Uncategorized

MST invade fazenda de Dantas e diz ser protesto contra Gilmar Mendes

danieldantas

De Flávio Freire, no jornal O Globo:

Cerca de 200 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram, na madrugada deste sábado (28), a fazenda Espírito Santo, no município de Eldorado dos Carajás, sudeste paraense. As terras pertencem à Agropecuária Santa Bárbara, uma das empresas do Grupo Opportunity, pertencente ao banqueiro Daniel Dantas (foto).

A coordenação do MST na região informou que a invasão foi um protesto às recentes declarações do ministro do STF, Gilmar Mendes, de que repasses de verbas públicas ao movimento são ilegais. Os sem terra garantiram que não houve violência durante a ocupação, e que os funcionários da empresa que opera naquela área têm livre acesso para entrar ou sair da propriedade quando quiserem. A manifestação de Gilmar Mendes foi o que provocou a invasão.

— Essa é uma ação em protesto às manifestações públicas de Gilmar Mendes “Dantas” – disse o coordenador da ocupação em Eldorado dos Carajás, Charles Trocate, fazendo um trocadinho ao incluir ao nome do ministro o sobrenome de Daniel Dantas.

Charles refutou as denúncias de que o movimento promoveu um quebra-quebra durante a invasão.

— Não quebramos, não estamos mantendo ninguém refém, não fizemos saques, coisas que sempre querem impingir aos sem terra – disse ele, justificando a invasão também com uma decisão de janeiro deste ano do juiz da vara Agrária de Santa Maria dos Barreiras, no Pará, Líbio de Moura.

— O juiz sentenciou que essa é uma fazendo inegociável porque é uma área deassoreamentoum título que o Estado concedeu na década de 70 a alguns proprietários para que eles produzissem castanhas, mas o Daniel Dantas ganha dinheiro aqui com agropecuária. Sobre isso o Gilmar mendes não fala, não é? – disse Trocate.

Na quarta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, criticou as invasões dos sem-terra comandadas por José Rainha , líder dissidente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), durante o carnaval no Pontal do Paranapanema, em São Paulo . Segundo Gilmar Mendes, as ações extrapolam os limites da legalidade e a lei impede o poder público de financiar esses grupos. Nesta sexta, o MST rebateu, em nota, as críticas de Mendes e disse que não usou “nenhum centavo” de dinheiro público .

Em julho do ano passado, durante a operação Satiagraha, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, mandou soltar por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas , após ser preso por suspeita de corrupção.

Naquela época, o MST também invadiu uma fazenda da mesma empresa na região . A fazenda Maria Bonita foi invadida em 25 de julho. Segundo o monvimento, a invasão fazia parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, realizada em torno do Dia do Trabalhador Rural, em 25 de julho, que denuncia a lentidão no processo de criação de assentamentos, as promessas não cumpridas e a prioridade do governo ao modelo do agronegócio

Os manifestantes pedem a desapropriação da fazenda para assentar famílias de agricultores. De acordo com a direção do MST, a invasão é pacífica. Policiais da Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá foram até o local. No entanto, segundo a assessoria de imprensa da Agropecuária Santa Bárbara, a situação na fazenda não é tranquila. De acordo com nota divulgada nesta sábado, os invasores assumiram o controle da entrada principal e destruíram vários equipamentos da propriedade.

A Fazenda Espírito Santo já foi invadida em dois outros pontos por cerca de 200 pessoas. De acordo com a empresa, com esta nova invasão pela entrada principal da propriedade, o grupo assumiu o controle da guarita e ninguém entra ninguém sai da fazenda.

25 Comentários

  1. Tenorio Cavalcante Responder

    Boa – VIVA O MST – e agora como fica o presidente supremo tucano gilmar mendes?

  2. FABIO.

    Aí está o resultado da ação de proteção e blindagem feita pelo Judicário, em favor deste cavalheiro, proeminente e distinto brasileiro, lídimo representante da ellite oligárquica nacional, e o mais legítimo representante da CASA GRANDE, Mr. DANIEL DANTAS, O HOMEM DAS GRANDES ……………….

    “OPORTUNYDADES”.

    O povão da SENZALA, mostra, prova e desnuda com sua ação, que a Nação Brasileira em verdade se DIVIDE EM DUAS CLASSES SOCIAIS…………………….

