Uncategorized

Atos secretos envolveram 37 senadores desde 1995

SenadoSombraSLim
De Josias de Souza, na Folha Online

É grande o rol de senadores envolvidos, direta ou indiretamente, no escândalo da burocracia clandestina do Senado. Notícia de hoje nas páginas do Estadão, pelos repórteres Leandro Colon e Rosa Costa informa:

Desde 1995, pelo menos 37 senadores figuram como beneficiários ou signatários de atos secretos do Senado. Freqüentam a relação também 24 ex-senadores.

O escândalo é pluripartidário. Encontram-se no caldeirão de malfeitos políticos filiados a nove legendas: PT, DEM, PMDB, PSDB, PDT, PSB, PRB, PTB e PR.

Os nomes emergem de atos administrativos antigos. Documentos que permaneciam à sombra e foram publicados, com data da retroativa, nos últimos 30 dias.

Nesta terça, a Mesa diretora do Senado recebe o relatório da comissão constituição em 28 de maio para esquadrinhar os atos editados em segredo.

Detectaram-se cerca de 650 papéis sonegados à Opinião Pública. A prática foi coonestada por todos os presidentes e primeiros-secretários dos últimos 14 anos.

José Sarney, que diz desconhecer os atos secretos, é signatário de alguns deles. Heráclito Fortes, que encomendou o levantamento, também.

Eis alguns exemplos colecionados pelos repórteres:

1. Em março de 2007, Lia Raquel Vaz de Souza foi transferida secretamente do gabinete de Demóstenes Torres para o de Delcídio Amaral.

Lia é parente de Valdeque Vaz de Souza, um dos principais assessores de Agaciel Maia, ex-diretor-geral. Delcídio e Demóstenes afirmam que nem a conhecem.

2. Documento secreto de 6 de dezembro de 1996, trata do controle de frequência dos servidores lotados nos gabinetes dos senadores.

Traz a assinatura do presidente de então, José Sarney. É rubricado também pelos integrantes da Mesa da época, entre eles Renan Calheiros.

3. Em 1998, toda a Mesa presidida por Antonio Carlos Magalhães, morto em 2007 assinou a criação sigilosa de oito cargos de confiança.

4. Cinco anos mais tarde, sob Sarney, criaram-se mais 25 cargos por meio de ato administrativo secreto.

5. Em 21 de fevereiro de 2005, sob a presidência de Renan Calheiros, o Senado dotou os gabinetes dos 81 senadores de sete novos cargos de confiança.

Gente que entrou pela janela, sem concurso, com vencimentos mensais de R$ 9,9 mil. Tudo em segredo.

6. Senadores licenciados, os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Hélio Costa (Comunicações) valeram-se de atos secretos para nomear parentes e amigos.

Os senadores que figuram como beneficiários de atos secretos, com ou sem o consentimento pessoal, são os seguinte:

– Aldemir Santana (DEM-DF)
– Antonio Carlos Júnior (DEM-BA)

– Augusto Botelho (PT-RR)
– Cristovam Buarque (PDT-DF)
– Delcídio Amaral (PT-MS)
– Demóstenes Torres (DEM-GO)
– Edison Lobão (PMDB-MA)
– Efraim Moraes (DEM-PB)
– Epitácio Cafeteira (PTB-MA)
– Fernando Collor (PTB-AL)
– Geraldo Mesquita (PMDB-AC)
– Gilvam Borges (PMDB-AP)
– Hélio Costa (PMDB-MG) licenciado (ministro)
– João Tenório (PSDB-AL)
– José Sarney (PMDB-AP)
– Lobão Filho (PMDB-MA)
– Lúcia Vania (PSDB-GO)
– Magno Malta (PR-ES)
– Marcelo Crivella (PRB-RJ)
– Maria do Carmo (DEM-SE)
– Papaléo Paes (PSDB-AP)
– Pedro Simon (PMDB-RS)
– Renan Calheiros (PMDB-AL)
– Roseana Sarney (PMDB-MA, hoje governadora do MA)
– Sérgio Zambiasi (PTB-RS)
– Serys Slhessarenko (PT-MT)
– Valdir Raupp (PMDB-RO)licenciado (ministro)
– Wellington Salgado (PMDB-MG)

Os senadores que freqüentam a lista por ter assinado, consciente ou inconscientemente, atos secretos como integrantes da Mesa diretora são:

– Antonio C. Valadares (PSB-SE)
– César Borges (PR-BA)
– Eduardo Suplicy (PT-SP)
– Garibaldi Alves (PMDB-RN)
– Heráclito Fortes (DEM-PI)
– Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR)
– Paulo Paim (PT-RS)
– Romeu Tuma (PTB-SP)
– Tião Viana (PT-AC)

Levado ao pelourinho, o ex-diretor-geral Agaciel Maia dissera que os senadores não ignoravam a existência de atos não publicados.

14 Comentários

  1. pensando bem….nao muda em nada a vida politica brasileira, se for fechado o senado; eles nao servem para nada; e, junto com o fechamento do senado, colocar alguns deles na cadeia, começando pela familia SARNEY; que tal……………..

  2. O grande protetor dessa gente nessa hora, se chama FORO PRIVILEGIADO. Vejam bem, não é foro por prerrogativa de função, é o foro privilegiado mesmo!!!… O privilégio de responder em condições favoráveis, que acabam encobrindo todos os erros DE TODOS ELES e a nação terá que engolir calada, mais uma vez, toda essa SUJEIRA.

