Uncategorized

Lula ordena reajuste salarial dos servidores federais

lula-llla

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ordenou o pagamento do reajuste salarial de 618 mil servidores federais civis no salário referente a julho, que será depositado no início de agosto.

A determinação – que cumpre o que está previsto nas leis que reajustam os ganhos dessa parcela do funcionalismo – foi dada, anteontem, aos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Fazenda, Guido Mantega, durante uma reunião em Brasília.

Oficialmente, a Presidência da República confirmou apenas o encontro, mas não informou sobre o aumento. Uma fonte ouvida pelo EXTRA, porém, garantiu que a ordem foi dada pelo presidente. A reunião entre Lula, Bernardo e Mantega, que também contou com um representante da Casa Civil, acontece todas as semanas.

Um dos temas constantemente discutidos é o comportamento da arrecadação, que vem preocupando o governo. Os novos salários das 11 categorias beneficiadas com o aumento entrarão em vigor na próxima quarta-feira, dia 1, para que possam ser pagos no início de agosto. Entre as carreiras que terão o reajuste, estão o Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) e os servidores técnico-administrativos do Ministério da Educação.

Metade do 13º salário

O governo depositará na próxima quinta-feira, dia 2, metade do 13 salário com o pagamento referente a junho, para 1,4 milhão de servidores civis ativos, inativos e pensionistas. O abono ainda é calculado com base nos valores anteriores ao aumento, que entrará em vigor um dia antes do repasse. Por outro lado, o adiantamento chegará às contas sem os descontos previstos em lei, como contribuição previdenciária e Imposto de Renda (IR). Os abatimentos serão efetuados na segunda parcela, com pagamento previsto para 2 de dezembro.

106 Comentários

  1. Paraná Limpo Reply

    O presidente Lula, não obstante os problemas do seu governo, é infinitamente mais inteligente que o governador Requião.
    Este, cuja marca é a incompetência administrativa, vem pagando, tem todas as suas trágicas administrações, salários de fome ao funcionalismo público estadual.
    Atenção funcionalismo público estadual, seus familiares e amigos: Não votem em Requião e seus aliados amestrados em 2010!

  2. Enquanto isso os que geram as riquezas do País na iniciativa privada estão sendo demitidos a rodo!
    a marolinha é só para os funcionários publicos federais… para os demaisé crise feia!
    Lula cara-de-pau!

  3. E os aposentados e pensionistas federais ? Eles morrem como moscas nas filas de espera de suas revisões salariais, defasadas de dez anos. Lula não os vê ou “não sabe de nada” desta carnificina administrativa. Dinheiro pra o FMI tem, para estes que dedicaram-se honestamente (sem mensalão, sem cartão corporativo, sem ato secreto) ao serviço público não tem. Ou não convém até porque a grande maioria já não vota seja por estarem isentos legalmente seja por estarem combalidos fisicamente. Então, melhor, fazer “economia” na folha de pagamento, logo eles serão baixados à terra e da malsinada folha de pagameno. Simplesmente vegonhoso !

  4. E a compra de Voto corre solta e descaradamente. Há a lembrar que, embora seja um acordo antigo o da Silva foi aconselhado a rever a forma como pagá-lo. Ninguém fala em não pagar, mas em facilitar esse pagamento. Mas Olha o voto. Afinal o dinheiro é do contribuinte.

  5. sem bolsa esmola Reply

    reparem bem na cara do cachaceiro ignorante, a mim ele nao engana, antes dessa foto ele emborcou todas

  6. Agradecemos ao exmo sr. Presidente e aguardamos tmbém q a lei dos aposentados seja aprovada na câmara dos deputados neste dia 30 06 09

  7. salvador calomeni Reply

    Qual é o indice de reajuste para o pessoal do PGPE-Plano Geral do poder Executivo?
    Obrigado!

  8. salvador calomeni Reply

    Qual é o indice de reajuste para o pessoal do PGPE-Plano Geral do poder Executivo?
    Obrigado! 01/07/2009.

  9. gilberto rodrigues Reply

    O Presidente Lula é mais inteligente das pessoas que o malham, tendo em vista que ele é o Presidente da República e o crítico só vive apenas de falácias numa tremenda inveja dos verdadeiros ignorantes.

  10. Finalmente estão reparando as injustiça de vários anos de salários congelados. Nada mais justo. Bola dentro, se é eleitoral ou não, isso não nos importa, o importante é o resgate de nossa cidadania.

  11. Sou mais um dos que querem saber do percentual do referido reajuste e se é para todos os funcionários públicos federais do executivo aposentados?

  12. Servidor aposentado Reply

    Alguém possui as tabelas de aumento dos técnico-administrativos da IFES?

  13. os servidores de todos os ministérios serão beneficiados com o reajuste???

    Se não, quais ministérios serão?

  14. Servidor aposentado Reply

    Estão fazendo uma campanha absurda contra os servidores civis do executivo, mas ignoram que os de plano de carreira foram muito prejudicados desde FH. Só os apadrinhados ocupantes de cargos de confiança com salários altíssimos, se dão bem. Hoje recebo 40% do valor que recebia quando me aposentei(Em salários mínimos)!

