Uncategorized

Curitiba recebeu hoje prêmio da ONU em Paris

A Prefeitura de Curitiba recebeu na manhã de hoje, em Paris, o Prêmio de Alfabetização Associação Internacional de Leitura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O prêmio foi dado ao programa Alfabetizando com Saúde, em que unidades municipais de saúde se transformam em salas de aula, no fim da tarde ou à noite, para alfabetização de adultos.

A entrega do prêmio foi durante a comemoração do Dia Internacional da Alfabetização, promovido pela Unesco em sua sede em Paris. O prêmio de Curitiba foi recebido pela secretária municipal da Saúde, Edimara Seegmuller, e pela coordenadora do Alfabetizando com Saúde, Marisa Marini Giacomini.


“É mais um reconhecimento à excelência dos programas de Curitiba, tanto em educação como em saúde, áreas prioritárias na gestão do prefeito Beto Richa”, diz Edimara.

O prêmio é oferecido pela Unesco todos os anos em reconhecimento a inovações em alfabetização. O Dia Internacional da Alfabetização tem neste ano o tema “Alfabetização é o melhor remédio”.

Na sede da Unesco, foram feitas mesas-redondas com autoridade mundiais em educação e saúde. “O prêmio destaca programas que são exemplos inspiradores de como a alfabetização produz impactos positivos na saúde”, informa o site da Unesco.

O júri internacional que escolheu os projetos vencedores disse que o programa Alfabetizando com Saúde realiza uma “eficaz promoção da alfabetização como condição prévia para dividir uma educação sobre a saúde e prevenir as doenças”. A Unesco ressaltou “a excelente cooperação” estabelecida entre os órgãos municipais de Curitiba encarregados da saúde e da educação.

“É um prêmio que nos honra, um grande reconhecimento para o excelente trabalho desenvolvido pelas secretarias de Saúde e Educação e por um abnegado grupo de voluntários”, afirma o prefeito Beto Richa.

Para o vice-prefeito licenciado Luciano Ducci, o programa tem grande impacto social: “O maior prêmio é ver nos rostos das pessoas a alegria de conseguir ler”.

O material didático do Alfabetizando com Saúde é elaborado por técnicos das secretarias municipais de Saúde e da Educação, com conteúdos que cumprem duas finalidades pedagógicas: ao mesmo tempo em que alfabetizam, orientam para a prevenção de doenças. A faixa de idade dos alunos vai de 45 a 80 anos, na maioria participantes dos programas de Hipertensos, Diabéticos, Saúde Mental e Mãe Curitibana.

19 Comentários

  1. E a opisição tem que engolir mais essa agora!!!kkkkkkkkkkkk

    Melhor educação entre as capitais, melhor prefeito por cinco vezes e agora mais esse prêmio!!!!!!

    PT e PMDB tem que se conformar, pois é mais um pro repertório de premiações desta administração do Beto!!!!

  2. SÓ FALTA O PESSOAL DO PT – LEIA-SE GLAZY, SAIR POR AÍ DIZENDO QUE O DINHEIRO PARA ESTE PROGRAMA FOI O GOVERNO LULA QUE FORNECEU.

  3. Este é o recado mais bem dado aos outros candidatos,e fica um alerta ,é assim que deve ser feito,com trabalho e não só com acusações, o que é bom tem que copiar e aprimorar e não tentar somente invejar…

  4. Nesse feriadão, uma notícia dessas deve dar engulhos profundos no déspota de plantão…

  5. Vigilante do Portão Responder

    Para receber o prêmio, em nome da prefeitura, poderíamos escalar o Requião, ele tem apartamento em Paris, só gastava a passagem, não precisava pagar hotel. KKK

  6. Parabéns, Curitiba! Esta cidade merece mesmo continuar com o Beto, pois a preocupação maior dele é com a sociedade, com o que pode ser bom para ela. Bem que os adversários tentam, mas não há como derrubar o Beto. E vai um recado: “não troque o BETO pelo duvidoso!”

