Uncategorized

Alvaro Dias diz que não usa a totalidade da verba indenizatória

Em comentário dirigido ao blog, o senador Alvaro Dias contesta a informação reproduzida aqui da coluna Painel da Folha de São Paulo, que o coloca no rol de 15 senadores que usam a totalidade da verba indenizatória de R$ 15 mil. Por considerar justo que a sua resposta tenha o mesmo destaque da notícia acusatória, seu comentário é editado como post. Leia a seguir o que escreveu o senador:

“A informação sobre utilização da verba indenizatória não está correta. Não utilizo a totalidade dos recursos. Tanto é que teria mais de 150.000,00 de atrasados a receber, se desejasse.
O jornalista não teve o cuidado de verificar que em muitos meses a parcela restituida foi insignificante. A imprensa do Paraná inclusive já divulgou numeros que atestam ser eu um dos que menos gastam a referida verba .Nos meses em que o valor arredondou no teto , a prestação de contas extrapolou 15.000,00 e houve o corte.Por isso o valor foi arredondado para baixo.
Para seu conhecimento:
Há dezoito anos tenho o direito adquirido de receber a aposentadoria de ex-governador. Nunca requeri. Nem mesmo durante os oito anos que fiquei fora da vida publica, recebi. O valor é o teto . Se somarmos os 216 meses por cerca de 24.000,00(salário teto), teríamos R$ 5.183.000,00. Poderia ter recebido e não recebi. Opção pessoal. Não uso o fato em campanha para conquistar votos. È respeito às minhas próprias convicções.
Não há ninguém no jornalismo ou na política capaz de apontar qualquer deslize de natureza ética em minha longa trajetória política.
E é essa a razão que me levará a dispensar essa verba indenizatória que venho combatendo há algum tempo. Para não ouvir desaforos injustos, prefiro não valer-me desse direito.
Só exijo respeito. Não estou na atividade pública por salário ou outras vantagens pecuniárias. Fora dela alcançaria muito mais materialmente. Mas não é isso que me motiva na vida.
Agradeço a todos que conhecendo essa verdade , são a razão direta da minha permanência na atividade política.”

15 Comentários

  1. Falou-o e disse-o, senador. Que bom seria se todos os homens públicos viessem – em público – responder as questões (justas ou injustas) próprias de suas atividades. Aqui no blog do Fábio, creio eu é o primeiro caso. E olhe que li aqui acusações seriíssimas, que iam bem além dessa discussão de salário de político. Parabéns.

  2. Este são alguns dos muitos motivos que o Senador tem seu eleitorado garantido (apesar de não ser tão alto como merecido), mas os que reconhecem a vida transparente e honesta do Senador Alvaro Dias sempre o apóia nas eleições. Já os demais tem de pegar a verba e muito mais para pagar seus cabos eleitorais e eleitores.
    Parabens Senador, sou um dos seus muitos eleitores, enquanto o Sr. tiver força e vontade.

  3. SYLVIO SEBASTIANI Responder

    Alguns ex-Governadores de até 30 dias, 6 meses, 1 ano, 2 anos, no Governo do Estado, receberam os salários.Aliás, algum deputado poderia fazer um Pedido de Informações a esse respeito, para saber quem foi e quem é nessa História de Salários. O deputado Mauro Moraes que é autor de Projeto para extinguir os Salários de Ex-Governadores, bem que poderia ser o autor do Requerimento citado acima.

  4. Se todos tiverem a cara de explicar o que faz com o dinheiro público podemos começar a pensar em ter um número maior de pessoas responsáveis com o dinheiro público.

    Toda administração tem seu alto e baixo. Estamos vendo o Alvaro no alto.

  5. Li com interesse a justificativa do Senador Álvaro Dias. Realmente dignificante. Só questiono o fato dele justificar, que fora da vida pública alcançaria muito mais materialmente. A não ser que eu muito me engane mas, o salário de professor de história, e esta é a formação do ilustre senador, jamais tornou alguém “materialmente” mais rico!!!!!

