Uncategorized

Revista IstoÉ sobre Curitiba: “Beto Richa é um fenômeno”

Neste domingo a revista IstoÉ dá destaque à reeleição de Beto Richa. Na matéria que mostra os candidatos com grandes chances de vencer no primeiro turno nas capitais, Beto Richa é apontado como um dos fenômenos destas eleições.

No infográfico “Parque das Eleições”, a imagem de Beto aparece com a legenda: “Assim como carros potentes não precisam de retrovisor, o candidato disparou e não precisou sequer olhar para trás”.

Clique nas imagens para ampliar ou clique em “Leia Mais” para ler o começo da da matéria.

A um passo da maioria absoluta

De dez e 16 capitais poderão eleger seus prefeitos já no primeiro turno. Nas demais, a disputa deverá ser acirrada

Rudolfo Lago

Quando se concluir, na tarde do próximo domingo 5, o primeiro turno das eleições municipais, provavelmente os eleitores de dez a 16 capitais brasileiras já deverão conhecer os nomes dos prefeitos que governarão as suas cidades a partir de janeiro do ano que vem. As pesquisas apontam que nessas cidades é grande a chance de a eleição definir-se ainda no primeiro turno. As urnas de 5 de outubro deverão consagrar dois novos fenômenos eleitorais em seus Estados. Se as pesquisas estiverem certas, Cícero Almeida (PP), prefeito de Maceió, será o candidato proporcionalmente mais bem votado do Brasil. A última pesquisa do Ibope, publicada no dia 17 de setembro, aponta Cícero Almeida com nada menos que 81% das intenções de voto. O segundo fenômeno é o prefeito de Curitiba, Beto Richa, do PSDB, que, de acordo com as pesquisas, deve chegar ao segundo mandato com cerca de 70% dos votos dos eleitores da capital paranaense.

35 Comentários

  1. Acho que o grande erro da gleisi foi não ter acertado ($$$$) com a mídia e os blogs de curitiba – Não há um único sequer nessa cidade, que seja pelo menos imparcial e independente – todos parecem estar sentados no colo do Betinho – lamentável – Quase todos os meios de comunicação de curiitba hoje -falam bem do Beto e mal da gleisi – ou seja um Simulacro que com certeza pode influir nos resultados da eleição. A imagem vence o conteúdo – Pobre Curitibano e triste democracia….

  2. Não dá para negar, a gestão do Beto foi muito boa. Agora, com esta mediocridade na concorrência, me assusta ainda ter gente votando com esta ninguemzada (Gleisi, Moreira, Fábio e etc.). O Beto tem que estudar esta minoria, se são apenas os apaniguados detentores de cargos e os militantes cegos de sempre, ou se tem gente não atendida (sempre tem alguém, mas não muito). De todo modo, vai ganhar porque merece.

  3. A reportagem e as pesquisas demonstram o resultado de um administração austera, séria e competente realizada na cidade nos últimos 4 anos.

    Nada é por acaso. O trabalho pontual sempre prevalece, a consequencia não poderia ser outra, senão o 90% de aprovação.

    Parabéns ao prefeito pelo trabalho e aos cidadãos, que possuem maturidade para reconher o esforço.

  4. Fenômeno? Ué, administrar com competência uma cidade é assim tão extraordinário?
    Claro que o resto do País ainda não passou pelo processo civilizatório, ainda estão na fase mais inculta da arte de administrar para o povo e não para a curriola.
    ESSE é o segredo de Beto Richa: ele administrar a cidade olho no olho, procurando sentir o que a população espera que ele faça.
    Ao resto do País, um recadinho: isso costuma funcionar.

