Uncategorized

No avião desaparecido, italianos que visitaram obras da Sanepar

italianos_af447
Da esquerda para a direita: os italianos Rino Zandonai (diretor da Associazione Trentini Nel Mondo), Giovanni Batista Lenzi (deputado da Província Autônoma di Trento e Região Alto Adige) e Luigi Zortea (prefeito da cidade italiana Canal San Bovo).

A Sanepar e o Circolo Trentino de Curitiba informam que, entre os passageiros do voo AF 447, da Air France, que se encontra desaparecido, estavam três integrantes da comitiva italiana que, no último dia 23 de maio, vistoriaram as obras da Cooperativa Trento Transforma, que está sendo construída pela empresa em Piraquara, como medida compensatória pela construção da Barragem Piraquara II.

O deputado da Província Autônoma de Trento, Geovanni Batistta Lenzi; o prefeito de Canal San Bovo, Luigdi Zortea e Rino Zandonai, diretor da Associação Trentinos no Mundo, foram embarcados em Florianópolis, na tarde de domingo, pelo presidente do Circolo Trentino de Curitiba, Ivanor Minatti. Em Santa Catarina a comitiva conheceu projetos da comunidade trentina.

O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, lamenta a perda e se solidariza com familiares e membros da comunidade oriunda de Trento, no Norte da Itália, de onde partiram as principais correntes de imigrantes que se dirigiram ao Paraná, especialmente para as regiões de Piraquara e Campo Largo.

Stênio juntamente com as autoridades do município de Piraquara, recebeu a comitiva nas obras de construção da Vila de Processamento Agroecológico. A obra integra as ações de caráter compensatórias pela construção da Barragem de Piraquara II, inaugurada em setembro do ano passado.

Além dos investimentos na construção, o complexo de processamento da Vila será totalmente equipado com abatedouro de pequeno porte, para caprinos, ovinos, suínos e peixes; uma unidade de produção agroartesanal e uma outra para produção de mel; vinícola de pequeno porte; unidade de laticínios e processamento de produtos de origem animal.

A Vila será administrada pela Cooperativa Trento Transforma, beneficiando cerca de 200 produtores rurais da região da Bacia do Piraquara e indiretamente os 100 mil habitantes do município. Esta medida compensatória foi amplamente discutida com a população em audiências pública.

A cooperativa vai funcionar dentro de padrões ambientalmente corretos. A Trento Transforma será exemplo de gestão sustentável, ao permitir que os produtores desenvolvam diversas atividades dentro do que a legislação permite numa área de proteção ambiental. Os parceiros da Sanepar nesse empreendimento são a Emater e a Prefeitura de Piraquara, na assistência técnica, e o IAP, na fiscalização.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Gaspar (SC)

7 Comentários

  1. Caro Fabio: Por gentileza corrigir; o italiano em circulo branco, mais à direita é o Vice-Consul Italiano Vittoriano Speranza.( Felizmente Vivo em Curitiba) .Os demais são os nominados. ( da esquerda p direita) Zortéa, Lenzi, e entre ambos; o Rino Zandonai.
    Eram laboriosos Trentinos trabalhanndo e cooperando com as comunidades italo-brasileiras em geral.Nos farão muita falta.! Que Deus Acolha todas as vítimas e abençoe seus familiares. Agradecemos a correção.Abraços.

  2. Olá, vocês mataram o sujeito errado, o terceiro da esq para dir, não era uns dos italianos, e sim o “baixinho”, que está na foto. Por favor ressucitem ele…

  3. Pena que o presidente da empresa de saneamento não estava junto com todo o staff de Requião e o próprio….Pelo menos, morreriam como heróis!

  4. Carlos-Curitiba Responder

    Será que o avião estava a 190 km/h na hora do acidente?

    Parece que ja esqueceram o Ribas Carli!

    Que que é isso???

Comente