Uncategorized

Osmar Dias não crê em pesquisas

osmar-m

Osmar Dias não vê utilidade em pesquisas de opinião com tanta antecedência. Refere-se aos Ibopes e Datafolhas que rolam na praça e na mídia sobre a disputa de outubro de 2010.

Seu raciocínio corre sobre o fio da lógica. E se sustenta sobre os exemplos do passado recente. Vejamos: Em 1990, as pesquisas de ano e meio antes das eleições mostravam o ex-governador José Richa à frente e imbatível. Venceu Roberto Requião, que no segundo turno teve ainda que ultrapassar José Carlos Martinez, no famoso affair Ferreirinha.

Em 1994, Alvaro Dias estava disparado na frente em todos os institutos. Um ano e meio depois, venceu Jaime Lerner, que parecia fadado à derrota. Em 1998, foi a vez de Requião enfrentar Jaime Lerner. Nem titubeou. As pesquisas lhe garantiam que Lerner estava em decadência e perderia a eleição. Deu novamente o contrário. Requião foi derrotado e Lerner cumpriu seu segundo mandato.

Em 2002, fim da era Lerner, Alvaro e Requião foram ao confronto. Em todas as bolsas de apostas Alvaro Dias era o favorito, como indicavam as pesquisas de opinião. Ora, pois, Alvaro deitou-se sobre os louros e perdeu o pleito. Requião foi vitorioso.

Em 2006, o desafiante de Requião foi o próprio Osmar Dias. As pesquisas diziam que Requião venceria com folgas e no primeiro turno. Deu segundo turno. Requião era novamente o favorito e dias antes da eleição houve pesquisa que o apresentou com 17 pontos percentuais na frente de Osmar. No final, deu o que deu, Requião ganhou com as calças nas mãos.

Por essas e outras, Osmar Dias decidiu que não comenta pesquisas e que dá valor relativo a elas nesta etapa da campanha eleitoral. De algo tem absoluta convicção. Não serão as pesquisas de agora que influirão ou definirão a eleição de outubro do ano que vem.

26 Comentários

  1. CONCORDO PLENAMENTE COM O SENADOR E FUTURO GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANA DR. OSMAR DIAS, SE EFETIVAMENTE FOR O CANDIDATO, NÃO HÁ PESQUISAS HAPTAS E IDONEAS QUE LHE TIREM A ELEIÇÃO E ESSA NÃO É SÓ UMA OPINIÃO OU UM MERO COMENTÁRIO MAS É SIM A VONTADE DO NOSSO POVO PARANAENSE. NÃO HÁ CANDIDATO ADVERSÁRIO O ÚNICO POSSÍVEL QUE PODERIA FAZER FRENTE, ESTA COMPROMETIDO COM CURITIBA E CONSIGO MESMO POIS TEM QUE ZELAR PELA SUA PALAVRA E COMPROMISSO ASSUMIDO. TEM FAMÍLIA E TEM NOME. OSMAR DIAS, TENHA CERTEZA VOCE É O FAVORITO HOJE E AMANHÃ.

  2. EXMO. SR, SENADOR E DEMAIS SENHORES:

    No último pleito, o Sr. Roberto Requião, vanceu as eleições por uns miseros sete mil e poucos votos de diferença, isso numa eleição Estadual é uma micharia de votos.

    A hora é agora! Osmar Dias será o novo Governador do Estado do Paraná, pois essa é a sua hora, seu momento e momento do Paraná, em conhecer políticas públicas voltadas não apenas ao interesse da capital, mas principalmente ao interior do Estado.

    Conte comigo Osmar.

  3. Quem tem meod de pesquisa tem medo da opinião publica e não deve fazer política.
    A valer esse argumento primário do Senador, nada vale. Um raio pode cair na cabeça do candidato e ele nao chega vivo a eleiçao. Ninguem pode adivinhar o que vai ocorrer numa campanha eleitoral, ;E claro que ;e possivel mudar a realidade eleitoral. Mas é evidente que quem tem mais votos antes da campanha tem mais chances de vencer a eleiçao. O Senador OD não concorda com a consulta ao eleitor e não apresenta nenhum outro critério. Afinal o que pretende? Ser ungido em razão das suas belas barbas brancas? Me perdoem , esse Osmar Dias não tem aptidão para liderar. Não tem coerencia política., Para ele tanto faz ser candidato da Dilma ou do Serra, do seu irmão Alvaro ou do Paulo Bernardo. O que importa para ele é ser o candidato. Com o meu voto jamais,

  4. Vigilante do Portão Responder

    É melhor começar a acreditar.
    Estatística é ciência e as pesquisas, quando bem realizadas, são importante instrumento de avaliação.
    Agora se o instituto for aquele DATACUNHADA, cuja proprietária é a cunhada do Requião, bem, é melhor não acreditar mesmo. KKK

  5. O Montenegro do IBOPE não concorda com o Osmar Dias, Veja o que ele diz?
    Quem sai na frente é quem vence
    O presidente do Ibope, ao comentar a liderança de José Serra nas intenções de voto para a presidência, revela que quem está na frente das pesquisas, mesmo faltando mais de ano, acaba vencendo

  6. MANASSÉS DA RUBLA Responder

    Se ele estivesse na frente, diria o que disse? Duvido muito. O melhor a fazer nessas circunstâncias, é ficar calado para não passar por ridículo ou aceitar que a pesquisa reflete uma situação de momento mas, nunca que é mentirósa quando não nos favorece. Isso reflete um total destempêro e despreparo que não deve ser própio de quem pretende governar um Estado como o Pananá.

