Uncategorized

Um amigo de Requião nomeado por Lula no TRE

fernando1

O presidente Lula nomeou o advogado Fernando Gustavo Knoerr (foto) para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, no cargo de Juiz Substituto, na vaga de Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes.

Knoerr é um dos advogado amigos de Requião que expressou opinião contrária a decisão do Supremo Tribunal Federal que defenestrou Mauricio Requião do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas.

Knoerr também foi destaque na mídia por ser um dos advogados que assinou o pedido de cassação do prefeito de Curitiba, Beto Richa, no final do mês passado.

28 Comentários

  1. V.Lemainski-Cascavel Reply

    Se já começa com esse currículo, está na média dos que o indicaram e nomearam.
    Qual será a faculdade que o formou?

  2. É um grande jurista nativo. Que bom que também não é míope politicamente, como, pelo jeito, queria o blogueiro…

  3. Tchau RoqueRed Reply

    Já está comprometido. Vai se dar por impedido nos próximos dias.
    E o Guilherme Gonçalves não é amigo dele?

  4. Italo Tanaka Junior Reply

    Prezado Fábio,
    Quero registrar a certeza, que à semelhança do pai, o Fernando será um bom e imparcial julgador. A sua história, como advogado militante, é de ética e correção. E nada há que possa indicar o contrário.

  5. Fernando Gustavo Knoerr é um grande jurista e professor, fico surpresa em saber que o respeitado profesor de direito admininstrativo casado com uma excelente professora de constitucioinal, pessoas esclarecidas e aparentemente éticas, estejam vinculadas ao tio Rec, é frustrante.

  6. Francisco Souza Reply

    Parabéns ao Dr. Fernando…fui seu aluno na Magistratura Estadual e digo que trata-se de um excelente jurista e compromissado com a ética. Qualquer um que vier a lhe conhecer saberá que trata-se de um dos mais renomados jurista e docente e penso que sua indicação foi sem qualquer conotação politica, mas de capacidade e honestidade.

  7. Motoqueiro Infernal! Reply

    Entre parentes e amigos… parentes tudo bem, mas ele tem amigos?

  8. Vicente Ferreira Reply

    Mesma ética que ele demonstrou quando foi advogado de Geraldo Cartário e levou a maior esparrela do tribunal tentando adiar um julgamento.. Quem não se lembra desse vexame?

  9. Estava indo bem o Knoerr… Algo o desviou! Nao podia ter chancelado a aÇao contra o Beto. Como vai julga-lo no Tribunal? Olho nos colegas de escritorio!!
    Esse Italo e um vaselina, sempre querendo fazer media. Alguem ainda leva o japa a serio?

  10. Gustavo Guedes Reply

    Fábio,

    Não há qualquer vaga nas Cortes Brasileiras (todas elas!) que não sejam preenchidas, também, por critérios políticos, tendo em vista a nomeação dar-se pelos Chefes do Executivo, como determina a Constituição. Pode-se até criticar o sistema adotado, mas, é preciso dizer, não se pode inquinar todas as nomeações, como se elas apenas se baseassem em conchavos políticos.
    Em relação ao Knoerr, como já disseram nos posts, é um grande jurista, Doutor em Direito Administrativo, com grande atuação em Direito Eleitoral e que certamente honrará a classe dos advogados.
    Vale frisar, também, que sua nomeação vem com a chancela do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, do qual é membro, pois além de uma reputação inatacável, o Fernando detém muito conhecimento técnico na área. Sem dúvida, pois, uma grande vitória para a Justiça Eleitoral do Paraná.
    Gustavo

  11. Horácio Monteschio Reply

    Professor Fernando Gustavo Knoerr é um dos expontes da advocacia e do magistério do Estado do Paraná, jurista altamente capacitado, respeitado e coerente. Pelo seu caráter, conduta e notório saber jurídico atuará no Tribunal Regional Eleitoral com total imparcialidade ao aplicar o direito ao caso concreto.

  12. Carla C. Karpstein Reply

    Fazendo coro aos colegas Gustavo Guedes, Ítalo Tanaka Júnior e Horácio, lembro aos desavisados que o Dr. Fernando Knoerr é impedido de votar ou participar das discussões de processos junto ao TRE/PR que sejam atendidos pelo escritório do qual ele faz parte.

  13. Cristiane Silva Reply

    Impossível não registrar aqui meu carinho e admiração pelo grande professor e excelente profissional que é o Dr. Fernando. A conquista é mais do que merecida; o exemplo fica como inspiração.. Parabéns!!

  14. Mas não se dará impedido para votar naquele de seus amigos? Né Carlão?

  15. Olhos Abertos Reply

    O Quinto constitucional, previsto no Artigo 94, da Constituição da República Federativa do Brasil, é um dispositivo destinado a renovar a composição dos tribunais do país e diversificar o pensamento jurídico que informa os seus julgados.[1]

    Assegura que um quinto das vagas dos tribunais superiores, isto é, dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados e do Distrito Federal, serão integrados por membros do Ministério Público com mais de dez anos de carreira e por advogados com mais de dez anos de exercício profissional, notório saber jurídico e reputação ilibada.

    Fonte: Wikipédia

    Poderia ser mais diversificado se o executivo não se envolvesse.

