Uncategorized

Demissão em massa
na Copel

Do Celso nascimento, na Gazeta do Povo

A Copel está preparando a demissão de mais 700 funcionários – todos eles antigos técnicos da empresa. Por quê? Esta é a pergunta que o deputado Tadeu Veneri quer que a diretoria da Copel responda. Na segunda-feira, ele vai propor que a Assembleia Legislativa encaminhe à empresa um pedido de informações sobre a questão, que aflige os servidores. A curiosidade do deputado foi despertada por uma contradição evidente: de um lado, o governo faz aprovar uma PEC para preservar empregos na iniciativa privada; de outro, promove demissões em massa nas estatais.

Em massa 2

Trezentos funcionários já foram demitidos e os demais 700 completariam a meta de enxugar o quadro em mil. Não se sabe de quem foi a ideia – se do governador Roberto Requião ou da diretoria da empresa. Aparentemente, a ordem veio de cima, pois os diretores estão divididos sobre a conveniência das demissões, já que a Copel corre o sério risco de perder exatamente os seus mais qualificados profissionais.

59 Comentários

  1. DO JEITO QUE COISAS VÃO, UMA BARBARIDADE SEGUIDA DE OUTRA, EM VESPERAS DE ANO ELEITORAL, QUEM SABE APÓS AS DEMISSÕES NÃO SURGIRAM DIVERSOS COMISSIONADOS PARA RESOLVER O PROBLEMA DE FALTA DE PESSOAL NA COPEL.

  2. O FUNCIONÁRIO CONCURSADO DA COPEL, NÃO SERÁ DEMITIDO. AS DEMISSÕES SE ACONTECEREM, ATINGIRÃO OS FUNCIONÁRIOS DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS.

  3. Será que vão demetir a marlene zanim, indicação do rei do nepotismo ou vaõ mandar embora a cachorrada miúda?

  4. Pois ta na hora da onca beber agua!!!Como ocorreu na Sanepar, chegou a vez dos intocaveis(protegidos) da Copel.Pessoal aposentado/recebendo pelo INSS, com mais de 30/35 anos de Empresa,dinheirinho usado em amenidades.Gente sem funcao de importancia no contexto da Empresa.Para muitos desses sabujos, o local de servico serve somente para bater papo sobre o desempenho do coxa, as loucuras do Requiao, colocar e-mails em dia e toda mordomia que de maneira alguma sonham em deixar.Nao permitem a ascensao profissional dos novatos com alta capacidade profissional e fazem pressao para que desistam do emprego.Se forem realmente dispensados,muitos acabam morrendo, quando voltam a realidade.Realidade do dia a dia do cidadao comum.Parabens pela iniciativa,Sinal dos tempos (bons).

  5. Pensei que demissão em massa fosse coisa dos monstros da iniciativa privada, aqueles que só querem escravizar os coitados dos inocentes paranaenses, que tanto precisam do Capitão Requião pra defende-los. Agora , ” que passa” com a Copel, empresa pública, que tem lucro recorde todos os anos, pra precisar dessa atitude??? Seria assim mais uma mentira esses números apresentados???Seria assim que a Copel é um cabidão de empregos do governo estadual??? Tá parecendo que vão mandar a parte técnica embora pra ficar com os agregados politicos do desqualificado….todo cuidado é pouco nesse caso….

  6. Vigilante do Portão Responder

    Bastante suspeito, tá parecendo jogo combinado para ganhar um PDV, como foi feito no antigo Banestado. Foram embora apenas os funcionários que estavam na boca da aposentadoria e levaram um dinheirão do Banco.

  7. Como o Janio explicou alí em cima, esses empregados já são aposentados. Na realidade a empresa promoveu um plano de demissão voluntária e somente 300 dos 1 mil aposentados aderiram. Agora a emprese resolveu tirar os outros 700 que na verdade recebem a aposentadoria e mais o salário da copel. Eles saindo, continuam recebendo seu provento como aposentado e a copel pode contratar outros 700 empregados por concurso público para estas vagas.
    Esses empregados, na sua maioria, por já estarem aposentados não têm comprometimento algum com a empresa. Só ficam ocupando as vagas de outros. Raríssimos são as entidades e órgãos públicos em que são permitidos funcionários continuarem na empresa depois de aposentados, recebendo 2 pagamentos. A copel, finalmente, está acabando com isso.
    Quem não está dentro da empresa não conhece a realidade que ela enfrenta.

