Uncategorized

Beto anuncia cortes nas despesas e contrato de gestão para secretários

betoeaecioBeto Richa anunciou a redução de até 15% nas despesas de custeio para preservar a capacidade de investimento, os programas sociais e a adoção de um inédito contrato de gestão com os secretários municipais, que estabelecerá metas a serem cumpridas pelas diversas áreas da prefeitura.

Os secretários terão de se comprometer a cumprir metas em moldes empresariais. Vão assinar documento chamado “contrato de gestão”, no qual assumem a responsabilidade de atingir uma relação de objetivos coletivos e individuais. Entre eles, está a redução de pelo menos 10% nas despesas com custeio em 2009, o que significa uma economia de R$ 250 milhões.

O contrato é inspirado em modelo adotado em Minas Gerais pelo governador Aécio Neves (na foto, com Beto Richa), do PSDB, mas a assessoria do secretário de Planejamento diz que a iniciativa é de Alceni Guerra, que já teria adotado o modelo quando participou do governo Collor de Mello em 1991. Richa nega esse tipo de influência e diz que o contrato de gestão foi inspirado em “boas práticas” da iniciativa privada. “É uma maneira de cobrar de modo mais evidente as responsabilidades da nossa equipe.” O documento também é visto pelo prefeito como uma forma de prestar contas à sociedade.

11 Comentários

  1. O Beto caminha para onde a necessidade da adminstração publica empurra, ou seja, gerir o dinheiro não como dinheiro de “ninguém”, e sim com eficiência e eficácia. Vamos ver se os novos , os “aloprados” conseguirão se segurar!!!!!!!!!!!!!!
    O Sebastiani é um dos melhores exemplos do país de gestão!!!

  2. Este processo é interessante.
    O contrato de gestão existe mas, neste caso, serve para a parte mais forte, como desculpa para afastar os desajustados.
    Qual o critério para a avaliação?
    Uma avaliação técnica pode ser mais onerosa que o objeto avaliado. E não funcionar.
    Exemplo: como será avaliada a esposa ou o irmão de um governante? Quanto vai custar? Dará resultado?
    O critério principal, se não o único, é a satisfação de quem tem mais poder.
    Critério subjetivo: gostei ou não gostei.
    Logo, pode valer ou não. Muito pelo contrário !

  3. Ah, tá. Beto Richa agora deu de adotar planos criados por outros políticos de fora do Paraná. E copiou logo de Aécio Neves, o governador de um estado que detém recordes de acidentes nas estradas, inundações na capital do estado… interessante…

  4. Sugestão:

    Corte o número de secretários e de cargos comissionados e apadrinhados políticos q vai sobrar um bom dinheiro.

  5. “a iniciativa é de Alceni Guerra, que já teria adotado o modelo quando participou do governo Collor de Mello em 1991″…

    Beto Richa adotando modelos de gestão de Fernando Collor… Que maravilha…

  6. o cotrato de gestão já existe em alguns setores da PMC e funciona muito bem. Por ex, o ICS é monitorado pela Secretaria de RH da PMC, e cumpre anualmente as metas em prazos pré estabelecidos (o Zé Lupion cumpriu todos os itens brilhantemente, prefeito, e defendeu o ICS como ninguém…)

  7. UÉ, O BÉTO RICHA NÃO ESTAVA APÓIANDO O AÉCIO NEVES PARA PRESIDENTE? AGÓRA JÁ VIROU PUXA-S DO SERRA? ESSE CARA APRENDEU BEM A LIÇÃO EM CASA.

  8. Cansado e Oliveira Responder

    È verdade sim. O Alcenhi é o novo gurú do Prefeito e vai dar as cartas com muita propriedade. Ele é o idealizador desse contrato de gestão, tanto é verdade que o Béto não o implantou no primeiro governo. Dentro de dois meses ele já tomou conta da administração da Prefeitura pois o resto é total incompetência. Será sem dúvida o vice do Béto para o Governo 2010.

Comente