  6. A família Dias já mamaram demais no senado e outros poderes, está na hora de trocar, de santinho esse aí não tem nada, igual ao nosso senador Arns, que deve ser um que vai tomar uma surra nesta próxima eleição.
    Falando sério nunca mais o ví nem ouvi falar mais do cara, será que está morando ainda em Brasília, o cara sumiu a pelo menos 6 anos e meio…

  7. Se no Senado tivesse 10% dos senadores com as qualidades dos irmãos Dias, já seria muito bom, pois a maioria absoluta é composta por velhos caquéticos e ultrapassados, quando não de suplentes que nunca tiveram um voto popular. Que moral esses caras tem para dizerem que são representantes do povo?. Acorda povo brasileiro, já que essa caterva não muda eese sistema eleitoral, vamos mudar esses caras.Eles vivem aprovando quotas, porque eles não aprovam quotas para renovação de senadores, deputados e vereadores para oxigenar a democracia brasileira? Essa eu duvido.

  8. SYLVIO SEBASTIANI Responder

    Todos da familia Dias estão em excelente situação financeira, pela herança recebida do pai. O Senador Álvaro Dias , assim como outros irmãos, poderia continuar a profissão do pai, de fazendeiro, cuidando de sua fazenda e aumentando sua renda, não precisava ser Professor, mas gostando da politica, aos 23 anos, foi vereador em Londrina. Seria muito bom para o Brasil e para os brasileiros se todos que ingressaram na politica fossem iguais ao Senador Álvaro Dias, o senador Osmar Dias e o Senador Flávio Arns, feliz é o Paraná, com esses três representantes no Senado, que nos orgulha de ser parananense.

  9. Caro Senador. Acho que o Senhor não precisa justificar absolutamente nada. A vérba indenizatória tanto é legal quanto moral. Esses idiótas que criticam não têm a mínima idéia do que é o exercício do mandato parlamentar e dos custos que implica no seu dezempenho. O que eles querem? Que os Senadores, sustentem o seu próprio mandato?. Realmente, se um Senador deixar a vida pública ganharia muito mais nas atividades privadas só fazendo palestras em Universidades e nos meios empresariais do que perdendo o tempo defendendo o povo, como é o seu caso. Só que esses debilódes não sabem nem o quanto vale uma palestra. Eu, particularmente acredito e, não tenho procuração para defender quem quer que seja, nem tampouco qualquer instituição que pela importância do Senado Federal e a representatividade do mandato de Senador é uma gôta d’água, frente ao que se gasta na manutenção de mais de trinta Ministérios do Govêrno Lula. Aí sim é que tem que se cortar na carne, e não ficarem jogando pedras na instituição, que é a última esperança de manutenção da democracia neste país.

  10. Eu admiro este homem,até que provem dele o contrário do que ele mostra ser,fazer e falar.
    Em caso de clonagem aprovada, por favor, façam 3 Álvaros Dias para ocupar as vagas da paraiba no Senado …rsrsrs isto não pedir demais, já que o Álvaro original trabalha para o Paraná.

  11. Vai para o Pessoa, ou a Pessoa…

    Ei! Mas o Álvaro incomoda,não é mesmo?
    Incommoda tanto,mas tanto e tanto que invejosoos não sabem o que comentar.
    Pobre pessoa que não chega a lugar algum enquanto rodear a vida olhando sem lógica e sem sentido os cabelos bem aparados e bem colocados,( IMPLANTE DE RICO,COISA CHIQUE) do homem que cresce em prestigio e admiração. Um danado desse pode ficar careca…o que ele tem de bom est´aguardado nos neurônios,Pessoa…E Quatá,não por desmerecer, prefere o seu filho ilustre chicoteando os corruptos nos melhores palcos do Brasil. Aguenta a inveja aí, fio!

Comente