    Parabéns à diretoria da copel (se bem que essa decisão já deveria ter ocorrido), parabéns ao presidente Rubens Ghilard.

  8. Essas informações estão todas destorcidas. Na verdade , os trezentos que sairam, são funcionários aposentados que aderiram a programa de desligamento voluntário. E os outros 700 não são coitadinhos não, são os aposentados que não aderiram ao plano, e querem ficar recebendo do INSS E DA COPEL. Ocupando o lugar de milhares de jovens que querem ingressar no mercado de trabalho… Informem-se melhor…

  9. E daí preseidente da Copel, será que não existe leis que protege os direitos dos servidores concursados? Afinal, eles entraram por mérito e muito esforço ao contrário desses que ficam desdenhando a demissão desses funcionários!

  10. Informem-se muito bem antes de sair por aí comentando blogs.
    Muitos dos aposentados dos quais vocês se referem continuam fazendo plantões de 7 dias consecutivos, ficando de sobreaviso por 15 dias e dormindo 3 horas por noite em épocas de chuva. Estes senhores (um deles é meu pai) passam dos 50 anos e fazem isso para poder aposentar-se com um salário digno. Poder gozar um pouco da vida que há 30 anos é dedicam à Copel. Se se referem a senhores desocupados que ficam nos escritórios em Curitiba fazendo nada, sejam específicos. Pois destes 700 aposentados, certamente mais de 500 ainda sobem em postes e trabalham muito mais do que qualquer moleque para honrar seu suado salário. Eu gostaria que tudo o que escreveram fosse verdade, ao menos assim meu pai não precisaria trabalhar tanto para ter direito a uma aposentadoria decente.

  11. jovens que querem trabalhar ?pois eu sou aposentado.ja ensinei muitos jovens a trabalhar uma pena que poucos passaram no periodo de experiencia,pois vontade de trabalhar é muito pouca destes jovens ,somente vejo jovens bebendo em bares e danceterias.e quem eu vejo trabalhando nas madrugadas frias e quentes com chuva e geada pode ter certeza que são funcionários que vestiram a camisa pela copel ,e estes são os que fazem a diferença.E também se a copel é a menina dos olhos do do governo,sempre ganhando premios por ser a melhor conpanhia de energia do brasil.podem ter certeza jovens que foram os senhores aposentados que ergueram esta empresa e ainda mantem todos os méritos recebidos pela anel,e com certeza a luz de sua casa e tbm das baladas da noite em que vcs usufruem.abraço.

  12. Na verdade estão demitindo os aposentados da Copel, que recebem aposentadoria e salário. Está corretíssima essa demissão! Está na hora de chamar os aflitos concursados que passaram e estão aguardando a sua vez!!!!!!!

  13. se os aposentados recebessem a aposentadoria do inss integral. como eles contribuiram seria correta a demissao, mas so recebem metade depois vai diminuindo ate ficar um salario minimo…..esses politicos so querem ferrar o trabalhador.

  14. Como alguém comentou aqui que seu pai tem amis de 50 anos e ainda continua passando madrugadas acordado trabalhando e aposentado. Fica um conselho a esse cidadão, manda seus filhos trabalharem um pouco, pega sua aposentadoria e vai curtir a vida. Sou copeliano e sei que nenhum aposentado esta mal de situação, a maioria acostumou ganhar do INSS e da copel, seus filhos também, e agora não querem mais largar da teta… Como copeliano também poderia ser beneficiado por esse sistema, mais acho que precisamos aposentar enquanto ainda temos saúde, condições de viajarmos e não num leito de hospital… Pensem nisso aposentados, o que a Copel esta fazendo pode ser um favor a voces que não conseguem tomar essa decisão…

  15. Imaginem se em todo lugar os aposentados pudessem continuar trabalhando recebendo a aposentadoria mais o salário do emprego.
    Ninguem ia querer sair, iam trabalhar recebendo 2 vezes até morrerem.
    Aí sim não iria ter mais emprego para ninguém.
    Aposentou tem que sair…. se a aposentadoria não é justa, aí é outra coisa, o problema está no sistema previdenciário, aí é com o congresso nacional, com o presitende e com o INSS, nada tem haver a copel que neste caso está certíssima.

