Uncategorized

Roque ou Quinteiro? Quem assume a vaga de Ribas Carli?

mario-roque-wilson-quinteiro

Para o presidente do PSB, Severino Araújo, o advogado Wilson Quinteiro, será o novo deputado estadual do Paraná na vaga aberta por Fernando Ribas Carli Filho que renunciou ao mandato hoje.

Mas especialistas consultados pelo blog dizem que isso não deve acontecer porque, oficialmente, Mario Roque é o primeiro suplente do PSB, mesmo tendo trocado o partido pelo PMDB.

Araújo diz que uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral do dia 10 de março, informa que não é a Justiça que deve decidir o assunto e que a questão deve ser definida internamente no partido. “Não há dúvida. Wilson Quinteiro vai assumir a vaga de Carli”, disse o presidente do PSB.

A questão deve se transformar em um imbróglio jurídico já que o TRE arquivou o pedido de Quinteiro para ser o primeiro suplente do PSB alegando ilegitimidade do candidato para tal pedido.

Nesta salada jurídica, há quem dê como certa a posse de Mario Roque, ex-prefeito de Paranaguá. Depois, a previsão é que comece uma guerra de liminares para tirar o mandato de Roque.

42 Comentários

  1. O Paraná agradece penhoradamente o PSB, ou alguém aí já se esqueceu do Mário Roque em três filmetes do youtube descendo o porrete na corrupção que ele dizia patrocinada pela família Requião no Porto de Paranaguá. Quem? Isso mesmo, a mesma família da qual ele, agora no PMDB, é aliado!
    Quinteiro já! Pelo Paraná!

  2. Fora Roque! Esse cara é um analfabeto de pai e mãe, e se mostrou um grande traidor, deu as costas ao PSB, na primeira oportunidade, para tentar um gancho na onda do Roberto, quando viu que era o pior, surtou e deu uma de traidor surtado. Fora Roque, sim quintero.

  3. JUSTICEIRO....JÁ !!! Responder

    COMO PERGUNTAR NÃO OFENDE……Foi o ROQUE que saiu do PSB ou foi o PSB que não o desejou em seus quadros, EXPULSANDO-O.

    Se foi assim, PEÇO ao Senhores Juristas que me expliquem a situação pois se de fato ele (ROQUE) foi EXPULSO, há a “JUSTIFICATIVA” de que ele (ROQUE) não saiu do PARTIDO….Foi o PARTIDO que “SAIU” com ele (ROQUE).

    Assim, de modo leigo, creio ser ele (ROQUE) o dono da Cadeira.

    POR FAVOR…….ESCLAREÇAM-ME !!!!!!!

  4. Quá, quá, quá…. como a população se engana realmente na hora de eleger seus representantes, um menos capacitado que o outro!

  5. Fabio, com todo o respeito, não há dúvida! E isso por uma simples razão: a Resolução 22.610 do TSE (que disciplinou a fidelidade partidária) aponta 4 hipóteses de justa causa para o parlamentar se desfiliar do partido. Havendo qualquer delas, o mandatário não perderá o cargo. E esta análise deverá ser feita exclusivamente pela justiça eleitoral – no caso de mandatos estaduais, pelo TRE.
    Assim sendo, caberá a Corte Regional, provocada pelo PSB, após a posse de Mario Roque (primeiro suplente do partido), avaliar se houve ou não a tal justa causa. O processo deverá ser deflagrado em até 30 dias da posse e deve levar em torno de 3 a 4 meses para sua conclusão.
    Até porque, para finalizar, a prevalecer a tese do pouco-instruído Severino, poder-se-ia jogar fora a resolução e a ampla defesa que possui Mario Roque.

  6. Tomara que seja o Quinteiro, que é uma pessoa descente, o que não podemos dizer o mesmo do Roque!

  7. Na minha opinião a vaga é do “água de vina”, inimigo – agora – do rei do nepotismo!

  8. Até que seja julgado o processo de infidelidade.. o mandato deveria ser do Mário Roque, né não? Mesmo pq ele já foi diplomado, e mesmo que muito rapidamente, já assumiu a cadeira de deputado (já filiado ao PMDB) uma vez. Bom, mas todos nós sabemos que a politicagem aqui no Brasil é muito poderosaaa.. vamos ver no que tdo isso vai dar!

  9. Pedro
    Se acha o dono da verdade?
    Justa Causa de desfiliação?
    Mudar de partido por Puxa saquismo e interesse próprio de ser secretário “especial”não é justa causa?
    Fala sério!
    Vai Estudar política e Leis.
    Ou vc é assessor “especial” do Mario Roque?

