Uncategorized

O triunfo do ex-petista Chico Garcez

Francisco Garcez não conseguiu se eleger vereador em 2004 pelo PT. Fez quase seis mil votos e ficou na terceira suplência. Procurou a direção. Petistas de alto coturno anunciaram programas sociais para o Boqueirão. Passados alguns meses, Garcez foi cobrar a promessa. Viraram-lhe as costas. Assim, numa das tantas idas e vindas de Chico Garcez à prefeitura para tratar de assuntos da comunidade, o então prefeito Beto Richa o convidou para ingressar no PSDB.

Chico, petista de quatro costados, relutou. Mas diante da atitude da direção do PT, não teve dúvidas: transferiu-se de mala e cuia para o PSDB. Em represália, o alto comissariado petista lançou três candidatos a vereador nas suas bases. Resultado: a soma dos três não atingiu 1.500 votos. Um fiasco.

Ao mesmo tempo, Chico Garcez era eleito com mais de dez votos, tornando-se o primeiro vereador do Boqueirão. O triunfo de Garcez será um dos temas da reunião para juntar os cacos no dia 20.

35 Comentários

  1. O Garcez foi dirigente do DCE da Puc e era originário do grupo de resistência a ditadura que montou um movimento cultural que ficou conhecido nos anos 80 como “Os filhos da Puc”, numa gozação com o trocadilho “Os filhos da Puta”. Nestes tempos quem comandava o movimento estudantil lá era o Vanhoni, o Cescatto, o Samuel, o Serathiuk, o Prudente, o Salamune, o Ducci, a Sandra Turra, o Romagnolli entre outros. O Garcez é um “Filho da Puc”.

  2. Molhar a mão agora é sinônimo de “convite pra trocar de partido”. Bela comemoração!

  3. Fábio, respondo esta por vc: a Polícia, instituição pública, não é tucana, é do Estado…assim como a PF não é do PT é do Brasil…., a Guarda Municipal não é do Prefeito, é do Município…lembre-se, governantes passam, instituições ficam…graças a Deus…

  4. PARA QUEM NAÕ SABE. CORREU MUITA GRANA NA JOGADA…….E A FAMILIA DO RATINHO QUER VER O DIABO NA FRENTE A VER O XICO…….E LEMBRE…..ELE AINDA NÃO ASSUMIU O CARGO……….ABRAM O OLHO QUE TUDO PODE ACONTECER…

  5. Quem lutou contra a ditadura nas décadas de 70 e 80 com certeza lembra-se do Chiquinho, pois na época era um dos mais importantes lideres estudantis na Universidade Católica.
    Com certeza ele nunca deixou de ter durante o resto de sua militância, mas já como profissional na área da comunicação, a relação direta em busca das soluções para os problemas que afligem o povo.
    Os seus jornais de bairro sempre estiveram a serviço dos reclamos das comunidades, sempre critico e analítico sobre os mais diversos temas que as envolvem, segurança, meio ambiente, questões estruturais de planejamento urbano, as lutas sociais, etc..
    Tanto na região do Boqueirão como em outros bairros tal qual o Bacacheri o Chiquinho conseguiu dar amplitude a voz do povo, sendo os seus jornais um dos mais importantes elos para a aglutinação e a organização comunitária.
    Na luta pela democracia no passado como na construção de um espaço democrático de mídia a serviço das populações periféricas ou agora na nova trincheira de luta que representa a Conquista do mandato sempre teremos o mesmo Chiquinho, o simples companheiro a serviço dos interesses do povo!
    Parabéns por está vitória que não é só sua, mas de toda a população a quem vai com muita dignidade representar!

  6. Uma Correção – Chico teve mais de 10.000 votos e não dez votos como diz a matéria….

  7. O Garcez (filho da PUC) nunca foi petista e sim oportunista nesta hora foi no colo de carona com o Beto a mesma mesma carona que brilhou nos olhos em 2004 qdo Vanhoni tinha 56% de intensão de votos ja no primeiro turno agora com a politica do to dentro e faço a voce o que nunca fiz se elegeu, com votação expressiva,espero apenas que o povo do Boqueirão saiba cobrar suas promesas. Boa sorte Boqueirão

  8. Boqueirão & cia Responder

    O Chico explodiu com o PT do Boqueirão e da região sul por incompetencia da turma que assessorava gleisi hoffman – numa prova inequivoca da sua incapacidade politica….

