Uncategorized

Sutileza da pauta da Gazeta do Povo é de elefante em loja de cristal

No mínimo, estranho. Constrangedor. Só os néscios não perceberiam a tentativa de relacionar a atividade da Prefeitura com empresas doadoras de campanha. Todas as pessoas que receberam a pauta da Gazeta que pede esclarecimentos sobre situações que remontam a 2005, 2006 e até mesmo a 2001, entenderam onde a reportagem queria chegar. Ora, pois, ponha sutileza nisso.

Eis a “pauta” da Gazeta, enviada a funcionários da prefeitura. A sutileza da pauteira é de cabo de esquadra.

“Conforme contato por telefone, seguem algumas questões, para esclarecimento:

1 — Como ficou o processo das placas de sinalização turística para eventos da ONU, em 2006, que custaram R$ 9 mil cada uma e foram alvos de investigações?

2 — Em 2005 foi publicado na imprensa que o volume de repasses da Prefeitura de Curitiba à Cavo cresceu 21% em um ano. Por quê?

3 — Também em 2005, o presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, pediu a abertura de uma investigação criminal contra a Prefeitura de Curitiba pela prorrogação do contrato temporário firmado com a Cavo. Como ficou a situação?

4 — Como se dá a parceria com a Piemonte Construções e Incorporações Ltda, que realiza empreendimentos habitacionais da Cohab? Qual o número da licitação?

5 — Qual o número da licitação para a obra de reforma da Ópera de Arame, em 2006?

6 — A Risotolândia Indústria e Comércio de Alimentos Ltda foi alvo de uma investigação determinada pelo TCU por suspeita de superfaturamento, em 2001. Ela continua prestando serviços à prefeitura?

Obrigada.

57 Comentários

  1. Mas que coisa, ninguém pode falar nada de mal do Betinho que os perdigueiros já saem em sua defesa? Ah, se fosse com o Requião iriam falar que a pauta estava fraquinha e que não tinha nada tendencioso. Nos poupem…

  2. Mohamed Pataxó Responder

    Não é de hoje que a Gazeta do Povo é um jornal VENDIDO aos interesses financeiros. Fez acordo com o Paulo Bernardo e recebe muita verba para publicidade do GOVERNO FEDERAL, vai atacar quem? o Lula, que é o patrão? O Requião já não da mais IBOPE e nem verba suficiente. Então vamos atacar a prefeitura de Curitiba na pessoa do Beto Richa. Vou CANCELAR a minha assinatura dessa imprensa MARROM hoje mesmo. Sr.Paulo Pimentel, Sr Rodrigo Barrozo não se vendam assim como a GAZETA fez…é muito feio.

  3. Estranho que a prefeitura vaza informações como esta e os blogueiros comentam apenas como se fosse uma suposta pauta da oposição. O jornal quer saber e tem direito de perguntar, ou não tem? E a falta de ética de quem vazou a informação, não é contestada? De quem foi o jogo sujo, afinal?

  4. Ricardo, se os casos remontam de 2001 a 2006, porque so dois dias antes das eleições esta pauta?, não somos perdigueiros, somos coerentes e não somo burros para acreditar que de repente a “moralidade” bateu as portas da gazPTona….

  5. P(a)uta Eleitoral Responder

    A Gazeta por muitos milhões, haja verdes razões federais, está a serviço do governo do PT e de seus candidatos!

  6. Se ele fosse a Advogada responderia pela falta de ética na OAB.

    Jornalistas não tem algum orgão regulador? Isso depoe contra toda a classe de jornalistas.

  7. Gazetumba, jornalismo pra você é palavrão! Vão ser tendenciosos lá na casa do capeta…

  8. Eta jornal vendido, jornalzinho sem vergonha. Quem dá mais? dou-lhe 1, 2, 3 vendido para os mensaleiros CORRUptOS.

  9. Nos envergonha um jornal como a gazeta do povo, vendida pro PT faz tempo via anuncios carissimos das estatais, como ITAIPU =…. Bco do BRASIL e Cx ECONOMICA…EletroBras….com a turma atras das grandes mesas destas instituições, vergonhoso pra este jornal ainda se dizer independente quando mama ainda no governo do estado atraves de Bob Requi por que se não o GOVERNO vai fazer como das outras vezes mandando o MST la pro pedagio de são luis do purunã ássustando os filhos do Lemanski com possivel invasão dos sem terras….ja aconteceu isso, por que o jornal não conta as passagens desta turma nas entranhas de Itaipu que tem muito o que nos mostrar e eu como cidadão gostaria de saber, o mesmo acontece com a publicidade dos dois governos do estado e do federal, com os repasses com quem fica? e quanto vai, pra onde se destina….e quanto se perde pelos caminhos…..os contratos não cumpridos pra se originar demandas com isso muitos escritórios fazem a festa, naturalmente as nossas custas, gostaria de saber bem como muitos pessoas tambem gostariam de ter ciencia disto, destes fatos….mas isso ja não é interessante pois o alvo agora é o BETO seguramente re-eleito e potencial governador no futuro então vamos tratar de pressionar agora pra garantir a verba futura!!!!! UMA VERGONHA!!!!!! Gazeta do POVO um jornal vendido e MAL INTENCIONADO!!!!

