Uncategorized

Câmara de Curitiba proíbe fumo em ambientes fechados

camara

A Câmara de Curitiba acaba de aprovar, por unanimidade, o projeto de lei do vereador Tico Kusma, do PPS, que proíbe o fumo em ambientes fechados de Curitiba. Lei que afeta em cheio os bares e restaurantes da cidade.

O presidente da Associação Brasileira dos Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo, já anunciou que vai entrar com Ação Direta de Insconstitucionalidade (Adin) caso o texto seja aprovado em todos os turnos e sancionado pelo prefeito Beto Richa.

39 Comentários

  1. Que bom que a exemplo de outras cidades Curitiba se posiciona contrária ao uso do cigarro em ambientes fechados… Só corrgindo, o Vereador Tico Kuzma, autor do projeto, é do PSB e não do PPS como divulgado…

  2. Graças a Deus!

    Quer fumar? fume em casa, fume na rua, em locais abertos. Eu não sou obrigado a fumar passivamente. Os fumantes que se adaptem. E alguém acredita que o movimento nos Bares diminuirão? Eu não. Ou a galera que fuma vai ficar em casa fumando um atrás do outro em vez de sair, beber, dar risada com os amigos, ver umas gatinhas, etc… Até parece! PARABÉNS AOS VEREADORES QUE APROVARAM ESTA LEI.

  3. Bom, fumantes ou não, a verdade é que o cigarro é muito prejudicial.

    Achei válido o projeto do vereador Tico Kuzma, só faço das minhas palavras o que o vereador Denilson Pires falou.

    Assim como tantos projetos absurdos, se é lei, então que entre em vigor e se cumpra.

    Que essa não seja mais uma proibição que fica só no papel. Deve haver uma fiscalização eficiente. Comentário válido o do vereador.

    Com esses projetos, a Câmara começa a recuperar sua imagem. Depois de tantos absurdos, denúncias ou até mesmo projetos ridículos, como o dia da lambaeróbica e o dia do combate à morte súbita!

  4. Absurdo é fumar em lugares fechados!!! Não sou contra a venda de cigarros, afinal de contas quem quiser fumar que se mate (de preferência rápido para não onerar o sistema público de saude). Mas, por favor, mate-se sozinho, e não exale sua fumaça tóxica no ar que eu também respiro.

  5. Eu morei em Boston por 2 anos. Lá é proibido fumar em qualquer lugar fechado, incluindo bares, pubs e boates. Mesmo no inverno, com a temperatura bem abaixo de zero, alguns fumantes saem do local e vão fumar ao ar livre. Voltam para dentro em seguida. Não me lembro de ter ouvido algum deles reclamar. Ao contrário, o que ouvi foram fumantes dizendo que preferem assim, pois os locais não ficam completamente cobertos de fumaça.
    Por aqui, um dos argumentos contra a lei diz que fumantes gastam mais que não-fumantes nesses locais, e portanto a lei é antieconômica. Pelo que vi em Boston, isso é mentira. Os fumantes não deixam de sair à noite por causa dessa lei. O que acontece é que os não-fumantes passam a sair mais. Logo, essa lei é tudo MENOS antieconômica.
    Eu, como não fumante, digo que essa lei é extremamente bem-vinda. Mesmo os fumantes, com o tempo, agradecerão.

  6. MAURICIO MACHADO Responder

    POR INCRÍVEVEL QUE PAREÇA, EM LOCAIS ONDE HÁ AMBIENTES DISTINTOS PARA FUMANTES E NÃO FUMANTES, OS RESERVADOS AOS FUMANTES SÃO MAIORES E MELHORES. HOJE OS FUMANTES NÃO SÃO MAIS MAIORIA E O RESPEITO À SAÚDE DOS DEMAIS TEM QUE PREVALECER. obs: SOU FUMANTE!

  7. PARABÉNS AOS VEREADORES,

    SEUS MANDATOS SERÃO PARA SEMPRE LEMBRADOS POR ESTA DECISÃO INTELIGENTE!!!

    Antes de entrar com a ADIN a Abrabar deveria esperar para ver o resultado da nova lei, que com certeza levará um número enorme de não fumantes a voltar a frequentar os bares e restaurantes.
    E se todos os não fumantes, funcionários ou clientes resolvessem processar a Abrabar pela insalubridade a que ficam expostos em seus estabelecimentos.

  8. Não pode fumar , mas pode beber a vontade e depois sair na rua de carro e matar pessoas a 190 Km por hora

  9. PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! GRAÇAS A DEUS.

  10. ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALEELUUIÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    CADA CIGARRO TEM MAIS DE MIL SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DIFERENTES!!!! PELO MENOS 300 SÃO CARCINOGÊNICAS!!!!!!É O MAIOR CAUSADOR DE CÂNCER QUE A HUMANIDADE TEM NOTÍCIA, CAUSANDO EM PULMÃO, MAMA, TRATO DIGESTIVO E ATÉ NA PROSTATA!!!!!!!!!!

    BEM, EU NÃO SOU CONTRA O CIGARRO POIS GANHO DINHEIRO DE PACIENTES COM CÂNCER, SÓ NÃO QUERO É QUE FUMEM PERTO DE MIM!!!!!!!!!!

    FUMANTE É VICIADO.

  11. Parabens a todos os vereadores que aprovaram essa lei. Em especial ao Ver. Tico Kuzma que teve a coragem de apresentar esse projeto de lei tao polemico. Quem sai ganhando é todo cidadao curitibano. Ao falarem da questao economica, nao se esqueçam que muitas familias deixam de ir a restaurantes e similares por causa da fumaça do cigarro que prejudica seus filhos alem de si proprios. Certamente, em breve, todos ja estarao convencidos que esta é a melhor opção.

