Uncategorized

Gleisi no Xapinhal, vinte anos de invasão

Foto de Carlos Ruggi

A região conhecida como Xapinhal é uma das áreas de invasão mais antigas de Curitiba. As famílias chegaram ao local em 1988 e até hoje a maioria não conseguiu legalizar seus terrenos. Depois de instalado o Xapinhal, diversos bairros se formaram em torno da invasão, porém nada mudou para os moradores que lá se encontram há vinte anos.

Ontem, Gleisi Hoffmann conversou com moradores da região deste sábado e ouviu as queixas da falta de infra-estrutura urbana da região, como creches e postos de saúde.Para Gleisi é necessário acelerar o processo de regularização das ocupações para que a área receba a infra-estrutura urbana necessária. “Esse processo exige a participação da comunidade, não pode ser uma função exclusiva da Cohab”, afirma.

Os relatos da comunidade comprovam a necessidade de a Prefeitura rever sua política de atendimento médico. Ivanilde de Moraes Marinho tem 62 anos é sofre com a hipertensão. Ela conta que procurou a unidade de saúde do Xapinhal em julho. “Me atenderam rápido e me encaminharam para o centro de emergência do Bairro Novo. O médico vários exames, mas que só vão começar a ser feitos em dezembro e minha reconsulta está marcada para fevereiro do ano que vem”, conta a moradora do Xapinhal, que até lá vai ter que conviver com seus problemas de saúde.

De acordo com Luiz Herlain, que chegou a disputar a indicação para concorrer à Prefeitura de Curitiba com Gleisi, no Xapinhal, é comum o fato de mais de uma família construir no mesmo terreno. “A região tem hoje mais de 200 pequenos núcleos de ocupações irregulares. É preciso fazer um levantamento detalhado e atender a essas comunidades”, afirma.

A solução passa por uma das propostas apresentadas por Gleisi para a área de habitação. “É preciso desburocratizar o processo de aprovação de loteamentos populares. A Prefeitura precisa autorizar a construção de mais de uma casa no mesmo lote, para ocupar o território da melhor forma possível sem sacrificar às famílias que já estão em uma área. Dessa forma conseguiremos acelerar o processo de regularização dessas áreas”, explica Gleisi.

19 Comentários

  1. Vigilante do Portão Responder

    Mais um “é preciso”, a candidata não sabe dizer outra coisa?
    ´Desde o início da campanha estou batendo nessa tecla, a candidata é ótima em fazer diagnóstico e péssima para propor soluções. Então fica nessa de “é preciso, precisamos, é nescessário”
    Apresentar proposta concreta, NADA.

  2. Será que Dona Gleisi sabe que tudo isso vai ser feito com o dinheiro da sociedade????? que nós pagamos impostos mais do que suficiente ao Governo deste país para que possam solucionar isso???
    Será que ela sabe que quando ela diz que vai ter o apoio do Governo Federal (Lula) a fonte dos recursos saem dos nossos bolsos????
    Porque esse governo nao ensina seus eleitores a Trabalhar para construir em vez de apossar para a sociedade pagar????
    Sabia Senhora Gleisi que a Blibia recomenda não dar peixes mas ensinar a Pescar?????
    Me poupe!

  3. Então tá dona greisi. Promessas e mais promessas faz parte da Cartilha do Pt. Agora,que a senhora precisa conhecer a cidade, precisa e urgentemente para não falar mais besteira. O paranaense não é bobo.

