Uncategorized

Começa a revolta com o aumento do soldo só para oficiais da PM

Cel. Furquin

“Premiar a cúpula e deixar de lado os subordinados é o pior erro que o governador Requião poderá cometer no que se refere à remuneração dos policiais do Paraná”. A afirmação é do coronel Elizeu Furquin (foto), presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares (Amai), diante da proposta de reajuste salarial já aprovada por Requião.

Praças, soldados, sargentos, subtenentes estão fora da proposta que contempla apenas os oficiais graduados (tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel). “Posso garantir que este desconforto custará muito caro ao governo. Uma grande confusão já está instalada”, afirmou Furquin.

“Requião não discute nada. Age como um ditador que está acima das leis e da razão”, disse o presidente da Amai.

Foto: Lineu Filho

37 Comentários

  1. Tive o privilégio de conviver com o Cel. Furquin no governo José Richa, em que ele era comandante da P. Rodoviária e posso atestar que é um homem competentíssimo e sério. Se o Rei quião escutasse só um pouquinho as idéias dele, essa polícia não estaria no estado calamitoso que se encontra.

  2. Pode ter a certeza FABIO, eu sou um praça(soldado)pessoa que faço politica, já fiz contacto com todos os praças da capital e do interior, estamos todos mobilizados, vamos parar o PARANÁ, esse governador nunca viu a policia militar(praças) tão unido como neste momento com este. Contamos com VOCÊ. abçs….

  3. Quem é que trabalha no SIATE? Quem é que da cara para bater contra bandidos? Quem é que salva vidas nas ruas e praias? É O SOLDADO……….Será com o salário de 1.700,00, o nosso CHEFE MAIOR, acha que o soldado ganha salário digno para ser fazer a proteção da familia paranaense……. E os oficiais, que só fica de tras de uma mesa dando ordem, merecem ganhar até 14.000,00………… É JUSTO, chefe maior?!?!

  4. É isso aí Antonio, se unam e batam pesado nesse despotazinho e no rambinho de araque, secretário da insegurança, que “pensa” que comanda voces!!!

  5. PM - INSATISFAÇÃO Responder

    Quem será que controlará os animos depois que sair esse “aumento” para os Oficiais? Como ficará a população protegida por Policiais descontentes, desmotivados e insatisfeitos?
    Como disse o amigo Da Silva, quem sempre está na linha de frente, sob chuva, sol, dia, noite, feriados e finais de semana?
    Caros companheiros, vamos mandar o maximo de e-mail possiveis para os Deputados, especialmente para o Deputado Mauro Moraes, que é presidente da Comissao de Segurança Publica da Assembleia Legislativa, tem que haver o veto, ou a igualdade de direitos!!!

  6. gostaria de expressar a minha revolta quanto a está noticia, pois vc s sabiam que em março/abril de 2007 o mesmo ” governador ” que já havia dado um aumento para oficias intermediarios ( capitães ) e superiores ( major,ten. cel,cel ) e na epoca não deu para 1º e 2º tenente porque alegou que anteriormente quando deu agratificação aos praças também benificiou os tenentes. mas se fosse seguir este raciocinio então teria que benificiar os praças agora!
    mas em vez disso e mais fácil calar os oficiais que comandam a tropa pois se algum praça ( soldado ) reclamar é insubordinação e se agrupar com outros daeh é motim!!
    depois reclamam que os soldados fazem bico por aí, ( se nos ganhacemos 10% do que ganham os oficiais, não precisariamos fazer nehum bico).