  12. Graças a Deus criaram essa lei!!!!
    vc sai hj para um barzinho ou “balada” mesmooo, nao tem como aguentar uma pessoa fumando na sua cara, aquele cheiro horrivel!!
    e fora que a roupa fica em uma situação que é quase de jogar fora!
    Parabens ao Vereador Tico Kuzma, trabalhando e ajudando a população de Curitiba!!!!

  13. BEM FEITO – Acho que a medida deve ser implementada fiscalizada e obrigar os cidadãos a cumpri-la, já que os Fumantes não teem respeito pelo semelhante. Ensine-se-lhes o que esqueceram de aprender em casa usando para isso o rigor da lei.

    Parabéns para a CÂMARA.

  14. Parabéna amigo vereador Tico Kusma, é muito bom saber que alguém pensou em alguma coisa boa. Já era hora disso acontecer….

  15. É… enquanto aprovam leis populistas para entreter o povão, continuam enchendo os bolsos e renovando seu poder.

    Parabéns!

    Que o mundo foi e será uma porcaria eu já sei
    Em 506 e em 2000 também
    Que sempre houve ladrões, maquiavélicos e safados
    Contentes e frustrados, valores, confusão
    Mas que o século xx é uma praga de maldade e lixo
    Já não há quem negue
    Vivemos atolados na lameira
    E no mesmo lodo todos manuseados

    — Raulzito

  16. Concordo mas tem que ter resalvas, em bares não deveria ter a proíbição, é onde o pessoal se reune para beber e fumar. É a mesma coisa que proíbir sexo em motel!

  17. Próximo passo, proíbir a venda, não só do cigarro, mas também de bebidas alcoolicas. Ao invés de bares, bibliotecas noturnas.

  18. Deveria ser feita uma Lei Estadual desta para que em todo o Estado fosse proibido fumar em locais fechados.
    Deputados! Acordem e façam uma Lei igual a esta para todo o Paraná.

  19. Muito bem, finalmente algo importante aprovado!

    As pessoas que não fumam não podem pagar pelas que fumam. E depois ninguém vai morrer por não fumar algumas horas em lugar fechado. Parabens Vereadores.

  20. O que este presidente da Associação Brasileira dos Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo disse sobre a incosntitucionalidade do projeto é irreal, se for assim onde fica o nosso DIREITO FUNDAMENTAL A SAÚDE, expresso tacitamente na Constituição, por quanto tempo fomos privado dele por causa dos fumantes ignorantes.

  21. Quero ver quem vai ter coragem de peitar os bares e restaurantes.
    Pago pra ver! Façam suas apostas!

  22. Brigitte Chaurais Responder

    Em todas as cidades onde o tabagismo está controlado, a população se adaptou e os negócios seguem bem, assim como já ocorre com a aviação, o cinema e os shopping centers no Brasil.
    Os únicos a perderem dinheiro com o controle do tabagismo são os donos da indústria tabagista. Todos os demais segmentos ganham algo muito mais importante que dinheiro: SAÚDE. A falta de controle sobre o tabagismo custa muito caro às pessoas e à sociedade – não há arrecadação tributária que compense o alto custo humano e social. Os comerciantes se adaptam.

  23. CIDADÃO CURITIBANO Responder

    Precisa iniciar pelo prédio da Prefeitura de Curitiba, muitos fumam nos corredores, salas, salões, etc…
    Acho que se sentem acima das leis e não respeitam os cidadãos que ali frequentam.
    Precisamos de bons exemplos……

  24. Olha, fumante pode ser chato… Mas vcs não fumantes são NOJENTOS… Parecem um bando de bichas!!!

  25. Os bares se esqueceram também tem comercio de cigarros e vao peerder esse ganhinho a mais. deveriam ter os fumódromos dentro de cada bar e lugares fechados em geral, mas Requiao é contra isso agora como os fumantes vao poder aproveitar a noite se toda hora vao precisar sair para ‘abastecer’ o vicio. Eu particularmente não sou fumante, mas me coloco no lugar. clasro, é horrivel voltar pra casa com aquele cheiro, mas deveriam pensar e se ovltar tambem ao lado dos fumantes e criar um lugar no local privado para elees.

  26. obrigada, DEUS ouviu minhas orações…agora sim os ambientes ficarão otimo, sem aquela fumaça horrivellllll

  27. Concordo com o comentário de isa. Deveriam ou fazer locais destinados aos fumantes ou então deixá-los sair para fumar e depois voltar para dentro do bar, boate ou danceteria.

    Mas quero ver o cumprimento desta lei realmente: em todas as danceterias que frequento ainda continuam fumando livremente lá dentro. Lei sem a correspondente fiscalização de nada adianta!

  28. Show de bola, a frança era assim desde janeiro de 2008 e os bares continuaram lotados. A diferença ? Somente os fumantes voltavam fedidos de cigarros para casa. Agora pelo menos eu nao terei que lavar uma calça jeans por causa dos viciados…

  29. luiz carlos pauli Responder

    Cuidado dos que falam mal do cigarro. O que estamos vendo, é pessoas morrendo aos montes, justamente as que não fumam. Cuidado, vão voces mesmo acordar e verificar no que digo.

    Oscar Nimemyer, com 103 é fumante.

    Cuidado. Vão cuidar da vida de voces, antes que fiquem chorando com cancer no pulmão e dizer…..”puxa..logo eu que nunca fumei”..

    Que sirva de alerta.

Comente