Uncategorized

Moraes defende o fim da aposentadoria para governadores

mauro-moraes

O assunto costuma azedar o fígado de Requião e a parentela. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim do pagamento de aposentadoria vitalícia para ex-governadores, vices, substitutos e viúvas está há mais de quatro anos na “gaveta” do Legislativo paranaense. Para o autor da emenda, deputado Mauro Moraes, do PMDB, o momento é oportuno para a Casa discutir a extinção do beneficio.

“Estamos numa época de moralização, principalmente nas questões ligadas à política. Por esta razão, acredito que seja a hora certa para votarmos a extinção da aposentadoria para ex-governadores, vices, suas viúvas e substitutos”, defende o peemedebista.

A PEC precisa passar por uma Comissão Especial antes da discussão e votação em plenário. Moraes defende a tramitação imediata da matéria para evitar no futuro aposentadorias de R$25 mil. Atualmente, o Estado do Paraná paga o benefício com recursos extraídos do fundo de aposentadoria do quadro de servidores estaduais, o ParanaPrevidência.

O parlamentar argumenta que o benefício é ilegal, uma vez que os ex-governadores, vices, viúvas e pensionistas nunca contribuíram com o fundo. “Quem paga a conta é o funcionário estadual, que, apesar de contribuir durante todo o tempo em que está trabalhando, não tem o direito de receber valores tão generosos”, comentou Moraes.

O parlamentar alega ainda que a ilegalidade ficou comprovada pelo Supremo Tribunal Federal, que julgou uma ação referente ao Estado do Mato Grosso do Sul. A corte negou liminar pedida pelo ex-governador Zeca do PT, que pedia a validação do pagamento do beneficio.

Moraes afirmou que vai insistir com o presidente da Casa, deputado Nelson Justus (DEM), para que a PEC sai da “gaveta” o quanto antes. A emenda, no entanto, só passará a valer para os próximos governadores e também não atinge as aposentadorias e pensões que vêm sendo pagas. Segundo o parlamentar, a intenção é evitar abusos, como a aposentadoria de vice-governadores que por causa de uma permanência de 30 dias como governador, recebem a aposentadoria vitalícia.
Extintos

21 Comentários

  1. moizés braz Reply

    Tadinho do Mauro, ele acha que os pelegos do REIQUEJÃO, vão deixar passar esta PEC………

  2. Ah sim, porque então ele votou a favor da criação da aposentadoria dos deputados, naquela vergonhosa sessão as 3h da madrugada? É um hipócrita este rapaz.

  3. Ele não está para brincadeira!

    Joga a polícia contra o louco e agora quer deixar o mesmo sem salário!

  4. EXELENTE IDÉIA, E QUE TAL ACABAR COM A APOSENTADORIA PARA DEPUTADOS COM DOIS MANDATOS, COMO É O SEU CASO!!!!!
    ACABAR TAMBÉM COM A SEMANA DE 3 DIAS, COMO É O SEU CASO….E TAMBÉM PODERIA MOSTRAR TRABALHO PARA POPULAÇÃO NÃO É MESMO???

  5. João Cardoso Reply

    Tá na cara, só porque ele tem certeza que nunca vai se governador, vem com essa. Porque ele não fez isso no 1o. mandato a mais de dez anos passados?
    Faz a gora porque tem eleição no chegando na bica. cada vez perto de eleição ele faz isso.

  6. Perfeito! É isso que sociedade quer. Parece que os deputados estão descobrindo o caminho certo na legislatura. A moralização. Apenas, estranhei a notícia, já que ela não menciona os próprios parlamentares. Se foi erro ou omissão do colunista, tudo bem! Porém, se a intenção dos deputados é de não mexer na sua própria, então zera tudo, e não se fala mais em ética e moralidade públicas.

  7. Ele não sabe falar direito, mas sabe chamar a atenção agora que se abraçou com o Betão.

  8. Ele não sabe falar direito, mas sabe chamar a atenção agora que se abraçou com o Betão.

  9. Maiko Vieira Reply

    Aproveite Mauro Moraes e revoguem a aposentaddoria de Deputados aprovada na calada da noite ai na Assembléia

  10. Deputado eu não tenho e não quero aposentadoria de governador, mas tenho certeza que o senhor tem coisa mais importante para fazer do que ficar enchendo saco de velhos e brigando por migalhas.

  11. Rei da Selva Reply

    Sr.Deputado.
    Comecemos a moralização pela fidelidade partidaria, primeiro saia do PMDB,depois estaras livre para apoiar candidatos de outros partidos.

  12. E o Jaime, a Dona Arlete, a Álvara, o seu João Elísio, o Mariozinho Pereira, também vão ficar chupando o dedo?

  13. seo zé guberet Reply

    Na campanha de 82, o Richa criticou o Ney Braga por receber aposentadoria de ex-Governador, ganhou a eleição e fez o mesmo. Que eu saiba, o único Governador vivo que não recebe a aposentadoria é o próprio Requião.

  14. O MAURO QUER PREJUDICAR O PESSUTI. MAS, A VERDADE TAMBÉM É QUE ELE QUER EXTINGUIR, PORQUE NUNCA VAI CHEGAR A SER GOVERNADOR.

  15. Litoral do Pr Reply

    O Deputado Mauro Moraes está se comportando com a maior dignidade. Tira sarro do PMDB, apóia o Beto Richa, pede o fim de aposentadoria de Governadores. Continue assim, Mauro, nós do litoral te conhecemos e vc vai ter muitos votos para Deputado.

  16. Le boulanger Reply

    Aposentadoria é para quem trabalha. E são por baixo 35 anos de luta, tolerando chateação de chefe neurótico, trânsito caótico, chuva, frio, às vezes até fome. Se alguém se lembrar de mais alguma coisa, ótimo, sabe do que estou falando. Isso que criaram para político é coisa de… político, o mais deslavado corporativismo às custas do sangue do povo. Fizeram a legislação mais madrasta para o contribuinte, enquanto para eles criaram a maior sinecura. E não me venham dizer que os políticos deixam seus cargos e até suas profissões para servir o povo e quando saem de lá estão desempregados. É cada pretexto mais cretino que vou te contar…

  17. Vigilante deo Portão Reply

    Como foi mesmo que o Moraes votou no caso das aposentadorias dos Deputados? foi favorável ou foi coerente e votou contra? KKK
    Aposentadorias especiais devem ser banidas no sistema previdênciário, TODAS, quem quer se aposentar deve contribuir como todos os mortais, nada de benefícios para quem não pagou. Seria muito mais justo com os que realmente desembolsam a grana, ou seja, NÓS mesmos.
    Sistema autuarial, bem gerido é ótimo, quando dá benefícios para os que não contribuiram, lesa as gerações passadas e as futuras. A Constituição de 1988, foi pródiga em fazer concessões, misturou plano de previdencia com assistencia social, quem se ferrou foi quem pagou. Milhares de pessoas pagaram sobre 20 salários e na hora de usufruir, levaram um calote, muitos, que pensaram em uma velhice com dignidade, trabalham para complementar a renda. Pior, não há sinais vá melhorar, só piorar; No futuro, TODOS os aposentados vão ganhar salário mínimo. LUla, esse é o cara… de pau. KKK

  18. Tem que deixar tudo como está. Quem não gosta de pedir votos para garantir o futuro da sua viúva tem que aprender a pedir esmola.
    O resto é inveja.

  19. Quem não gosta de pedir votos para garantir a velhice da esposa tem que aprender a pedir esmola. O resto é inveja.

Comente