  9. So mais uma esqueceu que o Boqueirao ja teve vereador sim o medico Silvio Mirando pelo mesmo PT despresado pelo xico

  10. CONCORDO COM VOCÊ OLHEIRO. QUE QUALIDADE TEM BLOG DE COMENTARISTA QUE SÓ COMENTA DE UM LADO? EU RESPONDO: NENHUMA.

  11. luiscalos (Break) Responder

    Chico v/c sabe que no PSDB sera tratado com muita seriedade e o PT v/c ja sabe em que pé esta (esta com o pé na lama)

  12. Por isso que falo que as pessoas não ideologia partidaria, até acho que o cara deveria trocar se teve os problemas, mas devia ter ido a um partido com ideologias mais parecida que o PT e não o PSDB!

  13. Acompanho o trabalho do Garcez no Boqueirão desde 2002. Sua vitória foi uma recompensa por todos estes anos dedicados às causas da comunidade.
    Com um mandato de vereador e ao lado do prefeito Beto Richa, certamante a região representada por Francisco receberá as melhorias que merece. Por isso a população do bairro o elegeu, para ter representatividade política.

  14. Conheci o Francisco Garcez no ano de 2002, quando abri um escritório no Boqueirão.
    Logo de início observei algo que para mim sempre foi importante, a solidariedade.
    Trabalhamos juntos na campanha de vereador de 2004 no PT, inclusive, acreditando no discurso petista de ética lutei e defendi o candidato a Prefeito do PT, fato que me arrependo amargamente, pois acredito que se o PT tivesse saído vitorioso naquele pleito, o caos estaria instalado na nossa cidade..
    Após 2004 vimos “o partido político da reserva ética”, o qual idolatrávamos, envolvido no maior escândalo político da história democrática brasileira, o mensalão (desculpe os militantes da base petista que não coadunavam e/ou não tinham conhecimento deste crime).
    A história do Chico é uma história que iniciou com a luta estudantil na PUC e mais recentemente de luta pela melhoria dos bairros: Boqueirão, Alto Boqueirão, Hauer, Xaxim, Sítio Cercado.
    Fui o primeiro a pedir para o Francisco sair do PT, por um simples motivo: o sonho e a esperança de um Brasil justo e melhor para os mais desprovidos havia acabado com as provas do mensalão.
    Antes de sair do PT, o Francisco Garcez honrou todos os seus compromissos com o PT e os seus Deputados, porém, não teve o mínimo de retorno para os bairros de sua base eleitoral.
    O Francisco Garcez saiu do PT pela porta da frente, inclusive, conversando com a mulher do Ministro e candidata a Prefeitura, Gleise Hoffmann e com os Deputados que o apoiavam.
    Devemos ressaltar, que quem ganhou essa eleição não foi o Vereador Francisco Garcez, mas, sim, 10.220 eleitores, sendo 8500 eleitores do grande boqueirão, que almejavam a representatividade política da região.
    Por último, queria dizer que o Francisco Garcez não saiu do PT é foi para o PSDB por dinheiro (mesmo porque o Governo Federal tem muito mais dinheiro e cargos) ou pelo convite do melhor Prefeito do Brasil (apesar desse convite ter acontecido e foi muito bem recebido), mas, sim, porque todos os seus eleitores pediram sua saída do PT.

  15. nego boqueirão Responder

    Alguem percebeu a passagem deste tal garçes pelo PT.
    Acho que não, alias ele era do PPS, achou que se filiando no PT seria mais facil se eleger não deu, graças adeus, passou a eleição de 2004 para onde ele foi; para o PSDB, ambos se merecem.
    Mais um ponto, voce não é e nunca sera representante do bairro boqueirão, pode ser de algum grupo, porque aqui não é curral de politico sem ideologia

  16. O texto já diz, mas não custa repetir para esclarecer o Luciano. O Chico foi para o PSDB a convite do prefeito Beto Richa.
    O objetivo de Garcez é melhorar a qualidade de vida da população, independente da tal ‘ideologia partidária’. Aceitou o convite do prefeito porque analisou a situação e considerou uma boa oportunidade de colocar em prática as suas idéias. O povo não quer saber de partidos, quer saber de atuação.

