Uncategorized

Quem é este lutador
que venceu nos ringues
e na política?

Sylvio Sebastiani2

Sylvio-Sebastiani-2

Sylvio Sebastiani completa 80 anos, com direito à grande festa preparada pelos amigos no restaurante Madalosso, nesta noite. Nem todos estarão lá. Eu torço por ele daqui, com amizade e respeito.

Mas o que nem todos sabem é que antes da peleja política, Sebastiani se dedicou a outro combate. Foi o lutador de físico atlético que fez sucesso nos ringues de luta livre em todo o Brasil.

Sebastiani fez parte de muitos combates, mas não era só especialista na modalidade que mistura encenação teatral e luta, depois popularizada no Telecatch — Sylvio era também verdadeiro craque do jiu-jitsu.

Sylvio virou um condotiere político nos idos heróicos do MDB contra o regime fardado e hoje é craque da análise política. Uma história que ainda vai virar livro, assim como a coletânea de seus artigos.

Sylvio-Sebastiani-2

14 Comentários

  1. Quem leva a vida pela decência, pelo idealismo e pela correção políticsa, paga um alto preço.

    Silvio Sebastiani, pagou.

    Só por isso, erece todas as nossas homenagens.

    Parabésn Silvio Sebastiani.

  2. Parabéns e todas as homenagens que este grande homem tanto merece!

    Silvio lhe desejo mais 80 anos de vida!

  3. Parabéns Sylvio Sebastiane, como lutador não conheci, mas sua luta pela ética na política eu ví, sempre cercado de bons amigo e políticos decentes.

  4. Luiz Fernando Pereira Responder

    O Sylvio é uma referência para todos nós; figura cada vez mais rara por aí. Vida longa ao camarada Sylvio Sebastiani!!!

  5. Caro SILVIO SEBASTIANI,
    Fui honrado com seu convite.
    Porém, por motivos imperiosos e alheios à minha vontade, não pude comparecer ao jantar….lamentei muito.
    Explicarei pessoalmente.
    Grande abraço do amigo de 40 anos (de politica, óbvio…rs)

  6. Os amigos também brigam.
    Mas quando os dois, com o tempo e fora do calor dos fatos que os levaram à briga, passam a entender melhor o processo e método de vida de cada um, a reconciliação se estabelece.
    Foi assim entre eu e o Silvio.
    Hoje, mais experiente e maduro, liberto das pressões e entraves da politica, expontaneamente faço a mea culpa em relação ao Silvio Sebastiani, quando tive com ele sério desentendimento, graças a Deus nunca por razões de ordem moral ou de honestidade pessoal, mas parte do jogo politico que nem sempre faz justiça ao mérito pessoal dos envolvidos.
    Mas a altivez do Silvio não impediu que ans mais tarde, quando como advogado em causa publica e eleitoral, recorrese a ele e o Silvio me desse uma certidão original de processo eleitoral que ném mais no TRE eu obteria (aliás é pacifico e todos reconhecem que o arquivo e memória do Silvio são iniguláveis).
    O Silvio chega aos 80 anos como poucos chegam.
    Não só pela qualidade e operosidade de sua vida, mas pela exemplar familia que formou, passando aos filhos a marca e o timbre do mesmo carater e compromisso com a decencia e correção no zelo e preservação do interesse público.
    O depoimento pessoal que este baixinho encardido deu na reunião dos seus amigos, foi uma peça ontológica de uma vida realmente dinâmica e operosa.
    Mas as histórias e estórias do Silvio, fazem parte da história e do folclore politico das últimas decadas da politica paranaense. Verdadeira enciclopédia da vida politica do Paraná, Silvio Sebastiani ainda é peça ativa na articulação dos fatos politicos e sua fabulosa memória ainda um verdadeiro arsenal para os futuros embates que se avizinham.
    Durante a confraternização dos seus amigos entre os quais lendárias figuras como Leo de Almeida Neves, Olivir Gabardo, Caetano Munhos da Rocha, Caio Soares, Tota Braga, Albanor Gomes, Osvaldo Macedo, Hélio Duque, Capitão Hidalgo, Gustavo e Eleonora Fruet, Mario Celso Puglieli, João Cláudio Derosso, fizemos questão de que numa foto histórica se recuperasse o passado glorioso e comum de todos, quando posicionamos ao lado desta figura querida carinhosa e sublimada do Adriano Richa – representando o nosso pranteado Jose Richa e sua familia, o Senador Alvaro Dias e do o nosso cordato e simpático Vice-Governador Orlando Pessutti.
    Esta imagem (sugiro que o blog a publique) serve para lembrar da origem comum e dos tempos em que realmente “o velho MDB de guerra” sob o comando do incansavel e itimorato Silvio Sebastiani, resistia a ditadura e abria as perspectivas da luta pela redemocratização
    Dar parabens à este PARANAENSE, não é apenas cortesia de amigo, que tenho a honra de públicamente faze-lo neste breve depoimento, mas é render tributo a um HOMEM, que chega aos 80 anos com o espirito e a mesma voluntariedade do jovem lutador que percorreu os “rings da vida” sempre peleando o bom combate e por isso soube fazer amigos, preservá-los, renová-los e aumentá-los.
    Dá-lhe Silvio.

  7. Parabéns, Sylvio. Você orgulha a raça humana, com seu jeito simples, seu caráter e seu talento.Que Deus o abençoe!

  8. E chegar como o Sylvio Sebastiani chega aos oitenta e preparado para mais anos de luta política democrática sem medo dos canalhas, é a Vitória com Glória!

  9. Vemos que o Silvio sempre lutou na vida e deu porradas, este imobilizado na foto acima deve ser um garfanhoto, fantasma, um corrupto ou o Roberto ?
    Parabéns Silvio Sebastiani pelos 80 anos.

Comente