Uncategorized

Servidores protestam em frente à Câmara e oferecem bananas para a população

Cerca de 400 servidores municipais seguem neste momento em passeata em direção ao prédio da Câmara Municipal de Curitiba. Nas escadarias já estão colocadas dezenas de caixas de bananas que serão distribuídas à população para simbolizar o salário que os servidores recebem e consideram muito baixo.

Cerca de 30 guardas municipais estão posicionados ao redor do prédio para garantir a segurança dos vereadores que, logo mais, devem votar a proposta de aumento salarial encaminhada pelo prefeito Beto Richa. A proposta da prefeitura é de um reajuste de 6,25%, como reposição da inflação, mais um aumento real de 0,25%. Os servidores querem reajuste de 39%.

Uma comissão de servidores foi recebida hoje pelo secretário de Recursos Humanos, Paulo Schimidt, mas não houve acordo.

18 Comentários

  1. BETO RICHA GOVERNADOR!!

    AUMENTO DO SALÁRIO 0,25% ESSE É O NOSSO GOVERNADOR!!! VIVA 70% DE APROVAÇÃO!!

    É O POVO LEVA BANANA!!

  2. Aumento de 39% ??? Só por solicitar este índice de reajuste deveriam ser retirados da diretoria do sindicato.
    Acho que ficaram entusiasmados com os bônus milionários dados aos altos executivos norte americanos

  3. Pois é, algum preço deve ser pago por aqueles que são responsáveis por políticas salariais. Se dão o pretendido podem quebrar o caixa , se não dão passam por “mãos de vaca”. A situação torna-se dificil quando o governante de plantão, por não ter condições, passa à negar. Independente do sim ou não o prejuízo político é inevitável. Principalmente num momento em que a disputa pelo governo do Estado está em franco andamento. Como resolver? Não tem como. O negócio será absorver o prejuízo e seguir em frente como se nada estivesse acontecendo. Mas uma coisa é certa: Não se pode contrariar servidores públicos pois, esses, possuem a capacidade de montar um processo de desgaste fora do comum. Quem viver verá.

  4. Vigilante do Portão Responder

    É só comparar os salários da Prefeitura de Curitiba com as outras cidades do mesmo porte, Recife, Porto Alegre e BH, por exemplo. Não dá é para querer reposição das defasagens desde o Omar Sabbag. Qual categoria de funcionários públicos teve reposição integral da inflação nos últimos anos?
    É simples, quando a inflação era alta, os administradores públicos davam os reajustes, pois sabiam que 60 dias depois o aumento viraria pó; Agora não, dar reajuste implica em dizer de onde vai sair o dinheiro e o orçamento não dá cria. Simplesmente dizer que a categoria exige 40% de reposição de perdas, em um momento de crise como agora, é uma bobagem daquelas que só pode partir de sindicalistas do PTzão, apenas para tentar colocar o funcionalismo contra o Beto Richa. Não vejo esse empenho dos “camaradas” em exigir do governo do estado ou do governo federal as reposições das perdas, principalmente dos aposentados.
    O Prefeito poderia dar uma de Requião e trucar, dizend: Curitiba paga o reajuste de 40%, caso o governo do estado e a união deem aumento igual e mais, todas as prefeituras administradas pelo PT também derem KKKK

  5. Coitado do Paulão, estava tão bem e cômodo na URBS, agora essa bananosa de secretário de RH

  6. Que engraçado!!!!!!!!!!!!! Pq um número tão pequeno de comentários???????? Provavelmente a maioria dos participantes deste blog não está na classe baixa do funcionalismo público municipal.

  7. Eles querem o que?

    Que paguemos mais impostos para satisfazê-los?

    Vão plantar banana no asfalto!!!

  8. O sindicato tem q reinvidicar o máximo pra conseguir o mínimo, pois sabe com q tipo de gente esta mexendo.

    É sempre o capital querendo se sobrepor a classe operária, o pior é q pra alguns td e pra outros nada.

    Realmente um prefeito, vice, secretário, diretores fazerem greve pra conseguir aumento, nunca iremos ver, pois são eles próprios q arbitram seus salários em conluio com os vereadores, tendo em vista q este últimos se subir o salário do alto escalão, sobe o deles tb.

    Agora quem ganha pouco é vergonhoso reinvindicar reajuste salarial. Gostaria muito q fosse um membro da família destes hipócritas q hj estão no poder recebesse a quinquilharia q alguns servidores do município ganha.

