Uncategorized

Ministério Público acusa Igreja Universal de lucrar com a doação dos fiéis

edirmarcedo1_76

A revista Veja que chega às bancas neste domingo traz matéria devastadora sobre os lucros da Igreja Universal do Reino de Deus, cujo criador, patrono e beneficiário é o bispo Edir Macedo (foto), que acumulou fortuna inigualável tomada dos fiéis como doações. A matéria é a que segue:

O Ministério Público de São Paulo acusa Edir Macedo e mais nove integrantes da Igreja Universal de usar o dinheiro de doações de fiéis para fazer negócios e engordar o próprio patrimônio.

Há 32 anos, os templos da Igreja Universal do Reino de Deus recebem ricos e pobres, crédulos e descrentes, doentes, despossuídos e desesperados. A todos a igreja oferece consolo e, muitas vezes, também uma porta de saída para escapar do vício, do crime e da solidão. Mas cobra caro por isso. Baseada numa particular Teologia da Prosperidade, a Universal, fundada e chefiada pelo bispo Edir Macedo, prega que a maior expressão da fé são as oferendas de dinheiro à igreja (e também de carros, casas e cheques pré-datados).

A ideia de que “quanto mais se doa, mais Deus dá de volta”, levada ao paroxismo pela eloquência dos bem treinados pastores da Universal, já fez com que almas crédulas arruinassem seus casamentos, suas finanças, suas vidas.

O Código Penal, contudo, não alcança práticas religiosas. Em linhas gerais, se um brasileiro quiser doar tudo o que tem a qualquer igreja, está livre para isso. E quem receber a doação também não encontra empecilhos na legislação. O que não se pode é tapear a lei – e é precisamente isso o que vem fazendo Macedo e outros nove integrantes da cúpula da Universal, segundo uma peça de acusação elaborada por promotores do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo. A partir da denúncia oferecida pelo Gaeco e aceita pela Justiça na última segunda-feira, Macedo e seu grupo tornaram-se réus em um processo criminal sob as pesadas suspeitas de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Com base numa investigação de dois anos, o MP afirma que Macedo e seu grupo converteram-se em uma organização criminosa ao usar as doações de fieis para engordar seu próprio patrimônio – no caso do bispo, nada desprezível. Além de dono de 90% da TV Record, Macedo e a mulher, Ester Eunice Rangel Bezerra (ela dona dos outros 10% da emissora, segundo aparece no contrato de concessão) têm uma coleção de imóveis que incluem, apurou VEJA, dois apartamentos em condomínios de luxo em Miami, nos Estados Unidos: o primeiro, em nome de Ester, foi comprado em 2006 e está avaliado em 2,1 milhões de dólares. O segundo, registrado em nome do casal, foi adquirido no ano passado e custou mais do que o dobro do primeiro: 4,7 milhões de dólares. Ambas ficam na Collins Avenue, um dos endereços mais sofisticados da cidade.

Denúncias – Segundo a denúncia do MP, além de enganar os fieis embolsando o dinheiro que deveria ter destinação religiosa, a Universal burla o Fisco ao aproveitar-se de sua imunidade tributária e fazer transações comerciais. A imunidade fiscal assegurada pela Constituição às igrejas baseia-se no princípio de que seu patrimônio, renda e serviços visam à atividade religiosa, e não ao lucro. Quando o dinheiro dos fieis é usado para comprar empresas e jatinhos – caso dos pastores da Universal, segundo o MP -, a Justiça tem de ser acionada.

Em 1997, uma auditoria da Receita Federal sobre as contas da Universal produziu um relatório defendendo que ela perdesse a imunidade fiscal, uma vez que a igreja vinha fazendo uso do benefício para ganhar dinheiro. Com base no documento, tramita na Justiça Federal desde 1997 um processo em que o Ministério Público Federal tenta cancelar a concessão da Rede Record ao bispo Macedo. O MP diz que, embora o contrato esteja em nome de pessoas físicas (dele e de sua mulher), a TV teria sido comprada com dinheiro de pessoa jurídica, a Igreja Universal, o que é vedado por lei.

Entre 2001 e 2008, a Universal, segundo os promotores, amealhou 8 bilhões de reais de seus cerca de 8 milhões de seguidores. Metade dessa dinheirama foi parar em contas bancárias da igreja por meio de 4 015 depósitos em espécie – direto das sacolinhas dos dízimos. A outra metade chegou, principalmente, por meio de transferências eletrônicas provenientes de filiais da igreja espalhadas pelo país. A partir daí, o esquema funcionava da seguinte maneira, de acordo com a acusação: a maior parte do dinheiro era repassada, a título de “pagamentos”, para empresas de fachada controladas por integrantes do grupo, a Cremo Empreendimentos e a Unimetro Empreendimentos.

Ambas movimentaram, entre 2004 e 2005, mais de 70 milhões de reais, ainda que não tenham oferecido no período qualquer serviço ou produto, segundo atesta a Secretaria de Fazenda de São Paulo. Da Cremo e da Unimetro, o dinheiro dos fieis era enviado para empresas sediadas em paraísos fiscais: a Investholding, nas Ilhas Cayman, e a Cableinvest, nas Ilhas do Canal. De lá, retornavam ao Brasil disfarçado de empréstimos para pessoas ligadas à Universal, que usavam os valores para transações nada religiosas. Apesar do emaranhado trajeto percorrido pelo dinheiro, ele, na verdade, nunca saiu das mãos da cúpula da Universal.