  5. Não acho que a administração do Beto tenha sido tão boa. Comparando com Graca, Jaime Lerner e Cassio, ficou bem atrás. Os maiores feitos dele, para mim, são na área social (atuação da FAS, contrução de CRAS, parcerias com Capes, etc.). A reforma da Praça Tiradentes, na Praça do Batel e revitalização do Paço Municipal também foram importantes.
    O trânsito está um caos as obras não foram bem direcionadas. Os rios estão mortos e não foi feito um plano de despoluição. O Centro está mal cuidado, os bairros afastados também. O transporte público pouco avançou nesses 4 anos.
    Mas, infelizmente os outros candidatos são muito fracos. Quem é louco de votar no Fábio Camargo? E no Moreira? A Gleise também não passa confiança. Na verdade não é que o Beto seja um fenômeno, os outros é que são muito fracos.

  6. O ZÉ CATETO DEVE ACHAR QUE DEMOCRACIA É TER QUE VOTAR NO CANDIDATO DELE,
    SE O POVO QUER O BETO É POR LIVRE ESCOLHA E NÃO POR IMPOSIÇÃO COMO VOCES QUEREM EMPURRAR GOELA ABAIXO UMA PESSOA QUE NÃO TEM HISTÓRIA NA CAPITAL.

  7. IMPRESSIONANTE a miopia dos jornalistas brasileiros de todas as matizes e bandas. Elogiam o BETO, como fenomeno de voto, mas não conseguem ver as CAUSAS REAIS da sua popularidade. Não foi sem causa que a SENHORA FERNANDA RICHA, foi colocada como apresentadora do programa da reeleição. Basta ir a qualquer bairro da cidade e conversar com as pessoas para sentirem o quanto ela ajuda o marido na sua estrondosa vitória. Tirem a Fernanda de cena, (ou seja, se ela não tivesse feito o que fez nos ultimos 3 anos frente ao FAZ) para ver se o marido teria a mesma aceitação que hoje tem em qualquer bairro da cidade? Claro que ela vai acompanhar o Beto no Governo do Estado, até porque o Beto sendo Governardor ela se torna inelegivel no Paraná. Mas que seria uma candidata praticamente imbativel para a prefeitura da capital, isso não se pode ter duvida alguma. Vamos fazer JUSTIÇA, politicamente correta é simpática e eficiente F E R N A N D A R I C H A.

  8. ZE CATETO AGAIN Responder

    Os comentarios acima comprovam a TESE – Beto segurou a eleição acertando com a midia $$$$ – inclusive com comissionados virtuais pagos para falar bem dele nos blogs.

  9. Luis Carlos (Break) Responder

    Quem fez o melhor pelo povo Curitibano durantes estes 3/2 só pode merecer do povo também a melhor votação da historia de Curitiba parabéns Prefeito BETO RICHA. Siga sua carreira com a mesma austeridade e honestidade na Admistração Publica v/c ainda será o melhor Governador deste Estado como foi o glorioso Ex-Governador José Richa.

  10. ” TESE,” furada, Zé Cateto!

    Ele acertou foi com os curitibanos na base de trabalho realizado.

    Não adiantou nada a Gleisi e o Paulo Bernardo investirem milhões na Gazeta,não melhoraram a imagem dela (Gleisi) e afundaram a credibilidade da gazeta.

    A mídia não tem o poder que você imagina, ela não vende produtos ruins.