  16. O que acontece hoje na copel é uma vergonha.
    Eles só estão tentando corrigir isso.
    Onde mais, na administração pública acontece isso, de aposentarem e continuarem trabalhando recebendo a remuneração cumulativamente com o provento da aposentadoria?
    Isso não acontece na adm direta nem indireta.
    Esse assunto já tem jurisprudência do STF.
    Isso que acontece na copel além de ilegal é imoral. Até que enfim os diretores tomaram vergonha e coragem para substituir esses aposentados que ao receber 2 vezes lesam os cofres públicos.

  17. Sou novo de copel e sei que tem muitos antigos sem fazer nada ficam la so ganhando dinheiro dos dois lados COPEL e inss e não propoem nada novo e a empresa esta impossibilitada de aumentar os cargos dfos novos funcionarios devido aos velhos que não saem, pois uma vaga so pode ser reposta quandoquem ocupa a vaga sair !!

    Assim todos os novos empregados estão debandando da empresa que fatalmente vai piorar se a empresa não demitir os velhos funcionarios esta e a realidade !!!

  18. Pelo que vi nos comentários, tem copeliano que não conhece a copel, tem metido a conhecer o sistema legal falando em “jurisprudência”, existem os que apóiam totalmente e aqueles que são contra, entre opiniões construtivas quanta baboseira.
    O que ninguém percebe é que não se resolve um problema de “pessoas que não fazem nada” demitindo sem critério aqueles que tem o maior conhecimento de como funcionam os sistemas de transmissão e distribuição.
    Todos os jovens merecem uma chance, porém, com quem eles irão aprender sobre o serviço se não existirem os “mais velhos” e por consequencia os mais experientes?
    Detesto a arrogância de alguns jovens (olha que tenho 29 anos), de que somente ele conhece os “segredos da vida”, e não valoriza aquele conselho de alguém mais velho, que tem conhecimento de causas e consequencias e com isso economizar muito tempo, dinheiro e diminuir os fracassos.
    Da mesma forma detesto aqueles que sabem que apenas “ocupam cadeira” não fazendo nada produtivo.

    Podemos também questionar, quantas aposentadorias nosso respeitado Rubens Guilard possui?

  19. pessoal . vcs que estao esperando serem chamados para assumirem no lugar dos aposentados?não se iludam pois a copel nao quer mais funcionarios simplismente irão tercerizar todo o sistema.procurem se agarrar em empreiteiras pois a copel não vai contratar ninguém.outra coisa os aposentados que estão saindo estão montando empresa para pegar os serviços tercerizado da copel.

  20. Tudo na vida tem um ciclo natural.
    Aos aposentados, que já cumpriram seu ciclo dentro da Copel, como paranaense eu digo: Muito obrigado! E boa sorte nessa nova empreitada! Tá na hora de “largar a teta”!
    E que chegue logo abril de 2010.

  21. Para quem não sabe, a média de salário desses aposentados que continuam trabalhando na copel, entre vencimentos e todos os benefícios incluindo plr, é superior a 5 mil. Daí eles recebem em média mais 2 mil de inss. Se sairem da empresa ficarão apenas com os 2 mil de aposentadoria mais a complementação da previdencia privada que no caso é a fundação copel. Um valor que vai variar mais deve chegar a uns mil reais.
    Assim eles ficariam aposentados somente com mais ou menos 3 mil. Realmente é muito pouco, eu fico com um dó danado deles…
    Realmente acho que não devem demitir esses “coitadinhos” não, senão eles não vão conseguir sequer sobreviver com essa merreca de aposentadoria (isso num país onde a maioria dos aposentados ganham salário mínimo).
    Agora falando sério, esses aposentados merecem todo o respeito e reconhecimento, pois a maioria deu o sangue pela empresa, mais sempre receberam, e por sinal muito bem, para isso. Tá na hora sim de largarem a “teta” dessa empresa que é nossa, de todos os paranaenses.

  22. Tána hora desse pessol aposentando passar a bola da vez para os demais que estão querendo ingressar no mercado. Vão aproveitar, gozar com qualidade suas vidas depois de anos servindo a entidade.

