Uncategorized

Oposições encaram fim-de-semana de frustrações

O noticiário das oposições neste final de semana foi marcado pelo registro de acontecimentos frustrados. Ou não acontecimentos. Ou, ainda, a “não notícia”.

Ontem, o PMDB não conseguiu realizar a marcha de cinco mil prometida para abalar o centro de Curitiba. Não conseguiu arrebanhar um décimo do contingente. Requião não apareceu para marchar ao lado de Moreira. E para completar a maré de azar, o tempo arruinou.

Hoje, o grande acontecimento seria o debate na TV Educativa. Sem a presença de Beto Richa, o interesse pelo programa foi baixo, mesmo levado ao ar às 18h00, quanto a TV oficial de Requião competia com o futebol, com o programa do Faustão, com programas de calouros em outros canais abertos.

A notícia enviada para as redações foi a do não comparecimento de Lauro Rodrigues, do PT do B, o homem que tem brancos durante debates de tv. Outra foi a não permissão para as cadeiras vazias no lugar de candidatos faltosos.

Por fim, a frustração maior foi saber que a audiência da TV Educativa nunca foi tão fraca. Ainda assim, a principal desafiante de Beto Richa, Gleisi Hoffmann, do PT, tem esperanças em mudar o curso da história e levar a disputa para o segundo turno.

16 Comentários

  1. carlão do boqueirão Responder

    Melhor é acompanhar a eleição de sao jose dos pinhais…. lá ta pegando fogo…. a confusão dos deputados burer e setim abriu espaço para a oposição…. sugundo os bastidores o ivan 14, tá 0,9% na frente do leopoldo do dep, estadual burer – do vice Karan da oposição da eleição passada e do requião. e mais de 4% na frente do sandro setim filho do deputado federal e que tem de vice o atual prefeito… também com uma confusão dessa até eu de oposição iria bem ….

  2. Repetindo o que eu já disse:

    O Beto fez bem em não ir, pois foi um debate porco, ridículo!!!! Os caras só sabem criticar o Beto e as propostas??? Concordo plenamente com as criticas, mas estes senhores falam cada besteira, demonstrando o nível patético da oposição nestas eleições. Eles não tem propostas, pois o que se vê é um amontodado de criticas unidas a promessas como “EU VOU MELHORAR, RESOLVER, MUDAR…….”

    O que se vê é somente o desespero de seis candidatos que não soman nem 16% contra o Beto!!!!

  3. a baixa na auddiencia não é merito do beto mas sim da falta de credibilidade dos eleitores na politica suja de curitiba,pq os debates ñ trzem nada de novo é sempre as mesmas perguntas e as cusações são de todos os lados.O que precisamos entender é que nem um deles estão preocupados com o povo de curitiba apenas querm ganhar dinheiro facil e se projetar na politica.O Beto já ganho mais realmente pouco fez nesse mandato votei nele mas me arrependi.agoro só voto nulo se tds fizesse isso quem sabe os policos criavam vergonha na cara e mudariam a maneira de agir

  4. Gostei do Gomide. Pareceu que não tava no jogo geral. Posso parecer inocente, mas o cara é independente.

  5. Sempre há alguém que DIZ que votou no Richa e por isso se arrependeu. Na falta do que falar, vale qualquer coisa, mesmo sem fundamento algum. Até mesmo dizer que vota nulo, coisa que nessa urna eletrônica ninguém até agora me ensinou como se faz.
    Eu acho que um mandato a mais para esse moço é pouco, pelo muito que conseguiu fazer por Curitiba em apenas 4 anos.

  6. o beto esta mostrando a que veio.
    ELE NÃO É UM BOBOCA, COMO TODOS DA OPOSIÇÃO …
    .

  7. O debate de Colombo entre o Jota Camargo e a Bete Pavin foi muito mais interessante que a morneira de ontem da Educativa.
    Aliás, o Moreira e a Gleisi podiam tirar umas aulas com a Bete Pavin sobre como encurralar o adversário num debate de televisão.

  8. Quase ninguém sabia que havia debate, também não faz falta nenhuma, pois devem ter sido as mesmas perguntas, a mesma resposta, as mesmas acusações, os mesmos jogos de cena, o mesmo combinado e finalmente, o mesmo traço de audiência!
    Debate demais perde o interesse e a credibilidade da População!

  9. assisti ao debate e não vi criticas, mas sim a realidade exposta. basta voltarmos em 2004, Beto Richa PROMETENDO;
    1º acabar com as filas nas creches,
    PROMEÇA NÃO CUMPRIDA, 45 mil crianças fora das creches.
    2º implantar o metrô,
    PROMEÇA NÃO CUMPRIDA, o metrô não saiu nem do papel, com isso curitiba perde os 700 Milhões da emenda do Dep. Ratinho, pois para pegar este dinheiro tem que apresentar o projeto, coisa que não foi feito.
    3º licitar o transporte coletivo;
    PROMEÇA NÃO CUMPRIDA, os interesses dos empresários é maior do que o da população. com todo aquele concreto que estão colocando por ai, voces acreditam em metrô vindo do BETO RICHA?
    4º acabar com a industria da multa;
    PROMEÇA NÃO CUMPRIDA, areecada mais de 120 milhôes por ano, e ninguem sabe o destino desta dinheirama. perguntar nãi ofende, será que não nenhum nesta campanha?

    portanto se mostra a realidade, e as promeças não cumpridas são atacar, então estão sim atacando, porem a verdade dooooooooooooooooooooooooooi.