O Gaeco sustenta que foi esse o esquema usado pela igreja para comprar, por exemplo, a TV Record do Rio de Janeiro (em 1992, por 20 milhões de dólares) e a TV Itajaí, de Santa Catarina. Ao todo, o império de comunicação da Universal reúne 23 emissoras de TV, 42 emissoras de rádio e outras 12 empresas. O do bispo prospera na mesma medida. Em 2007, ele se esmerava na construção de uma casa de 2 000 metros quadrados em Campos do Jordão (SP), no valor de 6 milhões de reais. Naquele tempo, já era proprietário de outra casa na mesma cidade, comprada nove anos antes por 600 000 dólares. Some-se a isso os imóveis de Miami e não restará dúvida de que Macedo é um abençoado. Resta saber se à luz da lei tanta prosperidade também poderá ser comemorada.

Na semana passada, o profano e o religioso se confundiam na programação da Rede Record. No horário nobre, o Jornal da Record reagiu às denúncias contra Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, por meio de reportagens que atacavam o Ministério Público e a concorrente Globo. De madrugada, um programa da própria igreja veiculado na emissora, o Fala que Eu Te Escuto, repetia as mesmas reportagens à exaustão. É mais uma evidência de que, a despeito das afirmações de independência da emissora, Universal e Record são metades inseparáveis de um só organismo.

Pessoas ligadas à igreja ocupam a maioria dos cargos de direção da emissora. A Universal repassa anualmente à Record montantes crescentes de recursos – foram 240 milhões de reais em 2006, 320 milhões em 2007 e 400 milhões em 2008. Pertencem a ela, ainda, alguns dos principais imóveis onde a Record está sediada. Boa parte das regalias de seus executivos não sai do caixa da própria emissora: na semana passada, VEJA constatou que um deles mora num imóvel pertencente à Cremo, uma das empresas do esquema de lavagem de dinheiro denunciado pelo Ministério Público.

A comunhão espiritual entre Record e Universal também se dá pela via contrária: a igreja se utiliza fartamente dos recursos e do material produzido pela emissora. Num dos QGs de Edir Macedo – o templo localizado na Avenida João Dias, em São Paulo, onde ele e seus principais auxiliares moram quando estão na cidade -, carros de reportagem da emissora ficam à disposição dos bispos. As equipes do Fala que Eu Te Escuto utilizam equipamentos da Record para produzir entrevistas nas ruas – e seus repórteres exibem o microfone com logotipo da rede. Nos bastidores da emissora, artistas e jornalistas reclamam de ver suas atrações na Record serem recicladas no programa dos bispos – sem ganhar adicional de salário por isso.

65 Comentários

  1. Este Bispo Edir Macedo segundo o Ministério Público é um homem da pior espécie.
    Explora as pessoas mais humildes através de pastores bem treinados, preparados.
    Eu já participei de cultos na Igreja Universal e da prá perceber claramente que o foco principal são as oferendas.
    Usam a religião, a palavra de Deus para enriquecer. A Justiça deve ir a fundo nas investigações e punir exemplarmente esses mafiosos.

  2. Vc vai entrar nesse joguinho da Globo, que ganhou tudo dos milicos na época da ditadura. Que Feio

  3. Edir Macedo é uma grande vergonha para os evangélicos sérios e de respeiro. Para muitos nem é considerado um pastor evangélico na atualidade tamanho o distanciamento dos propósitos básicos da doutrina. Há muita materialidade e pouca espiritualidade na sua existència.

  4. Não é a Globo que forma as minhas opiniões. Quem é só um pouquinho atento sabe da exploração que é feita pela Igreja Universal utilizando a biblia, a palavra, para extorquir dinheiro dos seus seguidores.
    Não podemos usar as origens duvidosas da Rede Globo para justificar as ações do ¨BISPO EDIR MAI$$$CEDO.
    A grande imprensa -Estadão, Folha de São Paulo, a Veja, a revista Época, o Ministério Público também estão a serviço da Rede Globo?????

  5. O Pato Curitibano Responder

    É a velha história se repete. O filme é velho, como as reprises da globo. A globo desviando o foco dos problemas mais sérios do Brasil. E o povão embarcando novamente na canoa furada, fazendo papel de defensores da moral e dos bons costumes. Lembram da Escola Base de São Paulo? Também foi destaque na globo. Lembram do resultado? Se o povo fosse mais racional que emocional, este país estaria num nível bem diferente. Segue o cortejo.

  6. Bem, que deve haver alguma maracutaia contábil, isso é natural, já que esta está até nas contas de Petrobrás porque não nas do Edir Macedo dizem que um dos princípios do direito é a igualdade.

    Por outro lado ele nunca viu um centavo meu, e nem vou fazer nada nas igrejas dele. Dá quem quer e se quer.

    Depois se vamos investigar o que é feito com o dinheiro dos fieis. Deixem só eu fazer uma pergunta, se é que o Fabio a deixar passar: de onde acham que vem o dinheiro da igreja católica?

    Na Verdade isso é armação da Globo que acostumada à solidão manipula as noticias como quer, e como se mostra incompetente para competir de igual para igual recorre às Baixarias.

    Mas ainda deixo mais uma pergunta: Será que a Rede Globo aguentaria um sindicâncias Correta e bem feita?

