Uncategorized

José Daniel, o Jacaré, quer debate aberto no PT

O debate interno no PT promete, o que devolve o partido à vida democrática, e o que é melhor, sob o olhar público, como defende uma corrente disposta a encarar a realidade e a enfrentar o trabalho de reconstrução.

O texto que segue é do militante histórico José Daniel, o Jacaré, que tece suas preocupações e aborda justamente a questão do debate público, amplo e democrático versus os que preferem a conversa de confessionário e descem o pau na imprensa como se o PT não fosse instituição pública e exposta ao mundo para o bem e para o mal. Aí vai o texto do Jacaré em resposta ao Floris, Florisvaldo Souza, o secretário geral do PT do Paraná.

Depois de receber um email do Floris, eu é que fiquei preocupado. A certa altura do texto, ele diz: “Estou escrevendo este texto porque me causou muita preocupação as opiniões e debates levados por filiados e alguns dirigentes nas colunas do Fábio Campana e Hora H News. Principalmente o Hora H News, que não passa de um panfleto de mau gosto, escrito por colunistas lacaios da direita e do autoritarismo. Um tipo de imprensa que nada contribui para a boa informação e construção da DEMOCRACIA.É importante ficar claro que não existe nenhum problema se o filiado externar suas opiniões elogiosas ou críticas construtivas na imprensa.” E segue, …

Fiquei preocupado, pois se a imprensa critica, ela passa a ser lacaia, autoritária e não constrói a democracia. Mas que inversão de valores, meu caro.

“Democracia” é somente a do PT? Convivi muitos anos dentro do PT, até ser “fritado” como disse o Cordiolli, ou ser mandado pra Sibéria, como costumo dizer. Mas meu COURO aguenta. Democracia? Debate interno? Podemos discordar, sem medo de ser execrado? Ou a cúpula vai agir como fizeram com a Clair, Padre Roque, e outros que foram maltradados e humilhados em reuniões, que tive o desprazer de acompanhar.

Ora, será que o Vargas e sua “corrente” aprenderam e vão reciclar. Duvido. Mais uma vez é só retórica. Tratam a todos que são contrários, com aquelas coisas de lacaios, autoritários, direitistas, pelegos, etc… e tal. E o outro André, vai cumprimentar?

Não estou acompanhando as questões do PT, acho que me incluíram numa lista de “personae non gratae”. Abri minha bocarra, e quem tem boca grande, não entra no reino do PT. Mas fui citado e estou no direito da réplica. Veja texto completo no meu Blog.

Finalizo declarando que não participarei da reunião. Provavelmente, se for confirmada, será num horário que poucos podem participar e o espaço é pequeno. Ou seja, só a cúpula vai refletir novamente. E, é óbvio, vai reconhecer um erro aqui, outro ali. Ao final, ora,tudo com dantes no quartel de Abrantes. Daí, soltam uma nota na imprensa e dizem que o partido está forte e unido. A militância, se não tem INTERNET ou não compra jornal, bem…, a militância, por quê se incomodar?

Quanto ao escriba aqui, eles vão dizer que são lagrimas de crocodilo.

José Daniel, do Blog “Da Boca do Jacaré” –

22 Comentários

  1. Anelsio Sorotiuk Responder

    Na verdade essa cúpula Petista jamais fara qualquer autocritica ou mudança de rumos. Vivem num mundo a parte, não sabem porem, que estão, se é que ja nao o fizeram, destruindo a verdadeira força do PT que é sua militancia. O ideal seria que todos colocassem seus cargos a disposição e chamassem um congresso para refundar o PT. Mas, duvido que façam. Vão dizer que sairam vitoriosos das urnas……

  2. Miguel Oliveira Responder

    Anelsio. Voce é parente do Vitório Sorotiuk, militante histórico e fundador do PT que foi defenestrado e jogado para escanteio pela cupula do PT?

