Uncategorized

Barretto, ministro de Lula, enche a bola de Beto Richa

beto-e-barretto-pq

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, anunciou ao prefeito Beto Richa, em encontro na manhã de hoje, a possibilidade de que Curitiba participe do Prodetur Nacional, incluindo projetos de modernização da infraestrutura da cidade para receber a Copa do Mundo de 2014.

“Curitiba é uma grande porta de entrada do turismo de negócios no Brasil e tem feito grandes esforços nesta direção. A Copa do Mundo é uma grande oportunidade para acelerar os procedimentos de melhoria da infraestrutura, e por isso estamos nos dispondo a fazer essa parceria”, disse Barretto.

“O ministro trouxe ótimas notícias. Poderemos tirar do papel projetos importantes como a ampliação da rede de ciclovias, a readequação do complexo da Rodoferroviária e a revitalização do eixo Barão do Rio Branco e Riachuelo, onde temos um projeto de um bonde turístico”, disse o prefeito Beto Richa.

Para amenizar os maus bofes de Requião, Barretto seguiu para o almoço com o governador no Palácio das Araucárias.

O Prodetur Nacional é um programa que facilita a contratação de financiamentos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para estados e também para cidades com mais de um milhão de habitantes para aplicar em obras e projetos de infraestrutura, qualificação de pessoal e marketing voltados ao turismo.

Para as cidades, o programa apóia projetos com investimento mínimo de 30 milhões de dólares, com financiamento do BID de 50% do valor. O pagamento dos 50% restantes, que seriam contrapartida do município, é assumido integralmente pelo Ministério do Turismo, que aceita obras do município iniciadas até 18 meses antes do financiamento ser assinado. O ministério espera envolver 65 cidades brasileiras consideradas destinos turísticos neste programa, e as 12 cidades escolhidas para sediar a Copa do Mundo terão prioridade.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, disse que vários projetos em estudo em Curitiba podem ser incluídos de imediato no Prodetur Nacional. “Tivemos uma reunião prévia no ministério e vamos novamente a Brasília para identificar projetos e programas que poderemos de entrar de imediato no ministério, para consolidar rapidamente esta importante parceria aberta pelo ministro”, disse Juliana.

O ministro sinalizou também a possibilidade de que, caso a cidade seja mesmo escolhida para sediar a Copa do Mundo, a rede hoteleira local venha a participar de um programa de readequação, certificação e reclassificação. Com a medida seriam oferecidos financiamentos com taxas de juros variando entre 4% e 6% ao ano, que representa metade das taxas disponíveis hoje em financiamentos públicos, e prazos superiores a 10 anos para pagamento.

O prefeito aproveitou o encontro para convidar o ministro para dois grandes eventos em março: a etapa de abertura do calendário 2009 do WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo), dias 6, 7 e 8 de março, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, e no dia 29, na comemoração do aniversário da cidade, para a inauguração do Paço Municipal, que foi reformado em parceria com a Federação do Comércio Varejista.

O encontro entre o prefeito Beto Richa e o ministro Luiz Barretto teve a participação do assessor de Relações Institucionais da Prefeitura, Luiz de Carvalho, e do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Almeida.

26 Comentários

  1. SERVIDOR PUBLICO Responder

    Para não dizerem que só crítico, aí está umas das belas (em todos os sentidos) escolhas do Beto no secretariado: Juliana Vosnika, competente e séria.

    Mas como o meu fel que não é o do Feltrin teima em sair aí vai: Juliana cuidado com o WTCC, se for a ordenadora de despesas, extremo cuidado. Sei o que estou dizendo.

  2. Buzanfa de Plantao Responder

    quem é este homem ai de gravata laranja(que ridiculo) ? ele faz alguma coisa ? trabalha ? que puxa saco heim. quem é ele na ordem do dia ? alguem sabe me responder ….

  3. Trabalho em equipe sempre rede para ambos os lados. É triste ver a briga com governo estadual.
    O governo estadual não briga só com o municipal, estando em atrito com o federal também!
    E quem perde?
    O povo paranaense!

  4. Buzanfa:

    Ex Secretário de Turismo e Atual Secretário de Relações Institucionais Luiz de Carvalho.

    Quando Secretário de Turismo, trouxe vários eventos importantes para Curitiba como WTCC, COP8 MOP3 entre outros. Foi pioneiro ao implantar o ônibus estilo inglês na linha turismo, agora copiado por outras capitais. Firmou Curitiba como uma cidade de turismo de negócio. Além do que o Natal encantado entre outros eventos.

    Juliana sem dúvida assumiu uma pasta de grande responsabilidade, como indicação de outro partido, terá um grande trabalho, pois durante os 4 anos do primeiro mandato o ex Secretário fez um BOM trabalho. E claro a Juliana irá manter o mesmo ritmo de trabalho.