    Cuidado com as telhas. E aprendam a Jogar Limpo, Com trabalho e dignidade.

    Há, não, não sou evangélico e não concordo com o que faz Edir Macedo, mas concordo menos ainda com golpes baixos.

  7. Carla, leia direito: quem acusa é o Ministério Público de São Paulo…a reportagem citada é da Veja…

  8. SARNEY PRA SE COÇAR Responder

    Eu acredito que estamos no fim dos tempos. E como a própria Bíblia diz sobre os que fizeram a obra de Deus com segundas intenções : Apartai-vos de mim malditos, para o fogo eterno.
    Julgar não é a nossa missão. Cada um vai dar conta de si.

  9. Ficou bilhionário o senhor Edir Macedo. A fé que tanto move os homens,quando é insana e praticada fora da razão, leva-os , as vezes, a cometer as coisas mais tolas do mundo. Dentre elas, a delapidação patrimonial. Deus, jamais precisou de bens materiais dos outros, pois tudo é dele mesmo. Se temos bens, conquistados, são frutos de nosso trabalho arduo, mas sempre não passa de um emprestimo passageiro, que com nossa morte física, acaba ficando na terra. Os fanaticos da fé, são uma espécie de ludopatas espirituais, que jogam ou dão todos os seus bens materiais para “Deus(edir macedo disfarçado)” com a promessa de que no futuro terão duas vezes ou mil vezes mais, ou mesmo para entrerem no “Reino dos Céus”. Na verdade dão para receberem em dobro, então se tornam também “Agiotas de Deus”. Para que Deus quer seu carro? sua casa? seu terreno na praia? seu dinheiro do banco? Hein! para que? É justamente apostando na fé incauta do povo, que muitos exploradores da fé, enrriqueceram, deixando o fiel da igreja na pobreza, mas com a alegria e esperança que um dia receberá tudo em duas ou tres vezes mais. Usando sempre a figura do “diabo”(aquele que persegue, que arma ciladas, que destrói), essa igreja universal, vem atemorizando os homens fracos desta terra e tornando seus pastores evangelicos em criaturas milhionarias. O fiel sempre é colocado na condição analoga a de um subserviente ser, enquanto que os “Pastores” os representantes de Deus! ´E isso aí, parabéns ao MINISTERIO PUBLICO DE SÃO PAULO, que deveria ser seguido pelos demais Ministerios publicos do Brasil para que de uma vez por todas o povo pudesse ser protegido contra essa bacteria maligna da fé cristã, chamada de IURD.

  10. O Rede Globo nunca foi “Santa”, isso todos sabem, porém, essa forma que a record está se colocando (como coitadinha, que está sendo atacada injustamente) está quase redícula. Pois bem, se a Rede Record não tem nada com a Universal ou que a Universal não tem nada com as acusações, eles estão se queimando tanto pq? Estão com medo do que? Deixa o MP invertigar! “Se”, como dizem, a “igreja” não é nada disso que estão falando – e que Edir Macedo usa o dinheiro “Corretamente” pronto…. ponto pra eles e pau na Globo.
    Agora, que a coisa está feia para a “IURD”… isso está.

  11. De novo! Sempre que se quer desviar o foco da podridão em brasília usam a igreja universal e o edir macedo como bucha de canhão. não sou da universal e nunca fui, mas, não sou burra! tá na cara que é cortina de fumaça.

  12. Vivemos num país laico e temos que conviver com todas as religiões, sem exceção, desde que elas cumpram as leis e
    não utilizem o púlpito para enganar e enriquecer em Cristo.
    Política, futebol e religião, quando mal dirigidos tendem a desvirtuarem-se e perdem os seus objetivos que é satisfazer e dar esperança às pessoas.

  13. JUSTIÇA.

    Fico observando os comentários, as notícias e comparando a Igreja Universal, com a Igreja Católica.

    Aí então me vem à cabeça lembranças de fatos passados, que em nada diferem deste caso atual.

    A Igreja Católica, faz pesados invesimentos de suas arrecadações na Europa, e obtém altos lucros.

    Voces lembram do caso do Banco Ambrosiano ?

    O Edir Macedo montou a Igreja Universal, nos mesmos moldes jurídicos da Igreja Católica. Assim a crítica que vale para uma, vale para a outra tambérm.

    Detalhe histórico.

    A Igreja Católica durante séculos viveu a custa dos impérios e dos estados no mundo inteiro, quando então recebeu benesses, terrenos, etc. onde fez a sua fortuna desmedida, que niguém sabe quanto é.

    Já a Universal, nunca recebeu estas benesses.

    JUSTIÇA, é ser justo.

    Obs. Sou católico, amigo da verdade.

  14. Marcelo Mirosmar Responder

    Não gosto do Edir Macedo, aliás, de nenhuma doutrina religiosa. Mas defendo o direito das pessoas darem o que quiserem e para quem quiser e estas pessoas que ganham dos manés, tem todo o direito de fazer o que bem entenderem com o dinheiro, até mansões de luxo e outras coisas, tudo declarado, claro.

    Agora, o que não dá para entender é a Globo se roendo de inveja, só porque tá perdendo feio no Ibope… Vai trabalhar decente família Marinho.

  15. Hóóóóó que novidade que a igreja universal, é na realidade uma fábrica de arrecadar dinheiro, dinheiro e dinheiro dos fieis que são todos um tolos.