  3. Conta a história que a primeira dama dos EUA, Eleonore Roosevelt, ao de defrontar com a beleza das Cataratas do Iguaçu, suspirou fundo e disse: “Pobre Niágara”. E aqui eu digo: “Pobre Jacaré”
    Ao de deparar com as dificuldades de aceitação às chantagens baratas feitas ao PT, correu lépido e fagueiro para os braços do Jairo Marcelino-PTD. Pode ser que a contrapartida tenha sido mais atraente.. Sei lá. Realmente, está na hora de fazer uma limpa no PT, começando pelas infiéis pragas daninhas.

  4. Lágrimas de Jacaré, ou Lágrimas de Crocodilo?? Não importa, o tal Jacaré é atualmente capaxo do PDT, leia-se Jairo Marcelino.
    Esse é o fim da ideologia partidaria!

  5. Eu fico de cara com uns e outros que choram as pitangas, dizem que forma fritados e correm para os braços da direita rapidinho. Uns para o Fabio Camargo e outros para o Jair Cesar. Assim é fácil ser petista…na dificuldade ou quando não “tem espaço” vou correndo pra quem me dá $ espaço $ hhahahaha. Na boa, cartas como desta gente o PT não deveria nem coçar as pestanas!!!

  6. É claro que sou suspeito a tecer qualquer comentário sobre quem me é tão próximo.Cresci dentro do PT, vi minha casa ser sede do PT desde o tempo em que os petistas comiam criancinhas e quando o Lula era taxado “louco”, um louco que robaria a sua casa para dividí-la com os Sem-Terra. Bem, o partido cresceu, houve a desmistificação do PT (nem santos nem diabos), ele se tornou vitorioso no âmbito nacional o governo do presidente quebra recordes de aprovação. Mas junto com todo esse crescimento, infelizmente, surgiu o “alto Clero” do PT… os Senhores do PT que se acham donos do partido assim como os Senhores Feudais no feudalismo, com uma diferença: naquele tempo os Senhores até valorizavam seus camponeses e lhes davam terra para plantar e dividiam a produção de seus Feudos; os Senhores do PT acham que sem a militância conseguem produzir sozinhos, mas não. Bem, para quem ainda tem duvida veja os resulatdos das últimas eleições no PR. Aliás, General André parabens pelos 5% em Londrina, Gleisi pelos 18 em curitiba e pelas muito poucas vitórias no Estado, só nao me lembro bem em quais cidades nos ganhamos mesmo…

  7. Vai pegar fogo! Mas uma coisa é certa, o debate é importante para se corrigirem rumos. Parece-nos que o PT sempre fez dessa forma, isto é, discutindo internamente seus erros e acertos. Também é certo que nesses momentos a adrenalina sobe e pode complicar. Se historicamente sempre foram ao debate e às formulações necessárias à correção de rumos então vai lá. Façam a reunião em local amplo, arejado, que já passou por um processo de “descarrego”, convidem todos e pimba na gorduchinha. Tudo será resolvido e encaminhado. O importante é manter a calma e os bons modos, senão não vai funcionar. Sorte ao PT.

  8. O "PT" que manda! Responder

    Existe o “PT” que manda e o PT da militância, que é ideológico e nunca traiu a causa e nele eu vejo o Jacaré!

    Com a destruição proposital dos núcleos de base a burocracia partidária ligada aos parlamentares do Partido eleitos de uma forma não muito transparente ganhou um grande poder interno e eles transformaram o PT no Paraná em um mero copião de qualquer partido burguês!

    Os movimentos sociais, antes os grande aliados, foram substituídos pelos lobbies empresariais:

