Uncategorized

Marcos Cordiolli se desfilia do PT

cordiolli-150x150

Marcos Cordioli é um intelectual nativo que prestou grandes serviços ao PT. É professor de História e mestre em Educação. Além de participar ativamente do debate interno desde 1981, coordenou a elaboração de programas de governo de Ângelo Vanhoni e de Gleisi Hoffmann.

Na verdade fez de tudo nesses 28 anos de militância no PT, da panfletagem ao estudo aprofundado da realidade paranaense e brasileira. Cordiolli já não se sente parte do PT. No “Leia Mais”, a carta de desfiliação que ele enviou à direção do partido e aos amigos.

André Passos
MD. Presidente do Diretório Municipal do PT

Senhor Presidente

Eu, Marcos Cordiolli, venho solicitar a minha desfiliação do Partido dos Trabalhadores.

Como você sabe, eu sou filiado ao PT desde 1981 e, portanto, vivi a maior parte da minha vida sob a bandeira do Partido dos Trabalhadores.

Adianto que minha desfiliação não significa, necessariamente, uma ruptura. Eu acredito que a filiação a um partido político precisa ser acompanhada de um sentido de identidade, de ser “parte”, de sentimento de compartilhamento. Eu já não me sinto mais “parte” do PT, embora reconheça a importância do partido nas conquistas sociais e democráticas do país, assim como tenho simpatia por várias ações do governo Lula, de governos municipais e de mandatos parlamentares. Mas, eu não me sinto mais confortável nos quadros do partido. Eu já não me reconheço mais na cultura política e organizacional do PT. Quero, portanto, poder seguir os caminhos indicados por minha consciência, e muito deles, seguramente, serão ao lado do PT, mas agora não mais como filiado.

Um abraço

Curitiba 20 de julho de 2009

46 Comentários

  1. Oscaindo Aficha Responder

    Pelo jeito caiu a ficha que o PT veio para apoiar o agronegócio, os bancos, montadoras e empreiteiras, e nos transformar apenas num exportador de farelo e cana, com salários mixurucas e bolsa família. Antes tarde do que nunca, Cordiolli.

  2. Embora um dia ele tenha sido trotskista, o que nos fazia divergir sobre vários assuntos, eu sempre o respeitei pela integridade de caráter e lisura ideológica, no que não errei, pois está atitude digna demonstra a sua militância coerente e não fisiológica.

    Poucos abandonam um partido quando o mesmo está no poder!

  3. Depois dos jogadores de futebol, técnicos agora são os intelectuais petistas que estão com os passes a venda.
    Boa contratação Beto.

  4. Sem duvida alguma o amigo Cordiolli faz parte da história do partido… Um intelectual que muito nos ajudou!
    Pessoalmente, continuarei a escutar seus conselhos com a mesma atenção, porque alem de tudo continua sendo um grande amigo…
    E a sua desfiliação fica como uma necessária reflexão a ser feita por todos nós dentro do partido!

    Vereador Jonny Stica

  5. Começou a debandada….Este é o primeiro de muitos militantes que não conseguem ver o PT defendendo Sarney, Collor e Renan….Fora Sarney……

  6. Que pena, militamos juntos e sei do valor do companheiro Marcos Cordiolli.
    Vai fazer muita falta.

    Abraços.

  7. Os bons se vão.. este é o destino dos campanheiros do PT e PMDB se vão.. deixando saudades…

  8. Brigitte Chaurais Responder

    Fez o Cordiolli muito bem. Há muito tempo o PT deixou de merecê-lo. Perde o PT um cérebro privilegiado.

  9. José AIRTON AMORIM Responder

    Solidarizo-me à atitude do companheiro Marquinho (Marcos Cordiolli) e aos sentimentos que expressa, em relação ao Partido dos Trabalhadores. Também, eu, não consigo defender o PT como deveria, sendo seu filiado. Continuo acreditando no projeto político de inclusão social, que a política deve priorizar aos que mais dela necessitam, mas não consigo “ser PT”. Sem ruptura ideológica, votarei na continuidade do governo Lula e caminharemos juntos.

  10. No momento em que a mediocridade da política anda a todo vapor pelos partidos e cupulas políticas, sem dúvida um quadro como o de Marcos Cordiolli faz muita falta. Espero, camarada, que os objetivos a que te levaram a tal decisão sejam alcançados e que a reflexão possa voltar a fazer parte da política, de onde ela nunca deveria faltar como acontece hoje. A simples burocracia de uma ficha não significa quase nada é apenas um simbolismo. O problema é o desconforto de se estar num lugar, onde não se deseja mais estar. Espero, seja qual for a situação, que voce contribua com sua história e formação – para construção de um mundo melhor – de uma sociedade melhor, enfim, de uma politica melhor para todos.

