Uncategorized

Beto Richa é o melhor candidato, diz Vox Populi

richa

Do horaH News

O prefeito de Curitiba é o melhor candidato do PSDB para disputar a sucessão do governador Roberto Requião. É o que aponta uma pesquisa encomendada pela cúpula nacional do partido, realizada pelo Instituto Vox Populi entre os dias 10 e 18 de julho ouvindo 800 eleitores paranaenses de 49 municípios.

A pesquisa, que será entregue nesta terça-feira, em Brasília, ao prefeito Beto Richa, frustra as expectativas do senador Alvaro Dias que pleiteia a indicação de candidato do PSDB, não só porque está muito distante de Richa como também de seu irmão, Osmar Dias.

No cômputo geral há um empate técnico entre Osmar e Beto – 34% a 32% – mas quando questionados sobre o melhor candidato tucano e o melhor candidato para enfrentar o PT, os paranaenses destacam o nome de Beto Richa.

Numa disputa que exclui o prefeito de Curitiba, o senador Osmar Dias tem quase o dobro de votos (37% a 19%) de seu irmão Alvaro Dias.

Na disputa pelo Senado, o governador Roberto Requião é o preferido no primeiro e no segundo voto. Requião é considerado, também, a maior liderança política do Estado. A pesquisa completa você vê no Leia Mais.

Espontânea

Na pesquisa espontânea para o governo do Estado o nome mais citado é o do governador Roberto Requião, citado por 16% dos eleitores.

Em segundo, o prefeito Beto Richa, lembrado por 8% dos eleitores. Com 7% de citações, o senador Osmar Dias vem em terceiro lugar, seguido do senador Alvaro Dias (3%), e o vice-governador Orlando Pessuti (1%).

Brancos e nulos 5%; não sabem 59%.

Empate técnico

A pesquisa encomendada pelo PSDB nacional aponta um empate técnico entre o senador Osmar Dias e o prefeito Beto Richa.

Osmar Dias – 34%

Beto Richa – 32%

Gleisi Hoffmann – 8%

Orlando Pessuti – 8%

Brancos e nulos – 6%

Indecisos – 12%

Sem Beto

Num cenário sem a presença do prefeito Beto Richa, a liderança é do senador Osmar Dias:

Osmar – 37%

Álvaro – 19%

Gleisi – 10%

Pessuti – 9%

Brancos e nulos – 9%

Indecisos – 16%

O melhor nome do PSDB

O Vox Populi perguntou qual seria o melhor candidato do PSDB para disputar as eleições ao governo do Paraná.

A preferência de 46% dos entrevistados é pelo prefeito Beto Richa; 38% citaram o senador Alvaro Dias.

Prá enfrentar o PT

O Vox Populi quis saber, também, quem seria o mais forte candidato para concorrer contra o PT.

Mais uma vez o nome em destaque é do prefeito Beto Richa, com 40%.

O senador Alvaro Dias vem em segundo, com 29%; e em terceiro o senador Osmar Dias, com 17%.

Senado

O governador Roberto Requião é o preferido dos paranaenses para o Senado.

No primeiro e no segundo voto.

Primeiro voto

Roberto Requião – 43%

Gleisi Hoffmann – 15%

Gustavo Fruet – 9%

Ricardo Barros – 9%

Abelardo Lupion – 3%

Brancos e nulos – 9%

Indecisos – 13%

Segundo voto

Roberto Requião – 19%

Ricardo Barros – 17%

Gleisi Hoffmann – 15%

Gustavo Fruet – 13%

Abelardo Lupion – 6%

Brancos e nulos – 7%

Indecisos – 23%

Rejeição

O deputado Abelardo Lupion, do DEM, é o pré-candidato ao Senado mais rejeitado pelos paranaenses; 19% dos eleitores não votariam nele de jeito nenhum.

A petista Gleisi Hoffmann é rejeitada por 10% dos eleitores; na sequência, Roberto

Requião 8%; Ricardo Barros 5%; Gustavo Fruet 4%.

Poderia votar em qualquer um 23%; não votaria em nenhum 3%. Os indecisos são 28%.

Maior liderança do Estado

O Vox Populi quis saber ainda quem os eleitores consideram a maior liderança, hoje, no Estado do Paraná.

Cada entrevistado pôde dizer o nome de cinco políticos.