  11. CURITIBANA !!!! Responder

    É ZÉ CATETO…..
    NÃOFOI O BETO RICHA QUEM PAGOU BEM $$$$$$ A MIDIA….PARA FALAR DA PESSOA DELE, ELE NÃO PRECISA DISSO, ELE VEM DE UMA FAMILIA MUITO BEM QUISTA PELA POPULAÇÃO CURITIBANA….É SO VER O HISTORICO DO PAI DELE !!! E O BETO NÃOPRECISA PAGAR NINGUEM VIRTUALMENTE PARA FALAR BEM DELE… JÁ OS OUTROS CANDITADOS, TEM ESTE COSTUME DE PAGAR PESSOAS P/ FALAR MAL E DIFAMAR O BETO RICHA, NA TELEVISÃO E VIRTUALMENTE….ISSO TEM UM NOME P/ ESSES TIPO DE COISAS É MAL CARATER…. PESSOAS QUE SÃO INCOMPETENTES NA VIDA PROFISSIONAL, E EM OUTRAS COISAS TBM…TEM CANDITADOS ( AS ) QUE FALAM DANDO MAL DO BETO RICHA…. MAS DEIXA PASSAR AS ELEIÇÕES… ESSES ,ESSES MESMO QUE METEM O PAU NO BETO RUCHA, VÃO SE ALIAR AO BETO RICHA, ASSIM QUE SAIR O RESULTADO DIA 05/10… PODE CRÊ … SR. ZE CATETO. ELES VÃO QUERER SE ALIAR AO BETO RICHA INCLUSIVE A SUA QUERIDINHA CANDITADA .E COMO O NOSSO QUERIDO PREFEITO BETO RICHA NÃO É DE GUARDAR MAGOA DE NINGUÉM….. AH!! O POBRE POVO CURITIBANO , VAI DAR A RESPOSTA NO DIA 05/10. AI VAMOS VER SE É TRISTE A DEMOCRACIA…..E AQUI NESTE ESPAÇO VIRTUAL…. NINGUEM FOI PAGO PELO BETO RICHA P/ FALAR BEM DELE, NÃO PRECISA.
    AQUI QUEM FALA BEM DELE FALA PQ RECONHECE E SABE DAR VALOR PELO TRABALHO QUE O BETO RICHA VEM FAZENDO….. CLARO QUE O POVO CURITIBANO SABE QUE TEM MUITA COISA AINDA POR FAZER EM CURITIBA…POR ISSO O BETO FICA !

  12. Pantro, parabéns pelo comentário. Pena que a miopia da maioria do povo não permite chegar a uma conclusão tão brilhante. Tem gente que prefere ficar no embate “PSDB X PT” e esquecem do bem de Curitiba.

  13. O Povo não é tão manipulado quanto alguns pensam, a grande maioria da população não lê jornais e muito menos tem acesso a internet e seus blogs da Cidade!
    A população de Curitiba teve nestes últimos 4 anos suas espectativas atendidas então não tem o porque de não agradecer o prefeito Beto Richa e agraciálo com a reeleição para que ele possa desenvolver mais 4 anos de trabalhos e Obras em parceria com a população da Cidade da Gente!

  14. Justiceiro: Concordo em genero numero e causa com Você!!! acertou em cheio!!! ,mas deve dizer tambem que o conjunto da obra esta bom….

  15. ZE CAETANO !!!!

    SEGUINDO A SUA LINHA DE RACIOCINIO VOCÊ RECEBE DINHEIRO PARA DEFENDER A BARBIE !!!!!!!!

  16. Recado à CURITIBANA – minha querida, no código da internet, o uso de letras maiúsculas significa que a gente está gritando. Desliga o caps lock do teu computador, menina.
    CATETO, ninguém paga pra blogueiro – ou vc recebe da Gleisi? Blogueiro expõe sua opinião pra ser apoiada ou criticada pelos seus leitores, que é o que acontece aqui. Teu eu, que defende o Beto porque acredita que ele é a melhor opção, e tem você, que defende a Gleisi. Se blog fosse pago, um de nossos comentários não estaria sendo publicado.

  17. Exatamente, “O Povo”. O povo não lê jornal, não acessa internet e odeia horário político. Como é que vai se informar sobre o que é melhor para Curitiba?

    As espectativas do povo resumem-se a asfalto na frente de casa. Basta ler uma reportagem da Gazeta de umas 2 semanas atrás: essa era a PRINCIPAL reinvidicação nas audiências públicas.

    O Beto fez o que o povo quer? Fez. Só não o que o povo precisa.