  23. Discordo de quem falou que estas pessoas estão “mamando na teta da Copel”, minha esposa trabalha com seriedade com vasto conhecimento e contribuindo por isso que a Copel é, pagou previdência da fundação Copel por 28 anos e vai sair com metade de seu salário atual. Será justo? (para quem não sabe a complementação do salário não sairá do governo), quem vai assumir o lugar destes aposentados? E a experiência onde fica? Conhecimento acadêmico somente vai resolver?
    Os planos dela é ficar e contribuir mais para sua previdência na fundação e sair com seu salário integral, somente isso, ela realmente não agüenta mais trabalhar com esta “piazada” que entraram pensando em estabilidade de emprego.

  24. Este pessoal que tem direito a aposentadoria tem mais é que se aposentar. Já deram sua contribuição e vão receber por isso. Precisamos de mais vagas para colocar os desempregados para trabalhar. É simples assim.

  25. A Copel está falida, mas o Obama vai ajudar, sugerindo que ela faça uma fusão com a Sanepar…

  26. Tbem concordo com a Diretoria da Copel. Se já aposentou, quiz dizer que já estava na hora de sair. E pq então continuar trabalhar, a fila anda, é até uma questão de bom senso, ninguém é insubstituivel. Eu sou aposentado, e com o que ganho do inss + a complementação da FC, dá suficientemente, para viver dignamente. O que está acontecendo hj, é mesma coisa de um técnico trocar o jogador e o substituido ficar em campo. O time vai ficar com 12 jogadores, e não pode.
    Parabéns pra Diretoria

  27. Pro sr que falou da “piazada”, pro seu conhecimento a piazada esta dando um show em termos de tecnologia, trabalho e muito mais, são poucos os antigos que mantem a disposição do trabalho, a maioria não quer se envolver com mais nada !!

    for aisso a maioria do quadro novo da copel é de pessoal formado em várias areas, que não podem subir na empresa por que os velhos não saem e ficam só indo contra tudo que é novo !! qualquer beneficio novo seja em informática, ou atitudes novas os velhos já vem com a frase “A copel sempre foi assim e nunca vai mudar”…. Pra quem não sabe a copel estava morrendo de medo de perder a conces´são do paraná por estar com a folha de pagamento INCHADA!!!! por que os velhos de copel receberem aumentos de salario nas transferencias de cidade quando tentaram privatizar a copel !!

    Quem fica com dó, fica falando merda ai em cima não sabe que a realidade é outra !!! tem muitos outros critérios na decisão de mandar embora esse pessoal !

    Outro fator é: se eu ganho 3000 na copel, se eu saisse aposentado eu ficaria perto disso com a complementação….. isso seria o correto… mas os velhos se aposentam, ai ficam com os 3000 mais o inss, ganahndo quase 5000 ai quem vai sair ?? aposentou é pra sair e não pra engordar !! se o cara saisse quando se aposentou o salario nao cairia tanto… isso ai é mesquinharia….

    Queria ver se o filho de vocês fossem um dos novos que tão desanimando na copel se vocês não mudariam a opinião mequinha de vocêss………

    Cada um que me aparece !!

  28. mais uma observação, se eu entrei na copel com 15 anos de trabalho e optei pela fundação copel, eu logo sei que não vou me aposentar com a fundação integral, pois contribuirei apenas 20 anos !!

    Agora vem com essa desculpe de fundação integral, mais uma mesquinharia !!!

    Se fosse assim não existiria aposentadoria parcial pela fundação copel !! tem mais é que sair simmmmmmm !!

    fora fora fora !!

  29. sr. anonimo,pare de dizer besteira,vc é tão babaca que não tem nem coragem de por seu nome.com certeza vc é mais um daquelas “piazada” incompetente.

  30. Curitiba – O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) disse ontem que 50% do total de técnicos altamente especializados da Companhia Paranaense de Energia (Copel) estão dentro do grupo de cerca de 700 funcionários que devem ser dispensados pela empresa. O número foi mencionado ontem por representantes de sindicatos ligados aos trabalhadores da Copel e divulgado pelo petista no plenário da Assembleia Legislativa. ”Mesmo que tenhamos um concurso público no segundo semestre para substituí-los, os novos funcionários levariam de dois a quatro anos para adquirir o conhecimento necessário para o trabalho”, disse Veneri.

