Uncategorized

Só Osmar Dias pode encarar Beto Richa, mostra o Datafolha

osmar-dias-ent

Hoje, o único candidato a governador capaz de enfrentar um dos tucanos, Alvaro Dias ou Beto Richa, é Osmar Dias, do PDT, mostra a pesquisa Datafolha divulgada hoje na Folha de São Paulo. Na verdade, se for candidato nesta circunstância, Osmar enfrentará Beto Richa, pois tem um acordo público com o mano Alvaro de não enfrentamento entre os dois.

Osmar tem 31% das intenções de voto contra Beto Richa que tem 39%. Contra o irmão Alvaro, que também tem 39%, seu cacife desce para 27%. Quando Osmar Dias sai do cenário, tanto Alvaro quanto Beto sobem para 52% e podem vencer no primeiro turno. O segundo passa a ser Rubens Bueno, com 10%. Orlando Pessuti, do PMDB, chega a 8%.

O candidato do PT, Paulo Bernardo, não passa de 4%. É por isso que o partido se esforça para conseguir uma aliança com Osmar Dias.

O Datafolha ouviu 1.038 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 16 e 19 de março, em 36 municípios do Estado. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

44 Comentários

  1. Tendo a ancora do PT de vice ou seu apoio Osmar tende a ter onus e não bonus no ano que vem.
    Em qualquer cenário da pesquiza os nomes do PT não tem aceitação razoável.

  2. Corrigindo comentário anteior…”
    Em qualquer cenário da pesquiza os nomes do PT NÃO tem aceitação razoável.

  3. Bem interessante esse resultado. Vejo algumas situações: Beto x Osmar, Osmar no 1 turno, Beto no 1 turno ou Alvaro também no 1 turno. Apesar de preferir Beto, vejo com simpatia Osmar ou Alvaro desde que Osmar NÃO esteja junto ao PT. Esse resultado apenas constata o que o paranaense deseja, ou seja, que a aliança da desgraça ( PMDB e PT) suma do Paraná. Até aceito uma composição Beto x Alvaro x Osmar, com a indicação de um deles e a vitória rápida. Quem se unir ao PMDB será o derrotado, não existe nada de útil nesse partido de interesseiros. Até me surpreendeu os 7% do Pessuti, mas logo, logo vai a 1,9% assim que o Requião declarar seu apoio em público. Feliz nosso estado que pode contar com bons nomes pra um longo periodo de governo, lamento que tivemos que esperar 8 anos de desmando pra ver isso. Agora começa a caça a bons nomes pro senado, temos de derrotar o maior enganador do estado em todos os tempos, o sr Requião….

  4. Pesquisas antecipadas assim me preocupam. Prefiro a pesquisa feita oficialmente pelo TRE, através das urnas.
    Quando o Beto não puder mais usar a máquina e os recursos da Prefeitura de Curitiba para fazer campanha, á campanha será menos desigual e os resultados serão diferentes.
    Apenas para lembrar algumas pesquisas e os resultados oficiais das eleições.
    Em 1994, Alvaro saiu com 54% e Lerner com 12%, sendo que o Lerner ganhou as leições.
    Em 2002, Álvaro saiu com 62% e Requião com 8% dos votos, mas quem ganhou as eleições foi o Requião.
    Em 2006, as pesquisas indicavam que o Osmar não iria nem para o 2º turno, mas ele passou para o 2º turno empatado com o Requião e quase ganhou.
    Em 2006, o Alvaro tinha 78% para o Senado e a Gleici tinha menos que 5% das intenções de votos. No final, o Alvaro ganhou por menos de 2%.
    Vamos aguardar os acontecimentos até junho do ano que vem.

  5. Sei não, to sentindo que essa pesquisa muda drásticamente o quadro da eleição para o ano que vem.

    To muito mais crente agora que o Álvaro vai ganhar uma força enorme com essa pesquisa, vai convencer a todos que seu nome é o único capaz de aliar uma eleição fácil (sem o irmão Osmar na disputa), deixar o Beto seguro na prefeitura e fazer um palanque ótimo no Paraná para Serra e ruim para Dilma (sem Osmar).

    Ninguém imaginava essa força toda do Álvaro e com certeza ele vai se mexer.