  5. Buzanfa de Plantao Responder

    nossa quanto elogio. se fosse tao bom assim sera q o prefeito ia tirar ele ? ele trouxe tudo isso ? mas porque ele esta na geladeira ? ou melhor no freezer….. ou nao ?

  6. Não posso opinar quanto à competência desse Luiz de Carvalho, mas o que sei que é mau quisto pra burro junto à equipe do Beto.

  7. WTCC, COP8 MOP3 além do que o Natal encantado entre outros eventos. Os custos de tudo deveria ser muito mais transparente do que é, com detalhamento de fornecedores, notas etc….

  8. Buzanfa,
    Desculpe minha sinceridade, mas ridículo é o senhor.
    Se o senhor fosse sério e trabalhasse tanto quanto o Sr. Luiz de Carvalho, com certeza estaria nesta foto ao lado do Prefeito Beto Richa.

  9. Buzanfa de Plantao Responder

    “trouxe vários eventos importantes para Curitiba como WTCC, COP8 MOP3 entre outros. ” que mentira deslavada,

  10. Pequeno Sábio de Nada!

    O COP/MOP ocorreu em 2005, mas o acerto de Curitiba foi na gestão anterior.

    O Natal encantado é a mesma coisa.

    O WTCC não foi o Secretário que não era Secretário(presidente do IMT)que trouxe.

    Quem não conhece as coisas da cidade não deveria se aventurar em escrever tanta bobagem!!!

  11. Laranja Mecanica Responder

    Buzanfa já que vc critica tanto o secretário Luiz de Carvalho vc sabe o que é o evento COP8 MOP3 para estar criticando? vc sabe a importância mundial que ele tem?
    e outra vc deve ser alguém que trabalha muito e faz muito bem para o município pra ficar criticando assim nao é mesmo? seu desocupado que não entende de nada…

  12. Laranja Mecanica Responder

    e outra o prefeito não o tirou ele fez uma mudança estratégica para que ele pudesse se dedicar mais exclusivamente aos assuntos da candidatura de Curitiba a sediar a COPA e outros assuntos mais importantes pra o Prefeito.

  13. “e outros”. quais são os “outros” eventos “importantes”? se os dois citados já são pra lá de chinfrim, imaginem “os outros”. mas não é culpa do tal Luiz de Carvalho, é culpa da mediocridade provinciana de Curitiba, a cidade-farol de todo um hemisfério

  14. Laranja Mecanica Responder

    Caro dorminhoco o COP/MOP ocorreu no início de 2006!!! Eu tenho certeza absoluta pois trabalhei no evento!!! WTCC, se não foi o Secretário ou Presidente, como desejar chamar, quem trouxe foi quem vc poderia esclarecer? e os ônibus instalados na linha turismo não merecem crédito? saibam que a utilização desta linha aumentou e muito após a instalação dos mesmos. o Natal Encantado onde muitas crianças conseguem receber um presente de natal graças a arrecadação durante o evento… e se vc conseguisse ter ido em alguma entrega dos presentes ao ver o brilho nos olhos de cada criança ai sim vc descobriria a importância desse evento!!!!

  15. Amante de Curitiba Responder

    Conheco este carvalho sim , e trabalho muito para a populacao de curitiba. esse cara nao truxe nada disso. quem troxeo tal wtcc nao foi ele, foi o proprio prefeito e algumas pessoas q nempassam perto deste carvalho pra nao se manchar de TINTA LARANJA.

  16. Amante de Curitiba Responder

    QUER ME CONVENCER Q ELE QUIS TROCAR DE LUGAR PRA CUIDAR DE 2014. ME POUPE , NAO SOU IGNORANTE ELE FOI DEMITIDO SIM E GANHOU UM LUGAR SEM ORÇAMENTO E SEM CANETA. POR ADMINISTRAR MAU. BEM Q ELE PODIA SE UNIR COM O RESTO DA CORJA QUE SE VIRA CONTRA O PREFE. ACORDA MEU POVO ESSE LARANJA TEM TELHADO DE VIDRO. CUIDADOOOOOOO

  17. Laranja Mecanica Responder

    essa Juliana ai foi imposta pelo partido dela foi tudo acordo ela nao foi parar no cargo por merecimento…vcs defendem ela por ela ser mulher….ela nao faz nada se fosse tao maravilhosa assim o prefeito nao teria nem convocado o luiz de carvalho pra reuniao com o ministro de turismo so ela iria

  18. Buzanfa de Plantao Responder

    ele foi na reuniao de mitido. to sabendo. e ela é muito competente, tanto q estava na pasta antes do carvalho. cada um com seu merito. agora chega de carvalho porque o feltrim é mais importante. fuiiiiiiiiiiiiiiii

  19. Laranja tem que ir para Holanda. Pois todo laranja vive com carimbo na testa.

    Vai Laranja

    Sou muito muito muito muito mais a Juliana Vosnika, que competência…

Comente