  31. demissão de mil funcionários da Copel já aposentados pelo INSS ou em vias de se aposentar corre o risco de provocar um “apagão técnico” na companhia de energia elétrica do Estado. O alerta foi feito ontem na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Tadeu Veneri (PT), com base em informações de engenheiros da empresa. Segundo essas informações, mesmo que seja aberto concurso para substituir os demitidos, não haverá tempo para treiná-los e colocá-los em condições de assumir as funções – muitas delas de alta complexidade e exigência – para garantir a segurança na continuidade dos serviços.

  32. ~VITORIA DOS SINDICATOS NO MINISTERIO PUBLICO DO TRABALHO

    Em audiência de mediação na tarde de hoje com representantes da COPEL e das entidades sindicais no Ministério Público do Trabalho, a COPEL não conseguiu demonstrar a necessidade da demissão sumária dos 700 aposentados pelo INSS que continuam na ativa em todo o estado do Paraná.

    A promotora responsável pela condução da audiência classificou de “imoral e ilegal” a decisão da direção da COPEL e alertou o Diretor Administrativo da empresa das implicações advindas de tal decisão.

    Diante da negativa dos representantes da COPEL, presentes na audiência, a promotora buscou, uma vez mais, a suspensão da demissão em massa dos copelianos, cujo pedido não foi acatado pela COPEL.

    Diante da posição da COPEL de não suspender o processo demissionário. o Ministério Público, amparado pela documentação apresentada pelos sindicatos na audiência, alertou os representantes da COPEL que encerraria a mediação e iniciaria na sequencia o processo investigatório já solicitado pelas entidades sindicais.

    Diante dos encaminhamentos do Ministerio Público do Trabalho, as entidades sindicais buscarão pela via judicial a garantia dos direitos desses trabalhadores.

    Os sindicatos convocam todos os copelianos a se manterem unidos e mobilizados na defesa dos legítimos interesses dos empregados.

  33. Um empregado que fez concurso e entrou na Copel, trabalhou durante 30, 35 anos, colaborando com o desenvolvimento da empresa e do Estado, conforme a lei, conseguiu aposentadoria pelo INSS, planeja e vai pagando uma previdência privada para a Fundação Copel, com objetivo de sair da empresa quando a somatória do valor da previdencia privada da Fundação mais a do INSS, seja o mais próxima do recebe na ativa. Mas derrepente todo o planejamento é derrubado por uma medida como que tomaram.
    O aponsentado fica, como qualquer pessoa ficaria, se visse a possibilidade de não poder pagar uma falcudade para que seus filhos tenham vida digna quando seus pais não mais viverem.
    Ouitro terror com os aposentados certamente será a necessidade de se readaptar seu padrão de vida à nova situação financeira.
    Não se pode generalizar quanto aos aposentados quando dizem aqui que não fazem nada, que ganham muito e que levam uma vida maravilhosa. Há situações e situações. Espero, sinceramente que aqueles são a favor das demissões, não venham a passar por isso algum dia.

  34. Enquanto milhões de brasileiros se aposentam, apenas com o salário do INSS e sabem que infelizmente seus rendimentos vão cair, em função da maneira como é feito o cálculo da Previdência Social, porque com os aposentados da COPEL deve ser diferente? Os funcionários da COPEL ainda tem a vantagem de poder contribuir para uma previdência privada da Fundação Copel que ajudará na época de sua aposentadoria a diminuir as diferenças salarias com o cálculo da Previdência Social. No entanto, nem todos os aposentados da COPEL, atingiram tempo de contribuição para a previdência da Fundação Copel de forma que possam receber integralmente da Fundação Copel. É justo para a Sociedade “bancar” esses funcionários aposentados de uma empresa de Economia Mista, onde a maior parte do dinheiro investido é Público, até que esses funcionários alcancem o tempo de contribuição da previdência da Fundação Copel?