    Disto, todos sabemos, mas o que a GLOBO está fazendo é colocar lenha na fogueira, pois esta perdendo IBOPE para a RECORD.

    Brasil, um País de tolos

  16. O povo que elege Lula e vai eleger Dilma, é o mesmo que dá dinheiro para esse safado, povo burro é povo enganado em todos os sentidos.

  17. V.Lemainski-Cascavel Responder

    Será que para chegarmos a Deus temos que passar por grandes templos? Redes de rádio e TV
    Jesus projetou-se por ser missionário e fazer pregações entre os pobres.
    Ao longo dos tempos, muitas religiões foram a vergonha de humanidade, e, ao que parace, mudou-se apenas a forma de enganar.
    Percebo pouco religiões falando e fazendo caridade, visitar doentes, ser solidário diante das dificuldades. Vemos a cada dia mais pessoas deprimidas e vítimas fáceis dos oportunistas. Aulas de religião (qualquer uma) saíram dos currículos escolares.
    É bom que a imprensa denuncie esses fatos. Podemos fazer um juízo a respeito do assunto e muitas vítimas abrirem os olhos.

  18. Engraçado se é so parar e refletir um pouco as Eleições ja estão ai!!! Que escandalo maior do que falar mal da Igreja Universal para tirar o foco do que acontecesse no Senado.
    Isso não passa de uma jogada da globo que sempre tenta manipular as pessoas fazendo com que as mesmas não tenham opinião propria.Pode ter certeza que a globo ira apoiar algum canditado a Presidencia pode ser o Serra??? Quem Sabe????
    Mais uma vez ira tenrar manipular as pessoas.

    Robert

  19. Quem acusa a Universal de lavagem de dinheiro entre outros crimes é o MPF e não a Rede Globo como alguns seguidores desta seita,travestida de igreja.
    Acho que Universal deve promover lavagem cerebral para os seus “fieis” ficarem tão alienados a tal fato que é evidente.

    Att

    André Sobania

  20. NÃO SOU ADVOGADA DA GLOBO, MAS NINGUEM AGUENTA MAIS OS PROGRAMAS EVANGELICOS NA TV, SE VC NÃO TEM TV POR ASSINATURA, A UNICA ALTERNATIVA É A GLOBO. SOU CATOLICA, E NADA TENHO CONTRA OS EVANGELICOS, MAS ELES NÃO SE PREOCUPAM COM OS PROBLEMAS ESPIRITUAIS, MAS SIM COM OS MATERIAIS, PODE OBSERVAR OS FIEIS EM SUA GRANDE MAIORIA SÃO PESSOAS HUMILDES, JÁ OS PASTORES MORAM EM MANSÕES E SÓ ANDAM DE CARRÕES IMPORTADOS SAPATOS DE CROMO ALEMÃO E TERNOS IMPECAVEIS. ELES PREGAM A MÁXIMA, VEM A NÓS, E AO VOSSO REINO NADA.

  21. DÁ QUEM QUER…..RECEBE QUEM PODE….PIOR MESMO É SER ROUBADO POR AQUELES QUE OCUPAM CARGO PÚBLICO, ELEITOS PELO POVO, PARA TRABALHAR PELO POVO E NÃO PARA ROUBAR……SOU CATÓLICO, MAIS A DOAÇÃO DOS EVANGÉLICOS NÃO É FEITA SOB AMEAÇA, ENQUANTO O POVO BRASILEIRO TEM QUE DOAR NA MARRA ATRAVÉS DE IMPOSTOS QUE NÃO VOLTAM EM FORMA DE NENHUM BENEFÍCIO PRA POPULAÇÃO…
    EXEMPLO. SE VOCE NÃO PAGAR IPVA, PERDE O AUTOMÓVEL;
    SE VOCE NÃO PAGAR O IPTU, PERDE A CASA…E ASSIM VAI…QUEM É MAIS LADRÃO…EDIR MACEDO OU NOSSOS GOVERNANTES??????QUEM SOUBER POR FAVOR ME RESPONDA.
    OBRIGADO.

  22. Credo tem ¨MANɨ que só assiste a Rede Globo.
    1. A denuncia é do MINISTÉRIO PÚBLICO;
    2. A grande imprensa repercutiu a denuncia -Folha de São Paulo, o Estadão, a Veja, a Época, Correio Brasiliense entre outros;
    3. Que mania que alguns manés brasileiros tem de querer justificar um erro apontando outro.

  23. a MAIORIA DAS IGREJAS EVANGELICA, SAO BOAS, MAS AQUELAS QUE NAO PEDEM DINHEIRO DE UMA MANEIRA DESCARADA OS FALSOS PROFETAS JA FORAM ANUNCIADOS A DOIS MIL ANOS . A UNIVERSAL E A DO R R SOARES SO PEDEM DINEIRO ANALIZE VOCE SE ISTO E DE DEUS

  24. mauricio cavalcanti Responder

    Muitas pessoas estão equivocadas, o problema não é com a Globo, o problema é que uma quadrilha liderada por Edir Macedo ilude estes pobres coitados até com diplomas assinados por Jesus CVristo. E o povo prefere ser roubado, enquanto o malandrão vive com todas as mordomias em Miami. Os fiéis da Universal devdem parar para pensar como Edir Macedo, um home m pobre, conseguiu essa fortuna toda? Com a grana de vocês. Ou então ele descobriu como plantar uma árvore que dê dinheiro. Parem de dar o dízimo para a Universal. Troquem, dêem o dízimo para instituições de caridade que realmente ajudam, Deus vai se agradar das ofertas.