  15. Qual o indice de reajuste para os servidores públicos federais do poder executivo?
    Finalmente vamos ter uma merreca de aumento, também já estava em tempo, pois desde o governo FHC que congelaram nosso salário. Se é eleitoral ou não, não importa!
    ” Are Baba “

  16. Orlando Melo Reply

    Eu tive,Geisel. Eu tive cura!
    Eu tive Figuereido. Eu tive cura!
    Eu tive Sarney. Eu tive cura!
    Eu tive Collor. Eu tive cura!
    EU TIVE FHC. EU NÃO TIVE CURA!
    P A R A B E N S ! ! ! ! Lulinha.

  17. Orlando Melo Reply

    Existem três coisas que só fazemos uma única vez: NASCER, MORRER E VOTAR NO P S D B.

  18. Parabens ao governo por cumprir seu compromisso com os funcionários federais.
    O senado sim é um mar de vergonha nacional onde se rouba o dinheiro dos contribuintes,

  19. Mais que justo o aumento aos servidores do Executivo, porque diferentemente dos servidores do Judiciário e Legislativo, têm os seus salários como um dos menores. É só pesquisar os números históricos e fazer paralelo, comparações. Ex. Um Técnico de nível superior (graduação) seja Engenharia, Arquiteto, Administrador que trabalham como tecnicos da área da Educação o salário é cerca de R$1.750,00. Muito baixo em relação ao que foi investido na carreira da graduação. Ainda mais que a Educação é continuada e esses servidores nunca podem parar de estudar.

  20. até que enfim os aposentados e pensionistas da uniao vao ganhar aumento…viva o lula…

  21. Ana, acredito que está sim, aposentados, pensionistas (“meu caso”), ativos e inativos!! só precisa saber a categoria… no caso sei que
    SAÚDE, está inclusa.

    Gostaria de saber quanto por cento terá o aumento,

    alguem sabe?

  22. mario sobral neto Reply

    quanto aos servidores da carreira de tecnologia militar gostaria de saber se estaremos fora do reajuste.

  23. Leda Barroso Reply

    Boa noite,
    Gostaria de saber o indice dos aumentos, e se os pensionista do Ministerio da Marinha estão nesta lista.

  24. Gostaria de saber se os funcionários do ministério da Saúde e as pensionistas da marinha, estão incluidos no reajuste previsto para julho e de quanto será o percentual. Obrigada.

  25. Obrigada presidente, e a todos aqueles que diretamente se empenharam pelo reajuste dos servidores públicos federais, depois de quase 20 anos , só tenho agradecer !!!

  26. Isaura D. Ramos Reply

    Gostaria de saber porque os antigos agentes administrativos do INSS ,que trabalharam a vida toda como concessores de apostentadorias ,aux.doença. aux. acidente , certidão de tempo de contribuição etc… nâo foram enquadrados com analistas simplesmente pq não concluíram o terceiro grau.PURA INJUSTIÇA!!! pq sempre fizeram o que os analistas fazem hoje, pq naquela época não existia essa função de analista,o agente administrativo é quem fazia tudo.Portanto não é justo que esses funcionários não sejam enquadrados como “ANALISTAS” ACORDA SENHORES DEPUTADOS ,SENADORES E MINISTRO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL , ENQUADREM IMEDIATAMENTE ESSE PESSOAL ,PQ SERIA MAIS QUE JUSTO.
    “SER BOM É SER JUSTO”
    “A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA”
    VAMOS PENSAR COM CARINHO NESSA SITUAÇÃO E ENQUADRAR ESSE PESSOAL.MAS QUE MERECIDO.

  27. Até que enfim, os aposentados e pensionistas federais vao ganhar um reajuste decente né,depois de quase 10 anos com os salarios defasados,nada mais justo.vou até compra um carrinho novo rs

  28. EDENILTON MAIA Reply

    ESPERO QUE O PRESINDENTE LULA CUMPRA COM O QUE REALMENTE PROMETEU, REAJUSTE PARA O FUNCIONÁRIO PUBLICO, CONFORME A TABELA.

  29. So quria um dia ver LULA em minha frente, pois iria perguntar a ele se ele se lembra de quando Fernando Enrique aumentava o salario minimo, no outro dia ele dava um jeito de aparecer na televisão e criticar dizer que Fernando Enrique estava dando uma miseria de salario. Agora ele faz o mesmo, que falsso promete mil coisas e não cumpre que orrivel presidente voçe me decepcionou me arrependo de ter votado em voçe pençei que voçe fosse mais corajoso. “me enganei de novo”

  30. Gostaria de confirmar se os servidores do ministério da saúde tbm serão beneficiados com o reajuste de julho, que será pago em agosto. Alguém saberia me responder.

  31. Enquanto o Mão Santa lutava para os servidores federais não terem reajuste agora em julho eu me perguntava, será que com 27 anos de carreira no MS, como enfermeira com mestrado ele se contentaria em ganhar tres mil reais? é uma vida de trabalho para consolidar o SUS. Troco com ele de salário e não preciso de reajuste até morrer. Poderias intermediar essa troca, com este ilustre senhor? Eu topo. Seria possivel uma tabela do reajuste, estou sem saber qual vai ser nosso reajuste e quando será pago, não será agora no segundo dia útil?