  7. SYLVIO SEBASTIANI Responder

    Coronel Furquim, O Robeto Requião no Poder é assim mesmo, ele é o Dono do Governo, ele pensa que comprou o Estado.Vou levantar um Fato para todos os servidores públicos do Paraná: “Em 18 de janeiro de 1991, o então Governador Àlvaro Dias, Sancionou a Lei n°9547, que em seu artigo 4° diz:A data base de reajuste dos servidores da administração direta e das autarquias do Poder Executivo passa a ser 1° de junho. Em 25 de junho de 1991, no mesmo ano, o então Governador Roberto Requião, baixou o Decreto n°532, anulando a determinação da Lei do Reajuste, do ex-Governador Àlvaro Dias. Em 17 de agosto de 1992, o então Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Anibal Khury , que ainda não era amigo do Requião, assinou o Decreto Legislativo n°003/92, aprovado pela Assembléia, sustanto o Decreto Governamental n°532 do Governador Requião”. Assim continuou prevalecendo a Lei de Àlvaro Dias, mas nunca foi respeitada.
    Veja Coronel Furquim, que prepotente, maldoso que foi, derrubando uma Lei por Decreto, justamente da pessoa que o colocou no Governo em 1990, que foi o hoje Senador Àlvaro Dias.Foi um traidor em tudo, de seu padrinho politico e todos os servidores do Estado do Paraná, que não tem Data Base de Reajuste de Salários.

  8. DÁ-LHE FURQUIM

    É isso aí Furquim. Bata duro.

    Esta atitude do Requião está na contra mão do “sistema Requião”, de antigamente, tal qual ele fez na Prefeitura, quando deu UM AUMENTO para todos em forma de ABONO, DE UNS R$ 50,00.-

    Acho que voce se lembra, pois estávamos na equipe do Requião.

    Para os “pequenininhos”, este abono significou um aumento de uns 40%, já para os que ganhavam mais, o abono significou uns 5% de aumento.

    ERA A ÉPOCA DO REQUIÃO……….
    “ROBIN HOOD”, que tirava dos grandões e repassava aos pequenos.

    Pelo jeito o Requião de hoje, é um “ROBIN HOOD” …………AS AVESSAS.

    LINEU TOMASS.

  9. sacanagem pura tem gente que trabalha de mais outros de menos.o problema é que é sempre assim. Quem trabalha é que menos ganha. A Policia Militar deve ser composta aproximadamente 80% de praças, quem você acha que trabalha? Os 20% de oficiais?

  10. No Rio de Janeiro coronel, empunhando fuzil, sobe o morro e atua efetivamente À FRENTE dos seus comandados. No Paraná, a “bucha” fica apenas com aqueles que estão sendo preteridos (soldados, sargentos, sub-tenentes), afinal merecedores de melhor remuneração.

  11. Esse é o Rei-Quião. Parece até a época de Hitler: Há um só julgador!. Não existe judiciário, nem leis, quanto menos pessoas do baixo escalão. Nosso Rei, só dá aumentos para quem pode prejudicá-lo, ou ninguém ainda percebeu ainda? Vejamos: Delegados de polícia, procuradores, tribunal de contas…
    O resto é resto….

  12. Eu como policial militar estou muito descontente com o nosso governador,que tem olhos para o magisterio e oficiais,nos soldados não trabalhamos quem trabalha e da dura na policia militar do paraná SÃO OS OFICIAIS eles merecem este aumento.

  13. O PM Justiceiro Responder

    A Policia militar em si esta desmotivada por tal acontecimento é como disse nosso colega anonimo….No Rio de Janeiro Coronel sobe o morro empunhando um fuzil junto com a Tropa, aqui Coronel aposentado tem cargo de confiança do Governador, já ganham um monte com suas aposentadorias. Aonde vamos parar com essa situação. As vezes tnho vergonha de ir trabalhar mais fiz meu juramento em proteger a sociedade…Mais esta cada vez mais dificil deixo minha familia para proteger as demais…E com esse salário ta cada vez mais dificil.
    Valorizar todos os Policiais, concedendo salários dignos, buscando motivar todos os Policiais para melhorar o rendimento institucional, isso parece uma alternativa condenada a nunca ser tentada.Aumento de salário passou a ser um tema “proibido”, coisa de “sindicalistas”! Só o alto escalão pode fazer tal comentário…E ainda vem dizer na sua Escola de Governo ou e seus debates, que a PM do PR é a melhor remunerada…Me diga aonde? nada mudou. O policial que trabalha diariamente na linha de frente e é escalado freqüentemente em serviços extras, responsável por seções administrativas e pela execução operacional do policiamento, não ganha como merece. É obrigado, para viver honestamente (mas não regularmente), a fazer mágica, trabalhando paralelamente à PM para complementar seu parco salário. Vou contar um segredo, até eu estou fazendo “bico”. Nunca pensei que faria isso na minha vida, ter 2 empregos para sustentar minha familia…Que Deus perdoe nosso Governador ele não sabe o que faz.