    “1992
    É o ano em que manda a família administrar o quinhão conquistado. Para a sucessão de Antonio Belinati, lança a candidatura de seu irmão Assad Jannani para vice-prefeito pelo PDT na chapa de Luiz Eduardo Cheida, então vereador do PT em Londrina. Derrota Wilson Moreira no segundo turno das eleições municipais, tendo como aliado de Luiz Eduardo Cheida o próprio Antonio Belinati, que no comando da prefeitura dá seu aval para a candidatura do PT contra o ex-prefeito do PSDB.
    Nesta administração ele manda na SERCOMTEL, com seu irmão Assad Jannani (agora vice-prefeito), e comanda várias secretárias além de vários contratos milionários com a prefeitura de Londrina. Está preparando sua campanha para deputado federal em 1994 e faz um caixa de campanha astronômico. É aqui que a empresa telefônica faz seu contrato com o banco Fator, envolvido nos escândalos de Paulo Maluf e Celso Pitta em São Paulo, quando comandavam com o PP a administração daquela cidade. Nesta administração também é feito o contrato milionário com a Ericsson.
    1994
    É candidato a deputado federal e consegue obter os votos necessários para instalar-se em Brasília. Vai angariando apoio de prefeitos e ex-prefeitos pelas pequenas cidades, já que o candidato do Povão, José Janene, não consegue nunca bons índices de votação em Londrina. O povo o rejeita como político e como homem.
    Instala seus tentáculos ambiciosos na Comissão de Minas e Energia e nas comissões de orçamento e pretende ser o presidente do PPB no Paraná, além de Londrina. Em 94 ele colocou um apaniguado da Lapa na CONAB e tinha uma diretoria da CEME.
    Durante sua época milhares de toneladas de arroz do Rio Grande do Sul dos armazéns da CONAB. E na CEME foi o articulador de compra de remédios de Cuba e que nada serviram para o Brasil.
    Trai o então candidato a governador Álvaro Dias e lança como vice-governadora de Jaime Lerner (PDT) a mulher de seu associado, Emilia Belinati (PTB).
    Contrata como assessor de imprensa o jornalista e radialista recém formado Barbosa Neto, já filiado ao PDT.
    Neste momento ele começou a usar a doença cardíaca que supostamente o deixava inválido e impossibilitado de usar vasos dilatadores e de apetite.
    1996
    Paralisa as atividades da Eletrojan que é detonada pela imprensa de Foz do Iguaçu e pelo Ministério Público em licitação fraudulenta e começa a empresa Mercoluz – que começa a fazer as obras de iluminação de Londrina – principalmente na avenida Leste-Oeste.
    Lança seu parceiro de jogadas políticas pelo PDT, Antonio Belinati, para concorrer à prefeitura de Londrina. Cobra de Luiz Eduardo Cheida a fatura política de ter sido seu homem de confiança na prefeitura de Londrina e há um rompimento acertado entre ele e seu irmão, Assad Jannani, dando conta do afastamento dos dois e do irreversível ódio entre eles.
    Faz desistir da campanha a prefeito o então vereador Alex Canziani, pelo PTB, indicando ele para ser o vice-prefeito de Antonio Belinati. José Janene utiliza recursos para custear as despesas já feitas pelo pré-candidato a prefeito e garante Alex na chapa PDT e PTB.
    Faz uma associação com o candidato do PT a prefeito de Londrina e membro da mesma Comissão de Orçamento da Câmara Federal, deputado Paulo Bernardo, que começa a atacar o candidato que incomodava aos planos dele: Luiz Carlos Hauly, pelo PSDB.
    Paulo Bernardo utiliza todo o tempo de televisão e rádio para atacar Hauly e com isso deixar o caminho livre para Antonio Belinati.
    No segundo turno entre Belinati e Hauly, José Janene consegue viabilizar recursos de Jaime Lerner como governador e mantém uma equipe coordenada pelo próprio chefe de gabinete Gerson Guellmann e o jornalista Fábio Campana.
    Monta o QG de campanha no Hotel Crystal e na antiga sede da compensação do Banco Real na avenida Arthur Thomas onde recebe as ordens dos novos comandantes de campanha.
    Garante que o Partido dos Trabalhadores de Londrina, comandado por Paulo Bernardo, André Vargas e Nedson Micheletti, dê o apoio para a campanha vitoriosa de Antonio Belinati no segundo turno.
    Garante a eles a manutenção de cargos para petistas no governo de Belinati – como secretaria de Finanças, secretarias especiais, secretaria da mulher além de muitos cargos terceirizados na tal Frente de Trabalho.
    1998
    Com a administração das finanças com o PT e associado ao membro da Comissão de Orçamento, Paulo Bernardo, garante recursos em várias áreas para que as empresas de Londrina – VISATEC, VISAMOTORS, VISACON e F.Jannani Grupo Iluminação – garantam a expansão financeira deles.
    Acontece o maior escândalo político de Londrina com a venda das ações da SERCOMTEL, comandada por José Janene e Antonio Belinati, para a COPEL. Uma CPI na Assembléia Legislativa do Paraná é abafada com promessas divinas para deputados estaduais.
    Começa a farra chamada escândalo AMA-COMURB onde seus associados são pegos com a mão na massa, utilizando notas frias e medições de roçagem irregulares. Uma CEI na Câmara de Londrina começa a demonstrar os fatos e estender para um fundo gerido (COGEF) pelos indicados de Janene/Belinati, indícios de uso na campanha eleitoral dos candidatos a deputado estadual Antonio Carlos Belinati, deputados federais José Janene e Paulo Bernardo, através do presidente do PT em Londrina, André Vargas.
    É candidato a senador pelo PT o então deputado federal Nedson Micheleti.
    A Câmara Municipal de Londrina avança e consegue enviar para os promotores estaduais os indícios que transformam-se nas mais variadas ações judiciais contra Antonio Belinati, José Janene, Paulo Bernardo, André Vargas, além dos secretários municipais e diretores que coordenam as licitações fraudulentas para desviar o dinheiro da venda das ações da SERCOMTEL.
    Nedson Micheleti perde para senador pelo PT e Paulo Bernardo não consegue sua reeleição. Já José Janene consegue uma votação ridícula em Londrina e garante sua eleição nos grotões do Vale do Ivaí e do Norte Pioneiro. Alex Canziani então vice-prefeito do PTB elege-se deputado federal e vira secretário de Indústria e Comércio de Jaime Lerner.
    Seus tentáculos agora se estendem para Curitiba com o lernismo e seu PPB (depois PP) e depois para Mato Grosso do Sul, onde Paulo Bernardo vira o secretário da Fazenda ao lado de sua segunda mulher, Gleisi Helena Hoffmann.
    A empresa VISATEC dos Jannani começa a fazer obras no Mato Grosso do Sul com o Zeca do PT, eleito governador pelo PT.”…