  11. José AIRTON AMORIM Responder

    Solidarizo-me à atitude do companheiro Marquinho (Marcos Cordiolli) e aos sentimentos que expressa em relação ao Partido dos Trabalhadores. Também, eu, não consigo defender o PT como deveria, sendo seu filiado. Continuo acreditando no projeto político de inclusão social, que a política deve priorizar aos que mais dela necessitam, mas não consigo “ser PT”. Sem ruptura ideológica, votarei na continuidade do governo Lula e caminharemos juntos.

  12. A saída do Cordiolli é um fato que vai mudar a história e a opinião do Mario Mello de uma profundidade inigualável. É a união do coisa nenhuma com o coisa sem importância.

  13. A melhor coisa que um CARLOS RAMON da vida tem a fazer é pegar um SABÃO bem grande e lamber até o final – Isso sim seria útil para unir a coisa nenhuma com a sem importancia!!

  14. Claudia Wasilewski Responder

    Grande Cordiolli. Sei exatamente como é isto.
    Os partidos tem necessidade de massa de manobra. Pensamos, logo incomodamos. Bola prá frente!

  15. Daniel Godoy Junior Responder

    Estou filiado ao Partido desde 1981, também. Fazemos parte da velha guarda…porém sempre disposta aos atos de ousadia e coragem apesar dos cabelos brancos e ralos que teimam em surgir. Vc é um belo exemplo de companheiro dedicado a vida política que não desistiu de pensar no todo, na cultura, na arte, na inteligência e nos momentos históricos. Talvez, seu ato de reflexão faça cada de nós pensarmos no partido que criamos e no que ele se tornou, depois de crescer a amadurecer. Sempre fico a pensar no que a direção do PT e nossos companheiros de governo tem feito para o futuro do País e com certeza algumas dúvidas me acometem.Não sei se são meus sonhos juvenis desfeitos ou minha esperança que teima em não esmorecer…mas não tenho apreciado o que vejo. Abraços…

  16. Quem tem vergonha na cara tem mais é que sair deste PT. Conviver com esse governo corrupto, do mensalão, do enriquecimento ilicito do filho do Lula, dos dólares na cueca, assassinatos de prefeitos, e tantos outros escandalos que são públicos e notórios, deve ser muito difícil. Questão de ombridade.
    Agora, os que estão com cargos nos governos federal e estadual tem mais que engolir seco e ficar quietinhos, bem dóceis como manda o PT.

  17. O PT perdeu o seu discurso histórico, mas o Mário não possui coerência em sua trajetória política para cobrar nada de ninguém. Na eleição passada ele esteve atuando como con$elheiro na campanha do Fábio Camargo.

    Ele está com estes melindres porque o defenestramos da campanha da Gleisi para prefeita, na qual tal qual fosse um “professor de Deus” o carreirista vivia falando mal de todo mundo, inclusive do Cordiolli.

  18. Lingua de Krocodilo® Responder

    Atitude digna, pois o momento atual do PT nativo não reflete mais o ” Manifesto”. O “PARTIDO” partiu-se de vez e a cunha, fim dos núcleos, possibilitou que este fosse tomado de assalto por Arenistas e outros Oportuninistas, fato que o levou a caminhar numa direção contraria à aquela que todos a militancia seguia, essa de fato almejava,
    tinha anseio pela forja de ideais que aglutinassem todas as nossas diferenças num unico objetivo, a construção de uma nação justa e democratica.

    Fez bem Cordiolli, pois viver o eterno debate com a gente do Zé Dirceu, com a gente do Jurere, só faz crer que não existe nessa praia mais balneabilidade para a verdadeira militancia que construiu o PT.

    A hora é de partida, que se busque um novo chão e que nele seja construido uma nova base e que nela se possa retomar os sonhos que nos roubaram na calada da noite.

    abçs…
    ex-militante contra os currais e com saudades da companheira Magali Moscardi, essa não afinava.

  19. Lingua de Krocodilo® Responder

    Daniel Godoy!!!

    “Não sei se são meus sonhos juvenis desfeitos ou minha esperança que teima em não esmorecer…mas não tenho apreciado o que vejo”

    Vou registrar as tuas linhas, sentarei junto ao velho e insistente professor Cafu, abriremos uma garrafa do bom vinho chileno, e que não custe mais de 22 reais a garrafa, para folhear as nossas lembranças.

    O velho menino do Xaxim, anda de cabelos brancos?