  32. PARABÉMS SR LULA, AGORA SÓ FALTA APROVAR Á IGUADADE, OU SEJA PARIDADE???SALÁRIO AUMENTO DOS APOSENTADOS COM O AUMENTO DO SLÁRIO MINIMO,,EU ESCREVI MINIMO??????INTÃO TÁ..

  33. Quero deixar aqui o meu maior agradecimento a GOOGLE.BR por esta e certa informação relativo ao comentarios dos demais colegas ativos e inativos da união com mui respeito , Eu quase que não acreditei no que li sobre o reajustes ,apos l6 sim 16anos sem um reajustes, E agora ?…E VERO? bem vou aguardar o dia 02/08/2009!!!

  34. MAURO NUNES DA SILVS Reply

    FIZ O CURSO DE DIREITO, MAS ISSSO NÃO É IMPRESSIDIVEL.
    CREIO QUE O PRESIDENTE COMO OS DEMAIS PASSADOS E FUTUROS NÃO TEEM CULPA OU CONHECIMENTO DA CONJUNTURA.
    TAMBEM SOU APOSENTADO POR INVALIDES, E CREIAM, COM 35/35 AVOS DE CONTRIBUIÇÃO E NÃO RECEBO AS ATUALIZAÇÕES SALARIAIS DOS ATIVOS.

    È POSSIVEL?
    SERA QUE NÃO CONHECEM O DIREITO ADIQUIRIDO, OU SERA QUE AS MEDIDAS PROVISÓRIAS SÓ MUDARAM OS NOMES DOS ATOS INCONSTIUCIONAIS?

    SENHORES LEGISLADORES E DEMAIS COLABORADORES, ADMINISTRAR DINHEIRO QUE VOCES RECEBEM É FACIL, DIFICIL E FAZER SOBRAR PARA QUE OS SEUS PROVENTOS VENHAM
    À APRACELHAR-LOS. MAURO/IBGE/ASSIS/SP.

  35. ANA KOTIKOSKI Reply

    QUERO SABER QDO O LULA VAI PAGAR O QUE PROMETEU PARA OS MILITARES???OU SO FICOU NO PAPEL??E UMA VERGONHA,A FALTA DE RESPEITO COM A NOSSA CLASSE!!

  36. ROBERTO MOITAVERDEJANTE Reply

    É SEMPRE IMPORTANTE LEMBRAR Á TRÁGICA GESTÃO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, O FAMIGERADO “PRÍNCIPE” CONGELOU OS AUMENTOS DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS FEDERAIS POR MUITO TEMPO. É NECESSÁRIO REFRESCAR A MEMÓRIA.

  37. Gostaria apenas de saber se os servidores da Saúde foram contemplados , uma vez que não receberam o reajuste e ficaram no aguardo.

  38. carmelita ferreira gomes teoto Reply

    sou funcionaria federal da saude do ex territorio de RO não o aumento que iamos ter no vencimento de julho para agosto vai ser quando?e de agosto para setembro? porque eu não achei que teve aumento.

  39. Carlos Alberto G. de Macêdo Reply

    Queiram,por gentileza, informar se os funcionários do Ministério da Saúde, perceberam reajuste salarial, no mês de julho previsão de pagamento segundo dia útil do mês de agosto.

  40. Martins Rodregues Reply

    Quero saber se a funasa esta entre as 11 instituições contemplada.

  41. Clóvis Eduardo Reply

    Brincadeira! Cadê o respeito pela isonomia salarial,quer dizer que os servidores da saúde,não pertencem ao quadro de funcionários contemplados;será que não precisamos de aumento,com o salário ínfimo que nos é pago ?

  42. Marisa Moreno Reply

    Qual o percentual de aumento para docentes e servidores administrativos das universidades federais?

  43. o aumento de deputados não falta no orçamento, do estado.
    agora pagar o que devem nada.

  44. irany camilo Reply

    gostaria de saber se os funcionarios publicos com a classificação de DAS-02 entran nesse reajuste, pois meu marido faz muitos anosq nãosabe o q é isso.
    e como fica o nosso salario q baixa a todo minuto devido a essa crise toda? como posso saber a resposta para minha pergunta agradeço .

  45. A continuar sem aumento como aposentado do INSS, logo logo o meu salário não vai dar para pagar as mordomias dos Srs. senadores, deputados e outros políticos brasileiros, como:gsolina,
    telefone, correspondência,ajuda de custo,cartão corporativo, passagens aéreas para êles e seus digníssimos familiares, mensalão,17o salário, verba indenizatória ( que passou de R$ 12.000.00, para R$ 15.000,00) muitos atos secrétos e outras tantas coisas que fogem ao nosso controle como compra de ILHAS ( MA ), CASTELOS ( MG ), etc.etc.. Oxalá o SUS faça o meu funeral sem mandar a conta para os meus familiares.
    Sábado, 12 de setembro de 2009.

