Uncategorized

Delazari afasta comandantes da desocupação

Após assistir as imagens veiculadas pela Band TV, cedidas pelo jornalista Anderson Leandro, ferido deliberadamente por um policial militar, o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari determinou o afastamento do comandante do Policiamento da Capital, coronel Carlos Alexandre Scheremeta, e do comandante do 13º Batalhão da PM, major Flavio Vieira.

O jornalista acompanhava a reintegração registrando imagens para a produtora QuemTV. Delazari também determinou a instauração imediata de um Inquérito Policial Militar para apurar os abusos cometidos durante a reintegração de posse. O secretário solicitará cópia das imagens para identificar o soldado responsável pelo tiro.

“A conduta do policial que atirou contra o jornalista é repudiável, injustificável e inadmissível. Este governo sempre realizou as reintegrações dentro de um amplo processo de negociação, com o tempo necessário para que acontecesse de forma tranqüila, sem abusos e sem violência. Esta rotina padrão não foi respeitada no caso do terreno da Fazendinha. Foi uma ação, no mínimo, precipitada”, disse Delazari.

O secretário informou que quer se encontrar com o cinegrafista e também com representantes do Sindicato dos Jornalistas do Paraná para apresentar, pessoalmente, as providências tomadas pela Secretaria. “Foi uma atitude lamentável que deve ser punida rapidamente para que sirva de exemplo”, disse. Delazari ainda afirmou que vai apurar a participação de representantes da oposição ao governo que estavam infiltrados no terreno. “Em algumas imagens que obtivemos fica clara a participação de opositores apenas para tumultuar o processo”, disse.

A seguir, cenas da desocupação que mostram o grau de violência usado pela PM em fotos de Lineu Filho. Clique nas imagens para ampliar.





Fotos: Lineu Filho

25 Comentários

  1. Acompanhei desde o começo essa reintegração , a Policia usou de paciencia e força proporcional aos atos dos invasores , agora que tem reporter que não tem preparo nem bom senso, e fazem de tudo por uma imagem exclusiva , é o preço que se paga!
    Ou será que deveria dar um beijinho na testa e falar sai meu amor , por favor !
    QUEM NÃO QUER VIOLENCIA NÃO OFERECE RESISTENCIA!
    Parabens a Policia Militar.

  2. Ridículo, quer aparecer mesmo, vai dar mais uma de roberto carlos. Esse bando de vagabundo merecia mesmo é borracha, ou como prefere o herói do roberto carlos, o rei do nepotismo, cacete. E se não resolver cacete em dobro! É isso, os vagabundo invadem, esbulham, furtam, roubam (entre outro crimes) e o roberto carlos quer que a polícia peça por favor para a vagabundagem sair? Por favor, ridículo, quer aparecer… tem mesmo é que dar cacete na vagabundagem. E se for investigar os invasores devia começar pelo projeto de vereador, o mais antigo invasor urbano de Curitiba, dom ático! Cacete nele também. Vai fazer show é com o erasmo carlos! Cacete na vagabundagem! Coitado do comando policial, ou quererm que peçam por telefone para os invasores sairem? Cacete em dobro na vagabundagem! E para de sacanear o comando da polícia baixinho!

  3. Desocupação com resistência – agora vai sobrar para a polícia ?
    Mais um pouco e a polícia militar vai fazer que tipo de desocupação de área por invasores renitentes ?
    Se a área teve que ser desocupada é porque os invasores não tinham direito de ali permanecer.
    Vai ser apurado quem favoreceu esta ocupação ou vai-se atrás de “participação de opositores” ?
    Vão ser responsabilizados os verdadeiros culpados ou os bodes expiatórios ?

  4. menos hipocrisia, Campana, por favor. A polícia fez o que sempre faz. Sistema de repressão é assim. Eles fizeram o que Curitiba queria que fizessem.

  5. O Delazzari eh um otario sem medida mesmo! hahaha
    Ja fala num possivel complô da oposiçao, supostamente envolvida no episódio hahahaha
    Agora tenho certeza que desequilibrio mental pode ser adquirido com pessoas afetadas, principalmente nosso humilde Governador…

