Uncategorized

Presidente da CUT defende a volta de Delúbio ao PT

delubio

Artur Henrique da Silva Santos, presidente nacional da CUT, diz que é hora de Delúbio Soares voltar ao PT para reforçar o partido. Ele considera Delúbio injustiçado que sofreu chacina moral da imprensa burguesa e reacionária. A seguir, o texto de próprio punho do presidente da CUT:

“Não sou da direção do PT, mas sou filiado há vários anos e tomei esta decisão quando era muito mais difícil fazê-lo do que hoje, pois nos anos 1980 o partido era pequeno e a elite brasileira e a imprensa nos combatiam com virulência. O PT era considerado demasiadamente radical e, por isso, muitas pessoas, inclusive de círculos pessoais mais próximos, nos viam com desconfiança.

Enfrentar estas dificuldades num passado recente, ainda mais militando no movimento sindical, me ensinou a importância de valores como a coragem e a solidariedade entre trabalhadores que também sempre enxerguei como valores petistas. E é por isso que defendo o direito do companheiro Delúbio Soares retornar ao PT se ele assim o quiser por três motivos principais.”

Para ler a íntegra do texto, clique no Leia Mais

“Primeiro, pela coragem que ele sempre demonstrou desde quando participou da fundação do PT e depois da CUT atuando num estado, Goiás, onde o capitalismo é ainda mais selvagem e violento do que o interior de São Paulo, onde eu comecei a atuar. Sua postura de assumir, sozinho, as responsabilidades como tesoureiro do PT, a partir das acusações levantadas em 2005 e a defesa que fez do partido frente à sanha oposicionista nos depoimentos da CPI e demais interrogatórios pelos quais passou, é de alguém que tem coragem. Nós precisamos de pessoas corajosas na luta pela transformação social do Brasil perto e não longe de nós.

Em segundo lugar, pela solidariedade que lhe devemos. Delúbio foi punido duas vezes pelo partido, pois perdeu o cargo de destaque que ocupava e também foi expulso do PT. O motivo que provocou estas decisões da Direção Nacional poderia até justificar sua destituição da função de tesoureiro que é um mandato definido pela direção, mas não a perda de sua condição de filiado, pois não houve atitude que violasse a ética partidária. À medida que os processos judiciais contra ele foram se definindo, ficou claro que não há nenhum que o acuse de apropriação indébita de bens e tampouco de ter usufruído benefício pessoal.

A solidariedade que defendo em relação ao Delúbio é não admitir penas capitais e permanentes e corrigir uma injustiça cometida; em que vários companheiros sindicalistas integrantes do Diretório Nacional do PT já haviam chamado atenção quando votaram contra a expulsão do companheiro três anos atrás.

O terceiro motivo é que não podemos permitir ser pautados pela elite e pela direita. O debate deve dar-se em torno da política e não do falso moralismo como demonstra a recém deflagrada “Operação Castelo de Areia” da Polícia Federal que envolve vários partidos políticos, inclusive da oposição, que tanto nos atacou. E a observação básica que a imprensa faz é que “inexplicavelmente” o PT não foi citado.

Enquanto não houver financiamento público de campanhas eleitorais, sempre haverá este tipo de problema envolvendo algum partido político.

Se o movimento sindical se pautasse unicamente pela conjuntura, por leis injustas e pela opinião da imprensa nunca lutaríamos por melhores salários e condições de trabalho! Nunca faríamos greves!

Por fim, há quem argumente que Delubio pode até voltar ao PT, desde que depois da eleição de 2010 para não “atrapalhar” a campanha de Dilma.

Por favor!!! A imprensa não precisa da volta do Delubio para fazer campanha contra a Dilma e o PT. Ela fala mal da gente desde a fundação do partido e particularmente a partir do momento em que o PT se viabilizou eleitoralmente.

A imprensa maltrata o governo Lula desde o início. Primeiro, em 2002 ele não ia para o segundo turno e foi. Se ele fosse, o país quebraria e não quebrou. Depois não governaria e ele governou para a maioria da população. Depois sangraria politicamente até a morte em função da crise de 2005, não se reelegeria e ele se reelegeu.

Vejam o que a Folha de São Paulo acabou de fazer! Tentou transformar a Dilma em seqüestradora!

Creio que já chega disso. Vamos realçar nossos valores partidários. Coragem no debate e solidariedade na decisão.”

*Artur Henrique da Silva Santos é presidente nacional da CUT

20 Comentários

  1. ISSO É A PONTA DA FIEIRA PORQUE PARECE QUE AQUI NO PARANA O PRESIDENTE DA CUT DO PARANA VAI FAZER UMA FESTA PRO ZE DIRCEU. A VELHA TURMA TA VOLTANDO EM PESO

  2. Nao seria melhor ele ter um CARGO VIRTUAL no gabinete do deputado estadual do PT que está criando esta maravilha brasileira?

  3. Ou acabou o dinheiro do Delúbio ou o do PT, ou dos dois…Porque vergonha na cara faz tempo que acabou

  4. Sindicalista Pelego Responder

    CUT – Central Única da Trairagem. Esses sindicalistas do PT e da CUT não passam de picaretas. É só ver essa greve do sismuc e do sismac em curitiba. Eles estão contratando piqueteiros pra dizer na imprensa que tem um número maior de grevistas. Infelizmente nosso Brasil está assim. As centrais sindicais pegam dinheiro no governo as nossas custas (só a CUT foi mais de 25 milhões) e ainda defendem picaretas e ladrões.

  5. Lingua de Krocodilo® Responder

    Não ouviram o Boechat hj de manhã? contava ele que durante a copa de 90, Lulla, a convite de FIAT, passeava e assistia a Copa, aqui no Brasil uma greve de mintiura comandada pela CUT coçava as frieiras dos dirigentes locais da patrocinadora do chefe na Itália.

  6. Carlos Zippermann Responder

    Comunico ao distinto publico que aqui no Paraná a turma da CUT que defende a volta do Delubio ao PT e assinam o artigo em baixo é o Roni, o Serginho Athayde, o Messias, o Cruz e o Lemos. Só que de forma secreta, pois tem medo de aparecer……

  7. Vigilante do Portão Responder

    É só o pilantrão do Delúbio contar para quem distribuiu a grana do Marcos Valério, que vai dar cadeia para um montão de gente. Não será esse o real motivo do empenho do pessoal do PT querer o retorno do cara? Vai que ele resolve fazer uma “delação premiada”. KKK

  8. Uma perguntinha que não quer calar: na casa de quais petistas se hospedavam e com quem iam pescar Delubio e Silvinho Landrover quando vinham a Curitiba? Resposta para o blog…..

  9. ESSA CAMARILHA DO PT NÃO TEM O MENOR PUDOR E VERGONHA NA CARA. ESSE PRESIDENTE DA CUT COM ESSA CONVERSA ENBOLORADA DE IMPRENSA BURGUESA E REACIONÁRIA.FORA SEUS COMUNISTAZINHOS DE MERDA .FORA PELEGADA, FORA CAMBADA DE VAGABUNDOS.

  10. É verdade. Delúbio mensaleiro está em cima do balcão de negócios do PT…. ÊTA partidinho vagabundo!!! Deus nos livre, amém.

  11. Almasor Abbas Adilah Responder

    Os amorais!

    Estes novos ricos depois que começaram a fazer parte das oligarquias perderam de vez qualquer resquício de vergonha na cara!

    Vão tomar na CUT! (2)

Comente