  20. Fernando Fialho Responder

    Rio de Janeiro, 21 de julho de 2009
    Como sou um maldito, sem ao menos ter esse reconhecimento, não me dou mais ao espanto.
    Convivi com o Marcos o suficiente para reconhecer seu grande valor, não só como o intelectual ORGÂNICO que clareou os caminhos do PT paranaense nessas últimas décadas, mas como o cara fraternal, cheio de solidariedade, tranquilo no falar e sempre pronto a escutar. Aliás sua maior característica: o Marcos é um cara que escuta!
    Sem querer vaticinar e especular sobre os porquês de Cordiolli, a questão é simples: casamentos, sociedades e filiações podem ou não ter um fim. Mas é certo que com o fim vê-se novas possibilidades, novos desafios, novas paixões, vida nova!

  21. Zé Povão & Nagibao Responder

    Tem muito tucano inrrustido pondo o bico quebrado nessa discussão – Esses nagibes e zé povinho são comissionados virtuais da prefeitura – falam tanta bobagem de dar dó – como se o mensalão nunca existisse antes do PT e Eduardo Azeredo fosse um santo – Não admitem a possibilidade de o PT ser governo em 2010 – acho que iriam embora do brasil tamanho desgosto.

  22. Se vc. se diz “coerente” e se esconde é por que o seu conceito de “coerencia” está próximo do esgoto. Não me lembro de nenhum “zé” na campanha da Gleisi com tanto poder assim – para defenestrar alguém. Agora se vc for “homem” e “coerente” para dizer quem é aí quem sabe podemos ter um debate mais digno (mario mello)

  23. Daniel Godoy Junior Responder

    Lingua de Krokodilo.

    É só marcar a data, hora e lugar. Além dos velhos troskos… vamos levar alguns stalinistas, gramscianos, luxemburguistas, anarquistas e outros que tais. Para dar alguns vivas ao Cordioli e outros camaradas…em homenagem aos que nao se conformam em percorrer os caminhos conhecidos…abraços

  24. Brigitte Chaurais Responder

    Tanto o Mário Mello como o Cordiolli são de primeira grandeza, embora de personalidades diferentes. Conheço-os desde os idos tempos dos sonhos juvenis, desfeitos pelo estrago do tucanato e da petezada no poder. Como escreveu o Carlos Heitor Cony quando o Gabeira se desfiliou do PT: “É muito bom saber que ainda há pessoas que dizem adeus”.

  25. Grande quadro, trabalhei com ele na campanha do Vanhoni, intelectual disciplinado e necessário ao processo político. Nâo podemos perder o Cordiolli, Resista companheiro !!!!

  26. Para registro é importante salientar esta grande perda para o Partido dos Trabalhadores do Paraná e para o Brasil.Muitos integrantes do PT Estadual deixaram o Partido neste ano, pessoas importantes dentro do quadro do PT, principalmente alguns do interior do Estado do Paraná, temos noticias de alguns que inclusive foram candidatos pelo Partido nas últimas eleições…..o que será que realmente está acontecendo com o PT do Paraná???????

  27. Mauricio Padilha Responder

    Daniel Godoy + Silvio Landerover + Cordiolli + Mario Mello = Socorro. Chamem a policia….

  28. Gostaria de colocar aqui a minha solidariedade neste gesto simbólico de Cordiolli. Ele não foi o primeiro e nem será o último a se desfiliar do PT. Aliás, o PT já deu a contribuição ideológica que tinha no seu repertório de utopia. Acabou. O PT acabou. E a iniciativa do Cordiolli é emblemática. Ora ver o PT defendendo o Saney, o Collor, dando dinheiro para o FMI, quer o que mais, qual a próxima bandeira petista histórica a botar fogo em praça pública?
    E por fim quero falar do Mário Mello. Trata -se de uma pessoa honrada. Independente de partido, o MM é uma das pessoas mais dignas da política paranaense. E talvez será a próxima vítima do PT.
    JE

  29. Sr. Mario Mello

    A sua pobre história política pessoal não foi construída dentro do PT, partido do qual você fisiologicamente se aproximou por estar no poder.

    Nesta discussão o principal não é o fato de que você não me conhece, pois no partido você além da direção, da qual de todas as formas tenta ser um vassalo, mas é tratado apenas como um mero serviçal, não conhece ninguém.

    Não sou um dos figurões do partido aos quais você tenta de todas as formas adula, embora nisto só aumente as desconfianças que eles possuem contra você, já que as suas origens dentro do grupo do Beraldin/Álvaro o descredenciar em nosso partido.

    Também em meus mais de 20 anos de vida partidária nos finados núcleos acabei tendo discordâncias, daí meus questionamentos a burocratização e ao afastamento do partido de suas bases, com as quais continuo me identificando por ainda ser parte, embora tenha me afastado da cúpula por não mais ver nela a expressão de nossa necessidade e esperança de que ocorram as mudanças estruturais em nosso querido Brasil, o que acredito que esteja também acontecendo com o Marquinhos ao tomar tal posição.