  10. Por essas e outras razões é que cancelei minha assinatura da Gazeta do Povo e fiz uma assinatura do Jornal Estado do Paraná, e estou muito contente com o conteúdo do Jornal que escolhi!

  11. Isso não é Jornalismo ou é ?
    A Sra. Bruna Maestri Walter é Jornalista ou Repórter Fotográfica?
    Se o Dr. Francisco não estivesse tão doente, e a frente do Jornal Gazeta, isso não aconteceria, mas como a filha Maria Amélia é uma “negociante” incansável, vende até a alma do pai se achar conveniente!

  12. Faz mais de ano que a gazeta vendeu parte para Para Paulo Bernardo pensando nas eleições de agora 2008 e tendo em vista 2010. E agora vem com essa choradeira ? Que falta de competência desse jornal ou melhor jornaleco vendido.A Gazeta só perdeu com isso e vai perder muito mais se continuar nas mãos de petistas.

  13. A cada comentário, vou repetir: sou apartidário. Meu pensamento é livre, não é ditado. Não me coloco a favor do PT, PMDB, PSDB nem a seus candidados.

    Dito isto então, para pensar: se a Gazeta é tendenciosa contra o Beto Richa (e não estou afirmando que não é), seria a Gazeta TAMBÉM tendenciosa contra o Requião (TAMBÉM não estou afirmando que não é)?

    Em miúdos: teria o Requião razão quando diz “A Gazeta do Povo mente”?

  14. Gazeta Independente?????? Viva o Estadinho e a Folha, Jornais com J maiúsculo de Jornalismo, onde as pautas, em sua maioria, nascem na maternidade da redação e não na conta bancária do departamento comercial. Pelo mesmo caminho está indo a TV Paranaense. Uma pena, uma pena…

  15. O que será que aconteceu? a gazeta sempre defendeu o Beto. Será que ele cortou a verba de publicidade e eles resolveram publicar a verdade sobre as maracutaias da prefeitura de Curitiba?
    Curitiba é apresentada pela mídia (paga é claro!) como uma obra perfeita, podendo ser até comparada a uma obra de arte de um pintor famoso, talvez um Leonardo Da Vinci.

  16. MANDA A GAZETA VER O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA REFINARIA DE ARAUCÁRIA? ALEM DE RESIDUOS DE CONSTRUÇÃO…. DINHEIRO COM A PÁ TAMBEM……OBRAS COM VALORES ASTRONOMICOS SOMAM 12 BILHÕES DE REAIS……

  17. Fora Gazeta do Povo, você já foi um Grande Jornal, hoje não passa de um Jornal Grande sem credibilidade e sem respeito perante a opinião pública!
    Vendeu-se aos Petistas por 80 milhões de reais, e sua dívida junto ao BNDS foi renegociada generosamente com juros de pai para filha! Uma Vergonha e escândalo!
    O Jornal Impacto do Feder vai adorar uma matéria neste sentido!

  18. Não posso imaginar este tipo de preocupação com um jornal q as 19 horas já se encontra nas bancas com data para o dia seguinte; me poupem! Vcs ainda o leem?

  19. A gazeta agora só tem jornalistazinhos de meia tigela como essa Bruna, que devem ter sido eescolhidos a dedo pelo Caio Barsotti.

    O que esse Barsotti que era o segundo de Gushiken quando a Secom ainda tinha o status de ministério, faz aqui?? Hein jornalista Bruna??

  20. Ainda bem que cancelei minha assinatura da gazeta! que vergonha Ana Amélia! O Guilherme tenho certeza que não compartilha dessa baixaria!!!

  21. Não quero botar mais lenha na fogueira, mas pelo que me recordo um dos maiores anuncinates da Gazeta do Povo é a prefeitura. A jornalista é profissional e apenas obedece ordens. Se existe realmente má intensão na pauta é por parte da direção. Ou quem sabe a prefeitura não pagou as últimas divulgações e agora a direção da RPC resolveu cobrar a fatura.

