policial efetuou suas prisões, esperaria que que ele se aposenta-se e iriam acertar as contas(matar) com ele e na questão do do abuso o vigilante não é nenhum perito nem policial para dizer que a carteira funcional era falsa ou não, a melhor saida seria que ele chace a policia oqual o policil se dizia ser para verificar a veracidade dos fatos e não agir como policial que ele não era! O policial estava correto em efetuar sua prisão. Eu sou estudante de direito do 10º periodo e estou estudando pra fazer concurso para delegado da policia civil do meu estado!

  14. O comentário de certas pessoas e no minímo, com raras exceções, vergonhoso e hipócrita, não sabem nem o que a lei proibe ou o que ela permite, criticam o policial que está correto em seu comportamento, mas quando estão no sufoco, recorrem a esse mesmo policial. Dizer que o policial aposentado não pode portar arma, dizer que ele deu carteirada…é no minimo um absurdo, pra não dizer outra coisa, pessoal, procure ler, se informar mais, para não dizer mais bobagens, ou criticarem algo que vocês nem conhecem…

  15. Jonas P. Pereira Responder

    Lamentavelmente os policiais – de modo geral – se acham acima da lei – principlamente os da velha guarda.
    Esse tipo de pessoa não entende que a calma, o diálogo e fazer aempatia são os melhores caminhos para se evitarem mal maior.
    Por isso é que mortes acontecem por aí. Pessoas esquentadinhas e despreparadas – com arma na mão e com licença para cometerem abusos. Se é aposentado por que andar armado?
    Essa secretaria de segurança, hein!?

  16. Alexandre Perdigão Responder

    Abuso de autoridade sim. Procedimento padrão é entregar a arma ao vigilante, após identificar-se, MESMO FARDADO, adentrar a agência e resolver seus assuntos sem criar problemas. A conduta do policial aposentado foi truculenta, imoral e desmedida. Caso ainda persistam dúvidas sobre o assunto, vejam os julgamentos dos Tribunais Estaduais e superiores – STJ e STF – onde tais cidadãos, ao abusarem do direito de portar armas, são condenados a indenizar as vítimas de seu destempero. O bom policial, correto, responsável e consciente de seu dever, não procede dessa forma. Isso é atitude de poucos que maculam a imagem dessa conceituada instituição.

  17. Não há desobediencia quando a ordem é ilegal, o que houve foi um abuso de autoridade pelo pelo policial aposentado, que já não esta mais na ativa, deveria sim ter entregue sua arma.

  18. Vejamos, quem critica deve saber o que ta falando, por falar pelos cotovelos é facil, vigilante usa arma porque a Policia autoriza, e digam-me onde esta escrito que policial não pode entrar armado em banco, escrevam o nome e numero da Lei que proibe, falou, sou PM do Paraná, e gostaria de ser esclarecido sobre tal fato, pois até onde é de meu conhecimento, se não existe proibição, não existe impedimento, e o Policial Civil, por mais quie seja aposentado, continua sendo Policial e merece respeito, pois com certeza muito fez pela sociedade.

  19. A polícia Civil é a mão forte do Requião. E dá nisto: abuso de autoridade e vexame para cidadão inocentes e trabalhadores. O Requião não gosta é da PM, pois a tropa foi instruida pela SEcretaria Nacional de Segurança Pública (mérito do LULA e não dele) e não aceita descumprir mais a lei. Por isso a resposta foi imediata: não haverá reposição salarial da tropa, apenas dos comandantes (capitães, majores e coronéis), pois são subservientes aos seus mandos e desmandos.
    ÉSta é a policia do REquião, ou seria REiquião, pois o cara se acha um rei.

  20. o problema e q ninguem respeita vigilante….essa è a mais pura verdade……………pra começar ele ja è chamado de guardinha…..ai…fica ..muito dificil……….hehehehhheh

  21. ANDERSON GUERREIRO Responder

    ANTES DE POSTAREM COMENTARIOS RIDICULOS FAÇAM O FAVOR DE LEREM, CONFORME O PORTE DE ARMA REGULAMENTADA POR NORMA FEDERAL, AUTORIZA CONFORME APÓS IDENTIFICAÇÃO AO GUARDA A ENTRADA NO ESTABELECIMENTO. E ANTES DE TUDO A PORTA GIRATÓRIA É UM MERO VIDRO QUE QUEBRA ATÉ COM UM PONTAPÉ, ENTÃO SE FOSSE TÃO SEGURO ASSIM NÃO HAVERIA MAIS ASSALTOS A BANCOS. FUZIS, METRALHADORAS, ESCOPETAS, ESTAS SÃO ARMAS DE LADRÕES DE BANCOS E DIGO MAIS PARA QUE SERVE UM GUARDA COM UM 38.