    http://pacocacomcebola.blogspot.com/2008/01/banco-de-reserva.html

  9. Conhecemos teu valor histório…você está do lado errado há muito tempo. Ou já esqueceu que os maioes prejuízos que tiveste foi de fogo amigo…a reconstrução somente acontecerá quando o poder não existir para esse grupo…terra arrasada…

  10. Daniel, o Jacaré Farias!
    Não entendi seu comentário final: Em quais cidades ganhamos? Ganhamos quem? O PDT??? Ou vc fez campanha para o PT? Todos lembram que Jairo Marcelino é PDT, então vc está falando em PDT. Certo??

  11. OPINIÃO DE FORA IVAN Responder

    Sabe jacaré, como ex-militante do PT confesso que fiquei pouco surpreso em notar o seu apoio ao PDTista do Boa Vista, mas não o julgo. Sei da sua história, sei que há muito você vem sendo perseguido pelos seus companheiros, mas não acho que isso justifique. Procurei entender e acho que esta sua atitude foi uma forma, meio louca, de desmobilizar e desmoralizar a campanha da Barbie do PT à prefeitura. De fato, com tantos comentários lhe execrando nesse Blog você conseguiu. Soube nos bastidores que a sua saída da campanha petista foi penosa para os majoritários, até porque muitos militantes se viram desmotivados com o fato, pois se até o velho Jacaré de guerra não está conosco o que será de nós nessa empreitada pensaram eles??? O que me causa estranheza é ver os “limpos” do PT atirando pedras em seu couro calejado. Aqueles que nas últimas eleições elegeram Jair César, Custódio, Valdenir Dias, Pastor Sandoval, Luiz Felipe Braga Cortes, entre outros e que ainda saíram de mãos dadas com os irmãos Simões agora têm o decoro de denunciar a sua infidelidade??? (em tempo: Fiel é quem abaixa a cabeça para eles, eu sei disso!!!). Aliás, esses “santos” procuraram nessas eleições o PTB de Camargo para coligar e teriam conseguido não fosse o seu grupo Jacaré. Pra mim foi uma pena que não conseguiram essa coligação, porque ali – na minha opinião – ninguém se salva e se tal fato tivesse se concretizado a campanha teria mais a cara do PT de Curitiba e do Paraná!!!