  18. Anderson, na sua opinião, o que é que o povo precisa? Admitindo que você esteja certo, que Beto Richa fez o que o povo quer mas não fez o que é preciso, abra o verbo aqui pra nós.
    Sinceramente, fiquei curioso.

  19. Se o Obama tivesse 75% das intenções de voto não seria chamado de “fenômeno”?

    Se a Gleisi Hoffmann tivesse 75% das intenções de voto não seria chamada de “fenômeno”?

    Se o Serra tivesse 75% das intenções de voto não seria chamado de “fenômeno”?

    Qual o problema em dizer que isso é raro? Vocês acham que esses índices aparecem todo dia?

    Não acho que Beto Richa tenha o mérito dessa votação toda. Isso é sim um referendo da população contra o Requião.

    Mas não admitir que isso que está acontecendo em curitiba é tão incomum que chega a poder ser chamado de “fenômeno”, aí isso é apenas negar a realidade.

  20. Vigilante do Portão Responder

    A Gleisi não acertou com a mídia? KKK
    E a Gazeta do Povo?
    Mais apoio do que o grande jornal do Paraná está dando para a campanha da candidata, só se der na 1ª página: VOTE NA GLEISI.
    O trato é o de que as propagandas da Caixa, Banco do Brasil, Petrobás e dos Ministérios (aquelas com o logo colorido, escrito BRASIL), todas serão veiculadas pela RPC e pelo jornal.
    Tabela cheia, desconto por fora – quem entende do assunto sabe do que estou falando- KKK
    Não faltou mídia, faltou conteúdo para a candidata; Faltou o povo achar que ela estava falando a verdade.
    Vejamos um exemplo: EU ESTOU INDIGNADA com a demora para consulta especializadas nos Postos de Saúde de Curitiba.
    MENTIRA, fosse assim, a candidata estaria INDIGNADA também com a demora do HC (do governo LULA) para realizar pequenas cirurgias, pois há filas de até 2 anos.
    Outra: É UM ABSURDO O GASTO DA PREFEITURA COM PROPAGANDA, sendo que o LULA gasta mais de 1 BILHÃO em propaganda e pasmem, no orçamento de 2009, assinado pelo maridão Paulo Bernardo, a rubrica PROPAGANDA teve um aumento de 32% em relação a 2008.

  21. Zé do Coco, legal da tua parte perguntar sem partir para um ataque sem sentido.

    Em primeiro lugar, não sou idiota pra achar que absolutamente nada “necessário” tenha sido feito pela atual gestão, que caminha a passos largos para a reeleição: houve uma melhora significativa nos atendimentos da saúde (com o aumento dos CEMUN´s, unidades PSF´s e unidades básicas). Isso não quer dizer que o assunto não esteja resolvido: por que “agendar” consultas por telefone somente agora, e não pensar nisso há 4 anos atrás? Por que não investir e valorizar os profissionais da saúde?

    O que é que foi feito em relação à segurança? Por picuinhas com o Requião (que é um imbecil), não se investiu efetivamente em segurança dos cidadãos nos bairros, não houve a tal integração entre a Guarda Municipal e a PM. E isso não é o que o povo precisa?

    Curitiba tomou um “banho de loja”. Algo necessário, sem dúvida. Binários muito bem construídos, que realmente melhoraram a circulação dos carros em Curitiba. Mas até quando? Só os binários e a Linha Verde não darão conta do imenso crescimento do número de carros circulando em Curitiba. Há quanto tempo o assunto “metrô” é discutido em Curitiba, que é um assunto muito mais “necessário” que os binários? Por que esse projeto anda a passos de tartaruga? Por pressão das empresas de ônibus? OK, então melhore, invista no sistema viário. Mas isso também não é feito. Apesar do Moreira ser um fantoche do Requião, não dá pra negar que há as tais “caixas pretas” da URBS. Enquanto isso, o povo anda enlatado dentro dos ônibus, que circulam em meio ao caos no trânsito.

