Uncategorized

PT quer PDT e PMDB na mesma aliança

gleisi-hoffmann-do-pt

De Elizabeth Castro, no jornal Estado do Paraná

O PT trabalha para fazer uma aliança com o PDT e o PMDB na sucessão estadual do próximo ano, mas também tem projeto de lançar candidato próprio ao governo.

Este é o rumo do PT no Paraná apontado pela presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann (foto), respondendo às críticas de peemedebistas que cobraram posição do partido em relação aos contatos entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o senador Osmar Dias (PDT) e uma suposta exclusão do PMDB do processo de alianças para 2010.

“O PT está fazendo todo o esforço para acompanhar uma articulação nacional, que é ter no mesmo palanque o PT, o PDT e o PMDB. É com este sentido que estamos conversando e buscando um entendimento”, disse a presidente estadual do partido. Gleisi lembra que tanto o PDT como o PMDB são aliados do PT no Congresso Nacional e que, no Paraná, a conversa com o PDT segue essa lógica. “O fato de o presidente Lula falar do Osmar é natural. O senador está em Brasília, é da relação do presidente. É um nome e um candidato ao governo que tem força e expressão”, afirmou.

Para ler mais, clique no Leia Mais

Para a presidente estadual do partido, não há motivos para que a aproximação com o PDT desagrade peemedebistas como o líder do governo, Luiz Claudio Romanelli, que fez duras críticas ao PT, acusado de ter feito um opção de aliança com Osmar no próximo ano. Romanelli também disse que o PT do Paraná tinha uma dívida com o governador Roberto Requião (PMDB).
“O PMDB não pode reclamar. Nossas conversas com o PDT não são uma afronta ao PMDB. Na eleição de 2006, o presidente Lula veio ao Paraná apoiar o governador, que só entrou na campanha do presidente no final. O fato é que nós sempre estivemos juntos. Nós respeitamos o governador e sua história e queremos manter a aliança com o PMDB. Mas o deputado Romanelli tem que levar em consideração que existe uma nova realidade”, citou.

Opções

Se o PMDB tem o vice-governador Orlando Pessuti e o PDT lançou o senador Osmar Dias, o PT também tem suas opções para concorrer ao governo, lembrou Gleisi. Ela mencionou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o diretor geral da Usina de Itaipu, Jorge Samek, e o ex-prefeito de Londrina Nedson Micheleti. Os três nomes devem ser relacionados em resolução que o partido deverá aprovar na reunião da executiva estadual marcada para o dia 23 de março, em Curitiba. “Teremos uma resolução apresentando nossas posições e que vai apontar para uma construção unitária”, disse a presidente do PT.

Com os pré-candidatos apontados, PT, PDT e PMDB poderiam também trabalhar de forma unificada, verificando qual deles poderia ser a alternativa mais sólida para um projeto comum na disputa presidencial, defendeu Gleisi. “Quem vai ser o candidato, podemos definir numa discussão a posterior. Temos que ter um a conversa franca, verificando a viabilidade de cada um”, defendeu Gleisi.

Ela disse que ainda não há uma data definida para a vinda ao Paraná do presidente nacional do partido, Ricardo Berzoini, que, logo após os feriados de Carnaval, começa a viajar pelos estados para articular as alianças de sustentação à candidatura a presidente da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

A presidente estadual do PT acha que a missão de Berzoini é fundamental já que o PMDB não tem uma coesão nacional e que os acordos vão depender, e muito, das negociações regionais. Após o Carnaval, também, a direção estadual do PT irá se reunir com a direção estadual do PMDB para aparar as arestas.

14 Comentários

  1. chico paranaguá Responder

    Tá armado o PALANQUE DO MENSALÃO (Requião, Osmar e a petezada com cargo mas sem voto)…

  2. SYLVIO SEBASTIANI Responder

    Um acordo do PT com o PMDB é possivel, pois o PMDB não tem candidato a Governador, porque o Requião não programou, não articulou , não criou nenhum, o proprio vice-governador Orlando Pessuti, ele está sempre ridicularizando, com intenção até de humilhar. No PT o Jorge Samek, foi eleito deputado federal com expressiva votação e não assumiu o mandato outorgado pelo povo, preferindo ser Diretor-Geral de Itaipú, para receber um belo salário em dólares, recusou o que o povo do Paraná lhe deu. O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que tem sua base em Londrina, lá mesmo as pesquisas assinalam, uma forte rejeição, aqui em Curitiba, sua esposa Gleisi, com todos os apoios, com todo o dinheiro gasto , não chegou a nada. A salvação do PT e PMDB é o Senador Osmar Dias, do PDT. Essa é uma decisão muito pessoal do Senador, ele conhece bem o Governador Requião, foi seu Secretário da Agricultura e até companheiro de jornadas politicas-eleitorais, e principalmente quando Requião retornou ao Governo do Estado, com sua prepotência. Creio ser esse o Quadro atual da situação. Quanto à posição tem uma plêiades de nomes formados para todos os cargos a serem ocupados na proxima eleição:Governador e seu respectivo vice, e duas vagas de Senador com seus respectivos suplentes.

  3. Nao qurem nada entao, faltou o psdb.
    Psdb+pdt é com certeza pra 2010 aqui no pr.Os irmaos dias juntos

  4. Pensando na estratégia, Osmar Dias tenderá a definir aliança com o PT para as eleições de 2010.

    O PSDB quer levar o Osmar “no bico” o máximo de tempo possível, para que, lá na frente, rompa com o PDT, não dando tempo para o Osmar se articular com novas alianças de forma apressada.

    Querem apenas namorar. Casar, nem pensar !!!