O resultado é o seguinte:

Roberto Requião 58%

Beto Richa 38%

Osmar Dias 29%

Álvaro Dias 29%

Gleisi Hoffman 10%

Ricardo Barros 7%

Gustavo Fruet 4%

Jaime Lerner 4%

Orlando Pessuti 2%

39 Comentários

  1. Eu não consigo acreditar que o povão vai de Requião para Senado. quanto mais apanha mais gosta!!!!

  2. Era de se imaginar, alguém que chinga os ativistas do greepeace de “marginais do greenpeace”. Vergonha de ser paranaense!

  3. Apesar de toda midia nas ultimas semanas entorno do nome de Beto Richa o senador Osmar Dias permanece na frente da pesquisa e assim será até o final.

  4. O que fizeram com a prefeitura de Curitiba, em termos de distribuição de cargos em troca da reeleição. Apenas para pensar um pouco. Quanto nossa cidade evoluiu nos últimos 20 anos, no aspecto de política urbana e ambiental, administrativamente. Não vamos falar do tránsito, nem das creches, dos esgotos em nossos rios, pois, isto não vai estar aparecendo no site da prefeitura.
    acredito que não seja só o Senado que cheira mal. Por tudo isso, o futuro para o nosso Estado como será????? Vamos pensar um pouco!!!!!

  5. Dinheiro jogado fora em pesquisas, alguém sabe me dizer quanto custa uma pesquisa deste Vox ou do Parana Pesquisas, so sei dizer que é muito caro…….

    Principalmente esta pesquisas 1 ano antes da eleição dos bandidos…..

  6. Pörque a manchete não 騨 Osmar Dias é o melhor candidato…o beto richa já era, quando deixar a prefeitura de curitiba perde mais alguns pontos, e o osmar dias vai ganhar com o apoio do lula.

  7. Continuo na Minha… Mas que esse Rapaz tem futuro se não se deixar levar pelos componentes da Corja existente. Isso é uma grande Verdade.

    SUCESSO – BETO

  8. Requião ao senado???
    Isso mostra quanto o povo paranaense é desligado das questões políticas do nosso estado.
    Uma pena.

  9. O melhor candidato é o segundo colocado? Então o Internacional foi o campeão da Copa do Brasil?
    Quero ver qual a desculpa do Faxineiro pra essa pesquisa… na última que estava 39% a 31% pro Beto ele disse que o prefeito nem tinha se declarado candidato… agora que se declarou perdeu 7% da intenção de votos e o Osmar subiu…

  10. Eh, Fabio Campana! O Título dessa nota não seria “Osmar Dias lidera preferência do eleitor para o Governo do PR?”. Você tá muito pró-Beto! Cadê a imparcialidade? Essa pesquisa mostra que o Richa é forte na capital, mas patina no resto do Estado. Ou seja; o jogo tá aberto e não tem nada definido.

  11. Alvaro Dias que é pretendente candidato a Governador do PSDB e nunca é sitado nas pesquisas, o Beto que não confirmou, pois esta encima do muro é sempre divulgado.
    Que tal uma pesquisa Alvaro X Pessutti, os dois já declararam que são candidatos, assim fica mais coerente .

  12. O ´Paraná e o Brasil, precisam do Requião, porque contra essa máfia de caixa 2 e os vendilhões do Brasil éééééé´Requião semmmpre, por isso ele é o maior político do Paraná. O povo do Paraná é inteligente e sabe votar, Quando a imprensa bate querendo dinheiro o Requião faz hospitais, asfalto, dà onibus de graça etc. Pau na cachorada, orfã do Lerner.

  13. Ué, mas esta é a pesquisa do PSDB? Se até nesta o RR tá na frente, então estamos roubados…

  14. SYLVIO SEBASTIANI Responder

    Eu e o povo queremos saber porque NUNCA colocam o nome do Senador Álvaro Dias para ser pesquisado sobre a sua candidatura à Governador. Eu declaro aqui:”Estava em uma reunião do PSDB, quando o Senador Álvaro Dias, usando a palavra, declarou que era pretendente e levaria seu nome à Convenção Regional, para ser candidato ao Governo do Paraná”. Em seguida falou o Prefeito Beto Richa e disse:”Não posso decidir agora se serei candidato à Governador, pois tenho que esperar, pois se for, terei que deixar a Prefeitura 2 anos e 8 meses antes de terminar o meu mandato”.Agora faço a reafirmo a pergunta inicial:”Porque é levado o nome de Beto Richa e não o de Álvaro Dias, para as pesquisas? É importante e Democrata a minha pergunta, pois lutei contra a ditadura e agora luto contra a corrupção o disfarce, e enganação ao povo paranaense.