  46. pensionista federal Reply

    PERCEBI QUE NAO TIVE AUMENTO ALGUM. SOU PENSIONISTA CIVIL DO MINISTERIO DO EXERCITO, E ATE HOJE ESTOU ESPERANDO ESSE AUMENTO, CADE?

  47. Gostaria de saber porque os servidores aposentados estão sendo tão perseguidospelo atual governo, se prestarmos atenção na MP que deu reajuste ao servidores do PGPE, veremos que várias artigos do RJU foram revogados, com isso nossa remuneração diminuiu, a cada dia recebo menos, estou desesperada, não consigo mais pagar minhas contas, não consigo equer comprar comida, sempre fui honesta, trabalhei muito para o bem da nação e hoje me sinto roubada, minha aposentadoria já foi considerada legal, jamais pratiquei qualquer ato de desabonasse minha conduta dentro do serviço público, os ladrões estão rindo da minha cara hoje, porque só quem rouba é que merece bom futuro nesse pais de corruptos, salafrários, ordinários.
    Vou as ruas, vou me juntar a muitos outros aposentados e vou mostrar que quando o governo atual emite uma medida provisória dizendo que está dando aumento, no mesmo tempo ele está tirando algo de nós.
    O FHC, outro cretino, não dava, mas também não tirava nossos direitos.
    Até quando vocês vão praticar atos contra os servidores públicos???
    LADRÕES, VCS SÃO LADRÕES., alem de roubar nosso dinheiro estão roubando nossa dignidade.

  48. Olá quero fazer um comentario que não tem nada haver,com o assunto em discussão!. E sim para esse BLOG já que vocês tem o registro do IP então pq não pegam esses covardes pedófilos

    abrç

  49. alguma nova notícia sobre o reajuste para pensionistas da união, saberia a data, se haverá folha suplementar, aradeço

  50. nunca tem dinheiro quando se trata da saude ,para a educaçao para o aumento de salario minimo mas para investir em futebol,carnaval e agora vao gastar trilhoes para o brasil ter copas e jogos olimpicos cachaça,futebol,carnaval drogas cigarros e politicos o brasil esta muito doentesalve-se quem puder….

  51. Sou aposentada pela SE Educação de Minas Gerais como diretora de escola,com escolaridade superior e pós graduação.Sou arrimo de família.Ja´ consegui formar 2 filhos.Hoje ,após 14 anos sem aumento,não consigo sequer pagar um plano de saúde e obrigatoriamente descontam IPSEMG do nosso mísero e defasado salário.Viagens sonhadas….nunca!Estou deprimida e sem esperanças; o governador Aécio Neves não dá atenção `as nossas agonias,parecemos pedintes e analfabetos.Votamos nele,mas ele se esqueceu . Então … cuidado ao votarem:SIMPATIA X CORAÇÃO DE PEDRA! EDUCAÇÃO PRA ELE NÃO É MUITO IMPORTANTE! NÃO É BASE PARA UM POVO! CUIDADO GENTE!!!!!!

  52. sr. Presidente nós da saúde estamos Falidos, cheios de emprestimos contando com promessas de aumento que nunca chegam.Sr. Presidente “SOCORRO” ACABE COM AS FRAUDES QUE VAI DAR PRA DAR AUMENTO ATÉ PARA OS APOSENTADOS.

  53. maria aprecida silva Reply

    LULA. QUANDO VAI LIBERAR O NOSSO PLANO DE CARREIRA DOS FUNCIONARIOS FEDERAIS DO MINISTERIO DA SAUDE ; PORQUE EU ACHO UMA INJUSTIÇA QUE ALGUNS RECEBEM E OUTROS NÃO ; QUANDO EU ENTREI NO QUADRO COMO FUNCIONARIO FEDERAL TODOS TINHAM O MESMO SALARIO HOJE NÃO UNS GANHAM MAIS E OUTROS MENOS PARECE QUE ESTAR TUDO FUNCIONANDO MAL ,NÃO TEM MAIS REGULAMENTO SOU VIUVA ESTOU PRECISANDO DO MEU DINHEIRO ATRASADO PORQUE ESTOU DEVENDO MUITO COM IMPRESTIMO EU RECEBER ANTES DE MORRER.

  54. meu marido era funcionario da funasa, faleceu por nao ter condiçao de cuidar da saude ,o dinheiro nunca sobrou p/ isso .E agora o que faço p/ criar meus filhos que ainda sao menores com esta pensao ? Olha por nos pensionistas pelo amor de Deus! De alguma noticia .

  55. É incrivel ver tantas queixas de um governo, e este ainda dizer que está tudo bem, gostaria que todos os parlamentares alguma vez na sua vida procurrasem uma instituição pública principalmente a de saúde e sem se identificar solicitass um atendimento talvez assim eles veriam a realidade que ocorrer fora das quatro paredes em que vivem. É fácil cobrar de nós servidores quando não temos aumentos decentes, material para trabalhar, recurcos humanos ( onde somos obrigados a trabalhar por dois ou mais) e o povo do governo (que é outro) diz que a econômia vai bem, deve ir mesmo pois está sendo construída em cima de descaso, abandono e a vista grossa que nosso presidente faz. Que Deus seja por nós senão estamos FU…….