  14. Toda a Policia Militar está descontente com o piso salarial, inclusive os coronéis (podem não comentar entre a tropa, mas estão!), e está chegando o momento de começarmos a mudar certas situações.
    Na próxima eleição, lembrem-se de quem já sofreu na pele as injustiças do sistema e busca melhoria para todos.
    Podem contar comigo…….

  15. Será que ninguém se deu conta de que as praças já andam insatisfeitos há muito tempo, e agora mais essa!!!
    Senhores, o povo só percebe que o contingente está defasado e torce pra não precisar da polícia, só isso, não se manifesta em favor de seu direito a segurança, o qual consta na constituição. O governo quer que o povo faça sua parte, mas não faz a sua. Enquanto não houver manifestação pública, ou enquanto não acontecer mal maior, enquanto os militares puderem dar conta do atendimento à população, mesmo que seja mal e porcamente, o Sr Roberto Requião estará de braços cruzados, interessado apenas no seu próprio interesse e dos seus (oficiais)……

  16. Pareque que o Requião não está satisfeito copm tudo que fez contra a PM. Acabou com os Graduados( essa Lei que institui o QEOPM é uma aberração contra os Graduados; Promoção por antiguidade somente é tirar a oportunidade dos novos, e ninguém mais precisa aperfeioçar-se; a falta de efetivo é gritante; Gestores continuam tragalhando de graça, apadrinhamentos nas promoções e muito, muito mais); Mas o Rei-quião acha que foi pouco e agora que atingir quem trabalha na rua. Chegamos ao cúmulo.

  17. Salvo melhor juízo, o aumento que está sendo planejado para os Oficiais, englobam os postos de Capitão até Coronel. Quem diz que primeiros, segundos tenentes, e aspirantes estão nesse bolo, não conhece o que os nossos “comandantes” estão tramando. Cada vez mais, se aumenta as distorções salariais,na carreiras dos oficiais subalternos, até chegarem ao posto de capitão. São 16 anos em média, para quem começa a carreira agora, chegar a capitão. Várias turmas, sem perspectivas de chegarem nem a Major. Os tenentes da polícia militar do Paraná não vão segurar o rojão, caso a Tropa pare. Quem sabe, serão eles a acender o pavio.

  18. sergio ribeiro alves Responder

    o governador deveria cumprir somente o que diz a constituição Estadual, O SOLDO DO SOLDADO NÃO PODE SER INFERIOR AO SALÁRIO MINIMO, ELE PODE DAR QUANTO AUMENTO ELE QUIZER PARA OS OFICIAIS SUPERIORES, MAS CUMPRA A CONSTIUIÇÃO , E O PIOR É QUE NINGUEM QUESTIONA ELE SOBRE ISTO, NENHUM DEPUTADO, É POR ISSO QUE ESTAMOS NESTA SITUAÇÃO

  19. Quando disse que iria entrar na PM, um amigo do judiciário me disse, “você vai conhecer duas ‘policias’ dentro de uma única instituição” e mais ” você será ‘doutrinado’ para defender o Estado….não POVO”. Ele tinha razão..