  15. FIM DE CANDIDATURA DO BETO RICHA.

    Estes dados demoinstram claramente que:

    1-O Beto sai candidato, só se for biruta. Colocar DOIS ANOS DE MANDATO DE PREFEITO DE CURITIBA, COM RISCO DE PERDER A ELEIÇÃO, SÓ SE FOR MUITO “CONVENCIDO”.

    2-Esta pesquisa PROVA QUE O TRABALHO DOS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO AO BETO RICHA, PMDB, PSC, PC do B, PRTB e PT, DERAM RESULTADOS, POTENCIALIZADOS PELO ESCÂNDALO DO CAIXA DOIS, DA CORRUPÇÃO MONTADA NO COMITE;

    “-DESGRAÇA DO BETO RICHA-” E DIRIGIDO PELOS SEUS PROTEGIDOS ;

    – MANASSÉS- que foi o secretário preferido do Beto Richa.

    -GARDOLINSKI- que foi o protegido e assessor para Assuntos Comunitários, DA FERNANDA RICHA, QUE FAZ NA FAS, POLÍTICA COM VISTAS AO SUCESSO DO MARIDO, BETO E TRABALHOU PARA ELEGER CANDIDATOS A VEREADORE DE UMA LISTINHA DE CANDIDATOS , QUE O GABINETE DO BETO MONTOU.
    ELEGERAM TODOS OS DA LISTINHA E AINDA SOBROU VOTOS.

    -RODRIGO- gerente da construtora que está atolada em processos adminstrativos na Prefeitura, e que resolveu se libertar desse polvo monstruoso de corrupção, e no peito e na raça denunciou tudo isso que está aí.

    3-Prova que o Feltrin, estava certo ao denunciar corrupção dentro da Prefeitura de Curitiba.

    4-Prova que um ex-presidente do IPPUC estava certo.

    5-Prova que para o Beto sair candidato, COMO OS PUXA-SACOS PLANEJARAM, O BETO DEVERIA ESTAR COM UNS 20 PONTOS NA FRENTE DO OSMAR, E ISTO NUNCA MAIS VAI ACONTECER COM O BETO.

    6-Nem mesmo em Curitiba, o Beto jamais vai fazer aquele percentual de 78% do eleirtorado, pois na pesquisa da Band-News, só em Curitiba, ele fez 63 % do votos dos curitibanos.

    7-Esses 78 % dos votos em Curitiba, ficam para comentários e estudos dos especialistas e marketeiros de campanha política, e p registro desta monstruosa votação que consta no seu diploma que deve ir para um quadro na sala de visitas, só para recordação e para O Beto Richa, poder contar historinhas para seus netinhos. 78 % ? NUNCA MAIS !

    4-Prova que o endeusamento ao Beto Richa, FEITO PELOS PUXA-SACOS, levaram o Beto a subir no SALTO ALTO, e agora estes puxa-sacos começarão a executar o plano B, de retirada estratégica, e DEVEM JÁ ESTAR INICIANDO O PROCESSO DE APROXIMAÇÃO AO OSMAR DIAS, pois a essa gente só interessa a proteção de $UA$ AMBIÇÕE$ PE$$OAI$.

  16. A corrupção do psdb ( criou o mensalão e se espalhou pelo país como o mensalinho aqui do Beto) no Rio Grande o Sul a governadora esta atolada até a ponta do nariz. O Betão não explica nada e faz acordo com fraudadores do erario publico (caso secretaria de Saude), em São Paulo o Zé Cerra segue o exemplo do Alckmim e continua com a grana da Alston. Dai-lhe corrupção com Arthu no senado comandando e liderando a tropa e FHC amoitado na orientação subterranea. Estamos perdidos se correr o bicho pega se ficar o bicho come. REFORMA POLITICA JA. VOTO FACULTATIVO, FIDELIDADE PARTIDARIA ABSOLUTA, CANDIDATURAS INDEPENDENTES. ISSO É UM BOM COMEÇO.