    1-A TURMA DA CASA GRANDE, PROTEGIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DO ESTADO, E………………….

    2-A TURMA DA SENZALA, que foi feita para servir a turma da Casa Grande, e não podem se rebelar, não podem chiar, e SEQUER TER OS MESMOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS DE TRATAMENTO DADO PELAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS,
    À TURMA DA CASA GRANDE.

    Quando teremos neste País o mesmíssimo tratamento DE PLENA IGUALDADE A TODOS OS BRASILEIROS PELAS INSTITUIÇÕES DO ESTADO ?

    SEM DISTINÇÃO DE POBRES E RICOS, OU CATEGORIA SOCIAL ?

    PORQUE RICO NÃO VAI PARA A CADEIA?
    (OU SÓ RARAMENTE?).

    RESPONDO……
    “CADEIA NO BRASIL É FEITA SÓ PARA OS TRÊS ‘PÊS’, A SABER: P..P..e P.”.

    LINEU TOMASS.

  3. SYLVIO SEBASTIANI Responder

    Onde que nós estamos chegando com o Governo Lula, agora no final está mostrando as garras.Imaginaram a Dilma, Presidente. Estão afrontando a Justiça brasileira, assim onde vamos parar? Eu quando do Golpe Militar de 64, sabia com quem estava lutando, assim como era do PTB de João Goulart, que foi deposto, eu ingressei em seguida no Partido de oposição à ditadura, o MDB, a agora?

  4. Beleza, agora retaliação é justificativa de invasão, nada haver com fome ou desemprego, apenas retaliação. Belo País o nosso. Sem Governo, Polícia ou Leis. Deste jeito, vamos ser anexados pela Bolívia ou a Venezuela, Paraguai na fila. Um dia ainda teremos um Governo confiável, espero…

  5. Clinton, deveriam invadir a TUA casa, queria ver a tua satisfação….um erro não pode justificar outro!!!

  6. O Supremo Presidente Gilmar Dantas deve estar elaborando alguma decisão. Amanhã, aas 9h o advogado do Dantas Mendes passa lá e pega.
    Afinal, “toda terra é do dantas enquanto houver recurso”, segundo o supremo ministro Gilmar Mendes.

    js

  7. SYLVIO SEBASTIANI
    Em Diamantino a 208 quilometros de Cuiabá em Mato Grosso, terra de Gilmar Mendes o Prefeito era Francisco Mendes, irmão do juiz.
    Nas eleiçoes de 2008 candidato de PDT Juviano Lincoln derrotou os clã Mendes depois de 8 anos de desmandos na cidade.
    E ai que aparece a figura de Moacir Mendes o outro irmão do juiz, avisa ao prefeito vencedor que não tomaria posse no dia 1 de janeiro de 2009.
    Isso que e democarcia,isso e nosso judiciario!!!!
    Tem mais,na campanha de 2000,a estudante Andreá Paula Pedroso de 19 anos era cabo eleitoral de Francisco Mendes e fez uma denuncia de compra de votos por parte do candidato, um mes depois desapareceu,3 anos mais tarde foi encontrada sua ossada, tinha sido executada com um tiro na cabeça.
    Mais,VIVA A DEMOCRACIA E NOSSA JUSTIÇA!!!!
    Então SYLVIO SEBASTIANI, para de falar tanta bobagem,ninguem quer saber a tua opinião,ate pq sabemos de que lado estas,e defendendo o Gilmar Mendes não e o lado da DEMOCRACIA E A JUSTIÇA!!!!
    Fabio Campana espero não sofrer a censura e seja publicado este comentario.
    Todo mundo sabe pq o juiz soltou sempre o Daniel Dantas,era pq ele e muitos jornalistas e politicos estam na folha de pagamento dele

  8. Que absurdo um movimento de Picaretas, que se aproveitam de pessoas humildes, agora ameaçando o Supremo Federal, esse é o Brasil que as Leis nao assustam ninguem.