  4. Frederico Giusti Responder

    A Gleisi se coloca sempre como especialista de tudo: da habitação, de educação, saúde, finanças e economia, legislação, e por aí vai. Só dá opinião “furada” que a assessoria mal preparada lhe passa e ela não tem competência para filtrar as coisas e do ouvido vai prá boca com uma pasagem sem raciocínio pelo cérebro.
    Também ela trás a experiência do Mato Grosso do Sul, cujo governador que serviu está todo encrencado com o Ministério Público de lá, vem também com a “bagagem” de Londrina onde a República Petista de lá (o marido Paulo Bernardo faz parte disso) é odiada pelo povo londrinense.
    Em Itaipu os funcionários de lá não querem nem saber de lembrar da passagem dela por aquela instituição.
    É Gleisi, o povo curitibano é exigente, é inteligente e não aceita enganação, por isso o seu fraco desempenho nessa campanha que te expõe mais, diferente daquela contra o Alvaro que você teve apoio de todo mundo até do Requião que não tava tão queimado quanto agora. Ah! Por favor, diga para os seus companheiros Vanhoeni, Samek e outros que se queimaram por sua causa, assim você não esquecerá deles no futuro.

  5. Conversa ruim esta. A senhora com pressão alta vai ter de conviver com o problema até morrer, porque pressão alta não tem cura, só controle. Este negócio de facilitar a utilização do terreno, favorece a favelização. Ela que vá para o Rio de Janeiro para conhecer o resultado. Quanto ao urbanismo, o Bairro Novo, onde está o Xapinhal, está quase todo asfaltado e urbanizado. Foi invadido com apoio do Requião e organizado pelo Lerner. Aprendam um pouco de história contemporânea.. Quanto à falta de creches, leiam a Gazeta do Povo de hoje. A falta existe, muito menor que no resto do País e reconhecida, portanto, vai ser resolvida. Esqueçam esta senhora, ela está sem discurso. Procura a agulha no palheiro, às vezes acha.

  6. Olhem só do que o Senado se livrou. Agora teremos que conviver com esta para-quedista alucinada em campanhas. Vai para Brasília assessorar o maridão, já que nepotismo não é problema para o PT.

  7. Luis Carlos (Break) Responder

    Tome vergonha nesta cara candidata do PT. antes respeitada politicamente agora ignorada viu o que dar ser bestinha.

  8. Sempre que fala sobre assentamentos, Greici usa a tática manjada dos petistas, quando na oposição. Dizem mentiras descaradamente. Se, a candidata procurasse verificar na prefeitura, coisa que não fará, obviamente, veria que essa administração atendeu cerca de 30 mil famílias e mais de 120 mil pessoas foram beneficiadas.
    Em seu próximo mandato, a partir de 2009, Beto Richa já tem projetos para atender milhares de familias que estão na fila da COHAB, com assentamentos e regularização fundiária.
    Em todas as obras de desocupação de áreas invadidas foram construídas casas, creches e escolas.
    Houve repasse de recursos do governo federal? houve sim. Temos que considerar também a contra-partida do município.
    Falam tanto do dinheiro federal e, volto a repetir: apenas 8,6% do que se arrecada em tributos federais retoma para Curitiba. Muito pouco para a 4a. capital do país.
    Dna. Greici, faltando menos de uma semana para a eleição, com os índices das pesquisas, peça o boné e de o fora. Vá para Brasilia, que é o assentamento do PT

  9. CONTINUANDO:
    E tem mais, dna. Greici:
    O nosso Brasil perde, por ano, 6% do PIB com a corrupção e fraude o que representa cerca de Cr$ 160 bilhões/ano.
    Quantas obras sociais seriam feitas com esse dinheiro que vai para o ralo.
    Ralo, não. Para o bolso desses corruptos do PT que os brasileiros bem os conhece e esperam punição compatível. Apesar de tudo, o Brasil todo ainda acredita na Justiça.
    E Chega…o Brasil não merece isso.

  10. Dona Gleisi, quer ganhar as eleições? Tem certeza de que quer ser prefeita de Curitiba? Da próxima vez que se candidatar, contrate alguma assessoria que CONHEÇA nossa Cidade. Isto aqui, Dona Gleisi, não é quintal do PT.
    Comece mudando de partido. O PT não tem cerne nem vocação para administrar cidade de gente.
    Tome nota disso. Engula essa pílula e da próxima vez não contrate assessores petistas para ajudar a ganhar eleição. Muito menos em Curitiba.
    Boa sorte da próxima vez.

