Uncategorized

MP abre inquérito contra chefe-de-gabinete de Lula

Josias de Souza na Folha Online

A procuradora da República Ana Carolina Roman, lotada em Brasília, abriu um inquérito civil para investigar Gilberto Carvalho, o chefe-de-gabinete de Lula. Deve-se a novidade ao repórter Ricardo Brito (só assinantes do Correio). A investigação visa apurar a suspeita de que Carvalho teria vazado dados sigilosos da Abin, relacionados à Operação Satiagraha.

Uma suspeita que nasceu de um grampo telefônico feito pela Polícia Federal em aparelho usado pelo ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).

A serviço de Daniel Dantas, principal investigado da Satiagraha, Greenhalgh telefonara para o auxiliar de Lula em 28 de maio de 2008.

Queria saber se um agente da Abin, de codinome Marcos, fora acionado para seguir os passos de um cliente dele.

Greenhalgh não disse o nome do cliente. Mas tratava-se de Humberto Braz, um preposto de Daniel Dantas. Que, dois meses depois, seria pilhado numa tentativa de suborno de delegado da PF. Coisa de R$ 1 milhão.

Greenhalgh e Carvalho travaram o seguinte diálogo, captado pela escuta da PF:

Gilberto: Luiz?

Greenhalgh: Oi..

Gilberto: O general [Jorge Félix, chefe do Gabinete de Segurança Institucional] me deu o retorno agora… É o seguinte: não há nenhuma pessoa designada na Presidência… na Abin…com esse nome, a placa do carro não existe é fria, tá? Eles aqui acham que a única alternativa é que tenha sido caso de falsificarem documento… eles não consideram possível que seja da Abin, eu não falei com o Luiz Fernando [diretor-geral da PF] ainda, mas não tem jeito… a polícia federal não usa a PM, eles não se misturam de jeito nenhum, tá? Então, eu acho que o mais provável é que o cara tava armando mesmo alguma coisa… Mas com documento falso que também, no Rio, é muito comum, porque daqui não tem, eu pedi, insisti, fiz com o máximo cuidado tal.

Greenhalgh: Deixa eu te falar uma coisa. Tá ouvindo o grito da menina?

Gilberto: O grito da vida.

Greenhalgh: Isso é o grito da vida realmente, linda, mas deixa eu te falar: seria bom dar um toque no Luiz Fernando também hein!

Gilberto: Eu vou dá, eu vou dá, amanhã cedo eu tenho que falar com ele vou levantar isso dai também.

Greenhalgh: Tem um delegado chamado Protógenes Queiroz [à época responsável pela Satiagraha] que parece que é um cara meio descontrolado.

Gilberto: Ele tá onde, o Protogenes, agora?

Greenhalgh: Aí, tá aí em Brasília.

Gilberto: Ah aqui em Brasília.

Greenhalgh: É o que saiu na Folha na matéria da Andréa Michael [refere-se a notícia que antecipara detalhes da Satiagraha, inclusive o pedido de prisão de Daniel Dantas]. Mas eu tô indo amanhã pra reunião do diretório [do PT].

Gilberto: Eu te vejo lá, eu tô indo no diretório também.

Greenhalgh: Legal…

(…)

Gilberto: Tá. Eu vejo você lá.

Greenhalgh: Grande abraço.

Gilberto: Valeu Luiz…

Greenhalgh: Obrigado.

7 Comentários

  1. O poder fez o Gilberto Carvalho ir das antigas confissões feitas em igrejas humildes da periferia as manchetes escandalosas sobre denúncias envolvendo delações nas capas de jornais!

    Falando em passado e delações como é que será que anda o caso Celso Daniel?

    “João Francisco disse que Carvalho revelou que de que recursos arrecadados por pessoas ligadas a Celso Daniel de empresas em Santo André eram entregues ao deputado José Dirceu (PT-SP) para o financiamento da campanha do presidente Lula.”

    Folha de S. Paulo 01/09/2005

  2. SYLVIO SEBASTIANI Responder

    SERÁ QUE DESTA VEZ VÃOMESMO PEGAR O GILBERTO cARVALHO? oLHA QUE ELE ESTÁ EM TODAS AS “PARADAS” DO PT E SEMPRE ESCAPA.ELE É O HOMEM CHAVE DE TUDO.É QUELE QUE ESTÁ EM TODOS OS LUGARES QUE TEM BRONCAS. EM TODAS AS CIDADES,EM TODOS OS ESTADOS.NÃO É O HOMEM BOMBA, MAS É O HOMEM QUE PARTICIPA ATIVAMENTE DAS BOMBAS. É O GOLBERY DO PT.PORTANTO CUIDADO!

  3. Fabio e blogueiros:

    Já repararam que somente as ditas autoridades de controle publico FEDERAIS parecem vivas e atuantes neste país ? As estaduais – os mais régios salários pagos pelo povo, mes a mes, chova ou faça sol – encontram-se insossas, inodoras e insensíveis ao cabedal de denúncias públicas veiculadas diuturnamente nos meios de comunicação, a ponto do Estado ser apostrofado “nada é investigado, ninguém é punido.” E ninguém da sociedade civil que paga todas as contas, lícitas e ilícitas, reage a este estado de anomia social e irresponsabilização geral dos entes públicos. Ou não ?

  4. os agourentos de plantão continuam como urubus a espera da morte do moribundo no deserto. Não vaõ pegar o Gilberto porque não tem nada a esconder, vão procurar os ladroes do passado, dos governos q vcs defenferam sempre. Xô satanás

  5. Investigar é preciso, pois não é normal que o “seminarista eterno” esteja sempre presente nestas ninhadas de gato.
    O Ministério Público apenas cumpre o seu papel. E não esqueçam que o Gilbertinho era o homem de “alguem” dentro da prefeitura do Celso Daniel.

  6. Gilberto Carvalho é o ventríloquo do lula. Quando a sujeira chega a porta do gabinete presidencial ,o porteiro é quem deve limpar, né não ?

Comente