    Mesmo que o PSDB nacional pressione a cúpula local para dar apoio ao PDT, buscando unificar as forças em prol de Serra, o Osmar não deverá cair na tentação, pois lá na frente, caso não decole a candidatura de Dilma, estando mal das pernas em relação ao Serra, e o Beto estiver razoável nas pesquisas, com certeza a tucanalha romperá com Osmar nas vésperas das convenções, não dando tempo de mais nada.

    Jamais a cúpula do PSDB veio em público dizer que apoiará o Osmar, diferentemente do PT, que o próprio Lula por diversas vezes manifestou sua vontade em apoiar Osmar no Paraná.

    Cuidado Senador Osmar Dias, o Beto quer lhe dar outra bicicleta, o que é sua especialidade.

    TENHO DITO !!!

  5. Gleisi já acha que carregar a mala sem alça ainda compensa como estratégia.
    Pelo menos chamem o Fruet para o Senado, para compensar.
    Só peço por favor, que antes de obrigar o eleitor a engolir o sapo, tirem-lhe as garrinhas !!

  6. Almasor Abbas Adilah Responder

    Quero ver de camarote!

    Pega um saco e nele coloca o cachorro, o gato e o rato só para ver o que é que dá!

    Dá rato mordendo o gato e este botando o cachorro para uivar!

  7. PT e PMDB não tem candidato ao governo assim querem tirar a vaga certa do Osmar pra senador e dar pro Requião, assim fica : Osmar sem mandato pois não se elege com PTzinho do Paraná e PMBD loco .

  8. FÁBIO.

    A verdade é que o Osmar Dias percebeu que aos poucos os “betistas” e lernistas estavam puxando-lhe o tapete para lhe dar UM TOMBO HOMÉRICO, lá na frente na época das convenções de 2010.

    Este açodamento de gula desmedida pelo poder político, prejudicou os enetendimenos BETO com OSMAR, pois esta torcida fanática betista, impediu que o Beto desse declaração JÁ, de compromisso com a candidatura do Osmar Dias ao Governo.

    TIPO CLÁSSICO DO TAPETAÇO.
    O plano era assim;:
    “Deixe o Osmar pensar que vamos apoiá-lo, e quando não der mais empo de ele se firmar como candidato, nós puxamos o tapete dele, e será BETO, ao governo”.

    PROVA DO AÇODAMENO DESMEDIDO
    DOS BETISTAS.

    Os fanáticos do BETO RICHA, já lançaram ele ao governo, pois contei uns 15 carros com placa de Curitiba, com os seguintes dizeres em letras gigamntes, no vidro trazeiro:

    “AGORA É GOVERNO”.

    Este slogan cheira a traição contra o Osmar Dias, e o BETO, se fosse cauteloso e se tivesse assessores competentes, deveria desde já assumir UMA POSIÇÃO CLARA E DEFINIDA, ou então NO MÍNIMO não devia permitir este meio de manifestação aúlica, disfarçada, malandra, pois ela pode resultar em efeito contrário, já que abre janela aos adversários nos seguintes aspectos.

    1-Passa imagem de traição ao Osmar Dias.
    2-Passa imagem de açodamento desmedido pelo poder, do Beto, pois mal tomou posse na Prefeitura, e já se lança (via puxa-sacos), como candidato ao governo do Paraná.

    Assim, por estas articulações desastradas e golpistas dos “beetistas”, contra o Osmar, não lhe restou outra alternativa, a não ser a de se colocar em diálogo com outros partidos polícos.

    O Osmar está certíssimo em aceitar esta coligação, pois com a turma do Beto, Cassio e Lerner e Cia., NESTAS CIRCUNSTÂNCIAS, é embarcar em canoa furada.

    LINEU TOMASS.

  9. O PDT E O PT ESTARÃO JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA O GOVÊRNO. A FÓRMULA MÁGICA ENCONTRADA NO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO E DO TRABALHO (CARLOS LUPI): PAULO BERNARDO PARA GOVERNADOR E OSMAR DIAS PARA VICE GOVERNADOR. LEGAL NÃO?

  10. Almasor Abbas Adilah Responder

    Lineu você em sua tentativa de sofismar fica caricato!

    Quem é que está puxando tapete de quem?

    O Beto apoiou o Osmar para o governo e este apoiou o Beto para a prefeitura portanto ninguém deve nada para ninguém!

    Onde está o tombo se os dois participam de articulações políticas diferentes, sendo que o Osmar faz parte de um dos partidos que garantem a governabilidade ao PT e o Beto é abertamente parte da oposição ao governo Lula?

    Para você a fidelidade partidária não vale?

    Aponte uma única fonte que seja aonde o Beto se comprometeu a apoiar novamente ao Osmar para o governo?

    É mais que o normal que partidos diferentes propósitos tenham seus candidatos e isto em momento algum é uma traição, pois traição dentro de um quadro partidário é apoiar o inimigo, neste caso o candidato do PDT, partido atrelado ao lulismo!

    O candidato do PSDB a presidência da república não pode ficar de refém da possibilidade de ter o seu espaço em palanques nos comícios de um candidato do PDT, cujo partido abertamente já está com a Dilma!

    Caso o Osmar apoiasse o Serra com certeza terá a sua candidatura cassada pelo próprio PDT!

    Avante beto!

  11. Fala sério hein !!! Vai trabalhar Gleise, vai prestar concurso em vez de ficar procurando cargo publico sem esforço. VC e REQUIÃO são RIDÍCULOS !!!

  12. Vigilante do Portão Responder

    Com a “Greizi” candidata ao Senado e o maridão ao governo do Paraná.
    Sonhar não paga nada, ainda. KKK

Comente