Uncategorized

Pesquisa mostra Dilma Rousseff atrás de Marina, que deve sair pelo PV

1615FP0300.image_pequena_horizontal

O tamanho do estrago feito pela senadora Marina Silva, do PT, na candidatura da ministra Dilma Rousseff, também do PT, finalmente vem a público, em números precisos, em 4 das 81 páginas da pesquisa que o PV encomendou em julho e só anteontem foi entregue, inteiramente tabulada, pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).

No confronto direto entre Marina Silva, que deve sair do PT e entrar no PV, e Dilma Rousseff, Marina perde em um dos quatro cenários, empata em outro e ganha em dois.

A primeira dessas tabelas mostra José Serra (PSDB) com 28% das preferências e Ciro Gomes (PSB) com 16%, seguidos de Dilma (14%), Heloísa Helena (PSOL) com 13% e Marina em quinto, com 10%.

Na segunda, sem Heloísa, Marina sobe e empata com Dilma em 14% (Serra lidera com 30% e Ciro fica com 22%).

A virada da ex-ministra do Meio Ambiente aparece quando Ciro também é tirado da disputa. Nessa hipótese, Serra sobe para 37% e Marina vence Dilma por 24% a 16%. E na última hipótese, em que Aécio entra no lugar de Serra e Ciro continua de fora, Marina aparece em primeiro lugar com 27% das intenções de voto, contra 25% do governador mineiro e 19% de Dilma.

A pesquisa, coordenada por Antonio Lavareda, foi feita por telefone entre 22 e 23 de julho – há 20 dias, portanto – e ouviu 2 mil eleitores de todo o País. A “margem de erro máxima para os totais”, como define o pesquisador, é de 2,2%. Ele recorre a essa expressão porque, segundo explicou, essa margem “pode ser maior em universos menores dentro da pesquisa”.

O próprio Lavareda se diz surpreso com esses resultados. “Eu e a torcida do Flamengo”, afirma. O fato de ser feita por telefone, garante, não torna a consulta inferior às realizadas por outros métodos. “Veja que, nas pesquisas em domicílios, muitos moradores de apartamento ficam de fora porque o zelador não deixa entrar”.

Tanto Lavareda quanto o presidente do PV, José Luiz Penna, alertam para o significado desses números: a pesquisa foi montada, primordialmente, para balizar o partido com vistas à disputa eleitoral de 2010. Mostrou, a propósito, que ele é ainda desconhecido e as grandes questões nacionais continuam sendo saúde e educação. Em uma das tabelas, o PV tem a simpatia de 1% dos eleitores consultados, num contexto em que o PT lidera com 11%, o PMDB tem 6% e o PSDB 2%.

“Os cenários eleitorais são parte dessa tarefa e mostram que nossa causa é uma forte preocupação da sociedade”, observa Penna. De qualquer modo, ele se diz “feliz com a densidade eleitoral” da senadora. E, embora nem pertença ainda ao PV, Penna entende que ela “já sinalizou para o País quais são as suas esperanças”.

19 Comentários

  1. Isto mostra que o candidato do PT será o futuro Presidente, pois tanto os votos de Dilma quanto de Marina são votos do PT e as duas ainda não são muito conhecidas, assim que iniciar a campanha e o Povo ver quem é o candidato do PT com certeza vai subir nas pesquisas e ainda ganha no 1º turno.
    Dale PT.
    Não sou petista mas reconheço que o PT tem feito um bom trabalho no poder, e por isso irá vencer a próxima eleição.
    Só não ve quem não quer.

  2. O Povo não é burro, e não vai embarcar nessa canoa furada de Dilma (mentirosa), petista apoiadora de Sarney e Renan Calhorda, não dá mais para enganar!
    Esta na hora de mudança, fora PT!

  3. Achamos que veio em boa hora este furacão eleitoral chamado ‘Marina Silva’ (só falta alegarem parentesco com o atual presidente, declarando sua inelegibilidade), que seja bom enquanto dure ou até que não se fortaleça nas mentes dos pedetistas a proposta defendida pela companheira Edialeda Salgado do Nascimento, que em nome do Movimento Negro do PDT lançou o senador Cristovam Buarque para a presidência da República. Perderemos precioso tempo se não marcharmos rumo à Convenção Nacional de 2010 unidos em torno de um projeto próprio, empunhando os ideais de Leonel Brizola livres de tergiversações, tanto para aspirar ao poder central e nos estados quanto pela simples presença no processo eleitoral.

  4. Apocaliptico... Responder

    Marina vai pro PV com força e grupo. Quem vai segurar? Alguém tem dúvida que no PV do Paraná haverão mudanças? Nos jornais aperecem notícias de uma verdadeira refundação dos verdes.

    Enquanto isso o meu PT perde uma heroína…

  5. Que MARAVILHA. Há que tirar Votos dessa Dilma, mesmo a gente sabendo, ele mesmo já disse “vou eleger a Dilma” é o nosso dinheiro, ou o que sobrou dele para comprar votos e isso é duplamente sério, porque se a Dilma for presidente, ainda acho que não. O Brasil vai para o Brejo SIM.