  3. PAPAGAIO DE PIRATA Responder

    demitam todos, é o mínino que deveriam fazer e ainda mais ,fazerem devolver os salários obtidos através de maracutais

  4. Muito bem, os 623 iniciais já montam a + de 650, não sei porque nem estranho.

    Que o Mentiroso e mau Caráter do Sarney sabe disso desde a sua “nascença”, isso se não é um dos propulsores; Alguém ainda tem dúvida? Ele mesmo é mandatário. O PRESIDENTE DA CASA. – SARNEY – RENUNCIA. seria o ato de maior dignidade de toda a sua vida politica.

    Num dos seus últimoa pronunciamentos, Sr Sarney, o Senhor disse que seria exemplarmente punido quem tivesse algo a Ver com tudo isso. Já se esqueceu? O que está fazendo aí? Onde está o Exemplo?

    Bem, é sabido que essas efetivações geraram custo para a insttituição, este como é do domínio público foi pago pelo contribuinte, e pelo que sabemos, ato secreto invalida a nomeação, já que esta devia ter sido tornado pública no dia. Isto posto. Senador SARNEY. QUEM VAI REEMBOLSAR O SONTRIBUINTE.

    O Senhor ou a Senhora que trabalharam, a maioria não deve ter trabalhado, receberam a seu amndo ou a mando de um subordinado Seu. QUEM VAI DEVOLVER O DINHEIRO AOS COFRES PÚBLICOS?

    É Uma pena, vamos ver agora como e qual vai ser o proximo discurso, mas não faça, Suba na TRibuna, eleve a Voz, Olhe a Todos do alto da sua INCOMPETENTE ARROGÂNCIA. Assine lá mesmo a sua renuncia e Vá para o Maranhão. O Senhor já fez a sua cota de Falcatruas, e não vai mesmo ser punido, afinal não é um simples ladrão de galinhas, é bem mais sofisticado.

    Bem aguardemos as maracutaias furutas porque infelizmente isso não vai dar em nada.

    SARNEY – VOLTA PARA O MARANHÃO –

  5. Parabéns aos 3 senadores do Parana( Osmar Dias,AlvaroDias e Flavio Arns) por terem ficado fora deste escandalo-

  6. OLHOS DE ÀGUIA Responder

    lula e sarney se acobertam, usando a teoria da lama em todos. vai acontecer a demissao de uns 3 cabras assessores, e continua tudo como era antes

  7. Que vergonha!
    Bando de ladrões!
    Que a justiça seja feita. Este é o Senado da República (pra nos senadores tudo, o povo brasileiro que se dane). Acorda Brasil !!!!!

  8. Luis Konig-Contenda Responder

    O POVO BRASILEIRO MERECE OS POLITICOS QUE TEM, POIS NÓS SOMOS IGNORANTES MESMO. TODOS PARTICIPARAM DO ESQUEMA, ALGUNS EM AÇÃO E OUTROS NA OMISSÃO E NÃO ADIANTA, POIS EM 2010 ESTARÃO TODOS LÁ NOVAMENTE….

  9. NÃO PRECISAMOS DE UM ESPAÇO REVISOR. FECHEM O SENADO E QUE O CONGRESSO NACIONAL ASSUMA OPAPEL DE LEGISLAR E FISCALIZAR. ISSO É MAIS DEMOCRATICO.

  10. Muita coisa podre está exalando do Senado Federal é verdade mas quem a assiste a Tv Senado quase diariamente percebe que antes de qualquer pré-julgamento faz-se necessário separar o joio do trigo porque muita gente de credibilidade e que já provou documentalmente teve seu nome envolvido erroneamente nesta lista. Me preocupa que a imprensa saia por aí divulgando informações sem uma checagem prévia e sem ouvir a outra parte desprezando um dos pilares do jornalismo ético. Me preocupa mais ainda quando esta tarefa não é feita por jornalista tido como altamente conceituado como é o caso deste que escreveu tal matéria.

  11. ALBINO MACHADO DIAS Responder

    Atos Secretos, misturam alhos com bugalhos.
    Pena que a população brasileira não vê a TV Senado para assistir os debates entre os Senadores e, então, entender o que está se passando naquela Casa Legislativa. Os debates, como a fala do Senador Tião Viana da tribuna , e os apartes a este , especialmente a fala do senador Tasso Jereissati, deixaram claro que foi a candidatura do Senador Tião Viana que trouxe à tona as práticas irregulares já cristalizadas (ou melhor tramoias), como sendo uma prática normal no Senado.Tião Viana, senador pelo PT, e que teve o voto dos senadores do PSDB, era a esperança de mudança. Infelizmente, prevaleceu a hegemonia daqueles que muito falam, mas na prática querem manter tudo como está. Neste balaio de gatos, bate e tira a mão, incluo, além dos senadores, o presidente Lula, que negou apoio ao seu colega de partido, e trabalhou na base aliada pra eleger aquele que no passado chamou de ladrão, o maior oligarca vivo da república brasileira, que é o Sr. José Sarney.
    Para aqueles que assistiram tal debate ficou transparente que, na mistura do Senado, o trigo são os senadores que votaram em Tião Viana, e o joio são os que votaram no Sarney. Mas como a população vai separar o joio do trigo, se a votação para presidente da Casa é secreta?
    Se vc sabe quem são( os que votaram em Tião Viana) a publicação destes nomes, neste seu Blog, nos será de grande valia.

Comente