  22. ANDERSON GUERREIRO Responder

    risos para cada comentário, ao Perdigão!! Entregar arma ao vigilante??? Vc só pode ter titica de galinha na cabeça… Procedimento padrão??? Que besteira você está falando, porque não te CALAS!!!

  23. olha reporteres sao na maioria sensaciolnalista e muito desenformados, 1 o policial nao era aposentado , esteve e foi como muitos outroses obrigados a voltar, segundo , ele ja havia ido outras vzs ao mesmo banco pagar suas prestaçoes , o gerente eo vigia ja o conheciam , 3 em hipotes alguma um policial pode deixar sua arma com terceiros ele perde o emprego dele se iso ocorrer, e mais ele nao esbravejou como disse o povo ele apenas cumpriu o q a lei manda ele ficou esperando por 20 minutos a liberaçao de sua entrada após o gerente antes de tudo ter pego sua carteira de policial e ficado com ele , isso jamais poderia ser feito, foi fora da lei entao onde foi o erro do policial , q foi paciente até demais diante de tanta arbitrariade de seus direitos !

  24. o vigilante de sp Responder

    qualquer policial pode entrar no banco mediante identificação,se eu fosse o gerente,seria bem direto com o policial:”em que delegacia o senhor serviu?”tiraria as minhas dúvidas e liberaria a entrada do mesmo.se eu fosse o tal vig dessa agência,não sairia da mesma antes de chamar a PM e comunicar minha Empresa e esperar rendição pro meu lugar.agora fuzil,metralhadora…é arma de bandido que estão dispostos a matar e morrer e a população não pode se colocar no mesmo nível que eles quando a porta trava com os mesmos,pois constantemente escuto:”os bandidos entram e o trabalhador não”.o bandido entra mediante o crime sob o risco de levar um tiro na cara,o trabalhador após tomadas medidas de segurança,simples assim.

  25. O Policial embora aposentado , sera sempre policial, e é por este motivo que usa carteira funcional e arma, vejam os senhores, ele passa a carreira toda prendendeo mal feitores , e depois se aposenta, obs: se aposentar não é sair da polícia e sim , ficar sem executar trabalho, este policial certamente ira encontrar nas ruas péssoas que o odeião devido ter ele sido o agente que o prendeu, No Banco se sua carteira estava rasurada houve uma falta de bom senso de todos, caso apresente a identificação em ordem nada obsta sua entrada armado no banco.

  26. Rafael vc esta certo, o estado não pode desarmar um policial que tanto prendeu duarnte 30 anos , ser policial é para sempre , ao menos que peça demiçao ou seja expulso; o aposentado é policial sim e deve ser respeitado, todos os limites é lógico que devem ser observados , e mais todos podem prender em flagrate delito, e o policial tem este preparo.
    abraços

    DELEGADO ROBERTO

  27. independente dele esta afastado,aposentado.reformado.de ferias. de linceça ou qual quer outra coisa parecida ELE E UM POLICIAL e tem seus direitos asiquiridos.

  28. Algumas considerações:
    Bom senso!
    Distinguir entre profissão, cargo e função!
    Se o policial na ativa prendeu, cumpriu mandatos, etc. Aposentado e armado ela não estará seguro.
    Muitos policiais ainda na ativa , evitam andar armados, não portam a de policial, principalmente dentro dos coletivos. E aí? Complicado, seria omissão?
    Se a carteirinha apresentada pelo policial no ato da sua identificação estivesse mesmo rasurada, o vigilante teria mesmo que apurar. Já pensou se fosse um ladrão de banco se passando por policial. Uma tragédia!
    Policial dentro do banco tem que está armado para atuar em qualquer eventualidade e defender o povo. Se é policial é para ser policial mesmo , em qualquer lugar. Tem que atuar!
    Não existe certo ou errado , tudo vai depender do ponto de vista!

  29. Isso provavelmente não dá em nada, para o Vigilante e nem para o Gerente (de prejuízo) heheh . Mas dá uma boa indenização….

    Essa Briga de entrar ou não armado em Agencias Bancárias é longa!!!

    Entretanto, o vigilante exerceu sua funções da melhor e mais correta forma possível. As orientações da Febraban são muito claras quanto a entrada e permanência de armas de fogo no interior das agencias bancárias. Muitos utilizam o artigo 301 do Código de Processo Penal (…autoridades policiais e seu agentes deverão…) contudo, o policial aposentado não se enquadra mais neste artigo, caso contrário ele estaria trabalhando ainda rs….

    Por exemplo, não vemos Coronéis aposentados andando de uniforme pra lá e pra cá. Vemos? Não PMs aposentados andando fardados pra lá e pra cá. Vemos?