  35. Para esclarecer, pois tem gente que fala e não sabe de nada.
    A Copel vai demitir somente os aposentados. Ou seja, aqueles que estão recebendo duplo salário.
    Se todos que se aposentassem continuassem trabalhando, o que seria dos jovens que estão “tentando” entrar no mercado de trabalho.
    Cada um tem seu problema pessoal. Mas a decisão tem seguir critérios técnicos.
    São pessoas qualificadas, sim. Mas muitos deles estão acomodados, vendo a “banda passar”.
    É muito interessante e estranho: o sujeito pede a aposentadoria e fica trabalhando. Como dizia minha querida mãe: onde já se viu isso, meu filho!
    O Sr. Rubens está de parabéns, pela sua coragem. Um ato de bravura! Por sinal, um grande e ilustre Presidente. Espero que ele fique por muito tempo dirigindo esta nossa empresa maravilhosa: a COPEL.

  36. Quem fala que esses aposentados são indispensáveis estão redondamente enganados, ninguém é indispensável nesse mundo…. Sou funcionário da Copel, dos antigos, diga-se de passagem, então me sinto apto a falar. O que acontece, é que como a maioria dos aposentados estão em cargos de supervisão, ou são muito “amigo” dos chefes, ou então tem muito pouco a fazer, quando aparece um curso pra determinada área, quem é indicado? Pasmem, um aposentado. Pois é, eles se auto indicam, ou são indicados pelo chefe amigo, ou ainda vão, simplesmente, porque tirar um que esta produzindo , da linha de frente pra fazer o curso seria difícil, então o que acontece? Lá vão els pra Curitiba, quase que semanalmente, se especializarem, não sei no que nem pra que… Gente, apesar de estar pra aposentar, e ser um dos que mais sofrerão com a medida, posso dizer com certeza, sem a diretoria da Copel, um dia tomou um a decisão justa foi essa……………

  37. O salário da copel é muito baixo para os novatos e para os que estão na casa há mais de 20 anos, somente alguns ganham mais de 6 000 ou 17 000, bobinhos é só saber puxar o saco. A TI disse que a soma de todos os salarios divididos pelo número de funcionários, dá individualmente mais de 6 000. Imagina quanto nao ganham alguns……. E são os que menos trabalham, e mais fazem coisas erradas. Tolinhos se matem de trabalhar que eu to é ganhando muito bem.

  38. ClaraQuarta-feira, 6 de Maio de 2009 – 21:42 hs
    “O salário da copel é muito baixo para os novatos e para os que estão na casa há mais de 20 anos, somente alguns ganham mais de 6 000 ou 17 000, bobinhos é só saber puxar o saco. A TI disse que a soma de todos os salarios divididos pelo número de funcionários, dá individualmente mais de 6 000. Imagina quanto nao ganham alguns……. E são os que menos trabalham, e mais fazem coisas erradas. Tolinhos se matem de trabalhar que eu to é ganhando muito bem.” Comentário de baixo calão… Sou copeliano… Trabalho pacas e, querida, sem puxar o saco, tenho conseguido algum êxito… Somente torça pra eu um dia não venha a ser seu chefe na CIA…

  39. AL
    Quinta-feira, 7 de Maio de 2009 – 20:20 hs

    Parabéns pelo seu sucesso e por ter vencido pelos seus próprios méritos. No entanto, quer dizer que se um subordinado seu, tiver opinião divergente da sua, vc “ferra” com o seu subordinado? É assim que se “cresce” nesta empresa?

  40. Caro Sr Mérito?!,
    esse país somente vai ter um rumo um pouco melhor, quando se, realmente, praticar justiça. Ou seja, ser justo com aqueles fazem por merecer. Na verdade, se, a Sra Clara, fosse minha subordinada, simplesmente, ela teria que honrar com o que ela ganha. Isso sim é argumento. Se você já passou por alguma injustiça, deveria saber bem o que significa isso. Agora, se ainda não vivenciou o fato de ralar um monte e ver aqueles que, praticamente, não ralam, ser mais beneficiados e, ainda, ter que ouvir essas “abobrinhas” que a Sra Clara falou, fica díficil tecer algum cometário. Isso é revoltante. Ela precisa saber que ainda tem gente séria por aí.