  17. Na verdade essa história do Garcez mostra como é frágil o PT curitibano e sem o minima capacidade de gerenciar conflitos politicos. Ele sempre esteve ligado a comunidade e vem do movimento estudantil, mesma origem e época da candidata petista. Mostra também que como dizia Nelson Rodrigues – “Mineiro só é solidário no câncer…” no caso do PT de Curitiba nem isso….hoje reduzido a uns cacos de pistoleiros de palavras…

  18. AMATUZZI VC PRECISA LER COM CALMA E ATENÇÃO A CARTILHA QUE REGE O PSDB. UMA ANDORINHA SOZINHA NÃO FAZ VERÃO. PSDB É ELITE, POR ISSO QUE ELES TÊM TANTO ÓDIO DO PT , POIS ESSE SIM É UM PARTIDO COMPROMETIDO COM A CAMADA MAIS NECESSITADA DA SOCIEDADE. TEM GENTE DEFENDENDO O PSDD POR ESTAR “GANHANDO “MUITA COISA EM TROCA OU PORQUE É MAL INFORMADO, OU ENTÃO AS DUAS COISAS JUNTAS. E VC ( LUISCALOS) COMO JÁ DISSERAM TÁ DEFENDENDO O SEU. QUEM TEM COMPETÊNCIA SE ESTABELECE ÀS SUAS PRÓPRIAS CUSTAS AGORA QUEM NÃO TEM, PUXA O SACO.

  19. Não interessa por quantos partidos o novo vereador Garcez passou. Se não encontrou espaço, o certo é sair mesmo e procurar o local ideal de trabalho, com seriedade e respeito. E cabe o julgamento do povo. Garcez, pelo seu trabalho, foi julgado nas urnas merecedor da confiança do eleitor. Isso é democracia.
    Agora, de fato e de direito, Garcez terá a oportunidade de representar o seu eleitorado e a população de Curitiba na Câmara de Vereadores, a partir do próximo ano. Se falhar, como tantos outros, não conseguirá se reeleger. Portanto, que faça o melhor possível.
    Vale destacar que muitos figurões da política tupiniquim – e também figurinhas manjadas – não conseguiram ludibriar o povo nessa eleição. Vão ficar em casa ou correndo atrás de uma boquinha…
    Parabéns Garcez. Faça o que deve ser feito. E você sabe fazer, tendo como lema: “com o povo não se brinca. Respeita-se”.

  20. O PREFEITO BETO RICHA SÓ SERÁ UM PREFEITO DO POVO QUANDO SAIR DESSE PARTIDO ELITIZADO. NÃO ADIANTA TENTAR ” MISTURAR ” CANDIDATOS DE LÁ E DE ACOLÁ, NÃO ADIANTA ELE TENTAR SER DIFERENTE, POIS QUANDO O PARTIDO ORDENAR DETERMINADAS POSTURAS, OU ELE OBEDECE OU CAI FORA.

  21. PARABÉNS FURUYA. Responder

    SEI QUE O ROBERTO FURUYA ( JAPONÊS ) É UM ESTRATEGISTA E NÃO JOGA PRÁ PERDER.
    APOIOU O GARCEZ DESDE A ELEIÇÃO PASSADA.

  22. Amanda do Gus K Responder

    Andrielli, primeiramente você deveria ir ao dicionário e aprender o significado da palavra “elite”. Deveria ler a cartilha do PSDB também, além da cartilha do PT, pois para este último “luta pelas camadas populares” só fica no discurso, principalmente aqui em Curitiba, cheia de comunistas de cueca de seda.
    O PSDB é elite intelectual, ao contrário do PT, pois só sendo muito burro para acreditar num partido do gogó, cheio de incomPeTentes, corruPTos, desocupados, vagabundos e agitadores profissionais.
    Na hora de colocar a mão na massa e ajudar a população cadê o PT????