  17. OSMAR DIAS EM PRIMEIRO LUGAR , AGORA QUERO VER O ROSSONI FALA QUE NÃO QUER APOIAR O OSMAR,,, E AGORA ROSSONI,,,,, OSMAR DIAS JÁ É NOSSO GOVERNADOR DALE 12

  18. Desta pesquisa podemos tirar a seguinte conclusão:
    1- O Requião sendo a maior liderança politica do Paraná (Concordo com a pesquis), seu apoio para o Candidato a governador tera um peso muito grande e o candidato do Requião vai subir nas pesquisas e pode ganhar a eleição.
    2- Requião e Gleisi serão os candidatos ao senado eleitos.
    3- Se uma aliança entre PMDB e PT acontecer o candidato desta aliança será o futuro Gaovernador do Paraná.
    4- Com uma aliança entre PT, PMDB e PDT, uma coisa é certa, a coligação elege o Governador, os dois Senadores e a maioria dos Deputados Federal e Estadual e no Paraná o Candidato(a) a Presidente da coligação faz 60% dos votos.
    5- A Pesquisa mostra que o Álvaro esta em decadência mesmo.

  19. Fábio…
    Quer dizer que o Beto não está na frente?
    A pesquisa foi feita pelo PSDB… e nela mostra Osmar com 34 e Beto com 32… e Beto na mídia todo santo dia?????
    O melhor a se fazer é manter a aliança com Osmar candidato a governador…
    Fica Beto, para o seu bem (e dos paranaenses também…..)

  20. O FÁBIO COLOCA UM MATÉRIA QUE OSMAR DIAS TA NA FRENTE DO BETO QUE ANTES TAVA O BETO NA FRENTE E OSMAR VIROU O JOGA…
    COLOCA QUE ESTOU ESPERANDO…. O PREFERIDO DOS PARANAENCE É OSMAR DIAS… TA PROVADO,,,,COLOCA ISSO,

  21. Uma coisa é certa. Beto Richa só abriria mão de seus 3 anos e meio de governo em Curitiba, para candidatar-se ao Governo do Estado se o Osmar Dias não se candidatar. A aliança dos tucanos e os pedetistas tem que ser mantida, senão perdem até para o moribundo PT paranaense, subserviente e eternamente de quatro para o Requião em troca de cargos no Governo.

  22. O resultado mostra a força do Senador Osmar Dias. O Prefeito Beto Richa esta na mídia por ser o Prefeito da capital e deveria estar na frente na pesquisa.
    O Governador Requião demonstra mais uma vez que apesar da sua rejeição no meio politico tem o apoio do povo paranaense.

  23. Em pesquisa tucana, Osmar Dias bate Beto Richa
    4 de Agosto de 2009

    Osmar Dias engole Beto Richa.
    O Vox Populi realizou pesquisa estadual entre os dias 12 e 18 de julho. Ouviu 800 paranaenses distribuídos em 49 municípios. Qual a novidade? Ora, o senador Osmar Dias (PDT) atropelou o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), na corrida pelo Palácio Iguaçu.

    Se as eleições fossem hoje, segundo o Vox Populi, Osmar teria 34% contra 32 do prefeito tucano. Gleisi Hoffmann (PT) e Orlando Pessuti (PMDB) empatariam com 8% cada.

    Na mesma pesquisa, na espontânea, o governador Roberto Requião (PMDB), que não disputará uma nova eleição para o mesmo cargo, aparece com 16%; Richa vem em seguida com 8%; Osmar pontua 7%; Alvaro Dias faz 3%; e Pessuti 1%.

    Os tucanos paranaenses esconderam o máximo que puderam a pesquisa, mas acabou vazando para imprensa nacional e nativa.

    O resultado adverso a Richa fez com ele programasse uma viagem às pressas a Brasília, onde pretende encontrar-se com o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e com o próprio Osmar.

    Ainda não vieram à tona os índices de rejeição e a percepção dos paranaenses, captados na pesquisa Vox Populi, acerca da suposta compra de apoio político e de caixa 2 na reeleição de Richa em 2008

  24. É o Osmar na frente Responder

    A pesquisa mostra Osmar na frente do Beto. O título é outro….
    E olha que o Beto tá com toda a midia falando dele. O Beto não tem rejeição????? Parece que o voo do tucano não tá indo alto.

  25. Oh Fábio Campana!!!!!!!!!!!

    Que PARCIALIDADE hein???
    O teu leitor percebe e isso arranha a tua CREDIBILIDADE.

    A pesquisa deu empate técnico, porém ARRUMAR um jeitinho e dar o destaque para o segundo colocado NINGUÉM MERECE.

    PARE COM ISSO DEIXE DISSO….