  22. Os Filhos de Chico! Responder

    A GAZETA NÃO REPRESENTA MAIS NADA NA OPINIÃO DO POVO DO PARANÁ, PERDEU SUA CREDIBILIDADE A MUITOS ANOS, HOJE NEM PARA ANÚNCIO SERVE!

  23. Não Pia da boca!! A Gazeta está totalmente a serviço do PT!! E os jornalistas de lá são todos simpatizantes dos corruPTos!!

    Esse jornal me dá nojo!!!!

  24. rodolfo panegiricus Responder

    Aguardo uma resposta da prefeitura para as seguintes questões:

    1 — Como ficou o processo das placas de sinalização turística para eventos da ONU, em 2006, que custaram R$ 9 mil cada uma e foram alvos de investigações?

    2 — Em 2005 foi publicado na imprensa que o volume de repasses da Prefeitura de Curitiba à Cavo cresceu 21% em um ano. Por quê?

    3 — Também em 2005, o presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, pediu a abertura de uma investigação criminal contra a Prefeitura de Curitiba pela prorrogação do contrato temporário firmado com a Cavo. Como ficou a situação?

    4 — Como se dá a parceria com a Piemonte Construções e Incorporações Ltda, que realiza empreendimentos habitacionais da Cohab? Qual o número da licitação?

    5 — Qual o número da licitação para a obra de reforma da Ópera de Arame, em 2006?

    6 — A Risotolândia Indústria e Comércio de Alimentos Ltda foi alvo de uma investigação determinada pelo TCU por suspeita de superfaturamento, em 2001. Ela continua prestando serviços à prefeitura?

  25. Eu tinha uma simpatia pela Gazeta do Povo ,e eu leio todos os dias, mas agora fique triste em saber que Gazeta é PT. Ou se vende para quam paga mais.

  26. Tanto a Gazeta como a TV, RPC notícias fizeram um péssimo negócio em apoiar o partido mais corrupto do Brasil. A indepência foi pro ralo e a credibilidade idem. Foram muito bem pagos mas fizeram um papelão que vai custar mais caro, portanto lucro zero. E a TV Cultura, com apoio cego e interesseiro do Governo federal e estadual está um lixo.
    Mas o povo do Paraná não é bobo.

  27. Frederico Giusti Responder

    Vergonhosa essa postura da Gazeta do Povo. Essa jornalista que imagino, por nunca ouvir falar dela, esteja iniciando sua carreira, mancha seu nome e de sua família por se prestar a um papel desse. Caso ocorridos anteriormente só agora vem a ser apresentados? Justo nesse momento que antecede uma eleição? É rídiculo se não fosse anti-ético do ponto jornalístico.
    A jornalista e a Gazeta do Povo se lambuzam na lama dos interesses financeiros promovidos pelo dinheiro público federal (de impostos que nós pagamos) injetados no jornal através de publicidades públicas. Precisamos conhecer em relaório detalhado, o quanto a gazeta do povo (deverá sempre a partir de agora ter escrito o nome em minúsculo) recebeu nos últimos 5 anos, ano a ano, de recursos da prefeitura, do governo estadul e federal (inclusive do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Petrobrás e outras)!
    Quanto a jornalista, não sei se fica melhor para ela essa situação, pois assim ganha um cargo público (pago por nós) de assessoria petista, mas como jornalista no sentido mais exato do termo, está maculada.

  28. PETISTAS QUAN DO VÃO PARA O CAMINHO DA DERROTA POPULAR OU DE INTERESSES FINANCEIROS FAZEM DE TUDO! DEVEREMOS SEMPRE LEMBRAR DA FARSA DO DOSSIÊ CONTRA O SERRA, O FHC, DO MENSALÃO, DA MORTE ATÉ HOJE NÃO EXPLICADA DO PREFEITO CELSO DANIEL, DO ENRIQUECIMENTO ESPETACULAR DO FILHO DO LULA, O LULINHA, DOS DÓLARES NA CUECA E OUTROS CASOS ESCABROSOS.
    CHEGA DEES PR STALINISTA E GOLPITA.

    E A GAZETA DO POVO SE ALIANDO DESSA FORMA TÃO PEQUENA, MESQUINHA E NADA PATRIÓTICA.
    DIGNIDADE JÁ!

  29. Espero resposta da Gleisi para as seguintes perguntas (por que a Gazeta não as fez?):

    1 – Levou a assinatura da ex-diretora financeira o aditivo bilionário com a Voith Siemens, para reparos nos hidrogeradores da Itaipu?

    2 – Qual a real participação de Valdo Zanetti em contratos com a usina e qual o “apoio” que ele oferece a candidata do PT?