  10. ESPERAMOS COM GRANDE ALEGRIA QUE ROQUE CONSIGA ESTA VAGA DE DEPUTADO ESTADUAL, POIS ESTAMOS SOFRENDO MUITO COM A FALTA DE RECURSOS NO NOSSO LITORAL,PRINCIPALMENTE PARANAGUÁ ESTÁ ACABANDO NO MEIO DE LIXO ,RATOS E POMBOS, SE ROQUE TEVE A CORAGEM DE DIZER VERDADES AO GOVERNADOR, TERÁ CAPACIDADE DE NOS DEFENDER DELE.

  11. Bem, lá já tem tantos inompetentes inoperantes que, qual a diferença, de ser um ou ser o outro. Mas se o Roque é analfabeto, isso nem precisa discução, a vaga é dele.
    E Assim seguém as instituições Brasileiras que administram esbanjam e fazem ORGIAS com o dinehiro do Comtribuinte. Não precisa de mais nenhum lá, deixa assim mesmo que logo o Moleque Ordinário es´tará de volta para vergonha de TODOS VCS.

  12. JUSTICEIRO....JÁ !!! Responder

    NOBRES “ESTUDIOSOS” DO DIREITO POLÍTICO:-

    Somente respondam-me se o ROQUE foi ou não EXPULSO do PSB.

    DESDE JÁ…….A G R A D E Ç O !!!!!

  13. Caro diego (sic), por isso é que nossa política vai tão mal. O distinto senhor hoje está no PMDB e servindo a Roberto Requião. O mesmo distinto senhor acusou este mesmo Roberto Requião e famíliares de corrupção na administração do Porto de Paranaguá e ponto final. Que importância tem a denúncia ser anterior à entrada no PMDB, ou não?
    Como boa parte de nossos eleitores você parece dar importância enorme às pulgas e esquece de ver para onde caminha o cão.
    Brasilsilsil…..

  14. Prefiro o Roque! Nem conheço nenhum dos dois, mas vou no Roque pelo vídeo no youtube na eleição passada!

  15. Acho que em termo de representatividade o Paraná ganha muito mais com o Wilson Quinteiro, o Roque é o tipo de político antiquado e ultrapassado. Além de tudo traíra da pior espécie.

  16. Roque assume e depois o PSB correrá atrás para provar o “equívoco”.

    Roque, salvo engano, está com as contas de 2001 em julgamento e isso poderá lhe dar uma tremenda dor de cabeça. Respeito o eleitorado do Roque, mas ele como politico já deu o que tinha que dar. Deixe que seus filhos continuem, porém sem os ERROS do pai. Vejo, hoje, o Roque como aqueles carrinhos que a criança gosta muito, porém está cheio de remendos mal feito e por isso quebra a toda hora, deixando assim a criança com mais sentimentos de irritação do que de contentamento.

    Tiago Teodoro®

  17. bom pelo pouco que eu sei o partido do PSB no litoral continua com o Roque só que com um testa de ferro..e este mesmo partido coligou com ele para sua eleição a prefeito no ano passado..
    dale Vermelho “esse sim é o Cara”
    e parabém hoje é o aniversário do Roque..que presente Heinn?????

  18. Irregularidades de Roque no TCE

    O Pleno do Tribunal de Conta do Estado do Paraná (TCE) negou Recurso de Revista (Processo 72362/08) ao prefeito de Paranaguá (Litoral) na gestão 2001/2004, Mário Roque, e manteve o parecer técnico pela desaprovação de suas contas do exercício de 2001. O TCE desconsiderou a alegação de falta de oportunidade para a defesa, apresentada pelo ex-prefeito no recurso. No julgamento das contas, realizado em 2008, a Primeira Câmara do TCE apontou três causas de irregularidade: abertura de créditos adicionais no Orçamento, em percentual acima do aprovado pelo Legislativo na Lei Orçamentária Anual (LOA), em valor superior a R$ 6,37 milhões; falta de aplicação do índice mínimo de 60% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), conforme prevê a lei 9.424/96, que criou o fundo, além de incorreções nos demonstrativos de execução patrimonial. Todas essas irregularidades foram mantidas pelo Pleno ao julgar o Recurso de Revista

  19. LEGITIMO JUSTICEIRO Responder

    Justiceiro falso, não se adone deste pseudonimo e tenha um minimo de criatividade para ter teu proprio (sugiro que use o de FALSÁRIO ou PLAGIANTE).

    Mas respondo às tuas duvidas e indagações quanto ao direito objetivo de quem deve assumir a vaga do renunciante.

    MARIO MANOEL DAS DORES ROQUE, que inclusive através de seu advogado, já protocolou na Assembleia, um requerimento pedindo a sua convocação para assumir o mandato e juntou certidão com a data de hoje mesmo, do TRE, que comprova ser ele o PRIMEIRO SUPLENTE DO PSB.

    Vale lembrar que na condição de 1º SUPLENTE, Roque ja assumuiu uma vez o mandato de Deputado Estadual.

