Uncategorized

Muito barulho na votação do projeto que proíbe o fumo em ambientes fechados

cigarro

A temperatura aumentou na Câmara de Curitiba. Neste momento, as galerias estão lotadas de manifestantes que estão contra e a favor do projeto do vereador Tico Kuzma, do PSB, que proíbe o consumo de cigarros em ambientes fechados. O projeto deve ser votado hoje.

“Não somos contra os fumantes. Somos contra o cigarro e a favor da saúde”, argumenta Kuzma.

A Associação Brasileira dos Bares e Casas Noturnas (Abrabar) faz o maior barulho para derrubar o projeto com o argumento de que 33% da população paranaense e 70% dos frequentadores de bares e restaurantes são fumantes.

18 Comentários

  1. MARAVILHA. Espero que essa Lei seja aprovada e colocada em prática o quanto antes. Trabalho na noite e não fumo. É horrível ter que fumar passivamente e não poder fazer nada. Se querem fumar, fumem longe de mim. Lei importantíssima.

  2. É uma questão de respeito com o próximo.
    E uma falta de vergonha dos fumantes que fumam em locais fechados, pois os que se encontram no local respiram aquela fumaça e podem terem varios males.
    Acho uma falta de educação o fumante jogar fumaça nos outros.
    Concordo com esta Lei.
    Parabéns ao autos desta Lei.

  3. Deixa a galera fumar no boteco. Não fumo mas acho que na noite é diferente de um ambiente de trabalho, por exemplo. Não tem porque proibir.

  4. PARABÉNS ao Estado de São Paulo. Lá é PROIBIDO. Eu não fumo e não gosto de cigarro é uma falta de respeito p/ quem não fuma.

  5. PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE DAR OS PARABENS AO VEREADOR TICO KUSMA PELO PROJETO, E AO ENSEJO DIZER QUE REALMENTE JA PASSOU DA HORA DE PENSAR NOS NÃO FUMANTES.
    SUGIRO QUE ALGUM DOS NOSSOS VEREADORES ELABOREM UM PROJETO BENEFICIANDO O NÃO FUMANTE, ISSO MESMO, O NÃO FUMANTE, OU SEJA, ÀQUELE CIDADÃO QUE FICA LÁ NO SETOR DE TRABALHO DANDO COBERTURA ENQUANTO O FUMANTE GASTA PELO MENOS UNS 20 MINUTOS DE TRABALHO PARA IR ATÉ AOS FUMÓDROMOS E SACIAR O VÍCIO.
    FAZENDO UMA ANÁLISE FRIAMENTE DO CASO, E CALCULANDO QUE UM FUMANTE (NORMAL) CONSUMA PELO MENOS UNS 5 CIGARROS DURANTE O HORARIO DE TRABALHO, NO FINAL DO EXPEDIENTE ISSO VAI CORRESPONDER A 1 HORA E 40 MINUTOS DE TRABALHO A MENOS QUE O NÃO FUMANTE.
    PORTANTO E DE ACORDO COM A CARGA HORÁRIA QUE CADA PROFISSIONAL TEM A CUMPRIR, NESSE CASO, O FUMANTE DEVERIA TRABALHAR 1:40HS A MAIS PARA PAGAR PELAS SUAS AUSÊNCIAS, OU O NÃO FUMANTE SER DISPENSADO 1:40HS ANTES, NÃO SERIA JUSTO!!!
    *EXÔDO 21:24

  6. se é contra o cigarro é contra o fumante! corta a hipocrisia. esse negócio de restringir o fumo é hipocrisia. porque então não se proíbe a venda de tabaco????? não faz mal à saúde????? oras bolas vão às favas! o mundo está ficando cada vez mais careta!
    daqui há uns dias vão proibir a picanha porque faz mal, oras bolas.

  7. Nada contra os Fumantes, sou o que se pode intitular uma “avis rara”, pois a maioria dos ex-fumantes protesta, eu não me incomodo não é porque pude deixar e vou obrigar ou querer que os outros também deixem, a saude é deles não teem tanto direito sobre ela quanto pensam, mas já que acham que teem façam o que lhes der na veneta.