    3 – Do consórcio construtor que está duplicando a Refinaria Getúlio Vargas (R$ 5 bilhões no rol das super-suspeitas obras do PAC), quantas empresas doaram em 2006 e quantas repetirão a bondade em 2008?

    4 – Qual o critério do milionário investimento publicitário do Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaipu Binacional, entre outras estatais nos veículos de comunicação do grupo RPC? Os belos olhos do Caio Barsotti?

    5 – Qual o critério para escolha da seguradora de Itaipu (contrato bilionário)?

    6- Por que a sra e o Samek se recusam terminantemente a permitir qualquer fiscalização nas contas de Itaipu?

  30. Já que a Secretaria Municipal de Comunicação não respondeu à Gazeta, podia responder por aqui:

    1 — Como ficou o processo das placas de sinalização turística para eventos da ONU, em 2006, que custaram R$ 9 mil cada uma e foram alvos de investigações?

    2 — Em 2005 foi publicado na imprensa que o volume de repasses da Prefeitura de Curitiba à Cavo cresceu 21% em um ano. Por quê?

    3 — Também em 2005, o presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, pediu a abertura de uma investigação criminal contra a Prefeitura de Curitiba pela prorrogação do contrato temporário firmado com a Cavo. Como ficou a situação?

    4 — Como se dá a parceria com a Piemonte Construções e Incorporações Ltda, que realiza empreendimentos habitacionais da Cohab? Qual o número da licitação?

    5 — Qual o número da licitação para a obra de reforma da Ópera de Arame, em 2006?

    6 — A Risotolândia Indústria e Comércio de Alimentos Ltda foi alvo de uma investigação determinada pelo TCU por suspeita de superfaturamento, em 2001. Ela continua prestando serviços à prefeitura?

    Tem como responder?

  31. Quero só ver se a Gazeta do Povo, terá a cara de pau de comentar essa nota, ou pior, de publicar a matéria desvirtuando os fatos a seu favor, vamos aguardar até que ponto chega o mau caratismo desse veículo de comunicação!
    Todos atentos aos lances!
    Meus pesames a “Jornalista” Bruna Maestri Walter.

  32. A leitura da Gazeta deveria de ser boicotada por todos que preservam o bom Jornalismo e a liberdade de imprensa sem tendência ideológica ou recompensa monetária!

  33. É, pelo jeito o ditado perguntar não ofende, não vale para esse caso. Basta a prefeitura responder à Gazeta e tudo é esclarecido. Ou não???

  34. GAZETA DO POVO = DESCRÉDITO DO POVO DE CURITIBA E DO PARANÁ.
    SIMPLESMENTE PELO ACORDO FEITO COM O PARTIDO DOS TRABALHADORES, O MAIS CORRUPTO DE TODOS OS TEMPOS DO BRASIL.

  35. Jornalismo não é isso que a Gazeta faz, isso pode ter qualquer nome, menos Jornalismo!
    E pegam normalmente estes jornalistas iniciantes, para lançar-lhes na fogueira dos interesses comerciais dos donos do Jornal!

  36. gazeta: 100 mil leitores (e caindo a cada ano)
    beto richa: 700 mil eleitores (e subindo a cada ano)

  37. Cancelei minha assinatura da Gazeta e não leio mais esse péssimo jornaleco em que se transformou, após a injeção de (R$) do esquema com o PT/Governo Federal em Propagandas!

  38. Entrei no site da RPC, para ver as notícias e a chamada do horário eleitoral “Gleisi pede 2º turno”. Manchete tendenciosa, porque depois na matéria, coloca que todos os candidatos, exceto o Beto, pediram 2º turno. Deu para sentir?

  39. nossa mas vcs eleitores do beto não gostam da verdade?nada disso é mentira inclusive a risotolandia tem envolvimento com o ex prefeito casssio

  40. Cito aqui a nota da chefia de redação da Gazeta a propósito desta matéria:

    “É lamentável o vazamento das perguntas que fizemos à assessoria do candidato, e tão somente à assessoria do candidato/prefeito.”

    Isso não é política?

  41. Vigilante do Portão Responder

    Então jornalismo é assim. “as perguntas eram para o candidato, não para serem divulgadas”
    Jornalismo, para os Srs. da Gazetona não lembra nada, como “divulgação”, por exemplo?
    De que serve uma notícia se ela não é divulgada?

  42. VIGILANTE DA 147 Responder

    Será que ela não tem interesse de noticiar sobre os Cartões Corporativos do Gov. Federal, dizendo os gastos da família Silva, como também o rápido enriquecimento do molusquinho, ah, a questão do Pré-sal que já era conhecido pela Petrobrás há mais de 15 anos atrás e hoje o governo divulga dando a impressão que a descoberta é recente.
    Por isto e por muito mais VAMOS SAMBAR !!!