  25. LADRÃO, PILANTRA.SEM VERGONHA, E AINDA TEM IDIOTA QUE DA DINHEIRO PARA ESTES LADRÕES.PIOR DO QUE ESTE LADRÃO SÓ O OUTRO LADRÃO UM TAL DE JOSÉ SARNEY.

  26. Bom para voçe desfrutar de um clube, tem que pagar, para voçe ir á uma igreja tem de pagar, para voçe ir á uma festa tem de pagar, para voçe casar tem de pagar, para voçe morrer tem de pagar,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  27. As pessoas estão fazendo uma miscelânea com esse assunto.
    1 – O MP investiga , e acusa o TJ julga.
    2 – A TV Globo tem a responsabilidade de divulgar já que as outra não o fará e se o fizer não será isenta e imparcial , e inocência achar que a Recor o faria .
    3 – A igreja católica esta assistindo tudo de camarote a situação de seu clone religioso.
    Pois bem tanto a igreja Católica quanto a Universal são negocio dirigidos por profissionais que tem por objetivos , primeiro arrecadação , segundo arrebanhar fieis que trabalhem para a consolidação de seu sistema para que suas igrejas continuem a crescer e se multiplicar .
    Quando se usa a fé de uma pessoa e jogo sujo , pior quando se utiliza o medo de um futuro no inferno ou da injustiça no agora.
    Fato que por pior que sejam as religiões elas são melhores do que qualquer buteco, o ideal seria que as pessoas tivessem o hábito de pensar e raciocinar , no começo e chato mais depois até que e divertido , sugiro que antes de acusar ou elogiar pensem , porque fazer, o que se ganha fazendo, vale apena.

  28. Bom já que estou como Pinóquio e sou um cara de pau posso falar , o KAREKA nem tudo que há de errado e culpa dos políticos , e fato que em sua maioria absoluta eles fazem M_ _ _ _ em quase tudo tocam , mas não esqueça que o maior culpado por essa situação somos nos , por não votarmos direito , não escolhendo uma pessoa instruída ou gastando um tempo para esse assunto , já sei vai dizer que todos que estão na política ao prestam ! Pode até ser verdade mais o que você já fez para mudar essa situação. Faça algo já que só reclamar não esta adiantando, filie-se a um partido que você queira e tente fazer algo de útil de fato. Não sou professor de deus mais estou fazendo minha parte , e claro que reclamo mais trabalho para conscientizar as pessoas de que e preciso mudar a forma de agir .
    Faça alguma coisa de fato e te garanto que seus cabelos voltarão a crescer e você será mais feliz.

  29. Já que ninguém postou aqui ainda lá vai de novo:VÁ NO YOUTUBE E DIGITE EDIR MACEDO…..VC VAI SE SURPREENDER

  30. A Globo pode não ser nenhuma santa mas não chega nem aos pés das falcatruas do Sr . Edir Macedo e sua trupe, eta povinho esperto para enriquecer as custas da miséria alheia.

  31. QUANTO VALE UM PEDAÇO DO CÉU????
    IGREJA SEMPRE FOI BOM NEGÓCIO….NÃO SE PAGA IMPOSTO E O POVO, ARCA COM O RESTO….E DAÍ OS DITOS PASTORES VIVEM NA MORDOMIA…..NADA CONTRA OS CATÓLICOS E EVANGÉLICOS QUE SÃO SÉRIOS…..

    SE JESUS VIESSE AO MUNDO HOJE…..A PRIMEIRA PROVIDÊNCIA SERIA EXPULSAR OS VENDILHÕES DO TEMPLO À CHIBATADAS….SIMMMMM PQ RELIGIÃO É UM COMÉRCIO…..SERIA MUITO ENGRAÇADO RSRSRSR TANTA GENTE IA SAIR COM UNS VERGÕES NA TRASEIRA RSRSRS

    EU NÃO PAGO DÍZIMO À IGREJA…..E SOU CATÓLICA…AO INVÉS DE DAR ESSE DINHEIRO QUE EU NÃO SEI PARA ONDE VAI…..AJUDO DA MINHA MANEIRA QUEM PRECISA….ISSO CADA UM PODE E DEVE FAZER.

  32. Eu sou um agnóstico. Meu querido e saudoso avô, sempre me dizia, mantenha a sua carteira longe de padres e pastores . O Edir Macedo na minha concepção, é o que de pior existe no meio evangélico. Se existir um inferno, nem o capeta vai querer ele por perto, seria facilmente destronado.

  33. Parabéns para o Ministério Público de São Paulo! Já era o momento de acabar com essa farsa do seu Edir Macedo que enriqueceu enganando pessoas humildes!

  34. hahahahahahah boa Carlinhos!

    olhe não sou a favor da globo, mas ela não usa as pessoas fracas espiritualmente para enriquecer!!!!
    odeio evangelicos por isso!!!
    tenho muito conhecidos que nao tinham uma roela no bolso, resolveram
    abrir um igreja evangelica (hoje mais que normal) e estão rasgando dinheiro!
    po isso é sacanagem, e falam nesses cultos mequetrefes que quanto mais dinheiro voce der Deus irá ajuda-lo mais!! é para acabar Deus não quer saber de dinheiro, e Deus sempre irá ajudar independente da quantia que for dada, as pessoas devem ter fé em si própria para poder conseguir as coisas!!!!!