  6. O Sabiá que sabe Responder

    Já imaginaram se o Tunel do Tempo funcionasse mesmo? Os cientistas iam mirar no ano de 1978, há trinta anos atrás e….já imaginaram se a máquina sintonizasse a frequencia de um jovem e combativo advogado chamado Roberto Requião de Mello e Silva? zzzzzzzzzzzzzzzzzzpuf, abria a porta da capsula do tempo e saia o Bob Req…meio tonto, comum terno azul marinho que ele tinha, um VW modelo Zé do Caixão ( que o Hasiel comprou depois ) ajeitando a cabeleira e dizendo “P..Q..P!” “Que m….foi isso? Onde estou?” “Vamos denunciar a violencia policial contra os pobres moradores, os marginalizados e excluídos!”….”Companheiros, nós não vamos abandonar voces, na luta pela moradia!” “Quem é que nomeou esse comandante truculento da PM?” E os cientistas todos embaraçados: “Foi o senhor, Governador” – “Governador , eu?” – “E eleito três vezes…” “NOssa, que povo mais maluco!” “E que que eu tô fazendo nessa foto abraçando o Paulo Pimentel, esse reacionário, filhote da ditadura, esse lambe-botas do Costa e Silva?” – “Ora, o senhor está na posse dele como presidente da COPEL” – “E quem é essa velha gorda aqui do meu lado?Nossa que mulher feia!” – “Não é mulher, excelência .É o Raphael Greca, Excelência. O Sr nomeou ele para a COHAPAR..” “Eu nomeei o Rafael Greca? Bom, mas eu então coloquei ele para arrumar a casa , pois a culpa é mesmo dessa COHAPAR que não constroi casas para os pobres! Tem mais é que invadir mesmo essas áreas que os especuladores compram só para valorizar! Os companheiros de todos os partidos populares tem que apoiar a luta contra esses latifundiários! Quem é que era o dono desse latifundio?” – “A área é do Dr Henrique Almeida, seu amigo de infância, tio do Marcelo Almeida, que o Sr NOmeou para o Detran, excelência”….”Bom, aí é diferente…

    Puf, Plac, Zuim, kaboooommmm….A máquina explode na cara do nosso Rei Que Hão…E também na cara dos seus amigos e companheiros de todos os partidos ( inclusive e principalemtente do PT) que num momento como esses, deveriam estar ao lado dos sem-teto e desalojados.Pelo menos para evitar violência e para que eles tivessem ao menos uma promessa, um compromisso , um apoio do poder público estadual ou municipal, quanto à sua situação de moradia.Não sei não…é cada coisa que tem nessa Curitiba nos ultimos anos que não dá para entender nada. Ou aliás, dá para entender muito bem certos resultados eleitorais…Um lugar onde o presidente tem 80% de popularidade e os candidatos dos partidos que o apoiam tem juntos, menos de 20% dos votos tem que fazer muita autocrítica, muita sessão descarrêgo, para liberar a obsediação do ideário desses partidos ditos de esquerda, que nos ultimos tempos andam como que possuídos por espiritos de tucanos deslumbrados….e de ex-governadores nepóticos ( mistura de depóticos com nepotistas )…

  7. Concordo com o Roberto integralmente. E nas imagens, não vi nada de violência por parte dos policiais.
    Queriam que a polícia fizesse o quê? Largasse as armas e fosse ajudar a arrumar a mudança dos invasores? Me poupe!!!

  8. Normalmente o governo Requiião não cumpre ordens de desocupação em desrespeito ao Judiciário, a ex. das invasões de Fazendas produtivas. Acredito que nesta desocupação existem muitos interesses envolvidos e alguém tá tentando tirar vantagens de tudo. Na TV Educativa ouvi o apresentador (Morraes) criticar de forma muito forte o Beto Richa, Prefeitura de Curitiba, mas não vi ninguém da COHAPAR ser mencionado. Por quê ?!

  9. Muito boa essa do sabiá, acima. Concordo com todos os demais, acima. Com vagabundo tem que ser na borracha! Ou vocês acham que quem realmente quer trabalhar e subir na vida se presta a ser invasor de propriedade alheia?

  10. O povo reclama que não tem policiamento e quando aparece….reclama também…….ótimo o que a PM fez, vagabundo tem que ser tratado da forma que merece……

    Quanto ao Sheremeta, porque afasta – lo??? Quando é feito algo de bom, solucionado um problema, afastam que o fez……tem que rir ..mesmo…..tome tento Sr. Delazari……

    Agora um local, com armas, drogas….assassinato…….assalto……e muito mais daí PODE?!?!!?!!?

    PM PARABÉNS………um trabalho muito bem feito………

  11. Caramba ta complicado ser “Policia” no Brasil se mata o sequestrador é desumana…..se não mata é imcopetente……se não desocupa é inoperante …..se desocupa é truculenta…..bem que tal então uma nova metodologia ….um jogo de truco com cruzamento olimpico onde o vencedor tem o direito de escolher o que vai querer…..desocupar ou não…..matar ou não …se entregar ou não ……sinceramente quanta hipocresia !!!!Parabéns Polica Militar do Paraná….