  56. lula!toma vergonha na cara, e de um reajuste digno para nos.prefere ver quem serviu o pais morrendo de fome?????????????

  57. vamos ver se agora em 2010 nosso presidente lula no seu ultimo ano de governo cumpra com todas a promessas que nos vem fazendo pois trabalhamos com equipamentos sucateados sem material se dedicando pela saude da população e nao temos um salario e um aumento digno. agora nos da saude de nivel medio nao temos aumento nem uma possibilidade de uma dupla jornada para um aumento salarial como temos na prefeitura do rio e agora estao fazendo com os profissionais de nivel superior do ministerio da saude que vao trabalhar mais 12h na semana e incorporarão mais r$1600,00 em seus contracheques… nos tecnicos de enfermagem. radiologia. patologia e admsntrativos que ralamos e muito no ministerio nao temos direito a nada…pq o preconceito!!! abra seus olhos presidente se vc diz tanto que veio das camadas mais baixas pq o preconceito!!! kd nosso aumento de julho de 2009 .nossa avaliação de produção e nossa dupla jornada pra aumentarmos nossos salarios!!! pra podermos dar uma vida digna a nossa familia!!!! ajude a saude presidente!!!! nos cuidamos do povo!!!

  58. os agentes comunitario de saude do estado do rio de janeiro, cidade conceiçao de macabu, vão ser beneficidos com este reajuste?ou seja qual sera o valor?

  59. é engraçado saber que há 4 anos,1250 soldados do exercito brasileiro estão cedidos ao haiti,enquanto nosso povo que paga estes soldados estão abandonados sem segurança,morrendo no meio do trafico de drogas pedindo socorro sem ser atendidos,enquanto o indice de mortalidade por violencia geral aqui no brasil é absurda e enquanto nossas fronteiras e praias são invadidas por gringos,chamados de turistas.sr PRESIDENTE LULA, traga estes soldados pagos por nós para cuidar de nosso povo.

  60. Gostaria de saber pórque os funcionarios publicos estaduais nunca tem desentimente o aumento justo.Tem que fazer ameaça,degreve ou fazer greve para ter o minimo aumento .Tudo aumenta e o nosso salário nao ,sou da area da saúde.

  61. manoel de jesus da silva Reply

    porque que agente fluvial é tecnologia e agente de portaria não, se o agente de portaria trabalha em várias funções, entre elas a de operador de máquinas, motoristas, suprimentistas, eletricistas, acesssorista, digitador e etc…?

  62. foi muito díficio chegar ao banco , e ver que que só dava pra sacar aquele valor nem um centavinho de aumento , enquanto a escola do meu filho teve aumento significante … e aí presidente o que a gente faz ? manda ele pra escola sem lanche ! ou então não manda o matérial escolar ? de onde agente tira dinheiro pra cobrir os aumentos que forão mos repassados

  63. manoel de jesus da silva Reply

    trabalho a 27 anos na COMARA e me sinto prejucado pôs sou enquadrado no cargo de agente de portaria e trabalho em várias funções que por direito teria que ta enquadrado pctm. E o pior é que não posso fazer nada a respeito a não ser esperar até que o governo reconheça que nós somos os verdadeiros militares nas forças armadas só que não uso fardas e isso me torna inferior comparando com os demais colegas que desempenho a mesma funsão e recebe a tecnologia militar.

  64. gostaria de saber,sobre o reajuste salarial e sobre o plano de cargo dos administrativos do ministerio da saùde,ficarà sÒ NO PAPEL EXº LULA?.

  65. o aumento que era para ser dado em janeiro /2010 passou para junho no começo do ano e agora ja e julho. pobre coitado do servidor/pensionista que depende desse aumento para ter uns dias melhores falo dias pois logo os encargos,remedios e etc… leva o pouco que o governo nos da.

  66. Gildete Nunes de Oliveira Reply

    Quero saber se esse reajuste atinge a funasa em julho de 2010 e qual será o valor a ser reajustado?

  67. Sebastião Garcia de Souza Reply

    Se as pessoas querem serviços públicos básicos de boa qualidade, como saúde, educação, segurança devem se lembrar que por trás desses serviços tem funcinários públicos/trabalhadores cumprindo seu dever. Essa idéia de que funcionário público não trabalha é invenção dos que querem o Estado Mínimo, tudo privatizado nas mãos dos grandes banqueiros e investidores. O Lula está certo em valorizar o funcionalismo público porque sem ele não há serviço público que preste. Por acaso os que falam mal do Lula querem que a professora de seus filhos ganhe um salário de fome?
    E para uns ignorantes que chegam a ofender o Lula, lembrem-se que a forma dele governar o país é aprovado por quase 80% da população.
    Mais ainda: há uns ignorantes desprovidos de patriotismo que não se lembram da vergonha nacional da época em que executivos do FMI vinham com suas pastas de papéis tirar explicações no Ministério da Fazenda e no Banco Central. A dívida era tida como tão astronômica e impagável que um jornal de circulação nacional colocou a figura do Presidente Figueiredo equilibrando-se em cima de um pedacinho de terra, flutuando sobre o mar e navios rebocando sobre o oceano o mapa do Brasil. Dizia o então Presidente: “pronto, agora não devemos mais nada para ninguém …”
    Isso é do tempo de Figueiredo, Collor, Sarney e FHC.