  41. Na Copel só tem um jeito de receber alguns estágios (aumento salarial): Cair nas graças da chefia… Num tem outro jeito, não existe plano de cargos e salários que garanta aos mais produtivos tal ascenção. Os estágios vem para os chefes distribuirem, e quem não fala a lingua (podre) deles, ta ferrado. Não precisa ser bom, nem produtivo, nem entender do ofício, tem que puxar o saco mesmo… E desafio qualquer um funcionário da Copel provar que não é assim. Os chefes , geralmente incopetentes, que chegaram no cargo que estão justamente puxando o bendito, só conhece esse meio, e assim vai o ciclo vicioso… Se acabar com essa cambada de aposentados , pode acontecer de mudar essa cultura, talvez não, mais aumenta a possibilidade… Vão descançar cambada… deixa a meninada trabalhar… Palavra de um quase aposentado…

  42. Eu
    Os possiveis demitidos são todos aposentados, vagas que serão supridas por novos concursados.

    Ou seja sera uma grande contribuição social da empresa.

    Quanto as pessoas que estão reclamando que ainda trabalham, sobem em poste, etc.

    Otimo vamos dar descanso pra eles,

    BOA APOSENTADORIA.

  43. olha!!! sou novo, fiz o concurso da Copel, entrei pensando que iria crescer nesta empresa, mas foi um grande engano, o salário é uma vergonha, sem perspectiva nenhuma de crescimento, e promoção então, meu Deus!! só depois de 3 anos, caí fora mesmo, hoje estou na Petrobrás, e me arrependo do tempo que perdi na Copel.
    Vcs Copelianos qu estão na empresa a mais de 30 anos, Parabéns!!! pq sinceramente não sei como suportam esta miséria e este pouco caso com que os Copelianos são tratados por seus superiores.
    Vai dar uma ação trabalhista!!!!!!

  44. Alguém tem o contato de algum aposentado que vai ser demitido em decorrência da medida?
    Abs

  45. Vcs querem saber a verdade mesmo? Vai sair muita gente boa, alguns até merecem mesmo,mas tem funcionrio com 18 anos de empresa que ganha 2.000,00, se aposentou pelo inss com 1.200,00 se a copel mandar embora a sua fundação vai pagar 350,00miseros reais.

  46. ESSES FUNCIONARIOS ANTIGOS NEM SÃO CONCURSADOS, A COPEL SÓ COMEÇOU A REALIZAR CONCURSO PUBLICO EM MEADOS DA DÉCADA DE 80, DEMISSÃO DOS NÃO CONCURSADOS JÁ. MUITOS ÓRGÃOS JÁ DEMITIRAM NÃO CONCURSADOS, CHEGOU A VEZ NA COPEL, QUER CONTINUAR NA EMPRESA? PASSE NO CONCURSO PÚBLICO, CASO CONTRÁRIO DEVE SER DEMITIDO COMO UM PEÃO QUALQUER DA INICIATIVA PRIVADA. FORA JÁ, DEEM ESPAÇO AOS CONCURSADOS E NOVOS CONCURSADOS QUE TEM SEU MÉRITO E PROVARAM SUA CAPACIDADE.

  47. Eu acredito que devem sim sair aqueles bando de vagabundos que alem de aposentados não fazem nada, ou melhor fazem sim tomam cafezinho o dia todo e alguns ainda ficam utilizando recursos de informática da empresa para ficar acompanhando investimentos na bolsa de valores, isto mesmo muitos tem até grana investida na bolsa de valores, ainda utilizam recurso de informática publico para acompanhar durante o dia seus investimentos, Sr Rubens está certo em limpar a Copel, e engana-se quem achar que vai ter um colapso técnico. Ninguém é insubstituivel.É uma pena que no meio dos vadios tem uns que ate merecem ficar.

  48. Pô pessoal, porque tanta briga?

    Se o cara é aposentado e está trabalhando por mesquinharia, devia criar vergonha na cara e sair.

    Agora, não da pra dizer que precisa de gente nova pra fazer a empresa crescer… nao é bem assim.. e obviamente não é essa a intenção da diretoria.

    Por isso estão propondo demissão voluntaria, para os que tem vergonha na cara.

    Quem é antigo na empresa, quem é experiente e competente, que ainda está trabalhando a todo vapor, tem mais é que ficar, porque obviamente quem entra não tem a minima noção de como e onde fazer o que.

    Renovar é preciso, hoje em dia a formação academica é muito avançada e qualificada, mas é claro que precisa do pessoal antigo pra ajudar com os atalhos e as “manhas”. Mas os BONS antigos, não os velhos sugadores.

    Agora tem novo concurso, vamos ver oq vai acontecer.

