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BID confirma a Beto Richa financiamentos para Curitiba

BID

O prefeito Beto Richa reuniu-se há pouco, em Brasília, com o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, José Luis Lupo.

Richa apresentou detalhes dos projetos de Curitiba que serão financiados pelo BID, pelo programa Pró-Cidades, e a segunda fase da Linha Verde. “O BID confirmou que tratará com prioridade os programas de Curitiba, pois a cidade é um parceiro antigo e exemplar do banco”, disse Richa.

O contrato do Pró-Cidades está sob avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional e deve ser assinado ainda em 2009. O BID também já confirmou o financiamento para a Linha Verde Norte, cujo contrato deve ser assinado em 2010 e está sob avaliação do Ministério do Planejamento.

“Mostramos aos especialistas do BID os benefícios que a primeira fase da Linha Verde já estão trazendo para a população curitibana. A conclusão da segunda fase, do Jardim Botânico ao Atuba, levará estes benefícios também para as regiões leste e norte de Curitiba”, disse Clever Almeida, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que participou da reunião na sede do BID. Também participaram do encontro os especialistas do BID para o Pró-Cidades, Mario Duran, e para o Programa de Transporte Urbano, Paulo Carvalho.

Pró-Cidades – O programa Pró-Cidades tem um contrato de US$ 100 milhões (cerca de R$ 200 milhões). Os recursos serão aplicados na urbanização das vilas Parolin, Três Pinheiros (Santa Felicidade), e Prado (Vila Torres). Também serão feitas obras no sistema viário, como construção da trincheira da Rua Gustavo Hartmann com a Linha Verde e a pavimentação das ruas Raul Pompéia, na Cidade Industrial de Curitiba, e Desembargador Antônio de Paula, no Boqueirão. Serão construídos ainda dois Clubes da Gente – complexos com piscinas aquecidas para aulas gratuitas de natação, hidroginástica, ginástica e condicionamento físico –, um no Pinheirinho e outro na Regional Boa Vista.

Linha Verde Norte – O contrato com recursos para a Linha Verde Norte é o BID 3, de US$ 137 milhões (cerca de R$ 280 milhões). Semelhante à primeira etapa da Linha Verde, implantada desde o Terminal Pinheirinho até antes do Centro Politécnico, o trecho da Linha Verde que será implantado terá uma canaleta para uso exclusivo dos ônibus, pistas marginais e vias locais, formando um trinário, como acontece nos demais eixos estruturais da cidade. O trecho, onde a antiga BR 116 dará lugar a uma avenida urbana, terá 8km de extensão, partindo do ponto sob a passarela do Centro Politécnico até o Atuba.

Estão previstas ainda obras de ampliação dos viadutos das Avenidas Afonso Camargo e Vitor Ferreira do Amaral e quatro trincheiras. Além do binário formado pelas ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, serão implantados binários junto a três estações (Atuba, Solar e Fagundes Varela). As três estações que já têm a infraestrutura necessária (PUC, Torres e UFPR), terão as estações implantadas. O novo trecho da Linha Verde terá ainda mais seis estações de embarque e desembarque.

15 Comentários

  1. PARABENS BETO RICHA. ENQUANTO UMA TRUPE DE POLITICOS INESCRUPULOSOS TENTAM MANCHAR SUA REPUTAÇÃO, VOCE SEGUE ADIANTE COM TRABALHO. ESSA É A MELHOR RESPOSTA A SER DADA PARA TODA A POPULAÇÃO.

  2. O dinheiro do BID de Curitiba veio e não foi promessa de campanha do Beto Richa porque com certeza à Prefeitura de Curitiba tem créditos para o empréstimos,não posso falar o mesmo da Prefeitura de Paranaguá que não conseguiu esse empréstimo, que ia salvar a pele do atual prefeito Baka que colocou centenas de vezes nos meios de comunicacão da cidade esse tal dinheiro do BID.

  3. Poxa… beto Richa… coisa feia….vc nem se quer tem o idealismo do seu pai se meta com o latifundo a oligarquia \Paranaense é isso que dá….. claro que aconteceu iosso na campanha….se explique pro ministério público… e o fabio campana hein que diria… depois da esquerda vai para a extrema direita…. só se aproveitou do movimento de esquerda na decada de sessenta para fazer um nominho…. para de defender esses caras….assim na cara dura…rsrrs

  4. Parabéns BETO!
    Continue com seu trabalho……
    Não são esses medíocres que armaram esse filminho barato que irão tirar seu brilho!!!!
    Curitiba só tem a lhe agradecer.

  5. Beto Richa é isso que o Povo quer mesmo, que você continue trabalhando, realizando obras e incomodando as velhas raposas da política paranaense, pois você significa a esperança de modernidade e novos tempos ao nosso Estado, não se deixe levar por falcatruas típicas destes mentes doentias que já estão anos a frente do Estado e nada fazem! Você sim é dinâmico, trabalha e honra a população curitibana! Continue assim nós te apoiamos. Chega de armações e factóides de nepotistas doentes mentais!

  6. É isso ai BETÃO, enquanto a rataiada procura migalhas ,voce trabalha, é isso que o povo de Curitiba quer, e o povo do Paraná espera de voce quando for Governador,vai dormir tranquilo.

  7. Luis Adolfo Kutax Responder

    A IMPRENSA ESTÁ TÃO SOMENTE MOSTRANDO A VERDADE DOS FATOS ESPELHADA NUM PAÍS DE POLITICOS CORROMPIDOS POR SEUS ELEITORES. NÓS TEMOS OS POLITICOS QUE MERECEMOS….PORQUE ESCONDEREM TANTO O BETO RICHA….

  8. Acho que quatro trincheiras nas Avenidas Afonso Camargo e Vitor Ferreira do Amara vai ser bom, mas é preciso mais trincheiras e viadutos no centro, no batel, no bigorrilho e etc.

  9. ESSA ATITUDE É MELHOR QUE A DE DOMINGO. QUANDO BETO RICHA JOGOU NA LAMA O NOME DA NOSSA CIDADE. MAS É BOM QUE CASSEM LOGO ESSE PREFEITO E SEUS ALIADOS NA COMPRA DA ELEIÇÃO, SE NÃO VAI TER MAIS DESVIOS DE RECURSOS PRA AGRADAR OS “ALIADOS” E OS FINANCIADORES DE CAMPANHA.

  10. É isso aí. Enquanto o Beto trabalha, a cachorrada ladra (essa é pro Fábio Camargo, Dr. Rosinha e outros).

  11. PAPAGAIO DE PIRATA Responder

    VAI FIRME BETÃO, ENQUANTO VOCE PROCURA TRABALHAR E CORRER ATRAZ DE OBRAS, A PETEZADA E OS FÃS DA DUPLA BOB & BUTOX, FICAM AMARGANDO A DERROTA DE NÃO TER NEM SEGUNDO TURNO, ALIAS PARA GOVERNADOR TAMBÉM NÃO VAI TER.

  12. José L Franzoi Responder

    VAI FICAR ASSIM?
    Dirijo em curitiba há mais de 30 anos. Nunca se gastou tanto para fazer porcaria tão grande, quanto o que temos, até agora, na Linha Verde. As idiotices de engenharia de tráfego praticadas no trecho já entregue, são dignas de políticos idiotas. Não são dignas de engenheiros decentes, como deveria. Os acessos laterais nos terminas e viadutos, são de uma estupidez nunca vista. ESPERO QUE SEJA CONDIÇÃO PROVISÓRIA, ATÉ A VERDADEIRA ENTREGA DESTA “OBRA”…

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