    Agora ninguém é obrigado a Fumar sem comprar cigarro e acender o próprio.

    Então os senhores fumantes que moderem. Fumem em casa, na rua, não no restaurante onde eu estou almoçando ou no bar onde estou com amigos que preferem a boa saúde.

    Não, Absolutamente não ao fumo em lugares fechados a não ser cada um na sua casa.

    Mesmo Assim, quem realmente se gosta e tem o mínimo de respeito próprio, ao fumar em casa o faz perto de uma janela.

  8. VEREADORES

    OS 67% DOS PARANAENSES QUE NÃO FUMAM DEIXAM DE FREQUENTAR A NOITE POR CAUSA DOS QUE FUMAM!!!
    A Abrabar precisa considerar estes potenciais clientes.
    O que dizer de Paris, onde fumar nos cafés era uma verdadeira instituição nacional, e das Tabacarias Italianas e Espanholas, na Europa a Lei antifumo causou a mesma batalha e depois de aprovada não houve qualquer prejuízo, os Cafés continuam lá, mais lotados do que nunca e as tabacarias funcionando como sempre estiveram.

  9. senhores Vereadores parabens pela votação a favor a lei do vereador Tico Kusma,coloquem isso na midia para os eleitores saber que essa casa de lei esta trabalhando para o bem da população.

  10. MEDIDA FACISTA !!! Pretende restringir as liberdades individuais de cada um…

    P.S.: Muito boa Jaja.

  11. caro Marechal o não fumante tem que ter liberdade de não respirar fumaça.
    Que liberdade você quer defender?
    É uma questão de respeito e educação, na verdade não precisaria de Lei se os fumantes tivessem respeito para com os não fumantes.

  12. TAMBÉM CONCORDO COM EXÔDO, POIS NA MINHA EMPRESA TEM GENTE QUE PASSA A MAIOR PARTE DO TEMPO FUMANDO DO QUE TRABALHANDO, ISSO SEM CONTAR QUE APÓS O CIGARRINHO VEM O CAFÉZINHO, VEM A ÁGUA, VEM A FOFOCA DE CORREDOR…… E AÍ POR DIANTE…….
    AJA SACO ESPERAR O (A) CIDADÃO (Ã) FUMANTE VOLTAR PRO TRABALHO.
    E VOU ALÉM, TEM MUITOS QUE DIZEM QUE SAEM PRA RELAXAR (FUMANDO), E VOLTAM MAIS ESTRESSADOS AINDA.
    AÍ O NÃO FUMANTE É QUE PAGA O PATO, TEVE QUE CONTORNAR O CHEFE, ADMINISTRAR O SETOR E POSTERIORMENTE SENTIR O BAFÃO DO (A) FUMANTE….
    QUE ISSO FUMANTES!!!
    NOS POUPEM, DISSO!!!
    VÃO PRA PQP!!!
    EXÔDO 21:24

  13. Estagiário Fumante Responder

    É isso aí, acho que os governantes e donos de empresa tem que obrigar que todos os curriculuns apresentem uma coluna ( ) fumante ou ( ) não fumante, só assim eles vão saber antes de contratar qual será o interesse do novo funcionário, trabalhar ou passar a maior parte do tempo no fumódromo.
    Em tempo: Sou fumante, mas se me derem oportunidade de bom emprego largo essa merda.

  14. Funcionário Público - Ativo Responder

    Tem uma cidadã que “trabalha” com gente que além de chegar as 10:00hs todo os dias (qd vem), depois de tomar o seu cafézinho, ainda tira outra funcionária do setor para acompanha-la até o fumódromo, dizem que vão bater um papinho.
    Ainda bem que ambas não fazem nenhuma falta no setor, se mandassem embora seria um grande favor para com a população, pois a única coisa que fazem é gastarem o dinheiro público com uso de telefone, computador, café, água, banheiro……..e meus ouvidos!!!

Comente