  7. O Trabalho realizado conquista premiação e principalmente o reconhecimento das ações e métodos empregados que a Prefeitura de Curitiba através da gestão de Beto Richa está no caminho certo, é com educação, saúde, segurança e outras realizações vitais é que nós dá orgulho de morar na Cidade da Gente!

  8. Parabéns ao Prefeito Beto e sua equipe.Agora acho que a oposição desiste ou
    será que continuarão a dar murros em ponta de faca?

  9. Bartolomeu Bueno Responder

    Mais esse prêmio quem ganha, na verdade, é a cidade de Curitiba, uma metrópole que não pode parar, nem tão pouco andar a reboque de outros. Um prefeito competente, independente de quem seja ele, deixa a politicagem de lado e abraça às causas da cidade às quais foi eleito para resolver.

    E, goste-se ou não, o prefeito Beto Richa até aqui fez a sua parte e a fez com zelo, critério e respeito ao cidadão. É o que dizem às pesquisas. Onde quer que se vá, não tem que não elogie a atual gestão da Prefeitura de Curitiba.

    Lamentavelmente para os demais candidatos, que pleiteiam a vaga de prefeito, pelo visto, não será desta vez. O páreo é duro. Duríssimo. E a população, há menos de um mês das eleições, já decidiu em que votar, para dar continuidade a tudo que de bom a cidade recebeu e continuará recebendo.

    Não quer dizer que os demais candidatos não tenham méritos pessoais. Sem dúvida que os tem. Mas, nesse momento, a reeleição de Beto Richa mexe com o coração e a consciência do curitibano, que vê no jovem político potencial para continuar os representando e resolvendo problemas da cidade que estavam estagnados há mais de vinte anos, como dizem os moradores da Avenida Brasília, na região do bairro Novo Mundo, por exemplo. Lá, só dá Beto Richa. É o reconhecimento. E merecido.

  10. Pronto, tá aí um bom prêmio. Agora estamos em condições de resolver todos os problemas de Curitiba. Sim, esse prêmio nos dá o ânimo necessário para iniciar o trabalho em direção à melhoria das condições de vida. Principalmente dos excluídos citados, hoje, feriado, pela Gazetona. Quantos prêmios ainda virão. Talvez o Prêmio de Melhor Cidade do Mundo. Aquela em que todos são felizes e vivem como Alice no País das Maravilhas.

  11. Será que também nesta pesquisa de organismos internacionais o Beto tem “caixa” para comprar a colocação em primeiro lugar como os adversários estão dizendo sobre as pesquisas daqui? E se tivesse nós teríamos que colocar o Beto para Presidente de uma vez, com tamanho “caixa” e influência ele logo dobraria o FMI, ONU, BANCO MUNDIAL, DOHA, CLUBE DOS 5, DOS ONZE, DOS VINTE E ATÉ CHEGARIA COLOCAR A GREIZI DENOVO EM ITAIUPU –

  12. Parabéns ao Beto e ao Luciano pelo prêmio. Agora, como é que fica aquela candidata que diz que a saúde só tem obras bonitas e não atende as pessoas como gente? E o outro que se diz um grande educador e não apresentou nenhuma proposta nova na educação? Por isto o Beto está estourando nas pesquisas.

  13. Obrigada Beto Richa!!!

    Que várias outras conquistas como esta estejam presente no seu novo mandato!!!

  14. Vida Longa, você parece não ter entendido. O prêmio foi dado PORQUE UM PROBLEMA FOI RESOLVIDO.
    A cidade não ganhou o prêmio para resolver, mas porque resolveu.

  15. Não precisa falar mais nada, nem os abutres de plantão conseguirão dormir. A vai continuar falando besteira ? O Médico-Reitor que nem sabe verificar uma pressão arterial falará o quê? Parabéns Beto Richa, parabéns Dr. Ducci, parabéns Dra.Edimara e Dra. Marisa, demonstram competência e seriedade. Mais quatro anos e muito mais coisa boa para cidade virá. Rumo ao primeiro mundo, apesar do rancor e ódio de alguns menos esclarecidos

Comente