  23. Na verdade, para quem disse que o Chico passou pelo PPS, engana-se. Ele e a trupe passaram pelo PDT, depois para o PPS. Aí, com alguma grana em jogo, foi para o PT. Quem não se lembra da “enorme” campanha feita por ele em dois comitês na região para a eleição de Luciano Pizzato e Neivo Beraldin para o lado de baixo da Marechal e para o André Vargas e para o professor Luizão para o lado de cima. Isso mesmo!!!!!
    Ele, como sempre, jogou dos dois lados para ver o que sobrava para ele. Do André Vargas não sobrou nada. Já do Luizão, respingaram uns cargos para os que ele conseguia controlar. O que sempre regeu o Francisco foi o dinheiro. Quem paga mais leva. E basta andar pelo Boqueirão para saber que quem realmente o conhece, não confiou seu voto a ele. A negociação com o PSDB custou caro aos cofres da Prefeitura, afinal, a penca de assessores precisava de um cargo, não é?
    Esse grande estrategista, o tal do Roberto (parabéns!), é o mesmo que fez a campanha do Osmar Dias no Boqueirão e que o Chico defendeu com unhas e dentes, enquanto seu partido, o PT, estava com o Requião.
    Outra questão é quanto a região ter eleito o primeiro vereador. Na verdade, o Hauer já havia eleito Paulinho Lamarca e o Boqueirão, Silvio Miranda, ambos do PT, e o Xaxim, há anos, elege o Derosso, do PSDB.

  24. Na verdade todos os partidos tem pessoas boas e ruins, o que temos que ver que o PSDB tem pensamentos de privatizar tudo e o PT é diferente, acha que o governo tem que administrar as coisas, eu penso que é papel do governo é administrar as coisas, vejo o socialismo na china como uma coisa muito interresante!
    Sou contra as idéias do PSDB, veja a confusão que está em SP, por causa da grave da policia civil e esse governador acha que pode assumir a presidencia, imagine o cara não consegue resolver uma greve, quer administrar o país!
    Temos que tirar o chápeu para a grande administração do presidente Lula, que hoje tem os melhores números de aprovação da hístoria!!!

  25. AMANDINHA FOFA. RRREALMENTE VC PROVOU QUE É MUUUIIITO IGNORANTE. VÁ LER OUTRAS INFORMAÇÕES ALÉM DAQUELAS DE SEU PARTIDO E ALÉM DOS COMENTÁRIOS FEITOS NESSE BLOG. VCS SÃO ELITE , OU PELO MENOS QUEREM SER NA ” POSE” . POR ISSO FICOU TAAAÃO IRRITADA . OS PETISTAS TAMBÉM TÊM DIREITO DE USAR CUECA DE SEDA BENHÊ , OU VC ACHA QUE É SÓ VCS QUE PODEM. NÃO SEJA POBRE DE ESPÍRITO. NO PT AS PESSOAS SÃO SIMPLES MAS TÊM OPINIÕES, POSTURAS E MUITA INFORMAÇÃO E PRINCIPALMENTE FORMAÇÃO, É POR ISSO QUE NÃO ENGOLIMOS EM SECO O QUE QUEREM NOS OBRIGAR A ENGOLIR, TEMOS NOSSA OPINIÃO ENTENDEU QUERIDA. VC É DAQUELAS QUE ACHA QUE NINGUÉM PODE OU DEVE PROGREDIR NA VIDA? CUECA DE SEDA JÁ! VÊ SE NÃO VÃO ABORTAR MEU DIREITO DE RESPOSTA VCS DAÍ.