  10. Oscar, você alertou bem. Um cidadão capaz de perpetrar a palavra “promeça” tem todo o direito de mentir também, certo?

  11. Beto Richa fez muito bem mesmo em nao comparecer ao debate da educativa.Para que ir numa emissora onde o que prevalece é a vontade do Sr Governador! Beto não precisa disso..e Nós a população votante de Curitiba iremos si confirmar o voto ao Beto…com satisfação e alegria….Não só porque sabemos de sua Vitória…mas para que o percentual de voto que elegerá o Beto sejá um tremendo ‘CALA BOCA’!”

  12. nossa zé do coco uma pessoa tão inteligente, não sabe enular o voto na urna eletronica me poupe!!!quanto votar me arependi mesmo pq prometeu tanta coisa que nunca vai conseguir cumprir.por exemplo como irá acabar com as faltas de vagas nas creches..se nem funcionários sufiente tem e falo isso com conhecimento de causa convivo de perto com situação.Quanto anular o voto digite 00 e confirme viu zé do coco como é facil é só usr a massa cinzenta..

  13. Indignada, gostei de sua dica. Só que não vou usar, porque jogar meu voto fora é coisa que não faço há mais de 40 anos. 47, para ser mais preciso. Todos os candidatos em que votei, por ser meu dever, ou foram eleitos e trabalharam bem, ou não conseguiram o número de votos que era necessário. Quando eu completar 70 anos, não serei mais obrigado, mas quero estar lá, depositando minha fé na democracia.
    Você diz que anula seus votos e que eu é que não uso a massa cinzenta. Agora é minha vez de dizer – poupe-me. he he he
    Considero você autêntica por estar indignada, realmente os candidatos muitas vezes decepcionam. Mas no caso do Beto Richa, encare os fatos: qualquer candidato estabelece metas e aí você constata que a promessa não foi integralmente cumprida. O número de vagas em creches, por exemplo. Sei que toda dona de casa, toda mãezinha que quer e precisa trabalhar fora, precisa também de ter um lugar onde deixar seus filhinhos. Quem está com fome não pode esperar a creche abrir. É aí que gente como você, batalhadora, fica indignada e com razão. Que eu me lembre, entretanto, o número de vagas em creches é limitado por diversos fatores: a população cresce, seja por nascimentos de bebês, seja por migração. Nesse caso específico, Curitiba tem sido injustiçada. Para cá tem vindo muito mais gente do que a cidade pode absorver. E daí furam quaisquer estimativas de crescimento de obras e planos de assistência. Eu sempre digo para amigos meus do interior: NÃO venham para cá, porque a cidade já está no limite de ocupação desejável e não existem mais lotes para vender. Invasões, isso é coisa que sou contra, porque são propriedades particulares, alguém é dono. Se não houver respeito à propriedade privada, será o início da violência e a bom termo as coisas nunca podem chegar. Sempre digo a pessoas que vêm do interior para voltar para lá. Aqui vão sofrer muito mais. Esta é uma realidade que não escondo a respeito de Curitiba. Já foi bom morar aqui. A marginalidade cresceu assustadoramente, temos um governador que não está minimamente preocupado com a segurança dos cidadãos e um corpo de assessores que fazem tudo do jeito que ele gosta, porque o negócio é garantir as mordomias enquanto o mandato não acaba. Não há, por exemplo, um plano visando fixar no interior as pessoas que outra alternativa não vêem que não enfrentar o desconhecido e vir para Curitiba.
    Beto Richa e Jayme Lerner foram, nestas últimas décadas (estou em Curitiba desde 1970), os que mais fizeram para tornar a cidade um pouco menos desumana. Já tivemos um governador dos bons que foi Paulo Pimentel e que procurava ampliar as possibilidades para o povo ficar no Interior. Depois tivemos Álvaro Dias, que nunca estimulou a migração para as grandes cidades, por isso implantava projetos que objetivavam fixar o cidadão no local em que ele estava. Lerner caminhou nessa linha também e depois apareceu um outro cujo maior passatempo é sair pelas estradas apagando ou removendo placas de inaugurações feitas por outros governadores. O Estado do Paraná inteiro está entregue às traças. As escolas públicas pertencentes ao Estado do Paraná viraram antros de marginalidade, consumo de drogas e outras amenidades. Ao longo de mais de 40 anos viajei por aí e percebi diferenças de estilo e de política.
    Beto tem tudo para nos atender no que mais necessitamos. Fez muito e sabe que ainda falta muita coisa para fazer. Ele SABE disso e não está lá para brincar de prefeito. Reclame, mande cartinha. Sabia que isso costuma resolver? Não com todos os políticos, claro, porque variam os estilos e métodos, de uma pessoa para outra.
    Eu nunca deixei de receber resposta de um email sequer que mandava ao gabinete de Beto Richa ou, como hoje, no site da campanha.
    Já vi gente aqui reclamando que ele não atende ao telefone. Ora, por favor, o homem está trabalhando, mandem cartas que a equipe dele vai dar um jeito de levar o conteúdo ao conhecimento dele. É simples assim, temos de ser racionais. São mais de um milhão de pessoas, por que eu deveria esperar que o meu telefonema é mais importante do que o de milhares de outros?
    Conclusão, Indignada, é bom que você seja assim. Enquanto houver gente com capacidade de se indignar, será mais fácil fazer os políticos se mexerem de suas poltronas macias e vir ao povo escutar.
    Abraços e boa sorte para nós todos.

Comente