  26. Resultado das pesquisas demonstra a liderança de OSMAR DIAS em todo Parana , O titulo terua q

  27. \ Ta errado o titulo da matéria não induz mais ninguem, OSMAR DIAS LIDERA NO PARANA, este teria que ser o verdadeiro titulo, não podemos esconder o sol com a peneira,

  28. oinformantedefoz Responder

    O Senador bateu no teto, porque com 16 anos de mandato, duas vezes secretário da agricultura e concorreu para Governador em 2006 e está empatado com o Beto, pode sair da disputa senador que daqui para frente é só ladeira abaixo, o Beto subindo e você descendo……..

  29. Como sempre, pesquisas pra todos os gostos. Agora Gleise com 8% e Pessuti também….tem angu nesse mingal, tá dificil de acreditar..

  30. esse “informantedefoz” deve ter aprendido a ler ontem… Em março tinha pesquisa informando que o Beto tinha 39%, enquanto o Osmar tinha 31%… então “informantedefoz” quem é que caiu mesmo??

  31. VEREADOR, ELEITO. PAVAI... Responder

    HA HA HA HA HA…MAIS EU TO RINDO ATOA EU JA SABIA QUE ERA TUDO FOGO DE PALHA ,ELE JA VIROU BETINHO..SE FOR INTELIGENTE FICA NA PREFEITURA APOIA O OSMAR DIAS GOV EM 2010 O NOROESTE TA COM VOCE DALI ORTIGAO…12

  32. Todas as conjunturas para o cenário político do Paraná descritas nas mensagens acima são muito prematuras, a diferença de 34 para 32% é pequena e qualquer um desses dois candidatos tem potencial de aumentar a margem de preferência de voto. A “estória” de que o Beto se sujou por causa do partidinho que fez falcatrua nas eleições passadas é lenda…o Osmar pisou feio na bola ao usar passagens áereas para a própria família, ou seja, ninguém é santo, o negócio é escolher o político que erra menos.

  33. CELIO-Sengés PR. Responder

    A CANDIDATURA VENCEDORA DE BETO RICHA AO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ AINDA NEM FOI LANÇADA, QUANDO ISSO ACONTECER O POVO DO PARANÁ PERCEBERÁ QUE SO O BETO RICHA REALMENTE TEM COMPROMISSOS E PROJETOS DE GOVERNO.
    COM RELAÇÃO A OSMAR DIAS, TENHO QUE PERDEU A CHANCE DE VENCER UMA ELEIÇÃO MARAVILHOSA EM 2006, BASTAVA QUE ELE TIVESSE ACREDITADO EM SEU POTENCIAL COMO ACREDITAMOS E QUASE MORREMOS DE TRABALHAR EM PROL DE SUA VITÓRIA, PENSO QUE AGORA PARA EVITAR QUE A GLEISE OU O REQUIÃO GANHEM PARA O SENADO, SOMENTE A CANDIDATURA DO OSMAR DE NOVO PARA O SENADO, ONDE FAZ UM BRILHANTE TRABALHO DIGNO DE ADMIRAÇÃO DOS PARANAENSES.
    E PARA DEMONSTRAR QUE O PREFEITO BETO RICHA TEM O APOIO DO POVO DO INTERIOR DO PARANÁ, DIA 12 ESTAREMOS REUNIDOS EM SANTA FELICIDADE NO MADALOSSO PARA DEMONSTRAR DE PUBLICO NOSSO APOIO PARA A FUTURA CANDIDATURA VITORIOSA, POR DEUS.
    E O POVO DO PARANÁ NAO SE ESQUECERÁ DO MAIOR POLITICO PARANAENSE APÓS A DITADURA. JOSÉ RICHA QUE SAIU DE JOAQUIM TAVORA E FOI ELEITO GOVERNADOR DO PR.

  34. Não lêem com atenção a matéria e depois ficam criticando o Fábio.
    Melhor CANDIDATO do PSDB para disputar a eleição!!! Ninguém falou que ele está na frente na pesquisa. Que o título poderia ser outro, poderia; mas o que está não está errado.
    Começo a desconfiar que os que aqui postam são tão “distraídos” quanto a maioria do eleitorado que, para espanto geral, na pesquisa espontânea escolhem o Requião para GOVERNADOR.

    Ah, que lástima esta educação de quinta que recebe a população…gerou esta legião de analfabetos funcionais. Bem feito pra todos nós, que deixamos chegar a este ponto.

Comente