Uncategorized

Depois do brilho de Beto em Foz, agora é cada um por si

alvaro7_1

De Celso Nascimento na Gazeta do Povo

Na sexta-feira, fotógrafos e cinegrafistas foram escalados para mostrar o brilho e o sorriso de Beto Richa entre os presidenciáveis tucanos José Serra e Aécio Neves, em Foz do Iguaçu, durante o seminário sobre agronegócio promovido pelo PSDB nacional. Confirmou-se, deste modo, o que já se esperava: a ocasião fez parte da estratégia para consolidar o nome do prefeito curitibano como candidato do partido ao governo do estado.

Só faltou Serra declará-lo seu candidato preferencial – algo que, como já comentamos neste espaço – o governador paulista não cometeria tal imprudência a esta altura dos acontecimentos. Antes disso, muitos nós ainda terão de ser desatados (ou atados) para montar a teia ideal com a qual os tucanos esperam reconquistar a Presidência. De qualquer forma, o evento e a aparatosa presença de Beto Richa serviram para passar um recado importante para dois outros pretendentes ao governo estadual: os dois irmãos Dias – o senador Alvaro, pelo próprio PSDB, e o senador Osmar, pelo PDT. Eles entenderam o recado perfeitamente: o prefeito não está mesmo disposto a renunciar à sua pretensão.

Para quem continua insistindo em não se declarar candidato, a demonstração de Richa foi um avanço a ser bem considerado pelos dois destinatários do recado – ambos ansiosamente à espera de uma definição clara do prefeito.

Para Alvaro, conhecedor do axioma físico segundo o qual dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, isto significa que, mais do que nunca, precisará procurar o seu, embora dentro do mesmo partido. Isto o levará a intensificar a estratégia de provar à cúpula partidária que, mais do que a de Richa, sua candidatura é que será benéfica para o projeto nacional do PSDB e de Serra. Tem argumentos importantes: é o único capaz de atrair parcelas ponderáveis do PMDB estadual para o seu lado, com a vantagem adicional de que a prefeitura de Curitiba ficará em mãos tucanas e não de um vice do PSB, sigla obediente a Lula.

Osmar Dias também, mais do que nunca, entendeu que o recado de Beto foi para dizer-lhe que o acordo firmado no fio do bigode diante de testemunhas de que o apoiaria em 2010, retribuindo o apoio que recebeu em 2004 e 2008, não tem mais valor. O que fatalmente levará o senador a considerá-lo a partir de agora tal como ele é: como adversário.

Nesse caso, sua ação política – neste momento dedicada a debater a elaboração de um plano de governo em reuniões regionais – terá a de buscar e consolidar outras alianças. O que significa que deve voltar com força a história de sua junção com o grupo do outro lado, isto é, com o do PT da presidenciável ministra Dilma Roussef.

A ala que manda no PT paranaense baba por esta possibilidade. Além de montar palanque forte para Dilma no Paraná, ainda poderia ganhar a posição de vice na chapa de Osmar, um sonho de consumo que seria irrealizável de outra forma. O diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek, amigo pessoal de Lula, está na fila para ocupar esta posição.

16 Comentários

  1. luiz carlos bernasck Responder

    Pergunto ao Faxineiro: Que povo? Um bando de tucanos, hávidos para completar o trabalho de Pizarro e Cortez, não pode ser chamado de povo.

  2. Respondo ao luiz carlos bernasck: Nós o povo moro em Virmond -PR conhece?
    É dificil pouca gente conhece, mas aki e nos municipios vizinhos a Febre Beto Richa esta forte
    na realidade esse modismo Obama por aki ta grande com relação ao Beto e com autos indices de uma Administração de dar inveja a muitos Prefeitos acredito sim nele, estamos aflitos diante de tanta corrupção de alguem assim talvez futuramente nao seja tudo isso mas vamos correr este risco os irmãos Dias e Requião e pessuti ja eram chega ufa, não aguentamos mais. visite esta região do Parana e confira a febre Beto Richa.

  3. Só nao ver quem é cego, ou finge que nao ve, Beto é o novo é a renovaçao é a certeza de tempos novos para o Parana é para o Brasil. Requiao , Alvaro, Lerner e Osmar sao passado, o Futuro é Beto Richa e Gustavo Fruet; aguardem e verao.