  68. ISTO VALE PARA TODO BRASIL Reply

    ISTO VALE PARA TODO BRASIL
    Como Delegado de Polícia do Rio de Janeiro é meu dever moral e jurídico esclarecer ao povo carioca os motivos pelos quais enfrentamos este caos na Segurança Pública.
    Em primeiro lugar, fique você sabendo que a nossa legislação permite que qualquer pessoa, independentemente de sua qualificação profissional, assuma o cargo de Secretário de Segurança Pública.
    Isto significa que as Polícias Militar e Civil estão sob a direção de pessoas que nem sempre têm qualquer conhecimento jurídico e operacional para exercer sua função pública.
    Isto significa também que o Governador eleito pelo povo indica o Comandante da Polícia Militar e o chefe de Polícia Civil, que podem ser demitidos a qualquer momento.
    Estes por sua vez, indicam os comandantes de cada Batalhão e os Delegados Titulares de cada Delegacia, que por sua vez, são também afastados de seus cargos por qualquer motivo.
    Digo, portanto, que a Polícia Civil é absolutamente política e serve aos interesses políticos dos que foram eleitos pelo povo. Quando os afastamentos de Delegados são políticos e não motivados por sua competência jurídica e operacional, o resultado é a total falta de profissionalismo no exercício da função.
    Este é o primeiro indício de como a nossa Lei trata a Polícia. Se a Polícia é política quem investiga os políticos?
    Você sabia que o papel da Polícia Militar é exclusivamente o patrulhamento ostensivo das nossas ruas?
    E por isso é a Polícia que anda fardada e caracterizada e deve mostrar sua presença ostensiva, dando-nos a sensação de segurança.
    Você sabia que o papel da Polícia Civil é investigar os crimes ocorridos, colhendo todos os elementos de autoria e materialidade e que o destinatário desta investigação é o Promotor de Justiça que, por sua vez, os levará ao Juiz de Direito que os julgará, absolvendo ou condenando?
    Então, por que nossos governadores compram viaturas caracterizadas para a sua polícia investigativa? Então, por que mandam a Polícia Civil patrulhar as ruas e não investigar crimes?
    Parece piada de muito mau gosto, mas é a mais pura e cristalina realidade.
    Você sabia que o Poder Judiciário e o Ministério Público são independentes da Política e a Polícia Civil é absolutamente dependente?
    Assim, a Polícia Civil é uma das bases que sustenta todo o nosso sistema criminal, juntamente com o Judiciário e o Ministério Público.
    Se os Delegados de Polícia têm essa tamanha importância, por que são administrativamente subordinados à Secretaria de Segurança e a Governadores que são políticos?
    Porque ter o comando administrativo da Polícia Civil de alguma forma serve aos seus próprios objetivos políticos, que passam muito longe dos objetivos jurídicos e de Segurança Pública.
    Assim, quero dizer que o controle da Polícia Civil está na mão da política, isto é, do Poder Executivo.
    Tais políticos controlam um dos tripés do sistema criminal, o que gera prejuízos tremendos e muita impunidade. Não é preciso ser inteligente para saber que sem independência não se investiga livremente. É por isso que os americanos criaram agências de investigação independentes para fomentar sua investigação criminal.
    Em segundo lugar, fique você sabendo que os policiais civis e militares ganham um salário famélico.
    Você arriscaria sua vida por um salário de fome?
    Que tipo de qualidade e competência têm esses policiais?
    Se a segurança pública é tão importante, por que não pagamos aos nossos policiais salários dignos, tais quais são os dos Agentes Federais? Se o Governo não tem dinheiro para remunerar bem quem é importante para nós, para que teria dinheiro?
    Em minha opinião, há três tipos de policiais: os que são absolutamente corrompidos; os que oscilam entre a honestidade e a corrupção e os que são honestos.
    Estes trabalham em no mínimo três “bicos” ou estudam para sair da polícia de cabeça erguida.
    De qual dessas categorias você gostou mais?
    Parece que com esses salários, nossos governantes, há tempos, fomentam a existência das primeira e segunda categorias.
    É isto o que você quer para sua cidade? – Mas é isso que nós temos! É a realidade mais pura e cristalina!
    O que vejo hoje são procedimentos paliativos de segurança pública destinados à mídia e com fins eleitoreiros, pois são elaborados por políticos. Mas então, o que fazer?
    Devemos adotar uma política de segurança a longo prazo. A legislação deve conferir independência funcional e financeira à Polícia Civil com seu chefe eleito por uma lista tríplice como é no Judiciário e no Ministério Público.
    A Polícia Civil deve ser duramente fiscalizada pelo Ministério Público que deverá também formar uma forte Corregedoria.
    O salário dos policiais deverá ser imediatamente triplicado e organizado um sério plano de carreira.
    Digo sempre que se a população soubesse qual a importância do salário para quem exerce a função policial, haveria greve geral para remunerar melhor a polícia. Mas a quem interessa que o policial ali da esquina ganhe muito bem? –
    Será que ele vai aceitar um “cafezinho” para não me multar ou para soltar meu filho surpreendido com drogas?
    Será que não é por isso também que não temos segurança?
    Fiquem todos sabendo que se o policial receber um salário digno não mais haverá escalas de plantão e, conseqüentemente, não haverá espaço físico para que todos trabalhem todo dia, como deve ser.
    Fiquem sabendo que a “indústria da segurança privada” se tornará pública, como deve ser.
    Fiquem sabendo também que quem vai ao jornal defendendo legalização de emprego privado para policiais, não deseja segurança pública e sim, segurança para quem pode pagar.
    Desafio à comunidade social e jurídica a escrever sobre estes temas e procurar uma POLÍTICA DE SEGURANÇA realmente séria e não hipócrita, como é a que estamos assistindo Brasil afora.
    AUTORIZO A PUBLICAÇÃO IRRESTRITA DESTE TEXTO.
    Façam um favor ao Estado do Rio de Janeiro, enviem para todas as pessoas que conhecerem.
    Dr. TARCÍSIO ANDRÉAS JANSEN – DELEGADO DE POLÍCIA