  11. Se é invasão, não tem existência legal. Só deve usufruir DIREITOS quem paga por isso.
    Por menos que nos agrade, é área de propriedade de alguém. Se quem rouba, toma à força tem o mesmo direito de quem sua anos a fio para pagar prestações à COHAB, então fica liberada a bandidagem.
    Se a moça vai lá pedir voto a bandidos…

  12. É ISSO AI ZÉ DO COCO ESTOU CONTIGO E NÃO ABRO…. TUDO QUE VC FALOU É A MAIS PURA VERDADE!
    E GOSTEI DO QUE VC FALOU QUE AQUI NÃO É QUINTAL DO PT…. ESSA VAI PEGAR…. VALEU ZÉ DO COCO, VC SIM É CURITIBANO E SABE O QUE QUER P/ A NOSSA CIDADE SORRISO.

  13. Sabe dona gleizi, um dia com meu filho doente dentro do meu carro..fui impedida por uma manifestação do PT de chegar com ele ao hospital….. muitas outras vezes dona gleizi..fui impedida de chegar ao meu trabalho no norte do parana…porque os MSTs, via campesina e outros.. estavam impedindo a passagem dos motoristas nos pedágios…eles nunca estão armados dona gleizi..eles só portam..facões, machados, cabos de enxadas etc…e como eu todos só passavam quando autorizados por eles..a gente se sente ameaçada sim!!!
    Respeito a necessidade do ser humano…eles poderiam sim receber mais do imposto que pagamos…nós pagamos para que todo cidadão sejá respeitado….
    Mas eu não posso concordar, que o meu direito de atender meu filho ou de ir TRABALHAR seja desrespeitado…
    que pessoas invadam uma propriedade..use..desfrute..destrua..e se ache dona, e ainda sejam apoiadas por governantes….. não posso crer que esse seja o caminho para um país como o nosso!
    E dou graças a Deus porque Aqui somos mais atentos… e percebemos isso…

  14. Florisval Frutas Responder

    Gleisi é uma farsa que não deu certo, um trabalho de mídia mal eleborado e desastroso pela sua pouca capacidade!
    Certo está o Senador Flávio Arns, que nas eleições passadas foi usado e descartado, e nestas eleições ele se manteve alheio ao “PT de Curitiba” que abandonou a militância de lado e privilegiou os “marketeiros muito bem pagos” e que nada fizeram pela desastrosa derrota ser consumada!
    O PT de Curitiba e do paraná terá de ser reconstruído se quiser ainda pensar em futuro eleitoral!

  15. Enquanto a justiça não decidir o destino das terras invadidas, não há como se falar em titulaçao de propriedade, dona gleisi. Quem não respeita as leis é o PT, o apoiador das invasões a propriedades produtivas, dos quebraquebras em praças de pedágio e até no congresso nacional – lembra ainda dessa?

  16. Curitibana, obrigado. Sendo paulista de nascimento, vivi a maior parte da vida em solo paranaense. Que Deus abençoe esta terra onde tive minha oportunidade de trabalhar e viver condignamente. Ainda mais do que paranaense por adoção, sou curitibano de coração. Desde 1970 vivendo aqui, é impossível não amar Curitiba. Você e eu sabemos que Curitiba merece bons prefeitos. HOJE ninguém supera Beto Richa, não só em propostas, mas em trabalho já realizado. Por que não lhe dar mais uma chance, né? Vai ser a NOSSA chance. Depois, ele pode assumir o Palácio Iguaçu e repetir o bom trabalho feito por outros governadores, corrigir rumos e desacertos. E nosso querido Estado pode recuperar o terreno perdido por alguns governadores que só se preocupam em acabar com pedágio e mandar seus sicários pular catraca.
    O de que precisamos é passar a limpo os quadros em todos os municípios, reprisar os bons prefeitos e colocar no limbo aqueles que só tentaram desfigurar nossa cidade uns anos atrás.

  17. Sra. candidata, vc tem que esclarecer que as invasões de terra, ou tudo do genero, são financiadas pelo seu partido. Esse partido corrupto.

Comente