    Sr. Mário antes de “bancar de galo em terreiro alheio” vá procurar o “caminhão de mudança de onde caiu”.

  30. lí e reli os comentários sobre essa decisão do suposto “camarada” Cordiolli. Cheguei a conclusão óbvia que são desabafos de pseudos comunistas (exceto Nagib e José) que tem vergonha de pertencer ao PCB e procuraram guarita no PT.
    Comunismo não deu certo nem na terra deles (URSS) vai dar aqui no Brasil?.
    Parabéns ao Blog do Fábio Campana que, democraticamente, vem publicando comentários até mesmo os mais inconsequentes.
    Procurem na mídia dos paises sob o jugo ditatorial comunista se existe essa liberdade de manifestação. Nem sonhando.
    Com esses comunas tupiniquins, Marx e Engels devem estar revirando nos túmulos. Também Leon Trótski, já que foi citado nos comentários.

  31. Claudia Wasilewski Responder

    Isto mesmo Brigitte! Deveriamos montar um novo partido. Eu, vc, Cordiolli, Marmelo e tanto outros. Até parece reunião da UPE e do DCE.
    Que saudade.

  32. Já é de longa data que o PT esta perdendo muito , principalmente a velha militancia.

    Lamentavel.

  33. Lingua de Krocodilo® Responder

    VC é que deve marcar, de preferência num lugar onde não tenha que ouvir o Floris e a sua retórica sobre o retrovisor. E que possibilite eu correr dos botinudos do Jurere, caso seja necessário.

  34. Sem dúvida Marcos Cordiolli fara falta ao Partido dos Trabalahdores, pois seu posicionamento critico, independente, e sobretudo inteligente são qualidades que quase não se encontra em militância partidária, ou são os dogmáticos ou são oportunitas ou carreirista que acabam ficando. a luta continua….lembre das varias cabeças pensando livremente…..o sonho ainda não se desfez…….apenas encontra-se adiado…….

  35. Ze do povo covardão Responder

    Não tenho nada com essa discussão entre o vulgo “Ze do Povo” e o Mario Mello – pois, sequer os conheço – mas me parece que este tal Ze do povo é mesmo um covarde – como discutir com alguem que não se identifica e ainda ataca de forma rasteira?

    Prezado Ze do Povo – vc perdeu meu irmão – penso que vc se auto carimbou como um covarde de marca maior…

  36. Ao Ze do povo covardão (vulgo Mário Mello)

    Sou conhecido por Zé do Povo em toda a cidade industrial, lugar que você como fotocópia de burocrata nunca pisou, nem ao menos quando estava na campanha do Fábio Camargo.

    Meu nome é José Ferreira da Silva, mas pelo qual ninguém me conhece no partido, mas se permanecer a dúvida é só pesquisar nas filiações do partido e caso queira seria um prazer te ver pessoalmente, pois tenho muito mais a lhe dizer!

    Mário você mais do que ninguém sabe que não estou mentindo e se quiser e o Fábio permitir posso ir mais a fundo nas minhas afirmações, já que até agora estou me controlando!

  37. MARIO MELLO + FABIO CAMARGO + PT = FITAS PRTB CONTRA BETO RICHA. ENTENDERAM ESTA EQUAÇÃO? SE NÃO ENTENDERAM É SÓ ESTUDAR LÓGICA MATEMÁTICA BÁSICA….

  38. Daniel Godoy Junior Responder

    mauricio padilha:
    certamente trata-se de um codinome. Na ditadura militar, sujeitos como vc invadiam a casa dos militantes e os sequetravam, na frente de mulher e filhos. Apareça, saia das sombras e vamos nos conhecer…quero muito…só nós dois…não se esconda atrás do anonimato, homem que é homem tem nome e história… vc…tem que se esconder no anonimato e nas sombras…

  39. Marcio l b andrade Responder

    Parabéns pela corajosa atitude, ainda mais por representar a produção cultural que tem de ser autônoma, acredito que os fatos e total descaracterização dos principios basicos do partido , mostra ser um tendencia nacional dos que tem lucides e provam não fazer parte da nefasta associação aos atuais membros e bandeira do PT que muita nos envergonha. sucesso e força !

  40. A QUADRILHA PT SE ALIOU E ROUBOU COM OS BURGUESES EMPREITEIROS , VIVA LAVA JATO E MORO !!! ACABOU COM A FESTA DE BANDIDOS PETISTAS ESQUERDIDAS DE ARAQUE , COVAERDES O VARGAS ROUBOU A CAIXA ROUBOU REMEDIO DE CRIANNÇA
    PT NAO TERA CARGO NEM COMO PORTEIRO DE CEMITERIO

Comente