  6. Se tem que ser uma mulher que seja ela. pelo menos até hoje ela teve uma vida política inabalada. É só confiar a esquecer de que partido é ou a que partido vai.Vai…

  7. Lula paga o preço por colocar o nome da Dilma muito cedo. Ela é candidata desde 2007!!! Neste tempo todo, partindo da confirmação de que ela era a preferida do presidente, os olhos da opinião pública e da imprensa se voltaram para ela. Natural. Quem quer ser candidato a cargo público deve se submeter a todo e qualquer escrutínio público vindo da sociedade. E nesta fase do processo, Dilma mostrou que não é aquilo tudo. Denúncias sobre dossiês contra adversários, pressões pra cima de subalternos e um humor (que humor!!!) que extrapolou gabinetes e corredores para ganhar olhos e ouvidos do eleitorado ajudaram a compor uma imagem não muito favorável para a ministra. O PT corre sério risco de ter o presidente mais popular da história, mas que não consegue cabalar força para sua candidata preferida. Trágica ironia. O resultado dessa equção é perigoso: o partido pode voltar a ser uma legenda nanica, como no passado. Terá valido a pena centralizar na figura de Lula, se isso acontecer?

  8. Marina vai surpreender não somente o PT, mas principalmente tirará votos do Serra, daquele grupo que só vota em serra porque tem antipatia pelo PT, não por gostar do PSDB. Com isso as chances de Marina conquistar a vaga no segundo turno sobe muito, ficando a decisão para o segundo, onde as forças se obrigam a se conformar numa nova frente, que a meu ver favorece a eleição de Marina, por ter o apelo do novo, com uma bandeira que de desenvolvimento sustentável, que desagrada apenas uma ala pequena de ruralistas menos esclarecidos, mais preocupados com o lucro a curto prazo.

  9. Campana,
    Porque você não informa a fonte da informação, que é o Jornal Estadão? E PESQUISA POR TELEFONE? UMA BALELA… E O POVÃO QUE NÃO TEM TELEFONE, NÃO VOTA?

  10. O Estado de S. Paulo – O tamanho do estrago feito pela senadora Marina Silva (PT-AC) na candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT) finalmente vem a público, em números precisos, em 4 das 81 páginas da pesquisa que o PV encomendou em julho e só nesta terça-feira, 11, foi entregue, inteiramente tabulada, pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). No confronto direto entre Marina e Dilma, em quatro cenários, a senadora perde em um, empata em outro e ganha em dois. A primeira dessas tabelas mostra José Serra (PSDB) com 28% das preferências e Ciro Gomes (PSB) com 16%, seguidos de Dilma (14%), Heloísa Helena (PSOL) com 13% e Marina em quinto, com 10%. Na segunda, sem Heloísa, Marina sobe e empata com Dilma em 14% (Serra lidera com 30% e Ciro fica com 22%). A virada da ex-ministra do Meio Ambiente aparece quando Ciro também é tirado da disputa. Nessa hipótese, Serra sobe para 37% e Marina vence Dilma por 24% a 16%. E na última hipótese, em que Aécio entra no lugar de Serra e Ciro continua de fora, Marina aparece em primeiro lugar com 27% das intenções de voto, contra 25% do governador mineiro e 19% de Dilma. A pesquisa, coordenada por Antonio Lavareda, foi feita por telefone entre 22 e 23 de julho e ouviu 2 mil eleitores de todo o País. A “margem de erro máxima para os totais”, como define o pesquisador, é de 2,2%. Ele recorre a essa expressão porque, segundo explicou, essa margem “pode ser maior em universos menores dentro da pesquisa”.

  11. eu vou de Dilma,ganho vale gas,vale geladeira,vale cesta basica,não pago luz e agua,tenho uma casa do PAC que nunca paguei,querem mais para não eleger a companheirada,POVÃO.

  12. Em uma visita recente ao Acre para inaugurar um terminal de passageiros no Aeroporto de Cruzeiro do Sul o Lula além de cometer a indelicadeza de não ter convidado a Marina para o evento em seu próprio estado em seu discurso deu uma indireta na senadora, a qual durante o período em que ela esteve como ministra ele a acusava de dificultar a concessão das licenças ambientais:

    “A gente está fazendo um grande viaduto no Rio Grande do Sul, ligando a BR-101, que vai trazer muita gente da Argentina para o Brasil e muita gente do Brasil para a Argentina. Esse túnel tem mil e poucos metros, e encontraram do lado do túnel uma perereca. Todo mundo aqui sabe o que é uma perereca. Pois bem, aí resolveram fazer um estudo para saber se aquela perereca estava em extinção. Aí teve que contratar gente para procurar perereca, e procure perereca, e procure perereca… Sabem quantos meses demorou para descobrir que a perereca não estava em extinção? Sete meses, a obra parada. Eu espero que aqui no Acre não apareça nenhuma perereca na ponte do Rio Juruá. Não é possível.”

    Será que chegou a hora da “perereca” dar o troco?

  13. O ITA está desinformado pq se a Marina se candidatar será pelo PV e não pelo PT. E mais ela se aceitar concorrer irá roubar votos principalmente da candidata Dilma e muito pouco do Serra pelo perfil dos eleitores. É por essa e outra que “expressões” do PT correram atrás dela a semana toda no intuito de demovê-la dessa idéia. Só se esqueceram que ela é diferente, não tem preço, não há negociação dessa natureza c/ ela. Instalou-se o pânico no PT.

  14. O PT ñ é + PT, rasgou fora sua cartilha, seu norte e sul e quem é PT de verdade como a Eloisa Helena, a Marina e outros foram expulsos ou jogados fora. O país está órfão do PT, o PT evaporou nas malhas do governo e se prostituiu + q qualquer outro partido q já participou do governo; onde estão os caras-pintadas? A população tem q pedir desculpas ao Collor!!!

    Espero q a população
    saiba escolher bem na próxima eleição. Eu mesmo já sei em quem ñ vou votar, ñ voto no PT. Daqui até lá, vou ouvir as propostas dos postulantes e vou escolher.

    Vamos lá BRASIL!!!!!!!

Comente