Uncategorized

Conselho de Ética arquiva acusações
contra Sarney

0,,21701344-EX,00

De Eduardo Bresciani, do G1, em Brasília

O plenário do Conselho de Ética arquivou nesta quarta, onze ações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-AP), já havia rejeitado as denúncias, mas houve recurso ao plenário do colegiado. A oposição pretende agora recorrer ao plenário, mas os governistas argumentam que este recurso não está previsto no regimento.

Com apoio de senadores de PMDB, PTB, PT e PC do B, foram rejeitadas três representações assinadas pelo PSDB, duas feitas pelo PSOL, quatro denúncias do líder tucano Arthur Virgílio e duas outras denúncias assinadas por Virgílio em parceria com Cristovam Buarque (PDT-DF).

As acusações tratam dos atos secretos e de uma gravação que ligaria Sarney a uma dessas decisões não publicadas, de supostas irregularidades na Fundação Sarney, de negócios de um neto do presidente do Senado com crédito consignado, de uma mansão que Sarney teria omitido de sua declaração à justiça eleitoral, de um assessor que teria usado o prestígio junto à Polícia Federal para obter informações privilegiadas para Fernando Sarney e da suposta ocultação de terras pelo presidente do Senado para não pagar tributo.

Todas elas foram arquivadas pelo presidente do Conselho. O principal argumento é que as acusações se baseavam em reportagens jornalísticas. Houve questionamento também sobre a legalidade das provas apresentadas, como a gravação, que faz parte de um processo que corre em segredo de justiça.

Na sessão, os senadores do PT eram visto como “fiel da balança” e decidiram o jogo a favor de Sarney. Em nota, o presidente nacional do partido, deputado Ricardo Berzoini (SP), já havia pedido que os representantes do PT votassem pelo arquivamento das ações.

O líder do PT no Senado, Aloízio Mercadante (SP), por sua vez, defendia posição contrária. Ele chegou a defender no próprio plenário do Conselho a abertura de investigações sobre os atos secretos.

A posição do PT foi criticada pela oposição. Para o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), a argumentação de Berzoini de que o partido ofereceu alternativa ao lançar Tião Viana (PT-AC) para a presidência do Senado contra Sarney não justifica a postura a favor do peemedebista agora. O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) chegou a dizer que o PT fazia “falso moralismo” em relação ao Senado.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) foi outro a criticar o PT. Ele destacou o fato dos votos pró-Sarney acontecerem no dia em que a senadora Marina Silva (AC) deixou o partido. “Hoje é o dia em que o PT abraça o Sarney e o Collor e a senadora Marina sai. Qual deles representa mais a origem do PT? Triste dia esse para o PT.”

A prévia da decisão já foi anunciada pela votação de requerimentos que pediam a análise em bloco das denúncias e das representações contra Sarney. Os aliados do presidente do Senado venceram esta disputa. Na primeira votação foi 8 a 7 a favor da votação das denúncias em globo. Na segunda, com a presença da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), o placar foi o de 9 a 6, com todos os três votos do PT pró-Sarney.

O arquivamento no Conselho, no entanto, não deve encerrar a polêmica. A oposição pretende recorrer ao plenário para que os processos sejam abertos. Os governistas, no entanto, argumentam que o regimento não permite este novo recurso.

21 Comentários

  1. Palhaçada.

    Estes políticos vivem numa Ilha da Fantasia.

    Onde estão os caras pintadas???

  2. e alguem acreditava que seria diferente.ta na hora de fechar esse circo, 12% do orçamento da união vai para esses senhores “honrrados”

  3. VERGONHA, VERGONHA , VERGONHA!!!!!!!!!!!
    O Povo do Brasil pode se sentir cada vêz mais na lata do lixo como cidadão feito de “idiota”, para sustentar estes políticos corruptos sem o mínimo escrúpulo e vergonha na cara!

  4. dá para mudar o nome do Conselho? esse não está combinando com a prática

  5. É o congresso mais caro do mundo, o que menos trabalha e um dos mais corruptos. E nós, como sempre, pagamos a conta. Até quando?

  6. É o mote geral – eles estão pouco se lixando …. Sabem que não haverá reação da sociedade. As entidades civis, em geral, perderam o senso de dignidade da nação. Que eu saiba somente a OAB, através de seu Conselho Federal, dia 18/08 p p., lançou um manifesto com alguma providência efetiva. Ei-lo:

    “Manifesto da OAB em relação aos escândalos do Congresso”

    O Conselho Federal da OAB, reunido em Brasília, manifesta repúdio e perplexidade diante da sucessão de escândalos que, nos últimos meses, envolvem as duas casas do Congresso Nacional, com destaque para o Senado e seu presidente, José Sarney.

    Os múltiplos atos de improbidade administrativa – nepotismo direto ou indireto, desvio e malversação de recursos públicos, tráfico de influência, gestão clandestina e outras ações de nítida inspiração delituosa – envolvem diversos parlamentares, de diversos partidos, e expõem ao desgaste extremo o Poder Legislativo, pilar do sistema representativo, pondo em risco a própria democracia.