  6. Acho que o Diego disse bem.
    Mas, a surpresa maior é o Beto, que ainda não saiu para valer e não deixou claro que é candidato. Hoje, parece mesmo que uma enorme onda de renovação favorece Beto. Hoje, bem entendido.
    O Sebastiani que prepare uma alternativa inteligente para o Paraná Previdência, o procurador para o pedágio, o Francisquini para a segurança e assim por diante.

  7. Pessutti tem muito a crescer, ainda! Entretanto, a liderança partidária é do PSDB que, se for confirmado, José Serra na disputa presidencial, tenderá a crescer ainda mais, em face do perfil eleitoralmente carismático dele. Enfim, tanto Álvaro, quanto Richa, complementam boas alternativas, por um lado. Pelo outro, Pessuti é um nome inquestionável e irretorquível.

  8. Alvaro é o cara.
    Se ele sair, não sai o Beto e nem o Osmar, o que para o Serra é perfeito, pois o PT fica sem palanque forte. Além do Alvaro ter uma conversa grande no PMDB, formando uma frente sólida.
    Agora se sair o Beto, o Osmar sai e da um palanque forte para a Dilma.
    Portanto o Serra vai querer o Alvaro como candidato.
    Não adianta Rossoni e companhia tirarem as provisórias do interior, pois vai vir de cima pra baixo o candidato, que se chama Alvaro Dias.

  9. BRUTUS até tú Responder

    Esta pesquisa num momento impróprio, na tentativa e iludir, e criar cenário favorável para alguns candidatos, o marido ainda nem está enfermo e todos de olho na futura viúva.
    O Beto está na empolgação ainda efeito da última eleição, onde só, basicamente, ele disputou o pleito.
    O Osmar Dias, sem sombras de dúvidas é o nome mais apropriado e acima de tudo maduro e capacitado para o cargo de governo.
    E, se o PMDB abraçar a candidatura do Osmar Dias, ou seja os 16% do Requião mais os 33% do Osmar, não haverá segundo turno. O resto é especulação, ao Pessuti, caberá uma secretaria, está à sua altura. Dá lhe Osmar…

  10. Osmar só ganha com o apoio do irmão Alvaro Dias e montando sua própria chapa. Osmar Governador Vice Gustavo Fruet, Senadores Lupion e Ricardo Barros.

  11. Jurandir da Silva Responder

    Acho que não tem para ninguem o Sen. Osmar Dias é o grande nome,o Beto Richa tem voto na capital e mesmo assim porqque não teve adversario nenhum em sua disputa.Como cientista politico avalio a grande subida do Senador.Avalie o quadro politico em todo o Estado,prefeituras,etc…

  12. Sandrinho volte a leitura da pesquisa e la voce vai entender o seguinte. Requião sem poder ser candidato surra o Betinho Mídia e o Peruca sozinho na espõntanea e ainda sobra, isso quer dizer que no lado que ele pender ele faz o Governo seguinte, veja bem que posição interessante que o Pessutão se encontra com os seus 7 % mais o apoio do Governador.

  13. O Osmar ganha do Beto, afinal, se puxarem mesmo o tapete do Alvaro é impossível que ele apoie o Beto. E o Alvaro quem apoiar ele coloca 1 milhão de votos.

  14. HA! HA! HA! HA!

    Este é o verdadeiro Jurandir, que embora não seja um cientista político não é um analfabeto como o que se intitula enquanto tal.

    Uma ajuda ao “cientista político” que assassinou a língua pátria:

    “Acho que não tem para ninguém o senador Osmar Dias é o grande nome, o Beto Richa tem voto na capital e mesmo assim por que não teve adversário nenhum em sua disputa. Como cientista político avalio a grande subida do Senador. Avalie o quadro político em todo o Estado,prefeituras,etc.…

  15. Em qualquer cenário aparece claramente quanto vale para o PT uma aliança com Osmar Dias. Ele é o único palanque viavel para Dilma no Paraná.

  16. Grossu Modu, estamos fu. Dum lado do ringue o playba mais mentiroso do Brasil, do outro lado representantes do latifúndio, O.Dias e Stephanes. É o caso anular o voto. Mesmo que o Pansudão saia não empolga ninguém, depois que o Reiquião cometeu as besteiras que todos sabem. Eita Paranasão, onde playboys mimados são ídolos, Requiões Calígulas se esbanjam com a familiagem, fisiologistas Stephanes se aliam a quem tem maior agrolatifundiosimilaridades, buenos com seus jargões de puro marketing enganam meia dúzia e um panssutão que pode até ser boa praça mas que será um fiasco.