  20. Quero deixar aqui minha indignação…não acho justo nós praças trabalhar enquanto os oficiais levam vantagens em tudo, se omitem a ir em ocorrências com medo de processos ou coisa assim; sabemos que mais vale oq ue ganhamos e valorizados coisa que não acontece, antes quando tinha menos oficiais as operações serviço eram mais eficas, hoje oque acontece fica no empurra empurra entre essa instituição que o governador não esta sabendo considerar; oque vejo hoje dentro da Policia Militar é duas policias ” a dos Oficiais que sabem mandar e dos praças que fazem de conta que trabalham” por isso que a segurança hoje esta em declive…

  21. este aumento não engloba segundo e primeiro tenente. estes dois cargos que mais tem contato com a tropa. no ultimo aumento para a tropa, estes dois cargos ganharam em torno de 2 % de aumento enquanto os praças ganharam 17, 5%.
    Podem ver que não é a toa que os tenentes que não são filhos de coronel ou peixes do rei quião estão fazendo cursinhos para sair da PM.

  22. Tenente que fica atrás da mesa? Só se for em Curitiba ou pertencente ao corpo de bombeiros. Tenente no inteiror do Paraná fica na rua dia e noite e ainda tem que fazer processos na sua casa, porque não tem computador no quartel. E digo mais, se existe duas polícias, uma é composta de capitães, majores, tenente-coronéis e coronéis e outra de tenentes, aspirantes e os praças, pelo menos no interior do Paraná. Se tiver este aumento bizarro somente para os oficiais superiores, eu não vou segurar o rojão não e nem a tropa. Vou me abraçar a tropa e repudiar esta atitude covarde do governador Requião e suas táticas hitlerianas. Sou tenente da polícia militar a 16 anos, com inúmeros elogios em ficha e só vejo ser promovido na PM os “parentes e amigos” do Requião e do Delazari.

  23. parece que o reiqueijão quer ver uma greve por parte da massacradora maioria que são os praças e dai vamos ver se os oficiais vão garantir a segurança do paraná sozinhos,primeiro que será um cauvário para eles tirarem suas bundas de seus gabinetes para o lido com a população e outra,será que vão ter coragem para isto?

  24. A PM do Paraná merece o salário que ganha. É um salário mediocre, mas todos merecem esta quantia. Não que não trabalhem feito uns cavalos. No paraná o PM labuta como um escravo, é um leão contra o crime, um protetor audaz da sociedade, mas é manso com seus superiores, que ganham aumentos e mandam os tenentes calar a tropa com punições. Alguns tenentes desavisados e mau informados ainda chegam a tomar tal atitude.
    Eu que sou tenente sou o único na minha OPM a empunhar a bandeira da valorização profissional, sendo que a maior parte dos praças são acomodados e não tem coragem de se impor afim de lutar por melhores condiçoes de serviço e salários.
    Os acomodados merecem o salário medíocre que recebem.

  25. Infelizmente é para isso que serve a PM: apanhar e apanhar. Um dia apanha do governo ao receber uma remuneração exígua que incita ao caminho da corrupção. Outro dia apanha da população, que quer mais polícia e o governo a engana com os projetos povo, patrulha rural comunitária, etc. O governo não contrata PMs, apenas os realoca para enganar os troxas. Às vezes apanha ao ser corrupto, pois ao invés de fazer bico, resolve morder o traficante, receber dinheiro do bixeiro, ficar com parte do produto do crime recuperado, dentre outras práticas criativas e ilegais. Nestes anos de 2009 e 2010 vai apanhar dos políticos, que vão prometer um mundo de ilusão e depois vão ficar dando risada do filho do PM que mora na favela ao lado do traficante. Eu que sou tenente também apanho, tentando fazer uma faculdade e sair desta corporação miserável, que não protege seus guerreiros honestos e trabalhadores.