  16. Luis Eduardo Reply

    Senhores que defendem a pessoa do Knoerr, inclusive o Sr. Gustavo, Italo, Horacio e Sra. Carla, com todo respeito, mas essa matéria reflete algo em que não está em questão a pessoa e profissional que é o advogado Knoerr.
    Vamos enxergar as coisas como elas são!
    Vínculado profissionalmente com muitos politicos e em especial com o Bob Req, meu Deus! Isso realmente é um perigo e atenta para uma insegurança na imparcialidade sim, quem conhece o Knoerr e viu sua atuação nas defesas do Bob sabe do que estou falando.
    Ganha sim o TRE com a entrada de um grande homem e profissional, mas perde sim a imparcialidade, mesmo com impedimento de causas do seu escritório.
    Teria que estender o impedimeno ao Guilherme Gonçalves também, parceiro de tantas defesas.
    Pereirinha que se cuide com suas defesas, agora o concorrente está no poder, e pode ter levado com ele suas mágoas.
    Mais uma da democracia governada e não governante, ponto para o Bob.

  17. O Poder Executivo com o seu braço no Poder Judiciário, promove isso com as nomeações, apadrinhamentos e jogos de interesses em benefício próprio.
    Tudo bem, somos brasileiros e nada nos assusta mais.
    Agora vamos parar de puxar o saco do Knoerr, ta feio isso já senhores!
    Ele é honesto, ético, bom professor, bom advogado e tudo mais…..mas o que isso importa, qdo. temos um passado vinculado com pessoas que todos nós sabemos do que tem coragem de fazer em benefício próprio…
    Vamos ver qto ele vai resistir as pressões dos que lá o colocaram…O Requião sabe cobrar mto. bem.
    Concordo com o Sr. Luis acima, ganha um lado e perde o outro….quem perde mais?
    Certamente não o Knoerr, nem o Requião….
    E parem de puxar o saco do Knoerr!!!
    Vamos assistir e fiscalizar seu desempenho.

  18. Marcelo Ceval Reply

    Sr. Gustavo, para de discursar aqui em favor do advogado Knoerr, não estamos falando da pessoa dele e sim do comprometimento, mais que isso, o cargo deveria ser ocupado com alguém com o mesmo predicado pessoal do Knoerr, que lembro, não esta’em discussão, mas sem vinculação como as que ele tem!
    Chega de discurso e parem de fazer média, chancela de Instituto? Também não está em questão! Vamos falar do que de fato representa a ocupação da vaga por alguém com esse retrospecto profissional defendendo os interesses dos mais sujos do Estado.
    Dr. Gustavo, vocce que defende o candidato da maçã, e do voto limpo, será que o Pereirinha autorizou seu discurso aqui?

  19. Vamos aplaudir e fiscalizar seus passos professor Knoerr.
    Mas vamos parar de fazer média aqui no blog.
    Os puxa sacos não se aguentam, precisam fazer o papel dos “veja bem”…chega disso.
    Knoerr sabe que isso caiu no colo dele, muito por ser um defensor entusiasmado das alucinações do nosso Governador.
    Aplausos ao Requião! Mais uma dele e alguns aqui venerando isso?
    Bom final de semana….hahahaha

  20. Muito advogado aqui fazendo média.
    Vamos ver o que vai dar isso.
    Ponto para o Requião de novo.

  21. Aos vaselinas como dito anteriormente, vão se atualizar!
    Quem não sabe quem lucrou com a nomeação do Knoerr??? além dele é claro.
    Como dito por alguns, não vamos falar da pessoa, mas os vícios de origem do Sr. Knoerr, as atitudes profissionais defendem cada insandade oriunda do palácio Iguaçu…só isso ja desabona e arranha sua imagem…
    Do resto ele deve ser o máximo! conforme relato dos malas, que estão pendurados no s….dele!
    Meu Deus!

  22. sara eduarda Reply

    Muito me incomoda essa tal “imparcialidade”. A Imprensa e o Direito se acham os grandes paladinos desse princípio ainda hoje, qdo. vemos interesses de todas as ordens sendo postos à mesa, mascarados de argumentos democráticos e de direito.
    Em verdade nem a Imprensa nem o Direito exercem alguma imparcialidade… Honesto seria admitirmos que, ser imparcial é algo impossível de existir em essência pois, sempre existe a defesa de um interesse, ainda que seja, o interesse estatal. Está na hora de revisarmos noções de ética e moral de algumas atividades que só fazem uso de alguns princípios de forma figurativa não é mesmo?! rs. Que tal Imprensa e Direito relerem Kant, Hegel e outros pra atualizarmos esses princípios? aqui se vê um exemplo clássico pra começar tal prosa.

  23. Fui aluna tanto do prof Gustavo, quanto de sua esposa na antiga Faculdade de Direito de Curitiba. Posso dizer que são ambos excelentes e competentes professores e respeitadíssimos no universo jurídico. Bem como, são sinceramente os melhores professores que já tive. Foi ele o primeiro colocado geral da UFRS e quando lecionava para minha turma em 2000, era procurador geral da República. Portanto, não era um mero advogado e sim um procurador respeitadíssimo. Lembro que todo semestre tentava me inscrever em uma disciplina voltada para o direito administrativo que só ele lecionava e eu nunca conseguia vaga. Inclusive foi uma pena não poder ter feito tal disciplina, porque as aulas dele eram maravilhosas. Hoje, fico feliz em saber que tornou-se juiz do nosso Tribunal Eleitoral. Desconhecia a notícia. E acho uma pena que ele esteja sendo ‘julgado’ por leigos, baseados em meia verdade ou em uma história totalmente distorcidade da realidade. Mas é isso!

Comente