  49. Este blog tá meio desatualizado mas o que tenho a dizer é o seguinte:

    Não existe na COPEL nenhum acordo de cumprimento de estabilidade aos concursados, o que existe é sim um bom senso da administração quanto as demissões, evitando ações na justiça por demissões sem justa causa que é por exemplo, demissão por furto na empresa. Mesmo assim ainda o empregado tem o direito a defesa administrativa.

    Quanto a demissão dos aposentados, digo o seguinte:

    É sim necessária uma renovação no quadro de pessoal da empresa, o que é claro vai ter reflexos positivos no caixa da empresa e abrir “oportunidades” aos novos concursados, porém não da maneira como estava sendo feita.

    Aos que estão de fora, digo o seguinte: a COPEL foi uma mãe, hoje está mais para titia. Muitos benefícios cortados, direitos anteriormente adquiridos foram tirados e por aí vai. A empresa não tem plano de cargos e salários que funcione e promoção é só convidando o gerente pro churras nos fim de semana…

  50. estou a 10 anos na copel e pessoalmente conheço uns 30 aposentados que na realidade ja passaram da hora de largar a teta do governo são pessoas desmotivadas ao trabalho e não querem nada com nada alem, de receber no final do mes tá na hora de renovar pois esters sangue sugas só atrapalham! parabens a quem tomou esta decisão

  51. Jovens ou mais experientes, são poucos os agentes públicos que têm consciência de seu papel dentro das estatais e deixam de exercer seu direito individual de modo egoísta. Tenho trabalhado 12 horas por dia e estudado para concursos, e só vejo arrogantes nas primeiras colocações e, de outro lado, velhos fanfarrões que não largam a teta porque recebem os famosos abonos de permanência.

  52. Cheguei atrasado mas,

    Eu não vou largar esta teta, meu registro é 3000 e tenho muitos anos de empresa. Acho que esses novos tem que dar muito sangue ainda pela empresa para formar suas opiniões.

  53. caro amigos copelianos sou tercerizado e nosso enpenho pela empreza é muito grande mas pouco reconhecido fazemos a maioria dos trabalhos pezados e muitas vezes questionados por nós sermos eficientes nas tarefas realizadas como tercerizado.apezar de prestarmos serviços junto a copel somos muita das vezes criticados pelos copelianos onde dizem que nos terceiros é que fazemos coizas erradas mas quando o bicho pega em temporais somos nos a maioria em rezouver a maior parte dos ploblemas e a copel como sempre esta com funcionarios afastados dizem que fauta pessoal,e coloca a maioria dos terceiros em atividades e poupa os copeliano em tirar serviço em feriados e temporais porque sabem que o bicho vai pegar nas atividades mais criticas e ali estao os tercerizados pra restabelecer energia a populaçao.fica aqui uma observaçao,porque a copel não da prioridade pra um concurso interno junto aos tercerizados que tanto sofrem por nao ser reconhecido como copeliano isso é fato a copel se investice em funcionarios tercerizados que tambem tem estudos suficientes pra dezemvouver esta função de eletrecista oficial de auta e baixa tenção, acho a rapaziada muito inteligente pra passar nesta prova de vestibular que a copel da pra comtratar como copeliano.entao porque a copel nao da chance aos tercerizados que tanto sonham em emgressar na copel e dezistir dos gatos das empreiteiras que pagao muito pouco pelos seus funcionarios que são tao qualificados e sabem trabalhar e executar qualquer tarefa como os copelianos antigos que vão se apozentar. fica aqui o meu empenho em ser funcionario da copel somente e vestir a camiza e ter valor pela estatau,se possivel seria otimo a copel investir em funcionarios tercerizados pois eles sim sabem trabalhar como os senhores que vão se apozentar,e a nossa esperiencia ja vem dos antigos copelianos que a anos viemos trocando esperiencia nas funçoes.obrigado fica meu apelo em investir nos tercerizados qualificados pela compahia de energia copel.shr prezidente esta na hora de investir na capacidade dos tercerizados sendo assim a copel tera um otimo aproveitamento em mão de obra qualificada e sem risco de acidentes com energia e pricipalmente no tranzito.sendo assim acabaria com a fauta de pessoal qualificado em dezenpenhar as funçoes na qual são tercerizados que vestem a camiza da compahia copel.

Comente