  12. O Facão pode passar na Pedro Ivo, pois os cargos em comissão da secretaria dos tucanos da Garcia, não cumpriram sua missão na campanha do Beto!!!

    Fora petezada, os tucanos vão tomá conta daquela secretaria!!

  13. O Espírito de Vlad Responder

    Então fica combinado assim: atendendo às insistentes ponderações e aos pungentes pedidos do democrático,transparente e acima de tudo, velho companheiro de codinome Rasputin da Vila Nori, o PT Municipal doravante fará suas reuniões de forma completamente aberta para a imprensa da capital, incluindo os “olheiros” e “sacristões” do Rasputin ( também conhecido como o Monge Negro de Tiblisi). Em troca , o mesmo religioso satanista se compromete a convencer os donos de empresas de ônibus a também fazer em publico, abertas, com transmissão pela Band News e Band TV, de preferência no Teatro Guaíra, as proximas reuniões para oferecer e repassar 300 mil por voto na Câmara para derrubar esses vetos de “mintirinha”, que o Re-Prefeito Beto Gulin Francheschi Rieksielder Richa continuar fazendor a leis ou partes de leis que interessem “ao povo amigo de Curitiba”.Tal como aconteceu há poucos dias antes das eleições. E como aquelas que permitiram aos transportistas comprar micro-onibus e coloca-los no lugar dos onibus, para investir menos e ganhar ainda mais dinheiro.E enlatar os passageiros como se fossem sardinhas do Mar Adriático, que de tão apertadas nas latinhas, lembram bastante aquelas saborosas, que desgustamos na Pequenina e longinqua Albânia, há décadas ( ou foram séculos) atrás, lembra, no iate do camarada Enver?
    Então, Rasputin?
    Estamos combinados?
    “Do we have a deal?”
    Ou seria melhor, voce prefere em Albanês:
    “Ne kemi nje marrëveshje?”

    Ah! Rasputin, meu “chapa”: ia me esquecendo: Voce está me devendo as gravações das distribuições dos “apriscos” aos deputados que votaram a favor da privatização da COPEL em 2002!!! Mas eu não esqueci! ( pessoal, coloque no google a palavra “aprisco” seguida de “copel” e vejam como tenho razão em cobrar do Monge estas gravações feitas em Copacabana )

    E Não adianta censurar esse comentário, pois o copiei e postarei isso até na tua lápide se for preciso.
    Uahahahahahhah….

  14. Qual o pior pecado? O do Jacaré q tripudiou ou o da Cúpula petista” que tentou a todo custo andar de mãos dadas com Carlos Simões?

  15. Essa tal CRIS deve ser daquelas que dorme com uma foto do CHE em uma mão e o Estatuto do PT na outra. E ao acordar de manhã, lê todas as resoluções da executiva nacional …..e acredita fielmente nelas.

  16. É triste quando ouvimos/lemos pessoas dos partidos tido como esquerda (PT, PCdoB, PCB, entre outros) ou políticos de carreira como Requião e muitos PMDBistas que se proclamam MDB velho de guerra, criticam jornalistas e colunistas contrários as suas idéias.
    Eles não aprenderam nada com a Ditadura, que tanto impediu a livre manifistação? Não foi este um dos pilares mestre das manifestações e mobilizações?
    Agora constantemente do Presidente ao menor militante eles condenam e ridicularizam a imprensa.
    Eles esquecem que foram jornalistas corajosos que conseguiram informar a população dos desmandos da época, muitos correndo riscos a eles e seus familiares por publicarem matérias contra o governo ditatorial.
    É triste ler e ouvir isto destas pessoas, parece que o brasileiro trocou de ditador, e pior ainda não se deu conta, talvez porque receba alguns trocados no mês, ao invés do que é mais importante (emprego e educação de qualidade).