  12. Ô Luis Adolfo, tu tá porfora. No Municipio de Curitiba , como existe COHAB , a COHAPAR está imposssibilitada de operar. Por Lei. AMas a COHAB não funciona porque o nosso Prefeito não quer desagradar as construtoras dos amigos dele, fazendo concorrencia….Uma perguntinha: tu existe mesmo ou é mais um nome-falso dos jornalistas fracassados que a Prefeitura colocou para trabalhar como assessor num prédio da secretaria municipal de educação ali ao lado da Escola da Magistratura, mas apenas passam o dia inteiro colocando elogio ao Beto nos blogs e xingando o Requião e sua tchurma ( que de certo modo até merecem)? Voce é casado? Tem filhos? Poderia dizer teu sobrenome? Ou Teu sobrenome é Dias, mas V. não usa por causa do cacófato? QUanto ao fato em si, uma hipocrisia. Quando o dono não é amigo do Rei, como nesse caso, não sai a reintegração.Quando é amigo sai, mas com porrada, que é para dar ao Rei o prestigio de “afastar” os truculentos, para pousar de bonzinho. Os truculentos aí recebem aplauso dos mais truculentos ainda, saindo como injustiçados. E ser injsutiçado é “Bom” para o currículo deles numa sociedade truculenta e agressiva como a nossa…tam dúvida? Basta ohar os comentários aí em cima…

  13. Uma operação policial dessas não é feita sem planejamento. Armas, táticas, movimentos, tudo isso é estabelecido bem antes , de forma profissional.Pelo porte e pelo tipo de operação, e principalmente, levando em conta que o dono é amigo pessoal do Sr Governador do Estado, o planejamento foi todo muito bem feito. Não venha agora ninguém dizer que “foi exagerado”. Tudo estava previsto e aconteceu como previsto pelos responsáveis. O resto é hipocrisia mesmo, como disseram aí em cima. Salta aos olhos como os invasores são criminalizados aqui nesse blog, sem levar em conta em nenhum momento a falta de ação da adminsitração publica ( no caso a Municipal) no tocante à moradia. É a falta completa de memoria. O que são os conjuntos Saturno, Mercurio, e tantos outros senão iniciativas de uma política municipal de habitação que simplesmente não existe mais? Muitos do que acima pedem borracha e violencia provavelmente moraram ou ainda moram em conjuntos que o poder público construiu, no tempo que a praga neo-liberal, que está levando o mundo a virar uma selva, não tinha tanto sucesso graças à ação de uma mídia irresponsável e predatória. Dá mesmo para pensar que essses comentários ou são nomes inventados por gente a serviço e soldo do Beto Richa , do Alvaro e do Scalco. Ou então ignorantes completos, pessoas de maus bofes, aspones e cabos eleitorais, que em computadores da prefeitura, ficam dizendo asneiras e propalando preconceitos da mais baixa qualidade e depois mostrando para os chefinhos…como se favelas não produzissem criminalidade, doenças, miséria, prostituição, desemprego, falta de ação do poder público.E como se essas mazelas nunca os fossem atingir e Às suas familias…Como se estivessem para sempre a salvo da violencia, da ignorancia, das doenças ,das drogas..Uma vergonha para qualquer pessoa o nível dos comentários nesse blog…O mediador estará dormindo ainda a essas horas, com certeza…

  14. estas fotos não mostram violencia da policia, o que mostram são arvores cortadas e queimadas, sugeiras no chão, ou estou cego, eu pago meu terreno, porque estes vandalos tem que ganhar (e depois vender) eu moro la perto e vi tudo, inclusive aumentou os roubos depois disso cheio de moleques suspeitos ( e cheirando cola) circulando a noite pelas ruas.

  15. Há um detalhe importantíssimo nas fotos: o DESMATAMENTO ilegal e irresponsável feito pelos invasores.

    Como fica? Quem será penalizado? Ou vai ser como nas invasões do MST…

  16. Caso se interessem estou passando o nº da revista Veja para q saibam o q é uma invasão, uma grilagem.

    Edição nº 1580 de 13 de janeiro de 1999.

    “Assalto à Amazonia”

    Este tipo de invasão ninguem manda tirar do lugar.

  17. Não podemos escolher, neste episódio, o fato lamentável do tiro no jornalista para condenar a corporação gloriosa da polícia militar do Paraná. Este erro não justifica um erro maior e que tende a desacreditar a corporação frente a opinião pública. O Secretário da Segurança tomando esta decisão repentina demonstra que não está capacitado, inobstante sua insistência em permanecer no cargo, a administrar a segurança pública do Paraná. Quando ele aparece na mídia, lamentavelmente, ou é para ganhar louros do trabalho dos comandados ou para execrar o culpado errado ou para discutir estatísticas, aliás, sua maior especialidade. Vamos e continuamos mal.