    Há quanto tempo o assunto “aterro do Caximba” é discutido? O projeto “Lixo que não é lixo” estagnou. As campanhas educativas terminaram. O que fazer com o óleo de cozinha já utilizado? Jogá-lo ralo abaixo? Falta informação à população de como agir e nada foi feito nesse sentido.

    Tem gente que acha que se preocupar com a poluição dos rios é “secundário”. É esse pensamento imediatista que o povo curitibano tem (e não só Curitiba, o Brasil inteiro é assim). Acham ridículo o pessoal do PV simular uma “pescaria” no Rio Belém, e não se dão conta de que as águas poluídas trazem doença e enchentes.

    Alguém acha que a classe média se preocupa com o que é feito com o lixo? Claro que não, a única preocupação é colocar tudo numa sacola do Mercadorama, jogar na lixeira em frente de casa e dar R$ 5,00 pro lixeiro no Natal. Com o transporte público? Pra quê, se com R$ 200,00 por mês o cara financia seu carro e pode andar pra cima e pra baixo em Curitiba? Com a saúde de Curitiba? Parem, essa gente tem convênio médico e não precisa madrugar na fila pra conseguir uma consulta com um médico que ganha uma mixaria da Prefeitura e tem que trabalhar em 3 outros empregos. Com a segurança nos bairros? Basta dar cinquentinha por mês pro cara da moto apitar em frente de casa, arrumar um pitbull e colocar cerca-elétrica em volta da própria casa.

    Pra essa gente, “Fica Beto”.

    Curitiba perdeu há muito tempo a condição de “cidade ecológica” ou “cidade modelo” (apesar de dar consultoria para o Ministério da Saúde). Estacionou. Até regrediu. Mas o “orgulho de ser curitibano” é tão grande que nos recusamos a aceitar isso. Eu adoro Curitiba, é a melhor das capitais brasileiras (na minha opinião), mas está tornando-se uma metrópole comum. Com a reeleição do Beto, Curitiba estará 24 anos nas mãos do mesmo grupo (Lerner-Greca-Taniguchi-Richa, e não venham me dizer que o Bertoldi era o sucessor do Cássio porque é absurdo acreditar nisso). O quão democrático é isso? Eu aceito o voto do povo. Mas o quão instruído é o povo para realmente poder fazer uma escolha consciente? Peloamordedeus, o povo vota em quem está vencendo e bate no peito pra dizer: “Eu venci!”. Venceu uma ova! O povo troca o voto por um par de dentaduras ou cadeiras de roda. Tem um candidato a vereador aqui em Curitiba que, se fizer 1000 votos, ganha um aparelho de surdez que custa quase R$ 20 mil reais. Isso porque os seus votos fortalecem a legenda.

    O que o povo precisa é de educação. Lições de civilidade. Ou será que não precisa disso?

    Desculpe o texto longo e um tanto quanto utópico. Mas, de uma vez por todas, acreditar que o curitibano (ou paranaense, ou brasileiro) sabe votar é, pra mim, uma grande piada.

    A propósito, não sou petista. Sou apartidário. Não vou votar na Gleisi nem no fantoche Moreira. Não vou votar no Beto Richa nem no fantoche Lauro Rodrigues, nem no Fábio Camargo, nem no Meirinho, nem no “comunista” (é pra rir?) Gomyde. Nessas eleições (NESSAS), voto no Maurício Furtado, porque achei interessante as propostas do cara para a minha cidade. Se houvesse um segundo turno, votaria no Beto Richa. Ou em branco.

    Um abraço.