  35. OH LOCO MEU!!!! Responder

    JESUS….SE CUIDA VC É LARANJA DE UMA DAS MAIORES EMPRESAS DO MUNDO….O CARA TA TE LUDIBRIANDO…!

  36. Aê cambada dividida!!!
    Vamos sair da era Globo e entrar na era Universal, já que a merda tá feita eu quero logo é virar pastor, e viva o Edir!!! Abaixo a Ditadura!!! (nostalgia do slogan)

  37. As pessoas estão dominadas pelo Bispo Edir, não adianta lutar contra essa lavagem cerebral, a Rede Globo não é santa, mas vai perder essa guerra, o Bispo é poderoso, e disse na entrevista “Nos vamos arrebentar”, pode crer que vai mesmo.

  38. Fato é que a Igreja de Edir Macedo é um fenômeno mundial. Fato é que esse cidadão tem ganho montanhas de dinehiro com seus negócios. Fato é q a igreja dela não aponta arma para ninguém, e quem doa dinheiro ou paga o dízimo assim o faz porque quer e não porque é obrigado. Cada pessoa faz com seu dinheiro o que bem lhe aprouver. Se quer queimar, ou jogar fora, é problema de cada um. Se alguns preferem viver na miséria e dar o pouco que têm à igreja do edir, paciência, probelam delas.A igreja católica também vem ao longo dos séculos engordando seu patrimônio com doações e dízimos de seus fiéis e no Brasil. o que parece acontecer ness historinha é que o poder que o tal “bispo” vem acumulando ao longo dos anos incomoda os detentores dos monopólios da informação e do dinheiro.
    minha opinião é a de que a religião é uma verdadeira praga que faz com que os incautos vivam num transe permanente. não é a fé em deus e na sua infinita bondade e sabedoria que move os fiéis das religiões, mas a hipocrisia, o maniqueísmo e o fantismo.
    se tivéssemos liberdade de verdade, com educação e acesso à informação, nem globo, nem edir macedo, nem igreja católica, nem religião nenhuma ou monopólio de qualquer coisa que fosse, prosperaria.

  39. religiao quem inventa é o homem. nao seiludam ou fiquem revoltados. a igreja catolica tambem já fez muito isso. a diferença que na idade media pinhava as cidades em nome de Deus e agora os da IURD fazem pilhas de dinheiros dos mais humildes. È a tecnica de convencimento. Quantos a briga entre a Record e a Globo. Duas porcarias investiguem as duas vamso mostrar as m…. dos bastidores da tv brasileira.

  40. DEIXEM ELES QUE BRIGUEM….VAMOS VER AGORA NO CABO DE GUERRA QUEM CAI PRIMEIRO…..SE O EDIR E SEUS FIÉIS OU A GLOBO….

    ENQUANTO ISSO NO BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS…..A LADROEIRA CONTINUA….A IMPUNIDADE REINA E O POVO BATE PALMAS….PQ O CIRCO TÁ PASSANDO NOVAMENTE PELA CIDADE…..COISA DIVERTIDA É VER ISSO!

    É QUE O POVO GOSTA DE UM CIRCO…..”PÃO E CIRCO PARA O POVO”…..O PÃO SERÁ O DO CÉU…PROMESSA DOS “EDIR” DA VIDA……E O CIRCO FICA POR CONTA DOS PALHAÇOS DA UNIVERSAL E DA GLOBO QUE NOS ENCHEM OS OLHOS COM TANTA COISA INÚTIL…..

    PLANTÃO DAS NOTÍCIAS INFORMA: “INUTILIDADE PÚBLICA”……

  41. marta olivia/ SERGIPE Responder

    Uma coisa temos que levar em consideração (nao estou defendendo a globo) é uma acusaçÃo séria, do ministerio publico, de crime e de lavagem de dinheiro. Agora é lógico que algumas emissoras estão a frente da cobertura, a exemplo da globo que se mobilizou a divulgar minuciosamente a denuncia, embora grandes jornais no Brasil tb estejam fazendo essa mesma divulgação. É que infelizmente a população não tem acesso a esses conteúdos.
    MAS nao seria necessario a lamentavel defesar da record, que acusa a globo das acusações e ainda explora na tv os depoimentos de pessoas fracas de opiniões (para não dizer ‘alienadas’!), Se vcs pararem e prestassem a atenção os jornalistas da record não falam (ou falam pouquissimo) diretamente que é uma acusaçao do ministerio publico federal , ao contrario citam a Globo como movedora da denuncia. Depois de 10 anos olha a briga de novo.
    Mas não consigo entender: se o dinheiro é honesto pq ainda não foi provada sua origem, será que Edir Macedo AINDA NÃO conversou com Deus pra liberar os recibos???
    QUERIA MESMO ERA ESTÁ NO SENADO, PQ DEPOIS QUE APROVADO A NÃO OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA DE JORNALISMO. VEM A RESPOSTA IMEDIATA.
    Tem agora muito pano pra manga kkkkkkkkkkkkkkk
    ESSE É O MEU PAÍS… LULA que tb nÃo tem diploma quer que ninguem tb tenha.. daqui a pouco vou no açougue e em vez de comprar picanha terei uma consulta ginecologica….
    Ops…esquecir… mÉdico AINDA precisa de diploma.