    Vou alí rezar pra São Protógenes, para que nos proteja dessa corja que vem por aí.

  17. O Beto é o próximo Governador. Álvaro e Osmar já tiveram a sua chance. Estão na memória dos eleitores, apenas isto. A disputa vai ser no Senado, onde acho que infelizmente o Requião já tem uma vaga e o Osmar tem a outra, se tiver juízo. O Flávio Arns sai a deputado federal e chega, com as calças na mão. O resto é conversa. O Ducci é cão fiel, vai de Beto e o sustenta. O Pessuti, se for esperto, pega a vaga do TCE; se for otário, sai a Governador. Quanto ao PT, é só para cumprir tabela, se sair.

  18. Luciano Ducci, apoiara Dilma,Pessuti Governador(a pedido de Requiao),logo depois de Richa renunciar a Prefeitura,traindo Richa.

    Requiao novamente traira os tucanos, apoiando Dilma…Em troca do apoio do PT a Pessuti,que ja sai bem com 7%.

    E com isso,Pessuti derrotaria Richa e os irmaos Dias…

  19. As coisas só tendem a piorar para o Beto, esta antecipação de campanha que ele promoveu no dia 23 de dezembro com o anuncio do secretariado voltado somente para atender os deputados do interior, o colocou de alvo, e agora diariamente estoura uma denuncia nova seja na gazeta do povo, seja em outro veículo, ele desagregou o grupo e se colocou infalivel, mas não é.

    Penso que neste cenário dá Osmar Dias, não que eu goste muito dele, mas o Beto cometeu erro crasso e inadimissível na politica, diminuiu em vez de somar.

  20. ALVARO DIAS GANHA DE QUALQUER UM!

    VIVA ALVARO DIAS!! ELES PENSAM NO BETO E ESQUEÇERAM DE VC!! MESMO ESQUECIDO VC GANHA DE TODOS!! IMAGINE SE COMEÇAR A FAZER CAMPANHA, NÃO TEM PARA NINGUEM!

  21. Caro Rock, entendo sua posição, afinal vc é um PMDBista que apóia o Requião em qualquer situação, mesmo ele destruindo o estado, mas tudo bem, opinião é opinião. Mas tenho certeza que hoje o Requião é sim favorito nas pesquisas que indicam o próximo a ser internado num hospicio…vamos aguardar o apoio do desqualificado para o Pessuti e veremos esse coitado com 1,9%…
    As cartas estão sendo dadas, tá ficando interssante…

  22. Eu acho sinceramente, que o BETO RICHA deveria continuar como Prefeito, afinal o povo o elegeu para ir até o final do seu mandato. Eu não concordo que ele deva disputar a eleição a governo.Então porque saiu à prefeito se tinha como objetivo principal o governo do estado? Eu penso, que isso é brincar com o eleitorado.O Osmar deu o maior apóio a candidatura dele, e agora o que eu acho, é que ele deve retribuir o apóio, ficar na prefeitura e ajudar eleger o OSMAR DIAS…CADA COISA NO SEU TEMPO BETO !

  23. Mary, concordo plenamente com você. Seria muita sacanagem do Beto sair candidato contra aquele que o apoiou em Curitiba.

    Como já disse, quem mais se beneficiou com essa pesquisa foi o Álvaro, por que agora terá um enorme pretexto para entrar em ação para tentar viabilizar sua candidatura que tem muito mais apelo no PSDB nacional. Entretanto acho que o homem da vez é Osmar Dias, o mais capacitado pro cargo e pro momento que o Paraná precisa. Já o Beto, acho extremamamente forçosa essa “pré-candidatura”. O cara começou o segundo mandato na prefeitura agora pouco, faz um ótimo trabalho, vai sair pra Governador pra que? Não é o melhor nome e não viabilizaria a campanha nacional do PSDB melhor que o Álvaro. Ser um dos líderes de pesquisa não é suficiente para governar o estado. Se sair candidato do PSDB ao governo do estado, ganharia no primeiro turno. Salvo se Osmar concorresse com o Beto, aí o Beto poderia correr o risco de perder e ficar sem a também. Ta muito bom pra analisar nos próximos meses.