  22. Ao analisarmos as asministrações que passaram por Curitiba constatamos o crescimento da nossa cidade nas mais diversas áreas… O Beto Richa não foi o prefeito das Mega Construções Monumentais, mais sim o prefeito das construções fundamenteis… Creches, Escolas e Unidades de Saúde construídas e ampliadas… Números muito além dos assimidos em campanha… Dizem que o Beto não foi o “Prefeito dos Bairros”… Na verdade, ele foi muito mais que isso… Ele foi o prefeito para os bairros e para toda a população de Curitiba… Hoje ainda contamos com o melhor transpórte público do País… É certo que ainda há muito a avançar, nas todos nós sabemos que o Beto assumiu com a tarifa sendo uma das mais altas do país e sua atitude de manter o preço até agora fez com que tenhamos hoje a menor tarifa do transporte coletivo entre todas as capitais brasileiras… Isso sem falar que aqui em Curitiba temos a integração do transporte coletivo… E para melhorar essas condições os terminais de ônibus começaram a ganhar ampliações e reformas… Os armazéns da família… Os tantos programas de assistência social…. O premiado “Mãe Curitibana”… A melhor educação fundamental do país… E tantas outras coisas melhores em Curitiba do que nas maiorias das cidades brasileiras… Nestes últimos meses presenciei uma cena inusitada: Uma senhora, mais ou menos 70 anos, provavelmente saindo da Novena do Perpétuo Socorro, comenta con outra, mais ou menos 60 anos: “En toda minha vida nunca vi a prefeitura pedir paciência para a população pela quantidade de obras na cidade”… “Pois não é que é verdade! A gente só via políticos se explicando por não fazer as obras… O Beto nunca teve de se explicar por isso… Ele sempre fez o que Curitiba precisa!”… Nesta hora meu orgulho de ser curitibano aumentou e me emocionei ao ver a felicidade destas senhoras de poderem vivenciar uma administração séria e competente do prefeito Beto Richa!
    E ainda aparecem políticos de despensa, que nunca apareceram, ou que arruinaram os setores por onde passaram, dizendo que o Beto não fez nada por Curitiba… Dizem que a saúde pública está um caos…. Mas onde estão as melhores condições dos hospitais que dependem de verbas estaduais e federais para garantirem um atendimento de qualidade para os pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde?… Dizem que as consultas especializadas demoram… Mas as Unidades de Saúde encaminham para os hospitais e os pacientes esperam meses para fazerem os exames necessários nos hospitais!… Por quê não falam a verdade e assumem que a saúde pública está um caos no país e no estado, e que a prefeitura de curitiba está fazendo, e muito bem, a sua parte…
    Mas por hoje fico assim, indignado com os manifestos errôneos a respeito do Beto Richa e também emocionado ao ver nas pesquisas (verei nas urnas também) que 90% da população de Curitiba aprova a administração do nosso Prefeito!
    Parabéns Curitiba e a nós curitibanos pelo pleno exercício da cidadania ao manifestarmos nosso apoio e confiarmos nosso voto a uma pessoa de caráter e respito, que muito lutou e sempre lutará por nossa cidade…
    Um abraço a todos e até a vitória… Beto Richa 45!

  23. BOM EU GOSTARIA EM PRIMEIRO LUGAR RESPONDER A ( SRA. IRENE )
    QUE NÃO É SÓ EU QUE ESTOU ESCREVENDO EM LETRAS MAIUSCULAS, SE A SENHORA OBSERVAR TEM ALGUMAS PESSOAS ESCREVENDO COM LETRAS GRANDES….
    E NEM TÃO POUCO ESTOU GRITANDO, ACHO QUE A SENHORA , ESTA EQUIVOCADA. E MUITO OBRIGADA POR ME CHAMAR DE MENINA, FICO MUITO FELIZ QUE COM OS MEUS 42 ANOS ALGUEM AINDA ME CHAMA DE MENINA, MUITO OBRIGADA A SRA. IRENE. E EM SEGUNDO LUGAR GOSTARIA DE RESPONDER AO (ANDERSON ) EU E MINHA FAMILIA JAMAIS TROCAMOS OS NOSSOS VOTOS OU VENDEMOS POR TROCA DE ALGO QUE O SR. CITOU.. PRA MIM ISSO FOI UMA OFENÇA. !! EU E MINHA FAMILIA VOTAMOS NOS CANDITADOS,
    SEM TROCAS…MUITAS DAS VEZES ANULEI O MEU VOTO P/ VEREADOR, DEPUTADOS PQ NÃO VI A VERDADE NOS OLHOS DOS CANDITADOS… ACHOMELHOR O SENHOR REVER O QUE SR. ESCREVEU SOBRE O VOTO..
    AH!! SRA. IRENE ESTOU ESCREVENDO SEM GRITOS…. UM BEIJO MINHA QUERIDA !