    Claro que agora haverá pressão do requianismo, temeroso de que Roque ja no seu primeiro pronunciamento (e transmitido diretamente pela TV da AL) desça a bordunha e use a metralhadora giratória para contar poucas e boas dos desmandos do maior administrador do Porto de Paranaguá e das maracutaias do governo do estado.

    Inteligentemente a defesa de Roque ja se prepara para obter liminar na Justiça caso a mesa da Assembléia ceda aos caprichos do requianismo e numa postura de vacas de presépio, convoquem o segundo suplente sob o argumento de que Roque desfiliou-se do PSB, como pretende o folclorico Severino.

    O PSB para tentar emplacar o segundo suplente, terá que ir à JUSTIÇA ELEITORAL e obter dela a declaração de que a saída do Roque do PSB, não tinha base legal e nenhuma justa causa.

    Mas este questionamento deverá ser feito sob o contraditório, vale dizer, dar ao Roque a ampla defesa para que justifique a sua desfiliação.

    Ora, este processo admite RECURSO, valendo dizer, a decisão final somente ocorrerrá no TSE, no mininmo de 6 a 8 meses, sendo grandes as chances de Roque levar a melhor.

    Mas até lá, existe um direito objetivo, material e claro do PRIMEIRO SUPLENTE (tanto que ja assumiu uma vez) para assumir na vaga aberta pela renuncia de um dos eleitos.

    Então Falso Justiceiro, está satisfeito com a resposta?

    Neste momento pouco importa para a JUSTIÇA ELEITORAL, tenha o Roque, por vontade própria se desfiliado ou tenha o PSB o expulsado.

    As decisões interna corporis do partido, neste caso, para desconstituir o resultado oficial das eleições, devem ser submetidas ao crivo do processo legal e publico, na via apropriada, que é o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

    Não será o folclórico presidente SÉVERINO, eta cabra enrolado, a ditar normas e regras para indicar quem deva assumir a vaga de Carli. Questão de direito publico prevalece sobre desavenças internas do partido.

    Para saber mais, Falso Justiceiro (vc sabe que se apossou deste pseudonimo) vá assistir o discurso do Roque na AL e quem sabe verá uma METRALHADORA GIRATÓRIA atirando sem cessar para os lados do Palacio Iguaçu.

  20. iusef abdo hamud Responder

    quem fala mau do ex prefeito de paranaguá Mario roque é porque não é parnanguara e está mau informado Mario Roque foi sem dúvida nenhuma o melhor prefeito que paranaguá já teve foi uma pena não ter sido eleito no último pleito, mas como se diz que Deus escreve certo a vaga é bem merecida e o estado do Paraná vai saber o que é um verdadeiro Deputado. Aquele que diz que Mario Roque é analfabeto deve ser uma pessoa preconceituosa e ignorante que acha que´só os letrados tem direito de exercer cargo público e deve ter sido prejudicado por não poder mamar nas tetas da prefeitura durante o período que Roque esteve a frente da prefeitura. Parabéns Mario Roque voce merece um abraço.

  21. JUSTICEIRO....JÁ !!! Responder

    Senhor LEGÍTIMO JUSTICEIRO…
    Desconheço o motivo dessa ira, desse ódio por estar eu, usando esse pseudônimo.
    Se o ofendi, com humildade peço mil desculpas pois JAMAIS tive essa intenção e NO MOMENTO, não faço críticas ou apoio a quem quer que seja.
    Unicamente tomei a liberdade de, usando esse espaço que o Senhor FÁBIO CAMPANA nos fornece, para perguntar (ou tirar uma dúvida):-
    O ROQUE FOI OU NÃO EXPULSO DO PSB ???
    Mais uma vez, perdão e…..RETIRO-ME !!!!!

    R — Roque não foi expulso do PSB.

  22. LEGITIMO JUSTICEIRO Responder

    Falso Justiceiro, a liberdade de opinião se baseia no pressuposto de que cada pessoa possa expressar a sua essencia, mas nunca a de utilizar-se de subterfugios ou plágios. Existe nos blogs uma convenção tácita de seus usuários que cada um tenha o seu apelido, pseudonimo ou personagem, podendo até ter mais que um, mas nunca, nunca mesmo se apossar dos apelidos, nomes ficticios ou pseudominos dos outros.
    Não é ira, raiva e nem ódio, mas amor a verdade, apenas isso.
    Parece que vc assumiu o erro e meteu este JÁ…..rápido no gatilho vc, tanto que ja sabe que o OVO FRITO, apelido do Roque – alias como disse o iusef abdo hamud – e disse bem, foi o melhor e maior prefeito que Prga teve até hoje, não foi expulso, ele por decisão propria abandonou esta turba de farsantes que se intitulam comunistas mas que não passam de esquerdistas anacronicos e ultrapassados.