    Basicamente isso não vai dar em nada!!! A única coisa ruim nisso tudo, é que o vigilante faz trabalho dele e olha só o que dá!!!

    Infelizmente isso é BRASIL!!

  30. policial aposentado não passa de patrimonio do estado sua matricla passa ser serie de tonbamento um autoridade policial jamais faz uma coisa dessa esse policial não sabe nada de lei nen direito nen deveres manda eles pra escolinha fazer reciclagens bando de leigo sera que a procuradoria ainda da razão a essa safadeza tem que ser todos exunerado cade o governador desse estado

  31. a unica policia que pode prender o vigilante é a policia federal todos sabem disso pelo menos dentro do seu estabelecimento de trabalho, ele abusou sim de autoridade o vigilante esta correto , certo pois estava no comprimento de sua funçao

  32. Professora Modesto Responder

    está observando como é a situaçao? o vigilante estava correto, hoje nao se pode confiar em ninguem quem garante que esse policial nao teria mas intençoes se ele nao quizesse tumultuar nao precisaria ir armado ao banco mas hoje é assim a vez é do bandido no nosso país…

  33. O policial aposentado pode andar armado por força de lei. Qualquer cidadão do povo pode prender em flagrante. O policial aposentado é um do povo e conhece seu direito. Violaram seu direito e ele agiu para que a lei fosse cumprida e prendeu como um do povo e não por ser policial aposentado. Vamos deixar de preconceito e valorizar mais quem trabalhou a vida inteira para dar segurança à sociedade !

  34. Policial,mesmo após aposentado não deixa de ser policial,pois inclusive,ele pode ser convocado pelo estado a prestar seus serviços como agente público de segurança

  35. O VIGILANTE AGIU COM PRUDENCIA, JA O POLICIAL COM TRUCULENCIA E EXAGERO…

    A POLICIA É UMA ESCOLA DE MAUS ELEMENTOS. ACABEI DE SAIR DE UMA REUNIÃO DE CONDOMINIO EM Q O SINDICO LADRÃO, CHAMOU UM DESSES MARGINAIS APOSENTADOS PARA ME INTIMIDAR E DISSE “Q IRIA ME PRENDER SE EU FICASSE NA REUNIÃO “, ONDE COMEÇAVA CONTAR OS DESMANDOS DA RATAZANA.

    EVIDENTEMENTE SÃO UMA MENOR PARTE QUE FAZ ESSAS COISAS, MAS JÁ O SUFICIENTE P COMETER DESATINOS E PERTURBAR A SOCIEDADE.

    NO RIO QUASE 20% DA POLICIA ESTÁ LIGADA COM O CRIME ORGANIZADO E JÁ É MAIS DO Q O SUFICIENTE.

    TEM ATÉ AG FEDERAL NAS MILICIAS. E DEPOIS Q ESSES EXCREMENTOS SE APOSENTAM, TEMOS AINDA Q PAGAR IMPOSTOS PESADOS P SUSTENTA-LOS ATÉ O DIA DELES VOLTAREM P/ O LUGAR DE ONDE VIERAM.

  36. Isso e uma vergonha a quantidade de malucos portando arma de fogo e arbitrariedade é imensa só nesse país de 5ª e subdesenvolvido que tem disso..

  37. se ele tivesse mostrado a funcional e a craf. certificado de resistro de arma seria outra coisa, mais uma coisa se policial continua com o poder porque aposentar, e mais uma coisa perante o caso a funcional tava rasuarada, entao quer dizer que valtamos a era do militarismo. entao praque segui as leis,,,?

  38. no dia 7 de fevereiro de 2015 uma crianca foi morta por um policial que atirou na testa da crianca com uma p.40, disse q confundiu com um pitbul, nossa cidadao do povo,,,
    so piliciais e ex policias falam a favor desse tipo de atitude banal

  39. A LEI FEDERAL QUE REGULAMENTA O PORTE DE ARMA, ESTATUTO DO DESARMAMENTO. P R O I B I A ENTRADA EM BANDOS E OUTROS LOCAIS COM ARMAS. É SÓ LER A LEI PARA ENTENDER .

    Art. 26. O titular de porte de arma de fogo para defesa pessoal concedido nos termos do art. 10 da Lei no 10.826, de 2003, não poderá conduzi-la ostensivamente ou com ela adentrar ou permanecer em locais públicos, tais como igrejas, escolas, estádios desportivos, clubes, agências bancárias ou outros locais onde haja aglomeração de pessoas em virtude de eventos de qualquer natureza. (Redação dada pelo Decreto nº 6.715, de 2008).

    § 1o A inobservância do disposto neste artigo implicará na cassação do Porte de Arma de Fogo e na apreensão da arma, pela autoridade competente, que adotará as medidas legais pertinentes

Comente