  17. SOU PT SIM E DAÍ? Responder

    Ei Rormson, nós só criticamos os jornalistas pelintres que comem na mão das empresas de onibus e seus executivos…Voces da direita, PRENDIAM, TORTURAVAM E MATAVAM JORNALISTAS QUE DEFENDIAM O POVO E NÃO PRIVILEGIOS!
    Nós estamos contra as posições dos jornalitas de aluguel, mas não contra a sua existência física, como Voces eram…
    Deu para entender agora, romson?
    Ou quer que explique mais?

  18. Será que entendi? você diz que “acompanhou” as humilhações do teu “grupo” ao Roque e à Clair?
    Você esquece fácil, facil das coisas, todos sabem, um dos principais especialistas em humilhar nas reuniões era você. Já esqueceu as reuniões do partido depois que seu “grupo majoritário” perdeu o PED?

    Faça um esforcinho, jacaré miserável, você sabe do que estou falando…

    Outra coisinha, de qual grupo você sempre fez parte? Perdeu o que? ou passou a ser da esquerda do PT? Ah, acho que não, pois lá certamente você não teria espaço.

  19. Ah, Jacaré,não se preocupe com as críticas… eles vão ter que achar um culpado para suas derrotas eleitoreiras… Você deve estar na mira dos Poderosos Chefões, espero que você esteja planejando sair do PT, ou que o seu coro seja de aço… Mas nao se preocupe muito com isso, tem partidos que estenderão tapetes vermelhos para você e sua família…

  20. Que coisa feia isso…
    Tem tanta gente no PT que perdeu espaço, que também se sente injustiçado. mas estas pessoas vão trablahar nas suas areas profissionais. Até porque Partido não é profissão. Ficam chateados, mas não desistem de ser esquerdas – mesmo com os problemas, falta de espçao.etcc..Muita gente…mesmo. Mas estas nãi veem o PT como cabide de emprego ou “porta da esperança”. Agora tem uns que dizem ter dido “fritados” (como muitos foram que eu conheço) e ai vão correndo trabalhar para o 1º que der espaço, $$$$$$$$$$ Ah! Assim é facil então sair acusando os outros pra justificar …o lado que se está agora!

  21. Da boca do Jacaré Responder

    Terça-feira, 14 de Outubro de 2008
    Qual PT: laranja, rubro-azul ou vermelho?

    Depois de receber um email do Floris, eu é fiquei preocupado. A certa altura do texto, ele diz: “Estou escrevendo este texto porque me causou muita preocupação as opiniões e debates levados por filiados e alguns dirigentes nas colunas do Fábio Campana e Hora H News. Principalmente o Hora H News, que não passa de um panfleto de mau gosto, escrito por colunistas lacaios da direita e do autoritarismo. Um tipo de imprensa que nada contribui para a boa informação e construção da DEMOCRACIA.É importante ficar claro que não existe nenhum problema se o filiado externar suas opiniões elogiosas ou críticas construtivas na imprensa.” E segue, …

    Fiquei preocupado, pois se a imprensa critica, ela passa a ser lacaia, autoritária e não constrói a democracia. Mas que inversão de valores, meu caro.

    “Democracia” é somente a do PT? Convivi muitos anos dentro do PT, até ser “fritado” como disse o Cordiolli, ou ser mandado pra Sibéria, como costumo dizer. Mas meu COURO aguenta. Democracia? Debate interno? Podemos discordar, sem medo de ser execrado? Ou a cúpula vai agir como fizeram com a Clair, Padre Roque, e outros que foram maltratados e humilhados em reuniões, que tive o desprazer de acompanhar.

    Ora, será que o Vargas e sua “corrente” aprenderam e vão reciclar. Duvido. Mais uma vez é só retórica. Tratam a todos que são contrários, com aquelas coisas de lacaios, autoritários, direitistas, pelegos, etc… e tal. E o outro André, vai cumprimentar?

    Não estou acompanhando as questões do PT, acho que me incluíram numa lista de “personae non gratae”. Abri minha bocarra, e quem tem boca grande, não entra no reino do PT. Mas fui citado e estou no direito da réplica.