    Diante disso, o Conselho Federal, vocalizando a cidadania brasileira, aprovou, por unanimidade, providências objetivas no sentido de propiciar o imediato esclarecimento dos ilícitos e devida responsabilização de seus autores. São elas:

    1 – No quesito passagens aéreas, o Conselho Federal decidiu encaminhar ao Procurador-Geral da República representação para que os réus, confessos ou não, do mau uso desse recurso – os que dele se valeram para alugar jatos particulares, os que o comercializaram indevidamente com agências de turismo ou os que dele tiraram proveito não previsto nas normas regimentais da casa – sejam penalmente responsabilizados. Frise-se que Câmara dos Deputados e Senado Federal incidem com a mesma intensidade nesse ilícito.

    2 – Com relação aos atos administrativos secretos (melhor dizendo, clandestinos) – o mais grave de todos os delitos até aqui revelados -, o Conselho entende que não é suficiente anulá-los, como somente agora se está fazendo, e ainda assim parcialmente.

    É preciso ir à sua gênese e responsabilizar, nos termos do que estabelece o Direito Administrativo – particularmente quanto aos deveres do agente público superior em relação à conduta dos funcionários subordinados -, quantos presidentes e membros de mesas diretoras do Senado em cuja gestão aqueles atos foram praticados.

    3 – Outro ponto a merecer idêntico rigor é o que se relaciona ao excesso de diretorias no Senado, criadas – muitas por atos secretos – com o claro propósito de acolher apadrinhados políticos, em afronta aos mais elementares princípios éticos da administração pública.

    4 – Por fim, considera intolerável e suspeita a atitude de rejeição liminar, em tom quase jocoso, por parte do presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, o suplente do suplente, senador Paulo Duque, das 11 representações – algumas de extrema gravidade – encaminhadas contra o senador José Sarney, e outra contra o senador Arthur Virgílio. Exige que sejam reconsideradas e que haja efetivo julgamento, com amplo direito de defesa e clara exposição dos fatos.

    São estas providências elementares e incontornáveis. Sem elas, não há chances de o Poder Legislativo – e com ele a política – se reconciliar com sua única fonte de legitimidade: o povo”.

  7. Conselho de Ética?
    Quá, quá, quá…..
    Corruptos, vermes do Poder e bandidos do Povo do Brasil!

  8. CAÇADOR DE PETISTAS Reply

    GENTEEEE.

    SERÁ QUE AGORA VAI CAIR A FICHA?
    LULA DA SILVA É O CULPADO DE TUDO ISSO. OU ELE ACHA QUE O POVO ESQUECEU O SEU PROTECIONISMO A SARNEY?

    LULLA DA SILVA É UMA VERGONHA, A AUSÊNCIA DE ÉTICA NESTE DESGOVERNO É UMA COISA JAMAIS VISTA.

    CULPADO É O LULLA, DO PT, SERÁ QUE O POVO NÃO VÊ? OU ELE VAI SAIR DE BONZINHO DE NOVO.

    MEU DEUS, PUDERA EU METER O PÉ NO TRASEIRO DESTE PELEGO PETISTA.

  9. AH! Paulo Duque! AAAHHH! Paulo Duuuqueee! Diria Deus: “porque te coloquei no mundo”, Paulo Duque. Você nada mais é que o símbolo do desrespeito à raça humana. Uma farsa, um tropeço, uma coincidência da desonra. AH! Paulo Duque: Você é uma VERGONHA!

  10. Desculpa não entendi.

    Conselho de Ética arquiva acusações contra Sarney?
    Que ética tem este conselho?
    Se tivesse ética não arquivaria qualquer acusação ainda tão bem fundamentada como estas contra Sarney.

    Bom, são as orientações do chefe da guadrilha do PT claro o Sr. lulla da Silva.

    Este sim não entende nada de ética.

    Que vergonha seu Luiz Inácio, que vergonha, um homem de barba branca deveria ter no mínimo vergonha na cara, PROTEGER ESTE SAFADO QUE DESDE 1957, VEM ASSALTANDO ESTE PAÍS.

    Você vai levar o troco no próximo ano por este seu ato de insano e irresponsavel em mandar arquivar tantas sujeiras.

  11. J. A. REZZARDI Reply

    Amo o Brasil. Sou patriota. Nunca pensei em sair daqui, mas não posso negar que, com frequência, a covardia política é revoltante, provoca asco e faz a gente sentir vergonha de ser brasileiro. Argh!

  12. No Twitter PCdoB: Acordao PMDB-PT-PSDB livrou a cara de Sarney mas tambem do histrionico tucano A. Virgilio. Senado devia ser extinto, de nada serve ao pais..

    Nenhum Senador do PCdoB votou a favor de Sarney???

  13. Olhos Abertos Reply

    Não é mais necessário caras pintadas… já estamos brancos com nariz vermelho…

Comente