  43. Caro Ricardo, vc aprendeu muito bem com esse bando de canalhas do PT e do PMDM, que coisa feia isso, vcs colocam isso a dois dias antes das eleições, que coisa antiga, vcs pensam que o povo é ignorante como vcs, que acreditam em politicos falastrões como os do partidos de vcs, façam denuncias no periodo que aconteceu, não a dois dias da eleição. Gostaria de saber onde vc consegue ter tanta imaginação, vc deveria trabalhar no circo, va pra casa cuidar da tua vida, Vcs não tem competencia para administrar uma cidade, nós curitibanos não queremos essa podridão dos partidos do pmdb e pt. Va se catar. Tem outra, não sou funcionário publico, sou sim um pequeno empresário que amo minha cidade e espero nunca ter que ver ela na mão de irresponsáveis e falastrões.
    Dia 5 vitória certa

  44. Gazeta do Povo; Diário Oficial do PT. Ou de quem pagar mais, é claro. Ou seria É CARO?
    Caro e pago com os nossos impostos.
    Ei Chavez Requião, pede pra sair! E aproveita e leva a PTzada corruPTa junto.

  45. Que legal, um jornal envia perguntas a um candidato e o que vemos? 44 comentários desancando a jornalista. Bem “diferente” o conceito de “democracia” neste lugar. Pra dizer o mínimo.

  46. Achei simplesmente absurda essa nota, absurdo é pouco para explicar quanto foi infeliz este post. Antes que digam que sou pró ou contra Gazeta do Povo, pró ou contra Beto, pró ou contra Gleisi, não sou nem um, nem outro. Sou jornalista e trabalho em uma empresa concorrente da Gazeta. Não quero dar lição de moral em ninguém, espero que a consciência dos blogueiros já lhes acusem bastante, apenas gostaria de fazer algumas considerações: Em primeiro lugar, perguntar sobre essas questões é, antes de mais nada, função do jornalista. Fiscalizar o uso do dinheiro público é ao mesmo tempo um direito e um dever de cada cidadão. Se os órgãos públicos mantivessem um nível de transparência ao menos aceitável, não haveria necessidade destes questionamentos, mas essa não é a realidade. Em segundo lugar, pelas perguntas é impossível determinar qual será o enfoque da matéria e é ainda mais impossível afirmar que essas perguntas não foram feitas a outros candidatos, que são tendenciosas ou que se destinam a uma reportagem tendenciosa. Grande parte do que foi dito, portanto, não passa de suposição. Aos jornalistas não é preciso dizer o quanto supor coisas é perigoso. Publicar suposições, ainda mais sem ouvir todos os lados, é antiético.

    Mas, ainda que tudo o que afirmaram sobre a intenção da pauta seja verdade, vocês conseguirão dormir tranqüilos sabendo que expuseram de uma forma tão covarde, cruel e desnecessária uma profissional, uma colega de trabalho? Ainda que quisessem questionar a postura da Gazeta do Povo, sua ética ou linha editorial consideram justo atacar exatamente o elo mais fraco da cadeia, uma repórter que só estava fazendo seu trabalho e que, no ir e vir da vida, pode mais tarde ser sua colega, compartilhando um mesmo ambiente profissional? Eu não conseguiria e espero sinceramente que vocês também não consigam.

  47. É triste ver que a Gazeta do Povo, em pouco tempo, vai virar jornal de classificados e editais. Vai perdendo devagar e sempre, às vezes mais rápido, a sua credibilidade. O Dr. Francisco, tinha orgulho do jornal com mais páginas impressas que o Estadão no Domingo. Espero que ele não veja a venda oficial do jornal, porque a locação, pelo visto, já está ocorrendo.

  48. A GAZETA COMETEU O ATESTADO DE INDEPENDÊNCIA PRÓ PT, FORAM E CONTINUAM SENDO MUITO INFELIZES, POR QUE SERÁ QUE A LEITURA DO JORNAL CAI A CADA MÊS? NA CONTRA MÃO DO QUE OCORRE EM OUTROS JORNAIS PELO BRASIL!
    FALTA DE CREDIBILIDADE E DE IDENTIDADE, E VENDERAM-SE AO PODER ECONÔMICO DO PARTIDO POLÍTICO DE PLANTÃO NO GOVERNO FEDERAL!
    GAZETA VAZIA, GAVETA (R$) CHEIA!
    JORNALISMO CORRUPTO BY PT!

Comente