  69. desde 1994 não tenho aumento,pois estou devassada estou agardando o aumento de julho de 2010 quero saber se vai ter mesmo. grata sueli dória

  70. Ao senhor ministro do exercito brasileiro SOS pesso-le socorro em razão da forma aqual vivo sou viúva a 11anos e 5 meses e jamais saiu o meu titulo definitivo de pensão e sem falar no salário o qual eu recebo e uma verdadeira miseria a varios anos venho efetuando um emprestimo atras do outro para fins de não morrer de fome junto a minha filha aqual teve seu pre escolar cortado assim que o pai dela faleceu venho lutando a anos em busca da casa própria e ate o momento eu continuo morando muito mal e muitas das veses minha filha e corruida pelos ratos eu faço faculdade de enfermagem na universidade anhanguera para tentar mudar a qualidade de vida aqual temos não desejo essa situação nem ao menos um cachorro o meu nome e totalmente protestado ajude-me interceda por mim .O meu esposo era da 23ª Brigada de Infatria& Selva de Marabá-Pará.

  71. Eu acho que o governo lula teve altos e baixos mais pelo menos ele reconheceu o servidor federal do PGPE que não tem aumento a mais de 12 anos,entra governo sai governo e ninguem nos dava aumento mais ele deu,estamos longe da realidade da paridade salarial,mais pelo menos tivemos aumento.

    Você servidor inativo entra na justiça para vcs receberem a diferença do gdata,que nos é de direito,quanto mais antes vcs entrarem maior será o valor recebido.

  72. Olá bom dia, gostaria de saber se nós, funcionários publicos federais do poder exacutivo ramal do ministério da saude, o que somos? sempre que tem uma reposição salarial que voces apilidam como aumento de salário a gente sempre estar de fora. Sou Funcionário da ex SUCAM, hoje FUNASA eu acreditaria que nós éramos tambem Funcionário Publico Federal, no entanto recebemos o nosso salario pela união mas, nunca acertaram com o nosso siape para colocar algum possível aumennnnnnnnnnnnto!!! em nossa conta corrente se vossa senhoria não me responder concidero falta de argumento.

  73. Antonio Neres de Araujo Reply

    Gostaria de saber como estar a situação dos servidores da Ex. SUCAM hoje FUNASA sedidos ao SUS e concequentemente aos municipios se vamos ficar no SUS ou na SVS como estava previsto.

  74. O concurso federal é público.
    Gostou do aumento? Faça o concurso, seja competente e melhor do que 500, 1000 ou 2000 pessoas…

    Mas a vida não é feita só de rosas… ainda que fosse, rosas também têm seus espinhos!

    Ora! Se o “federal” ganha R$ 5.000 mensais (sem fundo de garantia), não está devolvendo, na fonte, quase R$ 1.500,00 ao próprio governo?

    E os outros R$ 3.500 também não estão indo para o mercado (financeiro, de serviços) para “girar” o dinheiro e “produzir” rendimentos através do consumo de bens e serviços?

    Ou a “geração de riquezas” é feita somente na agricultura e na industria?

  75. LAUDEIR de janauba mg servidor da funasa a trinta anos
    guando ingrecei no horgo eu era pobre novo com muita saude
    com um sonho ter una familha e enducar com bons estudo
    nao deu hoje eu choro de ver meua filhos sem forma por nao ter recuso eu nao bebo nao fumo o gue eu ganho so da pra viver
    O pior estou ja me aposentano bem pior de gue guando entrei
    PRINEIRO
    doente de chaga contaminado no trabalho
    SEGUNDO
    poblema serio de coluna por ser escravo de serviço pesado
    TERÇEIRO
    presao alta
    GUARTO
    gastrite nervosa c
    GUINTO
    muita revolta comigo mesmo pois salvei muitas vidas mais nao consegui salvar a minha vida e nem da mlnha familha gue eu tamto amo
    PESSO A DEUS PERDAO POR ESTA VELHO E FRACO SEM RECUSO EU LAUDEIR GUE TANTO TRABALHEI FOI ONESTO MAIS SO TEM ANOITE E O DIA NAO MIDERAO NEM UMA APORTUNIDADE NEM DE ESTUDAR MEUS FILHOS