  24. 1. “(…) Hoje ainda contamos com o melhor transpórte público do País (…) E tantas outras coisas melhores em Curitiba do que nas maiorias das cidades brasileiras(…)A melhor educação fundamental do país (…)”

    Isso, vamos continuar comparando Curitiba com Maceió, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília. Parem, não tem comparação. Curitiba foi planejada para ser diferente. Tem que comparar Curitiba com grandes cidades alemãs, holandesas, canadenses, francesas, espanholas. Olhar pra o futuro e não ficar satisfeito pelo fato de ser relativamente bom comparado à realidade brasileira.

    2. “(…) Os armazéns da família… Os tantos programas de assistência social…. O premiado ‘Mãe Curitibana’ (…)”

    Mente quem disser que algum desses projetos foi criação do Beto. Nem a Linha Verde foi projeto dele: foi uma reciclagem do “Eixo-Metropolitano” do Cássio. O engraçado é que exaltam os programas de assistência social da gestão “Beto” e reclamam dos programas de assistência social da gestão “Lula”. Quanta incoerência.

    3. “(…) Nestes últimos meses presenciei uma cena inusitada (…)”

    Minha esposa presencia cenas inusitadas todos os dias ao ir trabalhar em um dos 24 Horas da cidade, numa das regiões mais pobres da cidade. Falta de médicos, falta de enfermeiros, pouca valorização do servidor público, além do costumeiro assédio moral para apoiar a reeleição, dinheiro tirado do próprio bolso para dar um mínimo de organização ao posto de enfermagem.

    Eu presencio cenas inusitadas todos os dias: ônibus lotados, enfrentando um trânsito caótico. Vejo rios sujos, exalando fedor quando de um dia de calor. Vejo catadores de papel que fazem o trabalho que a Prefeitura deveria fazer e que, apesar disso, não tem o devido tratamento e respeito como retorno.

    4. “(…) E ainda aparecem políticos de despensa, que nunca apareceram, ou que arruinaram os setores por onde passaram, dizendo que o Beto não fez nada por Curitiba (…) Por quê não falam a verdade e assumem que a saúde pública está um caos no país e no estado, e que a prefeitura de curitiba está fazendo, e muito bem, a sua parte (…)”

    Nesse ponto, concordo contigo.

    5. “(…) Mas por hoje fico assim, indignado com os manifestos errôneos a respeito do Beto Richa e também emocionado ao ver nas pesquisas (verei nas urnas também) que 90% da população de Curitiba aprova a administração do nosso Prefeito! (…)”

    Uma última vez: A reeleição do Beto com números tão altos não se deve somente à sua aprovação popular. Deve-se à inércia da oposição. O grupo de oposição à atual administração de Curitiba é fraquíssimo. Há diversos problemas em Curitiba e a oposição simplesmente tem medo em mostrar esses problemas e passar a impressão de que está criticando a cidade, não a administração. E, de certa forma, há alguma razão nisso: o “cidadão” curitibano não tem inteligência suficiente pra distinguir uma coisa da outra. Uma pena.

    E, Dona Curitibana, com todo o respeito que devo a uma pessoa mais velha que eu, reafirmo minha opinião: o povo (de maneira geral, havendo algumas exceções) troca seu voto por par de dentaduras, óculos, cadeiras de roda e anti-pó. Ou por binários, Linha Verde, postos de saúde construídos perto de casa, achando que o Prefeito ou Vereador está fazendo um favor. E assim o povo vai sendo enganado, manipulado.