  42. este tal de edir macedo para quem nao sabe e ateu, nao acredita em nada porque se acreditasse nao faria o que faz com seus pobres fieis enganando a todos , a nossa justiça ainda nao acordou pra isso esperaram muito , agora existe ainda pastores desta igreja que engajaram na politica sendo muitos deputados federais e estaduais ai fica tudo por isso mesmo , ate viir um promotor com coragem e juizes sem medo e fecharem esta igreja e a rede record de televisao….

  43. Tá na cara que o “bispo” e a cúpula da “igreja”desvia muuuito para suas empresas e para engrossar seu patrimônio.

    Ninguem precisa ser um gênio para saber disso, a começar pela compra da Record:De onde um “pastor” ou “bispo” que “vive da fé”tirou dinheiro para adquirí-la?

    Ele mesmo(o”bispo”)afirmou que tem “apenas”um salário para viver no Reporter Record.

  44. Matheus Lorran Barreto Jeronim Responder

    na minha opinião o que dizem sobre a igreja não é uma coisa boa eles (em geral) desrespeitam a lei de Deus e isso não sera cobrado na terra mais sim no céu essas pessoas não sabem o que fazem como disse Jesus um dia eu creio que ele ira voltar para o juizo final e muitos gritaram querendo entrar no reino mais Deus não irà deixar por causa da desobediencia humana por isso eu acho tudo isso uma falta de respeito com Deus

  45. MATHEUS LORRAN BARRETO JERONIM Responder

    EU ACHO QUE NINGUEM É OBRIGADO A NADA, EU SOU A FAVOR DA IGREJA UNIVERSAL POIS A IGREJA NÃO OBRIGA A NINGUÉM A DAR DINHEIRO NÃO APONTA ARMA OU COISA PARECIDA, CADA UM DAR O QUE PODE E DAR EM GRATIDÃO A DEUS. AS PESSOAS QUE ACUSÃO A IGREJA ESTÃO CEGAS, SE OS FIEIS COMO EU ESTIVESE SENDO OBRIGADO A FAZER ISSO JA TERIAMOS POSTO TUDO ISSO NAS MÃOS DE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR E DEPOIS NA JUSTIÇA(LEI) ENTÃO DEVEMOS TOMAR CUIDADOS AO FAZER ESSES TIPOS DE ACUSAÇÕES:
    “TRAZEI TODOS OS DIZIMOS A CASA DO TESOURO PARA QUE HAJA MANTIMENTO EM MINHA CASA” malaquias 3:10

  46. A Rede Globo já fez muitas coisa erradas, também mandou dinheiro para os paraísos fiscais, mas se explorou alguém foram os ricos, não os pobres e nem prometeu a salvação e o paraíso em troca do seu enriquecimento, como o Edir Macedo, o bispo do Diabo.

  47. Caro MATHEUS LORRAN BARRETO JERONIM e outros defensores da Universal, também já frequentei a igreja e realmente ela não obriga ninguém a dar dinheiro, os pastores apenas dizem: quem sacrifica pra Deus vai pro céu, quem não sacrifica perde a salvação, a escolha é sua, ir pro céu ou pro inferno só depende de você. Realmente, isso não obriga ninguem a sacrificar, afinal, pra que ir pro céu se no inferno é quentinho o ano todo? Um abraço, que Deus te ilumine, pq vc tá precisando…

  48. A questão é o que o bispo Edir Macedo possuia antes de fundar a igreja e o que ele possui hoje NO NOME DELE E DA ESPOSA, NÃO NO NOME DA IGREJA, isso mostra o quanto ele enriqueceu…

  49. nao entendo, pq o ministério público está investigando esse safado de primeira categoria e a culpa é da globo??
    esse povo tem que parar com essa mania de teoria da conspiração e pensar realmente nas coisas que estão acontecendo.
    nao tem o que falar, aí fala mal da globo. que originaaaaaaaaaaaaaaaaaall….

    pq nao assiste record e ve como ela eh um exemplo de “seriedade e parcialidade”…
    se um dia eu for investigado pelo MP, quero ter um canal de TV soh pra iludir a opinião publica, igaulzinho ao Edir Macedo!!!

  50. SIDNEI RODRIGUES Responder

    GLOBO FALANDO MAL DA RECORD É O MESMO QUE A COCA-COLA FALANDO MAL DA PEPSI-COLA. É TUDO A MESMA COISA. E TEM MAIS. A IGREJA CATÓLICA TAMBÉM MERCADEJA COM A FÉ. EXISTE O TAL DO ÓBULO DE SÃO PEDRO, QUE É UMA SINGELA ALÍQUOTA DE 20 % DE TODO E QUALQUER DINHEIRO QUE ENTRE NOS COFRES DAS PARÓQUIAS DE QUALUER PARTE DO MUNDO. QUER DIZER, PAÍSES ESMAGADOS PELA FOME E OUTRAS CHAGAS SOCIAIS MANDAM DINHEIRO PARA UM ESTADO INDEPENDENTE COM MENOS DE UM QUILÔMETRO QUADRADO DE ÁREA. E O QUE DIZER DAS PARTICIPAÇÕES DA IGREJA CATÓLICA COMO ACIONISTA DE GRANDES BANCOS EUROPEUS DE LABORATÓRIOS QUE FABRICAM ANTICONCEPCIONAIS E OUTROS PECADOS ??????????

