Uncategorized

TCU aponta problemas em 14 universidades, entre elas, a UFPR

O Tribunal de Contas da União encontrou irregularidades em contratos e convênios de 14 instituições federais de ensino superior com suas fundações de apoio. Entre julho e setembro de 2008, o TCU fiscalizou 464 convênios e contratos que chegavam a R$ 950 milhões de reais.

As instituições auditadas foram as universidades federais de Minas Gerais, de Ouro Preto, Rural do Rio de Janeiro, Fluminense, de Santa Catarina, do Paraná, de Goiás, de Roraima, de Amazônia, do Acre, do Ceará, do Rio Grande do Norte, de Pernambuco e da Bahia.

O relatório do TCU chegou à conclusão de que “essa autonomia universitária às avessas, promovida por intermédio de fundações privadas de apoio, significou também um perigoso distanciamento das Ifes [instituições federais de ensino superior] do ambiente de controle propiciado pela contabilidade pública e pelo trânsito dos recursos públicos por dentro do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal”.

2 Comentários

  1. Só vemos ações de órgãos federais. Até parece que existe um país além das divisas do Estado, enquanto aqui dentro as ditas autoridades de controle público (salvo poucas e esporádicas exceções), observam, em escandaloso compadrio, a anomia reinante, do alto de seus cargos e privilégios.

  2. Vigilante do Portão Responder

    Abre a caixa preta Moreira. KKK
    POr falar em Moreira, que fim levou o grande Reitor?

Comente