  4. Eu estive em Foz. Não vi bilho nenhum do senhor Beto. Incrivel a falta de respeito aos leitores. Jornalistas de Curitiba que lá não estiveram escrevendo sobre o que não viram.
    Lá apenas os assessores do Beto Richa que mandaram as noticias a seu modo. É preciso mais profissionalismo.

    O Beto quis ser estrela. Mas não foi. Organizou pequena claque, mas de tão pequena não empolgou ninguem. Pegou muito mal entre os presentes..
    O discurso dele fraquissimo. Não tem preparo para assumir o governo do Paraná.

    A imprensa de Curitiba tem seus motivos para inflar o ego dele. Eu compreendo

  5. Ridiculo o faxineiro. O unico povo que se manifestou foi aquele que recebe da prefeitura de Curitiba e lá esteve para agradar o chefe.

  6. Tucano curitibano Responder

    Será que até o Carlos Nascimento entrou nessa? É dificil de acreditar. Coitado foi enganado por algum espertalhão.

  7. Chico Bracatinga Responder

    Mas a ousadia dos Dias descumpando os Trocadilho que não é culpa minha é deles que não se tocam?

    Eles poderiam dar espaço para gente Nova, um já foi Governador, senador não sei quantas vezes, ja marcaram a hitória politica do Paraná.

    Será que não temos mais pessoas preparadas para Governar ao Paraná? brincadeira………………………..
    Chega dos mesmos

  8. Será que não é sintomática a ausência de imprensa Curitibana em Foz. Bem não tenho nada contra o Beto, Mas, assim como achei de Color quando o Vi candidato. Ele é muito novo para assumir um Governo de Estado e se IMPOR como deve frente ao que com certeza o Aguarda. Conheço o Álvaro, mas com esta palhaçada da CPI da Petrobrás, Se ele não a conseguir levar a Bom Termo e pelo menos “DAR NOME AOS BOIS.” Pois que a Estatal é um ninho de cobras e um Poço sem fundo para os Desmandos de SUAS EXCELENCIAS, isso já está bem Claro. Mas Álvaro se vc não conseguir essa CPI funcionando corretamente. Não precisa condenar ninguém, pois isso já sabemos que nunca acontece. Faça um ato de INTELIGÊNCIA. Saia da vida pública, antes que alguém o tire com um Atestado de incompetente.
    Cuidado Beto. Ganhe Mais experiência e Aí sim venha Governar o PARANÁ.

  9. preciso ser sincero. estive lá. a presença do beto richa teve certo magnetismo, mas seu discurso foi vestido dum amadorismo e as atenções foram todas mesmo para o senhor josé serra, este sim em campanha e com discurso impactante. nem aécio ameaçou…
    falar o contrário é mentir.

  10. IRMÃOS DIAS JÁ SÃO “CARTA FORA DO BARALHO” . TÃO FORA PARA CONCORRER A GOVERNADOR DESDE O DIA QUE O BETO VENCEU A PREFEITURA DE CURITIBA. DE RESTO TEM MUITA GENTE RUIM RAPINANDO PARA SEU LADO…

  11. IRMÃOS DIAS JÁ SÃO “CARTA FORA DO BARALHO” . TÃO FORA PARA CONCORRER A GOVERNADOR DESDE O DIA QUE O BETO VENCEU A PREFEITURA DE CURITIBA. DE RESTO TEM MUITA GENTE RUIM RAPINANDO PARA SEU LADO. ENQUANTO ISTO NO SILÊNCIO O PESSUTI VAI VISITANDO O SUDOESTE.

  12. beto tem por obrigacao terminar o seu mandato como prefeito parabens senador alvaro dias pelo trabalho no senado,senador vc tenque ser respeitado, psdb no pr e destaque no pais por seu trabalho,senhor e meu canditado ao governo do estado

  13. Quem é o Beto Richa? Sábado eu estive em Campina do Simão, que é do tamanho do Virmond, e ninguém sabe quem é o tal Beto, alguns perguntaram se é ele o filho do Lerner. No interior quem tem voto e força é o Padre Reginaldo Manzotti, cujo candidato é Osmar Dias.
    Faxineiro, Eduardo Teixeira e cia. ltda… o candidato de vocês vai perder por causa de um padre!!

Comente