    De qualquer forma, nem tudo são espinhos. Beto fez uma gestão relativamente boa, comparado aos últimos 8 anos de estagnação do governo Taniguchi. Curitiba é melhor que qualquer capital do Brasil. Entendam que as críticas são na intenção de recolocar Curitiba como uma “cidade-modelo”, não apenas “criticar por criticar”.

    Um abraço.

    anderson_correa_silva@yahoo.com.br

  25. RESPOSTA AO ANDERSON**
    só que vc esta generalizando, quando diz que
    o povo troca o seu voto,por dentaduras, cadeiras de rodas,e oculos…. se vc esta generalizando,então isto significa que vc tbm troca o seu voto pelo que vc citou aqui…..cadeiras de rodas, dentaduras??? é isso mesmo ??

  26. Curitibana, apenas entenda que, se a população não trocar seu voto por óculos, cadeira de rodas, dentaduras, trocará por binários, trincheiras, postos de saúde, asfalto na frente de casa… Na prática, não há diferença alguma entre uma coisa e outra.

    Espero que tenha entendido. Não é difícil.

  27. Daniela Bonamigo Zup Responder

    Gastando mais de 80 milhões em propaganda, era de se esperar… Será que a Istoé veio à Curitiba ver as filas nos postos de saúde? Será que foi apurada a falta de vagas em creches? Em uma Curitiba para “inglês ver” realmente faz sentido a aprovação do Beto Richa…

  28. É isso aí Daniela. A Isto É com certeza fez a reportagem num domingo. Claro que o Beto tem seus méritos..mas, convenhamos as coisas não são bem assim, acredito que a maioria sequer conhece a realidade de qualquer bairro mais afastado do centro, nunca precisou utilizar o maravilhoso transporte coletivo, nem creche para seus filhos, nem dos famosos “postinhos” e muito menos da Maternidade “Mater Dei”, então,menos…

  29. Ze Cateto, tenha paciência, todo mundo colhe o que planta, se o Beto fez o bem, ele colhe o bem. De tempo ao tempo e aguarde a vez da Sra. Gleisi, vamos ver se um dia ela conseguir chegar lá, qual será o seu índice de aprovação. Ser Prefeito é como em qualquer profissão, tem os bons e os ruins, o Beto se elegeu como bom. Imagine que na minha cidade que é Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba, a atual gestora Nelise que é do mesmo partido do Beto Richard, não conseguiu fazer nada pelo município, por isso não irá se reeleger, pois o povo não é bobo. Então Zé Cateto, tire o ódio do seu coração, e agradeça por Curitiba continuar com um Prefeito igual ao Beto, onde você e sua família serão beneficiados, e terão um futuro garantido. Não podemos ser ignorantes, e agredir o que é certo. Agora pare de resmungar, e deixe o Beto trabalhar.

  30. RESPOSTA AO ANDERSON !
    entendi sim…e quero ate pedir desculpas,pois não li corretamente o que vc tinha escrito, ** o povo (de maneira geral, havendo algumas *exceções) troca seu voto por par de dentaduras, óculos, cadeiras de roda ….me desculpe foi uma falta de atenção minha…

  31. Marcos Drischel Responder

    E AGORA? O BETO TRABALHOU?

    Linha da vergonha verde
    Se essa foi a plataforma do candidato, pode perder a esperança, se abandonou os bairros que estão que é só buracos, mais que dobrou o orçamento da linha verde de 80 para milhões de dolares para $181,isso sem contar com saneamento e trincheiras, ainda não sei como é que conseguiu ficar prefeito,sem médicos, sem revitalização do Rio Belém, promessas não cumpridas, abandono do total curitibano, é melhor eu parar por aqui senão tenho um infarto de tanta vergonha, imaginem o que fará se for Governador

Comente