    Então ficamos assim, deixe o JUSTICEIRO comigo que eu o criei e passe a ser o JUSTICEIRO JÁ.

    Tudo bem?

    Ah mas não vá se apossar de outros codinomes que são aqui usados, que te flagro novamente, afinal eu tenho mais que um “apelido” e te entrego mesmo….

  23. Imbróglio de difícil resolução. Acho que eles vão pra justiça resolver essa pendenga.

  24. Mas se ele não foi expulso e saiu de iniciativa própria acho que a vaga será do outro.

  25. JUSTICEIRO....JÁ !!! Responder

    ASTRINHA…
    Não vejo motivo para ir à Justiça…

    Somente esclareço que não coloquei o “JÁ” agora, na manifestação onde educada e humildemente pedi desculpas pela(s) minha(s) falha(s), se é que houve(ram) ao Senhor LEGÍTIMO JUSTICEIRO…..

    Basta que voltem ao início dos “Comentários” e vejam minha 1ª manifestação em 29/05 ÀS 17:27 horas quando já havia colocado esse pseudômino ao perguntar se o Roque havia sido expulso ou se saiu do PSB.

    Igualmente, na minha penúltima manifestação (CONSIDERANDO SER ESTA A ÚLTIMA), Alguém, creio da Redação, acrescentou com um “R”:- Roque não foi expulso do PSB (isso no mesmo dia 29, às 23:23 horas).

    Deixo de manifestar-me e o “LEGÍTIMO JUSTICEIRO”, como diz o Chico Anísio…
    “PODE FICAR À VONTADE”…Seja ele o único, real e verdadeiro…DONO DA VERDADE.

    F U I !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. O Tocha Roque não tem qualquer chance. A vaga é do partido e não do candidato. Como ele simplestente mudou de partido, não caberia, agora, alegar que foi expulso. Já éra.

  27. se corre o bicho pega se ficar o bicho come, e o que sobrou. É assim que o zé povinho vota;cada um tem o seu politico que merece.

  28. Mutuka, vc é juiz do TRE agora? Caberá à justiça decidir se há ou não justa causa. Estude mais um pouco e volte falar no blog!

  29. LEGITIMO JUSTICEIRO Responder

    Não sofisme FALSO JUSTICEIRO, vc se apossou deste condinome me muitos dos comentários dos dias anteriores, que não relevei, mas que agora faço questão de radicalizar por uma única e simples razão. Ora, se qualquer um pode utilizar-se do apelido que bem entender, isso não permite quebrar uma norma de boa conduta e uma convenção tácita dos usuários dos blogs, a qual seja, que se somos livres para emitir opiniões, por civilidade e espirito democrático respeitemos a opinião dos outros e a “reserva” dos seus apelidos ou codinomes.

    Aqui existem personagens bem caracterizados como Dr.Francisco, Tucanez, Silvio Sebastiani (o verdadeiro que assume democraticamente sua verdadeira identidade), e tantos outros que são inconfundiveis em seus estilos de texto e arrazoado argumentativo.

    Mas se cada um se fizer passar por outro, utilizando-se do apelido alheio, vira casa da mãe Joana e portanto contrariando o objetivo democrativo da livre expressão e não da farsa e apropriação indevida das identidades virtuais dos colaboradores e leitores.

    Seria mesmo importante que cada um que observar ser seu apelido utilizado por outrem, denunciasse esta indevida apropriação e assim se estaria dando mais credibilidade e disciplina no uso do blog.

  30. Pinduca do Valadares Responder

    IUSEF
    Quem fala “mau” é você.
    É M A L com L e não com U.
    Mas ta perdoado. Quem anda com o Roque não sabe escrever mesmo. É analfa….

  31. Ao Pedro, o Assessor do Biro Biro
    O Mandato é do Partido (PSB).
    E não da pessoa.
    Há Jurisprudência!
    Vai Estudar!

  32. Feliz Aniversário!!!
    Quem foi o mais votado?
    Ás urnas merecem respeito!!!
    O litoral precisa!!
    A reforma política ainda está em andamento…
    Requião vai conhecer um deputado de verdade!!!
    Já não é possível transitar pelas ruas de Pguá e praias de tanto buraco.
    Sds

  33. Gostaria de saber em que ponto um candidato que consegue no minimo a suplên.cia, incorre na infidilidade partidária, como que o candidato Mário Roque que era supelente pelo PSB, passa para o PMDB e é detentor da vaga, como pode o mesmo ter assumido no recesso uma vaga deixada pelo titular para tratamento de saúde e da mesma forma agora briga por esta vaga que (supostamente) não lhe pertence.
    Acredito que deve sair da fila e deixar que o PSB decida sobre a vaga deixada pelo De Carli, pois se quisesse ter o direito de assumir deveria permanecer no PSB.

Comente