  18. A PROPÓSITO JOSÉ ,QUEM VAI SE FERRAR É O DONO DO TERRENO POR CAUSA DO DESMATAMENTO. O COITADO COM CERTEZA VAI AMARGAR UMA SONORA MULTA QUE ATÉ A SU DÉCIMA QUINTA GERAÇÃO VAI NASCES ATORDOADA. A PM AGIL CERTO, MESMO COM TODA A DEMORA POIS SE PASSARAM APROXIMADAMENTE UM MÊS, MAS VALEU MESMO ASSIM. E O COMANDANTE DA ORERAÇÃO DEVERIA GANHAR UMA MEDALHA. INVASOR É BANDIDO E BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO E PONTO FINAL. A POPULAÇÃO TA DE SACO CHEIO DE TERNO E GRAVATA, SEM CONTAR OS DIREITOS HUMANOS QUE SÓ DEFENTE VAGABUNDO.CHEGA…TÔ COM SAUDADES DO REGIME MILITAR, DA ANTIGA E SAUDOSA ARENA ENFIM …SAUDADES DA SENHORA DITADURA, QUE SÓ PÔE MEDO EM VAGABUNDO……COMO ESTES QUE ESTÃO GOVERNADO O NOSSO PAÍS.

  19. O Intimorati falou certo. “Luis Adolfo” no mínimo é um jornalista pé-de-chinelo que encostaram na prefeitura, pago com dinheiro dos eleitores trouxas que votaram no prefeito viajante!

  20. Olhem só o que diz esse “Leo” acima…Tá com saudade da ditadura….Que gracinha…Tu tá precisando é de uma outra “dita”, mais dura, seu ogro! Ô moderador: tá dormindo?Esse cara té pregando a volta da ditadura.Ou seja a quebra do regime democrático! Olha o que voce disse acima, moderador, sobre as regras do blog: “Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material ofensivo” E aí? Vai deixar esse cara propagar ideias nazistas? Como é que ficam as regras do teu próprio blog? Acorda aí, MOderador! Vai pregar a a ditadura lá em Miami, seu Leo!

  21. É SENHOR LUIZ, OSR. DEVE SER UM DOS NEPOTES QUE CAIRAM DE PARA-QUEDAS AQUI NO PARANÁ. VOCÊ NÃO VÊ QUE A DEMOCRACIA BRASILEIRA NÃO EXISTE E NUNCA IRÁ EXISTIR. TENHO PENA DO SR….MEU COMENTÁRIO EM MOMENTO ALGUM SE MOSTROU RETRÓGRADO OU NAZISTA, MAS JÁ QUE O SR. TOCOU NO ASSUNTO, DESAFIO QUALQUER PESSOA A FAZER UMA PESQUISA EM QUALQUER LUGAR DO PAIS DEMOCRACIA X DITADURA. COM CERTEZA A DITADURA IRA GANHAR COM LARGO PLACAR, POIS PESSOAS DE BEM, TRABALHADORES E HONESTOS, NÃO SE IMPORTAM QUE O EXERCITO SAIA AS RUAS PARA PROTEJE-LOS, AGORA PESSOAS COMO O SR., QUE POSSIVELMENTE TENHA O RABO PRESO COM ALGUM TIPO DE MENSALÃO, ESTE SIM FICARAM COM A PULGA ATRÁZ DA ORELHA, POIS COM CERTEZA A FESTA IRA TERMINAR EM UM CUBICULO ESCURO, TOMANDO UM SEÇÃO DE PORRADAS…..EU SEI O MOTIVO DA SUA MAGOA…É SEU NOME, IDENTICO AO DO PRESIDENTE …..LUIZ……AGORA NÃO SE LEMBRA O SR. QUE ESTE MESMO LULA E CIA, JOSE DIRCEU, DILMA TERRORISTA ROUSEF, GILBERTO GIL, FORAM EXPULSOS DO NOSSO MARAVILHOSO PAIS POR PREGAR COISAS QUE O SR. APROVA….VOCES ACHAM QUE ESTA CORJA RETORNOU AO PAIS PARA TRABALHA? NÃO COM CERTEZA NÃO, ELES RETORNARAM PARA SE VINGAR E PARA FAZER ESTAS BARBARIDADES QUE SÃO MANCHETES DIÁRIAS EM TODAS AS EMISSORAS DO PAIS…..SINTO PENA DO SR.ATÉ A PROXIMA VEZ, MAS POR FAVOR TENHA O MINIMO DE EDUCAÇÃO E RESPEITO PARA COM AS PESSOAS. UM ABRAÇO.

Comente