  24. Os puxa- sacos de plantão fazem ” suas
    análises ” conforme seus empreguinhos.. A leitura que devem fazer, 1*_ Qual a rejeição de cada um dos candidatos pesquisados..
    2*_ Quem representa o fato novo na eleição pra governador. 3*_Qual dos nomes citados aglutina dentro quadro eleitoral, e quem divide. 4*_ Qual dos nomes está batendo no teto e qual nome com potencial real de crecimento. 5*_ Tem um nome que a anos aparece despotando em pesquisas pra governador, e acaba sempre se afogando na praia . ( data de validade vencida )… Começa a se denhar o cenário eleitoral de 2010, há muitas variáveis que deverão ser considerados, principalmente o desgaste de cada nome citados nesta pesquisa até a definição do quadro eleitoral… A sorte está lançada, seus puxa-sacos…

  25. Vinicius T Costa Responder

    Requião com certeza tem muito voto ainda…e pode decidir a eleição…Sou muito mais Alvaro Governador e Requião Senador….

  26. A pergunta que não quer calar,, RICARDÃO
    É VC O RICARDÃO DA SENADORA GRETCH ??? KKKKKKKKK

  27. Já está mais do que provado, o PSDB Paraná necessita de um candidato forte que contribua com o objetivo da Executiva Nacional de fortalecimento do nome do presidenciável José Serra. Em São Paulo, o ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento de SP, Geraldo Alckmin, lidera a pesquisa em todos os cenários e com larga vantagem. O PSDB Paraná não pode se dar ao desfrute de caprichos individuais, precisa manter Beto Richa no comando da capital e fortalecer Alvaro Dias, considerando que Osmar não será candidato caso o irmão se candidate. Portanto, 2010, é Alvaro Governador e Serra Presidente!

  28. chico paranaguá Responder

    O título da matéria está tendendo para o Beto Richa. No rigor jornalístico, me parece que não se deveria dar este destaque só ao Beto, pois o nome mais bem posicionado na pesquisa é do Álvaro. Pisaram na bola…

  29. EDUARDO TEIXEIRA Responder

    BETO RICHA 39%, ISSO QUE ELE NEM SE DECLAROU CANDIDATO.

    “AGORA É PRÁ GOVERNO”

  30. Os de bico vermelho estão acampados no meio da praça. Muitos voltados para o palácio das araucárias, de onde um enorme gavião observa o bando. Outros, já pediram clandestinamente abrigo na prefeitura. Alguns estão com os rabos presos o que lhes dá um aspecto de gafanhotos. Esperam para decidir depois.

  31. Shirlei…. o boa praça Pessutão realmente vai a 70 % com o Req no palanque…. 70 % de rejeição…
    Quanto a todas as hipóteses que já li… acho que a melhor para o Beto é a seguinte:
    Apóia o Álvaro Dias e esse é sacramentado governador do estado. Osmar e Requião voltam ao Senado, aquele retiro de luxo de anciãos em Brasília. Tudo isso formando um palanque imbatível para Serra no Paraná, deixando Lula, Dilma, e os petistas no estado literalmente chupando o dedo, quem sabe fazendo alguns federais e estaduais de costume, mas com certeza varrendo esse pessoal do mapa político do estado.
    Agora a parte difícil… Serra tem que fazer sua parte, ganhando a eleição… Aí sim… Beto leva a prefeitura de Curitiba até o fim (não dando chance ao Luciano para nada) e no fim do mandato ele é alçado a um ministério importante e com visibilidade nacional (Cidades ou algo assemelhado).
    Daí só esperar 2014 (que afinal não é tão longe assim para alguém jovem), os anciãos todos já estarão no ostracismo e apenas na lembrança de alguns e chegar com tudo para a eleição para governador… com grande expectativa para uma reeleição.
    Parece o mais lógico.

  32. 1*_ Qual a rejeição de cada um dos candidatos pesquisados..
    2*_ Quem representa o fato novo na eleição pra governador. 3*_Qual dos nomes citados aglutina dentro quadro eleitoral, e quem divide. 4*_ Qual dos nomes está batendo no teto e qual nome com potencial real de crecimento. 5*_ Tem um nome que a anos aparece despotando em pesquisas pra governador, e acaba sempre se afogando na praia .

    Todas as suas perguntas não vem ao caso por qualquer que seja o candidato que saia sozinho dentre os 3 numa aliança será o vencedor independente de teto, rejeição ou potencial de crescimento.

  33. José Russomanno Responder

    Vamos dizer assim:
    Um politico pensa na próxima eleição, mas um estadista pensa na próxima geração!
    Ainda se tem que fazer muito!

Comente