  26. Prezada Manu, pelo seu texto minucioso e maldoso, creio que você não foi contemplada nas articulações do Garcez.
    Sua raiva e magoa, leva-me a crer que você foi “esquecida” (de propósito) do grupo vencedor do Garcez e sua única saída foi oPTar por um “carguinho” e apoiar um candidato de 616 votos.
    Menina, mesmo trabalhando ao lado do Garcez, você não aprendeu, pois continua jogando em time perdedor.
    Sua ideologia, assim como a do seu grupo no PT, é a ideologia de Gerson: “Levar vantagem em tudo”.
    Quero te relembrar: 2010 está aí e o Lula e o Requião não tem sucessor. A mamata vai acabar, os cargos de confiança na Itaipu e outras vão ser passado na horda “intelectual do PT”.
    Quero te lembrar também, que o PT de Curitiba (que nada tem a ver com trabalhadores, pois quem manda mesmo é o grupo do André Vargas, Samek, Paulo Bernardo e etc…), só elegeu 03 vereadores em Curitiba, sendo que nenhum deles é o seu candidato.
    Por último, quero te dizer que o Chico não tem culpa sobre o caminho que você oPTou, qual seja, o caminho dos derrotados.

  27. Amanda do Gus K Responder

    É, Andrielli, sua resposta só meu deu razão.
    O ideal é que todas as pessoas progridam na vida, porém, os “cuecas de seda” de seu partido só ficam no discurso, mas fazem o que pela população carente???Incentivam greves e invasões…só isso…não têm qualquer iniciativa inteligente ou pró-ativa. Esse é o grande problema, querida. Sua ideologia não faz as pessoas progredirem.

  28. Enquanto se discute a ideologia do Chico Garcez, que demonstrou não ter fidelidade partidária, já que trocou de partido como se troca de meia, as praças do bairro Boqueirão estão ocupadas por adolescentes drogados que assaltam transeuntes às 6hrs da manhã quando estão indo para o ponto de ônibus, estão abandonadas, emporcalhadas, mal iluminadas, e em algumas delas há jovens fazendo sexo explícito a qualquer hora da noite. (Caso específico da Praça dos Menonitas e da Praça onde transita o ônibus da linha Itamaraty) – proximidades da residência de um “Tal” Chico Garcez eleito recentemente vereador de Curitiba. Durante a campanha fui abordado inúmeras vezes pela população do Boqueirão que não suporta mais os constantes assaltos à que é vitimada todos os dias. Nas imediações da residência do “Tall” Chico Garcez, mais especificamente na Francisco Derosso, 1482, o sr. Lincon, está fechando a sua bance de revistas, já que foi assaltado quatro vezes nos últimos 49 dias.
    Chico Garcez: Trabalhe! Do contrário irei mensalmente cobrar junto aos meios de comunicação as promessas feitas por você durante a campanha. Minha máquina fotográfica e meu celular serão meus companheiros inserápáveis em todo o Boqueirão de hoje diante.

    Valdir Bicudo – Rua Frederico Lampe, 126, Boqueirão

  29. Prezado Bicudo, parabens pelos seus 1085 votos.
    Bicudo vou te dizer uma coisa, o pensamento e o ideal do grupo do Garcez é muito além, maior e digno que a sua dita fidelidade partidária.
    O Boqueirão nao quer “fidelidade” em partidos fálidos.
    O Boqueirão quer obras, saúde, segurança e educação.
    Fidelidade partidária para você, é seguir o dono do PPS, o Runbens Bueno?
    Mas, peraí, você segue um líder que: esteve ao lado do Roberto Requião, hoje morre de amores pelo Beto Richa; que esteve ao lado do PT ate o final de 2.003, pois, ele era diretor da Itaipu, nomeado pelo PT e em 2004, passou a perna no Vanhoni.
    Pare Bicudo. Você cobra segurança no Boqueirão, agora eu te pergunto: o que você fez para melhorar a situação.
    Bicudo, nunca te vi em uma reunião do CONSEG-BOQUEIRÃO.
    Outra coisa, o Estado não outorgou ao Garcez o poder de/da policia, mas você é o policial civil, você tem o dever de nos dar segurança.
    Outra coisa, suas palavras e propostas sobre segurança, mostra claramente que você desconhece o papel de um Vereador.
    Para finalizar quero te dizer duas coisas:
    Primeiro – Não existe “tal Garcez”, existe sim, Francisco Garcez, da Folha do Boqueirão, vereador eleito por 7800 moradores do Boqueirão e com cerca de 10 vezes mais votos que você obteve.
    Segundo – Perdi um tempo lendo suas propostas lindas no papel, mas utópicas no mundo real. Eu e você sabemos que você não conseguiria cumprir 10% das suas propostas, pois são propostas de competência do Estado e não do Município.
    Um abraço para você Bicudo e para o seu amigo empreiteiro do Boqueirão, o dono da rádio.

