Uncategorized

“Bancos não estão à altura do que o país precisa”, diz Bernardo

O ministro do Planejamento Paulo Bernardo deu entrevista em Brasília a Leandra Peres e Kennedy Alencar, da Folha de S.Paulo. Foi direto quando indagado se os bancos privados estão escondendo dinheiro por causa da crise: “Claro que estão! O que eles fizeram? Fogueira com o dinheiro? Isso deve estar todo entesourado”.

Bernardo também diz que o Banco Central “vai ter de fazer inflexões” e baixar os juros porque a pressão inflacionária “se diluiu”. “Olha, se você vê o mundo mudar e não muda, você é maluco. E com certeza ali [no BC] não tem maluco.”

FOLHA – O governo voltou a adotar um tom otimista em relação à crise, mas os dados da economia real mostram que o Brasil será muito afetado. A avaliação do governo sobre a crise não está equivocada?

PAULO BERNARDO – A crise é extremamente preocupante. Não há, de fato, efeito no Brasil além do problema do crédito, que é grave. E estamos tomando medidas para destravarmos isso. Ainda não houve problema fora do sistema financeiro. Basta ver os números. A indústria está crescendo a 6,7% ao ano, segundo o último dado, de setembro. O do comércio saiu anteontem, 9,4%.

FOLHA – Mas são dados do retrovisor.

BERNARDO – Você tem que dizer qual é o dado do futuro, porque aí vamos entrar nas profecias…

FOLHA – Não é profecia. Há montadoras dando férias coletivas, alta na inadimplência de veículos. Há dados que já mostram efeitos negativos na economia real.

BERNARDO – Há indícios de que podemos ter problemas graves. O pior deles é não ter recursos para irrigar a produção. É a empresa não ter capital de giro, não ter como financiar sua produção para exportação, não ter recursos para vender no varejo. Agora, tem indícios também de que as coisas continuam funcionando. Ontem [quarta-feira] estava vendo o jogo do Brasil e vi as Casas Bahia metendo bomba nos comerciais.

Leia a entrevista na íntegra no site da Folha Online »

14 Comentários

  1. Ou é bobo ou finge que é, querendo dizer que o Brasil não vai sentir efeitos do crash internacional. Não sei a quem o PT está tentando enganar com esta história que o Brasil é uma ilha de prosperidade blindada contra qualquer tsunami externo. É incrível, todo blog que leio encontro comentários de petistas dizendo coisas desse gênero, e agora vejo até mesmo o ministro do planejamento tentando enganar a população. O mais impressionante disso tudo é que as disputas políticas só são daqui a dois anos e por enquanto não precisariam estar dizendo esse tipo de coisa.

  2. É incrível mas concordo com esse petista, está mais que na hora desse Banco Central atuar com mais patriotismo com relação ao sistema bancário e, ser for o caso, envolver nesse assunto o Ministério Público bem como a Polícia Federal.

  3. ESTIMADO PAULO BERNARDO.
    NÃO PODEMOS ESPERAR QUE OS BANQUEIROS TOMEM ATITUDES ÉTICAS A FAVOR DE DETERMINADAS CAUSAS NACIONAIS, MESMO AS QUE SURGEM NESTE MOMENTO, E VÃO SE AGRAVAR NESTA CRISE GLOBAL, PRODUTO DO CONSENSO DE WASHINGTON QUE ENDEUSOU O ESTADO MÍNIMO E EXALTOU A LIBERDADE TOTAL (SEM NEHUM CONTROLE), PARA A INICITAIVA PRIVADA, E NOS FIZERAM CRER QUE O MERCADO REGULARIZARIA TODOS OS FENÔMENOS ECONÔMICOS, E NOS TRARIA UM FELIZ MUNDO NOVO A TODOS.

    O ESTADO TEM SIM QUE BOTAR FREIOS E FISCALIZAR A INICIATIVA PRIVADA, POIS LIBERDADE TOTAL AO MERCADO, É COLOCAR A RAPOSA PARA CUIDAR DO GALINHEIRO, OU O MACACO PARA CHEFIAR O DEPÓSITO DE BANANAS. AMBOS, RAPOSA E MACACO, COMEM TODAS.
    O FHC ACREDITOU NO “CONSENSO DE MEIA DÚZIA”, E DEU NO QUE DEU.