  76. Francisco Wilson Roderigues Br Reply

    Sou cabo das forças armadas (Marinha) e recebo menos qure um soldado de policia de Goiás (não referindo ao soldado de policia de Brasília, de acordo com a PEC 352 de Jair bolsonaro o soldado de policia de Brasília ganha mais que um tenente de marinha. Sabendo eu, que somos a força Maior do País não fica nada Elegante eku Cabo das forças Armadas receber menos que as Forças Auxiliares do nosso País. Me sinto como nada perante esta disparidade.

  77. foi só falar em aumento para servidores federais que o contra-cheque, digo a prévia na net foi bloqueada. até hj não sai nada de notícia. alguém pode me dizeralguma coisa sobre o aumento e quando teremos essa prévia? ai ai…………isso é bloqueio total, deixando os aposentados federais ansiosos………….

  78. Estou sensibilizada com as palavras tão verdadeiras do amigo acima:LAUDEIR BARBOSA DOS SANTOS. Mas hj amigo, é a realidade do nosso país. Tenho 5.5 a e pra melhorar de vida, me aposentei com 4.1 a. e fui dá um duro danado fora, pois só servindo ao governo quase fico louca só esperando o início de cada mês p/pagar asdívidas e entrar em outras. A vida é muito dura p/os honestos, mas vou orar por vc e sua família para melhoras tá? e vamos continuar sendo honestos para podermos pelo mínimo durmir bem, mesmo assim somos capazes de sermos condenados por algo que não fizemos. Deus te ajude

  79. Aumento é muito bom e eu tambem gosto, porém, prefiro que meus atrasados sejam pagos, afinal de contas a dívida vai ficar para o proximo governo?

  80. seu analfabeto, enquanto no senado e na camara, aqueles bando de ladroes ficam roubando o pais ate vc, e porque nao dá aumento para oservidores federais já, já passou da hora, é falta de marinha, exrceciro e aeronatucia fazer greve.
    da aumento ohhhhhhhhhhh porra

  81. cadê o aumento dos servidores federais senhor presidente?
    foi tão esperando e nos enganou publicando em todos os canais de TV………….saiu pra uns e outros não. não merecemos o tal aumento?

  82. amigo JOÃO (ACIMA), não generalise pelo CANDIDATO QUE VC ESCOLHEU. Lamento vc não ser um servidor público. Não creio que esta página seja p/agravar as pessoas que aqui reinvindicam alguma coisa. Lute pelos seus direitos, dentro dos direitos legais e com certeza serás apoioado. Um feliz dia dos Pais a todos eboa sorte amigo internauta………SEJA FELIZ

  83. Luciana xavier Reply

    Boa tarde gostaria de saber ,qual foi o valor do reajuste dos servidores federais e quando podera ser utilizado em forma de margem consignada; tenho uma empresa na area de emprestimos consignado e TODOS meus clientes estão ligando p/ minha empresa fazendo esta mesma pergunta!
    telefones:(21)2234-2926 / (21)3068-0084. tijuca.
    gata!

  84. gostaria de saber quando sairá os atrasados referente a gdata e se é necessario ir na marinha dá entrada e quais os documentos

  85. e assim acabou os comentários de aumento para os servidores federais. todos se calaram e aumento que é digno, nem se houve mais falar. mas com certeza o dia das eleições nós vamos dar resposta. que salário miserável……………….sem palavras mais.

  86. giovana crystiane duarte dos s Reply

    quando sera repassado o gata do pessoal civil da marinha gostatia de saber em que ano sera pago

  87. giovana crystiane duarte dos s Reply

    nós temos direito num aumento de 28;67 po cento quando sera pago ; quem deu esse aumento foi no tempo do collor e foi aprovado pelo congresso só que não foi pago talvez antes de eu morrer quem sabe eu ainda consiga receber deus abençoe esses governantes p/ que eles paguem.

  88. giovana crystiane duarte dos s Reply

    por favor espero a resposta de voces quanto antes melhor obrigado

  89. Em um país onde os maiores pilares, que sustentam um prosseço eleitoral são, miseria, segurança, educação e saúde. O que fariam os politicos se esses problemas fossem resolvidos? Quais seriam seus mecanismo para angariar votos? Por isso todos que assumem posições que poderiam mudar este perfil triste em nosso pais, dizem está fazendo ou fizeram muito nestas areas, mas as estatisticas mostram que estes problemas só vem piorando. Qual a dimenssão desse muito que fizeram e quando vamos perceber realmente o que se tem feito.

  90. Jussara
    Pergunta onde esta o salario que LULA prometeu a saude para enfermagem ,até hoje não a cor não na educação professor não vi na saude.

  91. joão batista Reply

    Ao inves de meter o pau no governo deveriamos nós aposentados que somos mais de vinte milhões de votos faser pressão nos politicos com nossos votos

Comente