  26. MILITAR NÃO É POLICIA! Responder

    EH, FALAR O QUE?
    TEMOS QUE NOS VALORIZAR COMO PRAÇAS, PORRA SOMOS NOS QUE ENFRENTAMOS O PERIGO, NOS QUE RESPONDEMOS NOSSAS BRONCAS, NOS QUE DEIXAMOS NOSSAS FAMILIAS EM CASA PARA PROTEGER AS FAMILIAS DOS OUTROS, SOMOS SERES HUMANOS COMO OS OFICIAIS, TEMOS O A FORÇA DE SER A MAIORIA, E PODEMOS ADQUIRIR O CONHECIMENTO, SO TEMOS QUE SER AUTO SUFICIENTES E LARGAR DE SERMOS PUXA SACO (ALGUNS SARGENTOS E SOLDADOS QUE NUNCA FORAM POLICIA) PARA PEGAR ALGUMA MIGALHA, A POPULAÇÃO SABE E VE QUEM TRABALHA, ELA VE QUEM TA NA RUA, E É ISSO QUE ELA ESPERA, POLICIA NA RUA PARA PRENDER BANDIDO, ISSO É POLICIA, SOMOS POLICIAIS E BONS, O MILITARISMO ESTA FORA DE MODA, E É DIVERGENTE COM O PRINCIPAL ANSEIO DA POPULAÇÃO, SEGURANÇA, SE FIZERMOS O NOSSO, A GRATIDÃO DA POPULAÇÃO SERA A CHAVE PARA O RECONHECIMENTO, TANTO PROFISSIONALMENTE TANTO SALARIAMENTE POIS SEREMOS PEÇAS FUNDAMENTAIS DA SOCIEDADE.. ESPERAMOS DEMAIS POR ORDENS E ISSO PREJUDICA NOSSA VIDA EM GERAL, VAMOS PENSAR E LARGAR DE SERMOS SO O BRAÇO, SE UM OFICIAL LER E ACHAR QUE É MAIS INTELIGENTE POR QUE VIU MEUS ERROS DE PORTUGUEZ EU FIZ DE PROPÓSITO SO PARA MOSTRAR QUE VC ACHA QUE MANDA E EU FIJO QUE OBEDESSO!

  27. E agora essa do governo federal, Bolsa copa/olimpica, nada contra, porque não para todos?implantado já a PEC 300 está sendo contemplado minorias, quebrado hierarquia, vamos ter
    Tenentes ganhando mais que capitão:
    Soldados mais que sargentos
    Capitão mais que major

  28. Se aprovarem a PEC 64 que trata do subsídio, não tem problema um Cel ganhar 14.000.00. Pois com a aprovação um soldado deverá ganhar R$ 4.900,00.

  29. Ana Paula Ladislau da Silva Responder

    Sou esposa de um policial, do interior, realmente é um absurdo que estão fazendo,
    Espero que realmente todos os militares lembrem em época de eleição quem é o nosso governador.
    E que nunca mais cometamos o erro de eleger um politico como esse no governo……..

  30. Caros guerreiros, entendam, a culpa é nossa (praças) jamais nos demos o devido valor, logo, jamais seremos valorizados. E o pior, há meia duzia de praças no governo (na mamata) que ainda elevam o governo mais do que merece. Cheguei a seguinte conclusão, vou me enganjar na proxima eleição, conseguir uma boquinha no governo, fazer CAS em algum estado do nordeste, ganhar um monte de diaria, quiçá fazer um curso de pilotagem de helicóptero no RJ, com diárias tbm, e me aposentar com sub.. E vcs que se fodam, pois, como disse anteriormente, a culpa é nossa.

  31. EU PENSO QUE O SALÁRIO DE TRABALHADOR É QUE É UMA MISÉRIA 700,00 ,AGORA O SOLDADO QUE TRABALHA LIMPINHO DENTRO DE UMA VIATURA COM AR CONDICIONADO, FARDA QUE A POLÍCIA MILITAR DÁ, A VIATURA VAI BUSCAR EM CASA , NÃO PAGA ÔNIBUS, QUANDO APREENDE ARMA GANHA 300,00 POR ARMA, TEM AGORA ESTA MOLEZA PARA SER CABO, SARGENTO E ATÉ OFICIAL NUMA MOLEZA QUE CONCORRE SOMENTE ENTRE ELES, GANHAM EM MÉDIA 2.000,00 E QUEREM MAIS O QUE, SE NÃO ESTÃO SATISFEITOS PEÇAM BAIXA TEM UM CONCURSO EM ANDAMENTO QUE FORAM 75.000 MIL INSCRITOS PEÇAM BAIXA TEM GENTE MELHOR QUERENDO OS SEUS LUGARES. TÃO DE BRINCADEIRA HEIN.