  7. Péricles Trotta Responder

    O Osmar Dias não acredita em pesquisas e o povo também não acredita nele. Está tudo quites!

  8. Carlos Imperial Responder

    Uma pergunta para quem conhece pessoalmente o senador: ele tem mesmo alguma doença que possa vir a impedi-lo de governar? Ou é papo dos concorrentes? Ele tem efetivamente algum problema sério de saúde? Já tivemos experiências traumáticas. Dizem que o Álvaro passou parte do governo extremamente mau humorado em razão de uma cirurgia que teve complicações. E a doença do Requião também piorou muito durante as suas duas gestões. Com o Osmar tem esse perigo? Os bem informados que nos informem.

  9. Janjão,o que aconteceu com a pesquisa e essa teoria do Montengro na ultima eleição na Bahia?
    Se for assim não precisa ter eleição,o Ibope indica o Presidente e o Governador

  10. Alguem tem duvida que o Sr Osmar Dias vai deixar de ficar no poder por mais oito anos no senado e correr o o risco de perder outra vez o governo do paraná. Tenho certeza que ele não vai arriscar o mandato de senador.

  11. Mirosmar da Paixão Responder

    Também, o Osmar só levou invertida nas pesquisas da última semana. Vai amamargar mais uma derrota pro álvaro ou mesmo pro beto.

  12. O negócio é o seguinte: Assim como dois e dois são quatro, OSMAR DIAS é o novo Governador e pronto. REQUIÃO, chupa deta ameixa…até o caroço !!!

  13. Se ele crê, ou não, em pesquisas, pouco me importa. Importa ao povo saber se ele crê em si próprio quando fala de ética, de moral, de correção pessoal, de compromissos, de oportunismos, enfim.

  14. E a CPMF? O Osmar já se esqueceu que votou a favor dela para entrochar no r. do povo mais esse impôsto infame? Como é que ele quer vir pedir apôio do povo que ele próprio traiu? A comunidade árabe está de olho em você Senador. Nós somos comerciantes e sabemos muito bem quem nos livrou disso. O Sr. também sabe. Foi um Dias mas, não foi o Osmar.

  15. Carlos Imperial Responder

    Bom, pelo jeito ninguém conhece o senador o suficiente para esclarecer as dúvidas que eu expus acima.

  16. Caro grande Senador, respeito muito o seu trabalho não digo que é otimo pois a CPMF ainda esta na minha mente, como tbém a sua votação para o governo não é aquela coisa grandiosa, a diferença foi pequena porque o adversario era o maluco do Requião. Todos sabemos que se o oponente fosse outro com a rejeição baixa vossa exelencia teria perdido por muito mais. Ponderemos então! Em 2010 o adeversario não tem a rejeição alta. A sua reeleição é garantida , vai ariscar ficar sem mandato.???? Não diga que eu não avisei!!! Abraços

  17. EDUARDO TEIXEIRA Responder

    não crê nas pesquisas, pq ele está caídaso, queria ver o que o Osmar Dias( Urso Panda) iria falar se ele estivesse em primeiro, No interior ele já tem até uma frase “O Senador do mal humor” Se ele sair candidato ao governo, vai ser que nem o Hauly, sempre vai ficar em segundo, não tem jeito.

  18. Será que agora, com a eleição do Barbosa Neto, prefeito de Londrina, com oito pontos percentuais sobre o Hauly, confirmando todas as pesquisas inclusive aquela proibida da RPC, o Osmar Dias vai passar a acreditar em pesquisas?

  19. Thianny Carvalho Responder

    Só gostaria de lembrar que a virada do Requião em cima do Alvaro em 2002 e 2006 se deveu a uma camada especifica: Os professores. Em 2002 depois do desmonte da educação do Paraná realizado por Lerner os professores se uniram em torno do Requião que de fato fez uma primeira gestão excelente para a educação implantando plano de cargos e salário, etc, tanto que os prof novamente acreditaram e foi quem garantiu a reeleição. Infelizmente o segundo manadato tem destruido as conquistas do primeiro e se sustentado pela propaganda. Tanto que hoje não conheço nenhum professor que votará no Requião, até em votar no Alvaro a categoria cogita…

  20. THIANNY, VOCE SE DA BEM COM A CLASSE DOS PROFESORES, PORQUE O QUE EU VEJO É BEM DIFERENTE AQUI NO SUDOESTE MAIS DE 70 %, SÃO REQUIÃO.

  21. Thianny Carvalho Responder

    OLá Rock, me surpreende esta afirmação, porque na capital não vemos em momento algum professores favoráveis ao Requião.

Comente