  51. a igreja universal e uma maquina de fazer dinheiro deixando os pobres de lado e favorecendo os seus bispos arrogantes e cheios de si mesmo meu deus até quando esta vergonha vai permanecer

  52. BRÁS DE JAÍBA, NORTE DE MINAS- (38) 91979915 Responder

    BOM, TUDO PELO DINHEIRO, TUDO PELO PODER, PELO O OURO E A PRATA ESTÃO VENDENDO E NEGOCIANDO A FÉ DAS PESSOAS, O EDI MACEDO NÃO ESTÁ SOZINHO, A IGREJA CATOLICA VEM MASSACRANDO O POVO HÁ MAIS DE DOIS MIL ANOS, MAS ISSO É BIBLICO, MEUS IRMÃOS: IRÃO FAZER DE VÓS NEGOCIOS E VENDAS, É UMA PENA, EDIR MACEDO E A IGREJA CATOLICA SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO! O CATOLICISMO É A MÃE EDIR MACEDO O FILHO, TUDO PELO MALDIITO E COBISSADO PODER, TUDO PELO OURO E A PRATA” COITADO DO POVO, DEUS FEZ UM MUNDO LINDO E MARAVILHOSO, MAS O POVO NÃO TEM SORTE, TÁ CHEIO DE LADRAO”

  53. Emerson dos Santos Responder

    O Bispo é uma pessoa acima da media, na realidade quem vai contra os seus feitos são pessoas muito abaixo da media que não faz nada e criticam os inteligentes que gaham muito dinheiro.
    Uma pessoa igual o Sr. Edir é capaz de tudo, nada pade paralo o Templo de Salomão por exemplo esta sendo contruido e ai ?
    Não sou da igreja, não tenho nada a ver com a Universal, mas eu sei que este homem descobriu um segredo “SO EXISTE UM REINO NA TERRA O REINO DE DEUS”

  54. Maurício Brant Responder

    Edir Macedo é um cara muito é do esperto!
    E um monte de imbecis são as pessoas que vão até a igreja universal para dá tudo que tem em troca de “salvação” – Eu acho é pouco!!!
    E por falar em doar, se quiser fazer isso sem descer do carro, passe no DRIVE THRU de Vila Mariana (São Paulo).
    E por outro lado, se quiserem também enriquecer a Rede Globo, uma das formas é fazer uma doação ao “Criança Esperança”.
    “TODOS OS DIAS UM MONTE DE IDIOTAS SAEM DE SUAS CASAS A PROCURA DE UM ESPERTALHÃO”

  55. Precisamos fazer alguma coisa. Divulgar essas notícias para que essa igreja horrorosa não domine a cabeça dos mais crédulos. Tá parecendo o Oriente Médio com o Islamismo. Daqui a pouco vão mandar os fiéis botar fogo no corpo, ou melhor, isso não, senão quem vai sustentá-los.

  56. Michelle Helena Responder

    Não sou evangélica, simplesmente acredito em Deus. Não neste Deus que Edir Macedo e a IURD, pregam. Mas, em um Deus misericordioso, que não cobra para nos abençoar. Um Deus maravilhoso, que basta que tenhamos fé, amor ao próximo, para que vejamos os resultados. Gostaria de entender, desde quando para que sejamos abençoados por Deus temos que pagar por isto? Não podemos chamar estes “traficantes de fé” de Igreja. Não sei como classificá-los, mas certamente toda esta facção sabe o que os espera, pois eles têm grande conhecimento das outra religiões. pois, além de criticarem bastante, utilizam, mascaradamente alguns rituais feito na Umbanda. E depois os Umbandistas que são feiticeiros!!!!! Garanto a todos estes safados que a maioria das Casas Espíritas, praticam CARIDADE, ao invés de utilizar o nome de DEUS e JESUS CRISTO, para roubar o dinheiro do povo. E eles ainda querem falar da religião alheia. Coitado destes que são enganados pela FÉ CEGA!!!!!!!!!!!!!

  57. Matheus Lorran Responder

    Quem escolheu judas, não foi Jesus? Nem quando o mesmo o traiu, Jesus não pediu a opinião de qualquer um de seus discípulos a respeito dele,nem ordenou o povo que parasse de ofertar, porque sabia que a fidelidade era com Deus e não com o homem .
    Quem és tu que julgas o servo alheio???Deus deixou seus mandamentos para serem obedecidos, se o homem rouba ou nao é problema dele com Deus. Eu sou fiel a Deus.

  58. É MAIOR PICARETA DE TODA HISTÓRIA RELIGIOSA BRASILEIRA,TODAS AQUELAS TESTEMUNHAS QUE APARECE NA TV E FALAM NO RADIO SÃO COMBINADOS EU JA INVESTIGUEI ISSO.

  59. Orivaldi A Deggeroni Responder

    Este feiticeiro, dito Macedo, só tem seguidores, ignorantes da Biblia, tu és um filho do diabo, o inferno te espera, pois toda a obra de abominação e mentira ta na tua postura. Assaltante de dizimos, falta pouco para o inferno de tragar seu feiticeiro. Será fogo eterno para todo o sempre.

Comente