Uncategorized

PMDB manobra para reduzir para 6 meses o prazo de filiação

Com a constatação entre os líderes da base aliada de que não há consenso para levar a reforma política adiante, o PMDB saiu na frente e propôs reduzir de um ano para seis meses o prazo mínimo de filiação partidária para concorrer às eleições.

O projeto, apoiado por líderes governistas, foi apresentado pelo deputado Eduardo Cunha, do PMDB, com pedido de tramitação em caráter de urgência. Se aprovado a tempo, poderá valer para 2010.

Os líderes dos partidos aliados também sepultaram a proposta de adoção do sistema de voto em lista fechada para as eleições proporcionais. O destino da reforma política será decidido nesta quinta, em reunião dos líderes com o presidente da Câmara, Michel Temer, do PMDB.

Segundo parlamentares de diferentes partidos, a lista fechada “está morta”. A avaliação é que o assunto racha a base e que nada deve ser feito para aprofundar essa divisão num momento pré-eleitoral.

4 Comentários

  1. O velho MDB de guerra sempre pronto para fingir que luta uma guerra, em troca de uma velhacaria… Lógico, ficando de portas abertas mais tempo até a eleição pode atrair mais guerreiros mercenários e velhacos para arrecadar cargos, fundos, recursos, favores e outras benesses governamentais… vale tudo por dinheiro e poder… é o velho MDB que serviu (com louvabilíssimas exceções) aos militares, ao arenista Sarney, ao honesto Collor, ao imperial FHC e serve agora ao ex-sindicalista Lula…. a quem servirá amanhã ?? Façam suas ofertas…

  2. Excelente posição e iniciativa, alias estrategica para o xadrez de 2010, ninguem mais sera refém de partidos politicos e manobras de bastidores de dirigentes partidários. Quem quer fidelidade que jogue claro com os filiados ou se não a resposta vem na desfiliação e ingresso em nova legenda.

  3. Triste o sistema eleitoral brasileiro! Mas mudar pra lista fechada já é demais!! Só fortalece os caciques. No primeiro momento se dizia que por tráz da proposta de lista fechada o que se queria de fato era reduzir o prazo para a desincompatibilização. Agora, mese depois vê-se que era verdade. Ou seja, primeiro se joga uma lorota daquelas que anestesiam e enquanto todos correm pra apagar esse incendio se propõe uma coisa mais light. Facinho, facinho!!!

Comente