  30. O senhor Bicudo, que, aliás, está bicudo com mais uma derrota, em vez de tentar denegrir a imagem do Chico deveria é estar refletindo do por que é tão ruim de votos, já que pelos números nem ao menos os policiais, que diz representar, votam nele!

    Quanto à questão da troca de partidos, o que é um fato comum em um país que passou por um longo período de ditadura e em que por este motivo ainda não tivemos o tempo e nem vivência necessária para os agrupamentos partidários se organizarem pelo prisma ideológico. O próprio Rubens Bueno, presidente do PPS, por não se adaptar as antigas agremiações em que fez parte (PMDB e PTB), já que todas são na prática cartórios eleitorais de registros de candidaturas, inclusive o PPS, a migrar de legenda mais do que uma vez por não conseguir se adaptar ao grupo dominante.

    Se não me engano o senhor Bicudo também fez parte de outras agremiações!

    Quando a questão de resolver a questão da violência generalizada não só no Boqueirão, que é caso de polícia, o senhor Bicudo está mais capacitado, já que é um policial, mas não o fez, do que o jornalista Chico. Ele faz e fez a sua parte enquanto jornalista ao denunciar e pedir soluções para a situação de abandono na área de segurança em que se encontra o bairro, mas o Sr. enquanto policial o que está fazendo?

    Por que é que você não vai cobrar está questão da segurança dos verdadeiros responsáveis, seus pares, o secretário da Segurança e o governador de plantão?

  31. claudionor alves Responder

    Conheci francisco garcez há muito tempo atrás ainda no tempo do tempo do movimento estudantil e aprendi a gostar do seu estilo e da forma como trata as coisas. Trabalhei muito tempo com política e, sinceramente, me decepcionei com a maioria deles e até cheguei a ficar com pena de seus eleitores.
    Agora, tive a felicidade de ajudar a eleger garcez e tenho certeza que fará um ótimo trabalho, pois será a continuação do que já vem fazendo.
    Fico triste em ver o comentário de certas pessoas que estão tristes por não terem sido competentes e deveriam ter um pouquinho mais de humildade e reconhecer a vitória dos mais votados como a vontade da maioria, e é por aí que se constrói uma verdadeira democracia.

  32. AMANDA COMO ESTÁS ATRASADA QUANTO AO PT. VC AINDA ACHA QUE O PT É ASSIM? OH! QUANTA FALTA DE CONHECIMENTO. O PT NÃO É MAIS ASSIM FOFUXA: USAMOS CUECA DE SEDA, SUTIÃ DE RENDA IMPORTADA, CAMISOLA DE SEDA, VAMOS AOS MELHORES CABELEIREIROS, OU VC ACHA QUE NÃO APRENDEMOS NADA COM VCS? E MAIS SÓ PARA VC TER UMA IDÉIA COMPARE OS GOVERNOS DO PRESIDENTE LULA COM OS DO EX PRESIDENTE FHC E VC VAI CONFIRMAR O QUANTO NÓS PETISTAS PROGREDIMOS E NÃO SÓ NÓS AMORE, O POVO BRASILEIRO TAMBÉM: COMEMOS MAIS PICANHA DO QUE ANTES, VIAJAMOS MAIS, COMPRAMOS MAIS DE TUDO UM POUCO, E ASSIM VAI . DEU PARA ENTENDER UM POUUUQUINHO OU TEREI DE EXPLICAR MAAAIS DEVAGAR COM MENOS COMPLICAÇÃO LINDINHA.

  33. O futuro da rádio em curitiba ,e região metropolitana,esta em boa parte nas mão d Chico Garcez,espero q ele faça por merecer!!!

Comente