Uncategorized

Doático entrega abaixo assinado contra o aumento da tarifa

doatico-santos

Uma comissão de representantes de partidos políticos e movimentos sociais encabeçada por Doático Santos e Edson Feltrin entregou há pouco um abaixo-assinado contra o aumento da tarifa do transporte coletivo de Curitiba e linhas integradas da Região Metropolitana à Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da capital.

O grupo foi recebido pelos promotores de Justiça Maximiliano Ribeiro Deliberador e Cristina Corso Ruaro, que vão anexar a manifestação popular ao inquérito civil já instaurado pelo Ministério Público em 19 de janeiro, a partir de pedidos de providências protocolados pela AUTRACO (Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana) e por vereadores da capital.

No último dia 20, a Promotoria encaminhou a planilha de composição tarifária da URBS para análise do setor de auditoria do MP-PR. Também para instruir o procedimento investigatório, no dia 21, foi enviado ofício à Prefeitura de Curitiba, requisitando informações sobre a formação da nova tarifa. A Promotoria quer verificar se o aumento teve como base os parâmetros da lei municipal 12597/2008, que trata da organização do sistema de transporte coletivo da capital. O ofício também questiona se foi constituído o Conselho Municipal de Transporte, conforme prevê a mesma lei. O documento estabelece prazo de 15 dias, a partir do recebimento, para que o Município se pronuncie. O mesmo ofício foi encaminhado à URBS, para que esclareça de que forma chegou aos números da nova planilha de composição tarifária.

“A análise sobre o aumento será técnica. No momento, sem o relatório da auditoria e as informações da Prefeitura e da URBS, não podemos avaliar se o reajuste foi ou não correto”, afirma Maximiliano Ribeiro Deliberador.

14 Comentários

  1. O Edson Feltrin vai protocolar também junto a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do MPE um pedido de investigação dos contratos da Prefeitura Municipal de Curitiba com as empresas Risotolândia, Construtora Empo, ICI, Cotrans, Iguatemi Construtora, Consilux e seus radares, Familia Gulin e Bertoldi no transporte, Laine e Viaplan na coleta vegetal, Cavo, Paviservice, Plena corretora e seu seguro no Imap e as distribuidoras e laboratórios que fornecem medicamentos aos postos de saúde. Feltrin vai anexar informações que estas empresas tem contratado cabos eleitorais de membros do governo e de vereadores, alem de serem financiadores de suas campanhas eleitorais.

  2. Daniel Fernandes Responder

    Não gosto de pagar ônibus mais caro, com certeza.
    Mas existe um pouco de demagogia em excesso nestes protestos contra o aumento da tarifa.
    Por exemplo, em Florianópolis, a passagem custa R$ 2,70, e o sistema de transporte coletivo não chega aos pés do sistema de transporte de Curitiba.
    Gostaria que estas pessoas que reclamam tanto visitassem Florianópolis, São Paulo, ou Salvador, andando de ônibus lá.
    Claro que o sistema de transporte coletivo de Curitiba não é perfeito (algumas linhas são piores que lata de sardinha em certos horários: Inter 2, Boqueirão, etc), mas poderia ser muito pior…
    Além disso, quanto tempo a passagem ficou sem subir?

  3. Doático e Feltrin juntos? sem comentários…que dupla hein? Não dá prá levar a sério…….

  4. Assim como Feltrin, Doático mostra que pode agregar seu trabalho ao interesse público de maneira exemplar e construtiva.
    Importa discutir não só valores mas também a calendarização dos reajustes em função de eventos eleitorais.
    Uma forma civilizada de compor auxílio ao Ministerio Público.

  5. ESSA UNIÃO ESTAVEL ENTRE ESTES DOIS ZEROS A ESQUERDA ME DÁ MEDO DA CRIA MONSTRUOSA QUE POSSA NASCER .
    VCS DOIS SE MERECEM ! FELIZ CASAMENTO ATÉ QUE UM DOS DOS TRAIA PRIMEIRO.

  6. Banana com chopim dá o que??? Vai trabalhar, coisa que vc não sabe o que é seu baderneiro…

  7. Que bom que fIzeram isto , deixamos agora na mão do MP e da Justiça .
    agora voltem pro cargo de comissão e trabalhem !!!

  8. Não acham que estamos dando muita importância para essa dupla Doático/Feltrin no blog?

    Tá na hora de dar um basta. Só foguetório para aparecer na midi.

    Se tivessem mesmo a intenção de esclarecer o que eles acham estar errado, já teriam entrado diretamente com Ação Cívil ou algo similar com amparo jurídico.

    Muito holofóte. Temos muitas coisas importantes para nos incomodar

  9. O PREFEITO ATUA NO SISTEMA DO REMÉDIO AMARGO NO INICIO DO MANDATO QUE ALIADO A FRACA MEMORIA DO ELEITOR. AGORA PERGUNTA-SE : E A SUPERLOTAÇÃO DOS ONIBUS QDO SERA RESOLVIDA? QTOS MAIS TEM Q MORRER?

  10. So a favor de colhermos assinaturas para pedirmos mais segurança, melhora na educalção de nossas crianças, construção de mais hospitais, pelo 1 dos 18 q nosso guia no estado prometeu no período de campanha.
    Doatico, por favor, crie vergonha nessa cara suja.

  11. Volta pra escola Doático! De preferência para uma escola municipal de Curitiba pq se depender das escolas estaduais vc continuará sem saber contar por um bom tempo…pena que nas escolas não tem aulas de ética, honestidade e bons costumes pois vc tb precisaria de umas aulinhas dessas matérias!

Comente