Uncategorized

Copom sobe 0,75pp a taxa de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) acaba de elevar a Selic, a taxa básica de juros da economia, em 0,75 ponto porcentual. Com isso, a taxa passou para 13,75% ao ano. Com mais esta alta, a Selic já acumula uma elevação de 2,50 pontos porcentuais no ano.

Leia mais
A alta dos juros é a ferramenta usado pelo Banco Central (BC) para conter o consumo e, com isso, reduzir a pressão de alta sobre a inflação. O objetivo é deixar a variação da inflação dentro da meta estabelecida pela equipe econômica – 4,5%, com possibilidade de variação de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) – usado como referência para a meta de inflação – está bem próximo do teto da meta no acumulado em 12 meses, em 6,17%. A alta do dólar nos últimos dias tem deixado o governo em alerta, já que o preço das importações sobe e pressiona para cima os índices de preços. Por outro lado, o preço das commodities está em queda e isso tem impacto inverso sobre a inflação. Ou seja, reduz a pressão de alta sobre a inflação.

1 Comentário

  1. Na verdade, estamos aumentando a dívida interna, que é impagável. Isto deve diminuir a capacidade de endividamento das pessoas e empresas. O efeito prático vai ser muita gente devolvendo carro e casa para Banco e diminuir a produção de bens e serviços. O futuro Governo Federal vai ter que socorrer o Mercado, como os Estados Unidos fizeram com o mercado de hipotecas e nós vamos pagar a conta da festa do PT. O ano de 2012 vai ser feio.

Comente