    O texto do Florisvaldo levou-me a procurar as notícias. E cheguei ao debate iniciado pelo Ivo ( http://www.fabiocampana.com.br/?p=16359 ). Lendo, e já concordando com algumas das opiniões, quero também expressar a minha. Posso Florisvaldo?

    Venho acrescentar que na campanha de 2004, quando atuei na campanha desde a fase de preparação do Programa de Ação Governamental (PAG) e depois na Mobilização de Campanha, ouvi do Nizan: -“o `PT tem que aprender a perder a soberba…”. Acredito que não perdeu, como aprimorou outros pecados.

    Um deles é a mentira. Ouvi várias vezes na campanha passada, de taxistas, ou de transeuntes, ou da população em bairros limítrofes da Grande Curitiba, que o PT estava mentindo para população, ao não apresentar o vermelho e a sua Estrela. Depois entendi, que a estratégia era apresentar a dupla “vermelho-azul”, de interesse outros. Nesta campanha, disseram aos quatro ventos que iriam apresentar o verdadeiro PT, tal qual em Fortaleza, Recife, Porto Alegre, e a cor vermelha, com a e ESTRELA, iriam predominar ( muitos “neo-petistas” nem sabem a razão que a esquerda utiliza o vermelho e a estrela). Porém, a cor laranja e o branco predominaram nas esquinas. Será que a campanha foi uma “laranjice”? Mais uma vez, a “onda vermelha” pulou Curitiba.

    A grande maioria da cúpula petista é narcisista, e ainda, olha para o espelho e só vê a Fera. Não se vêem com amor e coragem para enfrentar suas fraquezas, junto com a força para expressar sua determinação.

    A arrogância de alguns petistas, continua cada vez mais forte. Companheirismo, hoje, é palavrão. Solidariedade é jargão polonês. Discordou, vai pro paredão.

    Entrando nas questões eleitorais: se aqui no Paraná não for da República de Londrina, “tu és descartável”. Nas disputas externas, qualquer que seja, os outros são adversários. Mas nas internas, você é tratado como inimigo.

    Na campanha passada, na qual mais de 200 colaboradores participaram, o PAG foi desprezado pelos marketeiros terceirizados pelo Duda Mendonça. Nesta campanha, ao que parece, copiaram o PAG “marketodológico” da campanha passada. Plagiando o Abelardo, nosso velho guerreiro: – “No PT nada se cria, tudo se copia”.

    No tocante a estrutura partidária, qual a diferença do PT doutros partidos? Não me venham com a balela que existe o PED ( Processo Eleitoral Direto) para as direções. Só votam os feudos e os “acabestrados”. Depois é claro, de um transporte leva e traz ( eu chamava “carona solidária” ) e do devido pagamento. Quando não dá quorum, simplesmente expurgam nomes da lista e produzem o tal “quorum”. E por aí vai….

    Lembrando o final da “Carta de Princípios” de 1º de maio de 1979: “O PT declara-se comprometido e empenhado na tarefa de colocar os interesses populares na cena política e de superar a atomização e dispersão das correntes classistas e dos movimentos sociais. Para esse fim, o Partido dos Trabalhadores pretende implantar seus núcleos de militantes em todos os locais de trabalho, em sindicatos, bairros, municípios e regiões. O PT manifesta alto e bom som sua intensa solidariedade com todas as massas oprimidas do mundo.”. Este PT existe? Cadê o PT do bem ( nada a ver com a laurice do beto ), puro e virtuoso?

    Finalizo, declarando que não participarei da reunião. Provavelmente, se for confirmada, será num horário que poucos podem participar e o espaço é pequeno. Ou seja, só a cúpula vai refletir novamente. E, é óbvio, vai reconhecer um erro aqui, outro ali. Ao final, ora,tudo com dantes no quartel de Abrantes. Daí, soltam uma nota na imprensa e dizem que o partido está forte e unido. A militância, se não tem INTERNET ou não compra jornal, bem…, a militância, por quê se incomodar?

    Quanto ao escriba aqui, eles vão dizer que são lágrimas de crocodilo.

    José Daniel, do Blog “Da Boca do Jacaré” – http://dabocadojacare.blogspot.com

Comente