    ELES QUEBRARAM A ECONOMIA MUNDIAL……………………

    A PÁTRIA DESSA GENTE É EXCLUSIVAMENTE A GRANA. ELES NÃO TÊM NENHUMA SENSIBILIDADE HUMANISTA DE AMOR AO PRÓXIMO.

    SÓ MEDIDAS MAIS DURAS FARÃO ELES COLABORAR PARA QUE SEJAM MINORADAS AS VARIÁVEIS DA CRISE SE AVIZINHA..

    PAULO. ELES ESTÃO SEGURANDO A GRANA DO DEPÓSITO COMPULSÓRIO, PARA FORÇAR MAIS AINDA O AUMENTO DE JUROS, PARA GANHAREM (COMO SEMPRE), MAIS…..MAIS…..E MAIS….
    LINEU TOMASS.

  4. O Ministro não está solitário na denúncia.
    Sua fala me fez lembrar quando o Sarney mandou a policia federal buscar o gado nas fazendas.
    Fiasco total.
    A acusação de Paulo Bernardo não é tão relevante quanto o que ela evidencia.
    Como não dá mais para tapar o sol com a peneira, procura-se os culpados.

  5. OH Fábio, há uma disputa entre qem aparece mais em seu blog: FÁBIO CAMARGO X PAULO BERNARDO. Assim se perde audiência.

  6. Quer dizer que agora o cristão novo do neoliberalismo incrustado no governo Lula, o seu ministro Paulo Bernardo, resolveu falar mal dos bancos? Resolveu pressionar o amigaaaaaço dele do BC, banqueirão de BOSTON Henrique Meirelles, a baixar os juros porque descobriam que é isso que todo mundo está fazendo planeta afora?
    Poupe-me, senhor ministreco baluarte de postulados neoliberais infestando o governo LUla!
    Será que finalmente conseguiu traduzir os textos do site do Noriel Roubini e sacou que não dá mais pra continuar na toada recessiva que seu Meireles mantem e que Lula tem um PUTA MEDO de mexer?
    Por mim, não caem só os juros, mas CAI VOCE TAMBEM, cristaozinho novo do neoliberalismo. Vá plantar batatas em Londrina!

  7. Então vamos corrigir essa frase dele: “Os atuais ministros do planejamento e seus demais colegas mostram que não estão à altura do que o país precisa”.

  8. Calma, Francisco.
    O paranaense Paulo Bernardo, é bom executivo em finanças, não mostra carisma suficiente para postular uma majoritária.
    Não consegue empolgar.
    Se teimar, poderá ser o novo Moreira, em votos.
    Imagino que logo o Samek abre a fala.

  9. Clovis, diz voce:
    “O paranaense Paulo Bernardo é bom executivo em finanças…”
    Concordo. Ele é aquilo que Luis Nassif chama de “Cabeça-de-planilha”, um bom sucessor de tudo que tinha de ruim o ex-ministro ex-trotsquista Paloccinho. Mas não é esse tipo de gestor público que o povo desejou ao eleger e reeleger Lula.
    Felizmente, de fato o ministro PB não é e nem tem como ser bom de voto; que volte para trás de uma escrivaninha pra fazer contabilidade.

  10. LAMENTÁVEL! É UM DESPREPARO
    TOTAL!!ESSE PAULO BERNARDO E
    O GUIDO MANTEIGA NÃO ESTÃO `
    A ALTURA DO BRASIL…SÃO PRIMÁRIOS,
    VÃO TORNAR OS EFEITOS DA CRISE
    AINDA MAIS PERVERSOS PARA O POVO…

  11. A Volvo Caminhões vai ter um aumento de vendas em relação ao ano passado, não conheço ninuguem que compra caminhões para passear. Ontem domingo na cocessionária Honda o movimento era tanto que fiquei de voltar durante a semana para conversar melhor sobre carros, Construtoras clientes meus não estão reclamando das vendas, salvo aquelas que tem ações na bolsa. Esta bolsa que sempre teve seus altos e baixos, e que deu grandes lucros nos últimos anos e ninguem reclamou. Vejo a imprensa falando mais da crise do que as pessoas estão senindo. Nào vejo nenhuma reportagem mais profunda sobre a produção. Não quero dizer que estamos tranquilo, mas que estes bancos estão segurando o dinheio para especularem mais, isto estão como sempre.

Comente