  9. Em Diamantino a 208 quilometros de Cuiabá em Mato Grosso, terra de Gilmar Mendeso Prefeito era Francisco Mendes, irmaão do juiz.
    Nas eleiçoes candidato de PDT Juviano Lincoln derrotou os clã Mendes depois de 8 anos de desmandos na cidade.
    E ai que aparece a figura de Moacir Mendes o outro irmão do juiz, avisa ao prefeito vencedor que não tomaria posse no dia 1 de janeiro de 2009.
    Isso que e democarcia,isso e nosso judiciario!!!!
    Tem mais,na campanha de 2000,a estudante Andreá Paula Pedroso de 19 anos era cabo eleitoral de Francisco Mendes e fez uma denuncia de compra de votos por parte do candidato, um mes depois desapareceu,3 anos mais tarde foi encontrada sua ossada, tinnha sido executada com um tiro na cabeça.
    Mais,VIVA A DEMOCRACIA E NOSSA JUSTIÇA!!!!
    Então SYLVIO SEBASTIANI, para de falar tanta bobagem,ninguem quer saber a tua opinião,ate pq sabemos de que lado estas,e defendendo o Gilmar Mendes não e o lado da DEMOCRACIA E A JUSTIÇA!!!!
    Fabio Campana espero não sofrer a censura e seja publicado este comentario.
    Todo mundo sabe pq o juiz soltou sempre o Daniel Dantas,era pq ele e muitos jornalistas e politicos estam na folha de pagamento dele

  10. Tomara que agora, com esse “protesto” a si direcionado, o Judiciario efetivamente passe a tratar tais “movimentos sociais” como o que eles efetivamente sao: criminosos. Ora, se a lei existe, eh para todos. Nao pode ser aplicada seletivamente, de acordo com a conveniencia de grupelhos.

  11. E quando o MST do Paraná invadiu a fazenda do José Janene em Londrina? Não deu nem pro cheiro e já saiu com os rabos entre as pernas pois:
    – o PT do INCRA nem deu bola para os aliados de sempre;
    – garantiu a ‘segurança’ do Janene e sua boca de membro da quadrilha do Mensalão;
    – para o PT de Londrina (ainda mandava na prefeitura com o Nedson) o melhor era cuidar da boca de Janene;
    Resultado – o protesto contra a fazenda do Mensalão foi resolvido na Justiça (que célere!) mandou desocupar.. um bando de jagunços de Janene veio e tirou o pessoal do MST.
    Ninguém protestou só o advogado da Terra de Direitos, que até agora nem protestou pois mandaram ele calar-se?
    Que vergonha do MST de aluguel.

  12. Nome próprio por extensão apelido ou pseudônimo se escreve com letra maiúscula, segundo a ortografia da língua portuguesa , disso você não deve saber pois deve fazer parte do time do presidente que não gosta de ler pois acha chato e isso também deve lhe causar dor de estomago não é? E quanto a matéria acima acho que o exemplo vêem de cima , o presidente da ao MST cinqüenta milhões de reais para o sustento de um bando de marginais, peço a quem de direito fazer uma averiguação aos integrantes vendo sua situação nas delegacias e fórum das regiões por completo , garanto que em sua maioria vai encontrar muita gente procurada pela policia , e se essa atitude fosse a alguns anos atrás iria encontrar muito mais gente .
    Os três poderes executivo, legislativo e judiciário tem de ser fortalecidos e respeitados , mais para isso o exemplo tem de existir.

  13. Tem mais é que invadir mesmo. Parabéns ao MST. Deviam pesquisar e invadir também as terras da família Mendes. E ainda tem um monte de puxa-sacos pra defender o “direito de propriedade” do Dantas? Ah, façam-me o favor!

  14. Vigilante do Portão Responder

    Derrota MST, o Janene sabe denais, não dá para deixar o MST invadir a fazenda dele, vai que o cara toma um porre e conta a verdade sobre o mensalão, dizem que não sobraria ninguem lá em Brasília, nem para apagar a luz. KKK

  15. ESSA QUESTÃO DO MST JÁ ESTÁ EXTRAPOLANDO AS BARREIRAS DA LEGALIDADE. SE O SUPREMO NÃO TOMAR PROVIDÊNCIAS URGENTES MESMO PORQUE O LULA NO EXECUTIVO NÃO O FARÁ, PASSARÁ A SER UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA NACIONAL. PODEREMOS TER O EXERCITO NAS RUAS. AÍ VOCÊS VÃO VER O QU

  16. Grandes coisa esse exercito lixo brasileiro que só tem reacionário e homofobo, que, em verdade, são homossexuais inrustidos

Comente