Uncategorized

Sem Scalco, Alvaro diz que não fala mais

Elizabete Castro no Paraná Online

O senador Alvaro Dias disse a O Estado que se retira da discussão sobre a troca da presidência do PSDB no Estado se o ex-ministro Euclides Scalco se recusar a assumir o comando do diretório estadual do partido. Alvaro afirmou que não pretende criar uma nova frente de atrito no partido. Uma derradeira tentativa para convencer Scalco a presidir o partido seria feita neste final de semana pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Scalco foi secretário geral da Presidência no governo de Fernando Henrique. Scalco foi o nome sugerido por Alvaro para substituir o deputado estadual Valdir Rossoni na presidência do PSDB do Paraná.


Rossoni está no segundo mandato como presidente do partido e estava prevista a realização de convenção para renovar a executiva. Mas como o PSDB nacional está organizando a prévia para a escolha do candidato a presidente da República, decidiu prorrogar os mandatos dos diretórios nos estados onde houvesse consenso.
No Paraná, a apresentação das pré-candidaturas de Alvaro e do prefeito de Curitiba, Beto Richa, ao governo nas eleições do próximo ano tornou o entendimento mais difícil. Rossoni é aliado da pré-candidatura de Beto, que por sua vez, prefere mantê-lo na condução do processo de escolha do candidato ao governo. Alvaro acha que Scalco teria a neutralidade necessária para a posição.

Rossoni acredita que Scalco não irá mudar de ideia. O ex-ministro alega que encerrou sua carreira política com a participação na reeleição de Beto noano passado. “Se o posicionamento do Scalco é esse, eu aguardo que o senador apoie a minha permanência na presidência do partido”, afirmou o atual presidente.

Prioridade

“Se o Scalco se recusar, deixo a critério do partido. Não vou estabelecer um atrito interno. Não vou opinar e fico de fora”, afirmou o senador. Para Alvaro, o partido deve decidir se prorroga o mandato de Rossoni se o ex-ministro declinar do convite da direção nacional.
Para o senador, a prioridade é chegar a um acordo sobre o critério de escolha do candidato ao governo. O uso das pesquisas de intenções de votos é uma proposta de Alvaro que foi aceita por vários setores e até mesmo por Rossoni que, inicialmente, não compartilhava da ideia. De acordo com Alvaro, Beto não se opõe à essa fórmula de indicação do candidato.

E mesmo o senador Osmar Dias (PDT) também teria simpatia por esse critério, afirmou Alvaro. Osmar seria a opção do PSDB à candidatura própria se a disputa nacional assim exigir para sustentar a campanha presidencial tucana no estado.

10 Comentários

  1. O Scalco e o Beto são do mesmo grupo político e o Alvaro está tentando arrumar atrito entre os dois, não vai conseguir….

  2. V.Lemainski-Cascavel Responder

    O esforço do Álvaro em retomar as rédeas do partido é enorme.
    Mas, se o Rossoni o apoiasse como candidato ao governo, será que a insistência na troca seria a mesma?
    E as lideranças regionais como ficam?
    Chega de caciquismo…
    Acredito que deveriam focar no crescimento do partido ao invés das vaidades pessoais e conquista de poder no grito ou em salas fechadas.

  3. Não sei porque, as pessoas competentes sempre se entendem, o Scalco foi do Governo do Sr. FHC, isso é uma recomendação à sua pessoa, não vejo porque a presidência do partido ser mantida, já que isso é contra todas as Boas e produtivas regras da administração.

    Provávelmente vamos ter sim o Scalco na presidência regional, mas o importante é que esta fosse efetivamente trocada.

  4. SYLVIO SEBASTIANI Responder

    O PSDB do Paraná, está sem Direção, é um partido forte.mas sem Comando.Foi criado a base Cartorial, os deputados colocaram seus amigos, familiares e compadres nos Diretórios Municipais, sem Lideranças locais.O Presidente ataca constantemente o Governador Roberto Requião, até em ofensas pessoais, mas a maioria dos deputados do Partido apoiam e participam do Governo de Requião.O Presidente, vai aqui o nome para não deixar dúvidas,deputado estadual Valdir Rossoni,faz acerto com o Senador Osmar Dias do PDT e manda no Prefeito Beto Richa do PSDB, colocando ali seus cupinchas, mas ao mesmo tempo agrada o vice-Prefeito Luciano Ducci do PSB. Fica tudo uma “salada política”. Somente um homem igual ou o próprio, Euclides Scalco, que pode por Ordem na Casa.O passado político de Scalco prova isso. O Valdir Rossoni foi da Arena, do PSD, do PTB do Martinez e do Jaime Lerner. Era pobre e ficou rico na política.Cuida somente dele, faz acertos para ele, assim tem até um avião, aliás, nessa parte de finanças ele já é um avião.è um grande madeireiro, embora sua madeireira, pegou fogo outro dia, não sei se tinha seguro. Assim o PSDB do Paraná vai para o “Buraco”, que tem os dois maiores Lideres do Estado, para assumir o Governo.Ainda voltarei ao assunto, que espero o Diretório Nacional à tomar providências enérgicas e rápidas, convencendo do Euclides Scalco, que conheço muito bem sua capacidade de comandar e articular, para ser o Salvador do Partido do Paraná,caso contrário vai para o bréjo!

  5. Quem tem de assumir a presidência do PSDB é o Senador Alvaro Dias, que pela última pesquisa do Partido é a sua maior liderança. Não há nenhuma hipótese de nós, pessedebistas, consentir-mos o Rossoni no comando. Essa conversa de apôio dos Deputados é mentira; a não ser que todos eles tenham ficado “lelé da cuca” e queiram trocar um Senador com mais de 2 milhões de vótos por um Deputado de pouca expressão.

  6. Scalco não fala mais com Beto Richa, abandonou a política depois de ver no que o afilhado transformou a prefeitura de Curitba. A decepção foi tanta que o Paraná perdeu um dos grandes homens que por aqui passaram.
    Scalco e Alvaro não são melhores amigos, mas acho que se respeitam.

    O Rossoni não tem condição de presidir nem mesmo o PSRNM, esta na presidencia do PSDB porque além de Lernista, faz o serviço sujo para o prefeito.

    Se continuar por este caminho, o PSDB do Paraná estará cavando o próprio buraco.

  7. Depois de ver o Peucão todo sorridente com a Sabrina Sato do Pânico na TV, eu mesmo fiquei em Pânico!!!
    Fala Sério!

  8. PAULO SERGIO MOREIRA Responder

    FÁBIO!!!
    Depois daquilo que a SABRINA SATO falou do Álvaro, se eu fosse ele, continuaria no Senado, aquele “picadeiro” !!

  9. ROBERTO CASALI PAVAN Responder

    SCALCO É UM HOMEM E POLITICO HONESTO QUE QUALQUER PARTIDO GOSTARIA DE TE-LO. INFELISMENTE O PSDB NÃO ESTA SABENDO APROVEITA-LO. VAMOS COLOCA-LO NA PRESIDENCIA REGIONAL DO PARTIDO E AI VEREMOS UM PSDB FORTE COMO SEMPRE ALMEJAMOS.

Comente