    Aliás, querem q Curitiba seja cidade de primeiro mundo, pagando servidor como se fosse de quinto mundo, como pode isso???

    E nem me venha q é muito radicalismo, tente viver um mês com o salário de um servidor com nível médio da prefeitura pra ver o q é bom pra tosse.

    Possívelmente ainda vai ter algumas regalias q o pobre servidor não tem, tipo ter sua casa própria, seu carro… Mais possívelmente vá reclamar ou não conseguir passar o mês. depois desta experiência, relate o ocorrido.

    Pergunta: Pq prefeito e secretários precisam ter carro pago pelo erário público se ganham altos salários e o pobre coitado do servidor q fez concurso pra tal tem q pegar os ônibus abarrotados??? Um dia me falaram q os políticos são nossos empregados, mais no Brasil é o inverso o povo é empregado dos detentores de mandatos eletivos.

    Bem feito pra nós q votamos muito mal…

  9. Péricles Trotta Responder

    Aumento de 6,5% e ainda ficam fazendo barulho na cidade. Vão trabalhar no coletivo do PT!

  10. Poucas categorias de trabalhadores tiveram um reajuste de 6,5%, principalmente neste momento de recessão e profunda crise!
    Aos surdos dos carros de som que adoram uma baderninha, poderiam refletir melhor antes de falarem um monte de M sem sentido!

  11. Quantos % mesmo tiveram de aumento “nossos” deputados e vereadores?

    Acho que não precisa dizer mais nada!

  12. Pedrão, vc lê diariamente? acompanha notícias? então faça uma pesquisa e nos mostre qual é a Prefeitura que aumenta seus servidores em mais de 30% que eu peço minha transferência já!!!
    Acho importante estes manifestos, mas desde que sejam organizados por pessoas inteligentes e comprometidas com os servidores e não simplesmente por aventureiros a fim de transformar estes manifestos em palanques políticos e pior são patrocinados pelos próprios servidores.
    Porque não iniciam negociações para que um profissional da Educação tenha possibilidade de através de convênio/parceria sentar em uma universidade e poder cursar um mestrado financiado pela própria Prefeitura.Aí sim, Pedrão tiro o chapéu para vc!!!

  13. Podem ter certeza de que não há aventureiros nestes sindicatos. Quando escrevem dizendo: “pq não pedem isso? pq não pedem aquilo?” eu respondo: os servidores, através de seus sindicatos pedem tudo isso. Para quem quiser conhecer a pauta de reinvidicações completa, é só acessar o site do SISMUC (www.sismuc.org.br) que ela está publicada lá, na íntegra. Mas em dois meses tudo o que ouvimos da prefeitura é NÃO, NÃO e NÃO!! Os servidores não pedem 39,52% de reajuste para pagamento imediato, aceitamos negociar um plano para se pagar isso. Hoje as perdas salariais acumuladas (desde que a lei estabeleceu a obrigatoriedade do reajuste anual na data base de 31 de março de, no mínimo, a inflação do período) são hoje de 14,61%.
    Agora não me venham falar em crise, pois Curitiba não sabe o que é isso. A arrecadação da cidade continua crescendo, como vem crescendo a anos, e somente nos primeiro bimestre tivemos um crescimento de 9%.
    Vale lembrar ainda que o numero de Cargos Comissionados (também conhecidos como cabides…) aumentou e o valor deste cargos sofreu uma alteração que variou entre 24,7% e 149% nos últimos dois anos… enquanto os servidores ficaram apenas com os 11% de reajuste da inflação…

  14. Em tempo: uma pequena correção no título desta notícia. As bananas foram para o Vereador Mario Celso que no ano passado fez o gesto de “banana” aos servidores que reinvidicavam melhores salários.

  15. os puxa sacos atacam gente iguais a eles nessas horas. merecem essa turma no poder mesmo, tomara que volte logo o tempo da grana, onde tudo é definido “quem pode levar mais”.

  16. Perguntas que não querem calar.
    Foi lindo ver durante a campanha de reeleição as promessas maravilhosas, de que tudo iria virar vinho. Mas como vai realizar tudo?
    Ainda estou curioso para ver fazer no seu mandato o aumento da segurança municipal com novos 500 guardas.
    Sabemos como anda o orçamento… o reajuste pedido pelos funcionários é legal mas não é possivel colocar em prática agora… são várias coisinhas que estão se acumulando… será que vai dar pé pra governador?

Comente