  32. AH, SE QUEREM GANHAR COMO OFICIAL, PORQUE NÃO VÃO ESTUDAR E ENTRAR NA ACADEMIA DE POLICIA, LÁ A CONCORRENCIA É SÓ DE 70 POR VAGA, DEIXEM DE SER CHORÕES E VÃO EM BUSCA DE SE APRIMORAREM, VÃO TRABALHAR POR FAVOR NUM PAIS ONDE AS PESSOAS PASSAM FOME VOCES NÃO ESTÃO SATISFEITOS PEÇAM BAIXA.

  33. COMPANHEIROS ENTENDEMOS QUE NOSSOS COMANDANTES GANHAM BEM, SIM, PQ FIERAM PARA ESTAR AI, MAIS ESPERAMOS DELES PARA LUTAR POR NÓS PQ O JURAMENTO TB FOI FEITO POR ELES E ATRAS DA MESA NÃO SE COMBATE NADA E AS FAMILIAS DELES TERÃO ELES TODOS OS DIAS EM SEU LAR, JA OS PRAAS QUE CHEGAM EM CASA DA UM BEIJO EM SEUS FILHOS E NA SUA ESPOSA E VOLTA PARA O CUMPRIMENTO DO BICÃO PARA ACRESCENTAR O SOLDO E DIGNO , PQ VAMOS LUTAR PELA VIDA E FUTURO DOS NOSSOS FILHOS, COMANDANTES SE ESTAMOS ASSIM É PQ VCS NAÕ LUTAM POR NÓS, VAMOS LUTAR JUNTOS PQ SEGUARNÇA SE FAZ COM TROPA UNIDA, CHEGA DE ESTARMOS SÓ , ESPERAMOS MAIS EMPENHO DE VCS PQ A POPULAÇÃO É QUEM NOS PAGA E NÃO O GOVERNADOR.VAMOS FAZER A COISA CERTA

  34. É não teve jeito os oficiais mais uma vez derem um banho em questão de união , nós praças ficamos choramingando pelos cantos , companheiros assim não da, nós deixamos claro a todos que acompanharam essa luta que somos uma cambada de bundão, agora estou satisfeito com o pequeno aumento que recebi pois não fiz nada para mudar isto que belo bundão eu sou, mas de uma coisa tenho certeza a nossa gloriosa nunca mais vai ser a mesma os oficiais com esta atitude gananciosa acabaram por provocar uma rachadura de proporções enormes nos pilares desta gloriosa instituição, está chegando ao fim pois os policiais estarão cagando para as ocorrências , insubordinação , uma penca de FATD, população em descredito, comandos caíndo, suícidios, corrupção, e aí vai de acordo com a sua imaginação, aí a unica solução será a privatização da segurança pública e não pense que isto é utopia é realidade caros comandantes e os senhores plantaram este paradigma e vão colher os seus frutos boa sorte voçes vão precisar.

  35. em primeiro lugar naõ vou perder meu precioso tempo pra falar sobre nosso lastimavel rei kiaõ, estou aqui pra lamentar o fato do coronel furquim naõ ser candidato ao governo, pois tenho certeza que muita coisa seria diferente. nesses meus 51 anos posso contar em uma mão quantos homems conheci como o coronel! homem valente sincero cheio de compaixaõ pelo proximo atuante, é dificil hoje pessoas preocupadas com os menos favorecidos, ele briga por isto!
    parabens coronel! sou sua fã!
    e peço a Deus todos os dias para que cuide do senhor, porque esses policiais precisa de alguem assim que brigue por eles!
    abraços!
    fique com Deus!

Comente